Investimentos

Veja quais são os principais golpes com criptomoedas e como evitá-los

O mercado de criptomoedas pode parecer confuso para novos investidores, e isso faz com que muitos caiam em golpes por não conhecer alguns princípios básicos de segurança. Veja quais são os golpes mais comuns aplicados por criminosos e como proteger o seu dinheiro a seguir.

Anúncios

por Aline Barbosa

23/04/2022 | Atualizado em 24/04/2022

Infelizmente, golpes são comuns no mundo dos ativos. Mas existem maneiras simples de proteger os seus investimentos. Confira!

Veja como se proteger de golpes com criptomoedas. Fonte: Adobe Stock.
Veja como se proteger de golpes com criptomoedas. Fonte: Adobe Stock.

Uma das principais características positivas dos criptoativos é que eles permitem que o usuário tenha total controle sobre os seus investimentos. Em contrapartida, são os próprios investidores que devem se responsabilizar pela segurança e proteção do seu capital. Então, em um universo digital tão novo e instável, como se proteger dos golpes com criptomoedas?

A comunidade de ativos está em constante expansão e hoje possui mais de 100 milhões de usuários ativos em suas plataformas. No ano passado, acredita-se que cerca de 14 milhões de pessoas ingressaram no segmento graças ao entusiasmo proporcionado pela valorização das moedas digitais, além da vontade de investir em um novo mercado mais independente. 

No entanto, quem é novo nesse mundo e não sabe ainda como navegar por ele, corre o risco de ser vítima dos golpes com criptomoedas por parte de golpistas e criminosos virtuais se não se atentarem aos protocolos de segurança da internet. Além de adotarem as boas práticas de investimento no universo de cryptocurrencies. 

De acordo com um relatório do website Ciphertrace, cerca de US$1,9 bilhão em ativos foram roubados em 2020 através de fraudes, golpes e hacks. Em 2019, o valor foi ainda mais expressivo, na casa dos US$4,5 bilhões. Entre os dados analisados, os hacks em DeFi e exit scams são os mais utilizados pelos criminosos. Hacks em contas no Twitter e e-mails de phishing também têm aumentado exponencialmente. 

Anúncios

Quais são os principais golpes com criptomoedas? 

O primeiro é o sorteio inexistente de criptomoedas. Eles geralmente acontecem nas redes sociais e prometem ao usuário o dobro em retorno de criptomoedas. Esse golpe cresceu ainda mais após o Initial Coin Offering em 2017, mas desde então usam sempre o mesmo formato. Sendo assim, fica mais fácil identificar o falso sorteio.

Os criminosos usam perfis falsos copiando a identidade de pessoas ou empresas famosas para aplicarem o golpe. Outro ponto importante é que os sorteios sempre oferecem ganhos muito maiores do que você depositou. 

Outro golpe conhecido é o de trading bots através de websites fraudulentos. Talvez o mais danoso, ele opera como um esquema de Ponzi, onde o dinheiro que entra é utilizado para pagar quem já investiu anteriormente. Esse tipo de site também promete rendimentos acima da média para captar novos investidores desavisados.

Então, quando os desenvolvedores da plataforma acumulam ativos o suficiente, eles encerram o website e desaparecem com os investimentos dos usuários. 

Por fim, existem os e-mails de phishing. A cada dia que passa fica mais difícil identificar quais e-mails são realmente falsos. Isso porque os criminosos estão elaborando o golpe de tal forma que tudo parece muito real, graças à cópia quase idêntica de endereços e websites de empresas legítimas.

Esse tipo de e-mail incentiva o usuário a clicar em um link malicioso, que acaba infectando seu dispositivo com um vírus e faz com que os golpistas tenham acesso à todas as informações contidas nele. 

Para se proteger, é essencial sempre checar o endereço do e-mail enviado, além de nunca clicar em links desconhecidos e também não compartilhar informações pessoais ou senhas com outras pessoas.

Por fim, se você quer começar a investir em criptoativos de maneira segura, confira o conteúdo abaixo que separamos para você com algumas sugestões!

Onde investir em criptomoedas no Brasil?

Confira o nosso ranking com as melhores corretoras de criptomoedas no país para você ingressar no mercado de ativos hoje mesmo!

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Onde fica o CVV do cartão Nubank?

Quer descobrir o que é o CVV do cartão e onde encontrar o número no modelo da Nubank? Leia o nosso artigo de hoje e aprenda!

Continue lendo
content

Conheça o crédito imobiliário Banco Inter

Saiba mais sobre o crédito imobiliário Banco Inter, suas características, prazos, limite de crédito e como solicitar o seu hoje mesmo, confira!

Continue lendo
content

Prova de Vida do INSS 2021: como fazer?

É aposentado ou pensionista? Então chegou a hora de fazer a prova de vida do INSS. Aqui te explicamos tudo sobre o assunto! Clique e confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão Ewally

Conheça o Cartão Ewally, veja as vantagens de um cartão pré-pago sem anuidade, descubra os benefícios e entenda como solicitar o seu agora!

Continue lendo
content

Como solicitar o crédito construção Leroy

Na Leroy Merlin você tem acesso a um crédito extra para sua construção por meio do cartão de crédito Celebre. Veja aqui como ter o seu.

Continue lendo
content

Conheça a conta digital Nomad

Você conhece a conta digital Nomad? Essa é uma excelente opção para quem viaja bastante ao exterior e movimenta valores em dólar. Saiba mais aqui!

Continue lendo