Finanças
Conta de luz mais barata alivia o bolso dos brasileiros em 2022
Devido à crise hídrica, a bandeira tarifária de energia elétrica estava no nível vermelho, patamar 2 e pesando no bolso das famílias brasileiras. Agora, IBGE já anuncia queda no valor das contas de luz desde o primeiro mês de 2022.
Anúncios
Segundo o IBGE, a crise hídrica que assolou o país em 2021 causou um aumento exorbitante das contas de energia elétrica. Entenda mais a seguir.
Se as chuvas excessivas das últimas semanas trouxeram algo de bom, com certeza foi ter a conta de luz mais barata logo no início de 2022. Nesse sentido, a crise hídrica enfrentada pelo país havia resultado no aumento exorbitante da conta de energia elétrica. Agora, com o aumento da água das chuvas, desde o mês passado podemos ver a queda na conta de luz.
Primeiramente, já há oito meses que estamos vendo um aumento na conta de energia elétrica. Na verdade, isso acontece devido a bandeira tarifária que acabou alcançando nível vermelho, patamar 2. Assim, a cada 100 kWh consumidos, o valor cobrado passou a ser R$14,20 mais caro! Entretanto, esse patamar da bandeira tarifária só entra em vigor quando temos uma crise hídrica como aconteceu em 2021.
Quando comparados ao mesmo período do ano passado, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ou IBGE, já mostram uma diminuição de 1,07% no valor das contas. Aliás, o aumento do ano passado acumulou impressionantes 27,02% na alta do valor.
Pois bem, a queda deixando a conta de luz mais barata não afetou somente o bolso dos moradores. Nesse sentido, a diminuição do valor da conta também contribuiu para diminuir em 0,91% o grupo de combustíveis. Na verdade, não se via uma queda nos valores do combustível desde janeiro de 2021. Assim, tanto o etanol quanto a gasolina fecharam em baixa de 2,84% e 1,14% respectivamente.
Empréstimo na conta de luz: o que é e como funcion
Você sabia que pode solicitar um empréstimo a ser descontado na sua conta de energia elétrica? Veja mais sobre ele aqui!
Além disso, outra queda associada a conta de luz mais barata foi a do gás de cozinha. Segundo dados do IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o gás veicular teve queda de 0,86% no último mês. Desse modo o preço do botijão de gás também diminuiu, apresentando queda de 0,73% e pesando um pouco menos no bolso dos brasileiros.
Embora estejamos vendo uma conta de luz mais barata agora no início de 2022, a Agência Nacional de Energia Elétrica diz que o número de brasileiros com atraso no pagamento das contas já é recorde. De acordo com a ANEEL, foram 39,43% de famílias de baixa renda que apresentaram atraso de pelo menos um mês nas contas de energia elétrica. O índice de atraso começou a ser medido em 2012 e, ainda que tenha apresentado aumento gradual ao longo dos anos, esse foi o maior já registrado.
Em Alta
Cartão Miles & More Gold ou Cartão Abanca Gold: qual o melhor?
Para quem gosta de ter um cartão com seguro em viagens tanto o Miles & More Gold quanto o Abanca Gold são perfeitos. Veja qual escolher.
Continue lendoConheça o Crédito Habitação EuroBic
Conheça o Crédito Habitação EuroBic e tenha um empréstimo com spread baixo, prazo de 480 meses para pagar e financiar até 90% do imóvel.
Continue lendoOnde procurar emprego em Portugal? Confira os sites para você encontrar vagas
Onde procurar emprego em Portugal? Existem alguns portais e sites que te ajudam durante essa busca, confira aqui quais são e como funcionam.
Continue lendoVocê também pode gostar
Reserva de emergência: onde investir dinheiro em 2021
A reserva de emergência é como se fosse um cofrinho que você pode usar quando surgir uma urgência que demande dinheiro. Saiba onde investir.
Continue lendo10 melhores cartões para comprar online
Melhores cartões para comprar online são os que te oferecem facilidades e benefícios ao gastar. Clique e confira os 10 que escolhemos!
Continue lendoConheça o Cartão Smiles Santander Gold
Quer viajar o mundo gastando pouco? Então venha conhecer o cartão Smiles Santander Visa Gold. Descubra todas as vantagens e como solicitar.
Continue lendo