Investimentos

Criptogolpes: saiba como se proteger!

As criptomoedas chegaram para mudar o mercado financeiro e trazer um novo conceito em dinheiro e tecnologia. Contudo, por ser uma área relativamente nova para algumas pessoas, os criptogolpes se disseminam pela internet e fazem com que os pequenos investidores percam o seu dinheiro. Quer saber o que são criptogolpes, os mais comuns e como proteger os seus investimentos? Vem com a gente!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 30/06/2022

Conheça os principais criptogolpes e aprenda a proteger os seus investimentos

Em suma, descubra agora quais são os principais criptogolpes e como evitá-los. Fonte: Adobe Stock.
Em suma, descubra agora quais são os principais criptogolpes e como evitá-los. Fonte: Adobe Stock.

Os investimentos em criptomoedas são uma das maneiras mais seguras de manter o seu dinheiro aplicado, e poder usar os rendimentos para construir o seu patrimônio. Mas, você já ouviu falar em criptogolpes?

Com a popularização das criptomoedas, diversas plataformas falsas e sorteios fake vêm clonando dados e obtendo acesso a carteira de investimentos de pessoas do mundo todo.

Golpes via PIX: quais são e como se proteger

Além dos criptogolpes, um golpe que está sendo muito praticado é através do PIX. Então, veja como quais são e como se proteger agora mesmo!

Para evitar esse grande transtorno, é de extrema importância saber quais são os principais criptogolpes e como colocar camadas extras de proteção no seu dispositivo e carteira de criptomoedas.

Quer saber mais sobre o assunto, conhecer os criptogolpes e proteger ainda hoje os seus investimentos? Continue a leitura!

Tenha cuidado com golpes

Golpes com criptomoedas: quais são e como evitar

Infelizmente, os goles com criptomoedas são bastante frequentes. Então, é ideal que você saiba como identificá-los e sobretudo, como evitá-los. Veja mais aqui.

Anúncios

Como funciona o golpe das criptomoedas?

Ademais, saiba aqui como funciona o golpe das criptomoedas, ou seja, os criptogolpes. Fonte: Adobe Stock.
Ademais, saiba aqui como funciona o golpe das criptomoedas, ou seja, os criptogolpes. Fonte: Adobe Stock.

Apesar de as criptomoedas estarem crescendo cada vez mais, os criptogolpes estão ficando cada vez mais comuns.

Essas abordagens visam não apenas se apropriar das suas criptomoedas, mas corromper os seus cadastros nas plataformas, pegar os seus dados e até mesmo os dados de cartão de crédito, caso estejam vulneráveis em pagamentos online do seu smartphone ou notebook, por exemplo.

Atualmente, existem 3 golpes de criptomoedas mais conhecidos: o golpe de trading bots, o sorteio falso de criptomoedas e o e-mail phishing. Conhecendo um pouco mais sobre cada um, você se protege e protege os seus investimentos em criptomoedas. Vamos lá?

Golpes de trading bots

Os trading bots são robôs de negociação usados em sites fraudulentos para roubar dados e criptomoedas. Na grande maioria das vezes, os sites prometem mais facilidade ao investir e comprar bitcoin por meio dos bots, e dessa forma, mais pessoas são atraídas para o golpe.

As plataformas são pequenas, e também prometem retornos altíssimos, acima da média, em pouco tempo. Uma das formas mais conhecidas de aplicar o golpe é o esquema Ponzi. Todo novo dinheiro que entra no golpe, é usado para repassar as pessoas que já haviam investido, mas sem cumprir os altos retornos prometidos.

Assim que os administradores das plataformas acumulam dinheiro suficiente, encerram o site e desaparecem com o dinheiro.

Anúncios

E-mails de phishing

Os e-mails de phishing já estavam se tornando comuns em diversas áreas. Agora, estão sendo usados para aplicar golpes no universo das criptomoedas. Contudo, está cada vez mais difícil identificar estes e-mails, pois os criminosos estão se aperfeiçoando e simulando, realmente, e-mails sérios de empresas já conhecidas no mercado, ou de promessas de crescimento.

Geralmente, os e-mails de phishing têm um tom imperativo. Ou seja, pedem para que o usuário clique em links, faça pagamentos, compartilhe informações. Contudo, assim que o clicarmos nos links, o dispositivo é infectado com os mais diversos tipos de malware. Dessa forma, os criminosos têm acesso a toda informação guardada nele.

Para evitar se expor ao risco, ao receber e-mails desse tipo, sempre cheque o endereço do e-mail remetente. Alguns, contam com erro ortográfico ou modelo não convencional de e-mail. Não abra links dos remetentes desconhecidos e não compartilhe informações pessoais, senhas e palavras-chave com ninguém online.

Sorteios falsos

Por fim, esse é um dos golpes que mais circula na internet atualmente, envolvendo as criptomoedas. Esse golpe é aplicado nas redes sociais e convida os usuários para depositar criptomoedas em uma conta específica, com a promessa de receber o dobro ou mais de volta. Uma das redes sociais onde mais acontece o golpe é o Twitter.

Para aplicar o golpe, os criminosos usam identidades de pessoas famosas e ou empresas conceituadas na internet e no mundo todo. Contudo, se prestarmos atenção ao perfil, ele terá algum erro de grafia, discrepância, e claro, não será verificado pela plataforma, pois o Instagram, Facebook e Twitter, por exemplo, disponibilizam um selo de verificação para perfis oficiais.

Por isso, esteja bem atento às ofertas que parecem “boas demais para ser verdade”. Se prometem um retorno maior do que o seu investimento, usam contas falsas, mas que consegue bastante visibilidade no post em questão, suspeite de um sorteio falso de criptomoedas.

Como não cair no golpe do empréstimo falso

Você sabia que existe o golpe do empréstimo falso? Saiba agora como evitá-lo para não prejudicar a sua vida financeira.

Como se proteger de criptogolpes em 2022

Confira aqui as nossas dicas para se proteger dos criptogolpes em 2022. Fonte: Adobe Stock.
Confira aqui as nossas dicas para se proteger dos criptogolpes em 2022. Fonte: Adobe Stock.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre os principais criptogolpes, devemos aprender a proteger nossos dados, investimentos e dispositivos desse tipo de inconveniente. Com algumas ações simples e camadas extra de proteção, conseguimos manter tudo o que é mais importante em segurança. 

Confira algumas dicas de como proteger os seus investimentos e dados dos criptogolpes:

Para evitar golpes de e-mail phishing, leia com atenção e observe o contexto

Geralmente, os e-mails de phishing não são fáceis de desmascarar. Contudo, observando pequenos detalhes, a suspeita se confirma. E-mails com nomes extensos, por exemplo, com erros ortográficos e remetentes que não parecem ser autênticos tem grandes chances de ser uma cilada.

Não forneça seus dados a ninguém que não seja de confiança online

Os seus dados pessoais, na internet e em seu dispositivo, são a porta de entrada para tudo o que é privado, como investimentos, fotos, mensagens, senha do app do banco, do cartão de crédito, etc.

Ao fornecer acesso, clicando em um link suspeito, ou fornecendo alguma senha a um remetente desconhecido, você coloca em risco os seus dados, e também os seus investimentos em criptomoedas.

Desconfie das promessas de retornos altos

Se você vê um site ou plataforma que promete retornos de 40%, 50% ou até mesmo 100% sobre o seu investimento, desconfie. Há, ainda, plataformas que cobram taxas de adiantamento para poderem pagar o seu retorno sobre investimento. Essa é uma prática ilegal, e provavelmente você não terá o seu dinheiro de volta.

Ative a autenticação de dois fatores em todas as contas de criptomoeda que você tem

A autenticação de dois fatores traz mais segurança aos seus investimentos em criptomoeda, pois somente com o seu dispositivo habilitado poderão acessar a conta.

Por fim, esperamos que com o nosso conteúdo você tenha aprendido tudo sobre os criptogolpes e o que você precisa fazer para se proteger. Agora, se quer continuar acompanhando mais dicas e informações financeiras como essa, clique no conteúdo abaixo e veja o artigo que separamos exclusivamente para você. Então, até lá!

Golpes no WhatsApp: saiba como se precaver

Os golpes no WhatsApp estão cada vez mais comuns, mas a boa notícia é que existem maneiras de evitá-los e de se precaver. Confira quais são aqui.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Qual cartão de crédito tem maior limite?

Você sabe qual cartão de crédito tem maior limite? Não? Então, confira a nossa lista com opções incríveis e transforme a sua vida financeira!

Continue lendo
content

Conheça o benefício Auxílio Mãe Solteira

Se aprovado, o benefício Auxílio Mãe Solteira tem o potencial de auxiliar muitas famílias em todo o país. Leia este post e entenda mais!

Continue lendo
content

Como se inscrever no FIES

A inscrição no FIES acontece de forma gratuita, digital e muito rápida, sendo feita através do portal do programa. Veja tudo aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Qual o cartão de crédito fácil de aprovar?

Separamos aqui opções de cartão de crédito fácil de aprovar, como do Pan e Next, que oferecem facilidade para conseguir. Confira mais aqui!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Iti Itaú

Quer pedir o seu cartão Iti Itaú para realizar compras nacionais e internacionais em diversos estabelecimentos? Veja aqui o que fazer.

Continue lendo
content

Wanessa Camargo, uma das cantoras mais bem pagas da atualidade

Wanessa Camargo iniciou sua carreira nos anos 2000 e hoje a filha de Zezé di Camargo já é considerada uma das cantoras com maior fortuna. Confira!

Continue lendo