Dicas

Como ganhar dinheiro no Mercado Livre

Você conhece o Mercado Livre? Saiba que você pode ganhar dinheiro extra por meio dele? Então, continue a leitura deste texto e aprenda como fazer isso.

Anúncios

por Tathiane Mantovani

Publicado em 01/03/2021

Passo a passo de como ganhar dinheiro no Mercado Livre

Passo a passo de como ganhar dinheiro no Mercado Livre. Fonte: Mercado Livre.
Passo a passo de como ganhar dinheiro no Mercado Livre. Fonte: Mercado Livre.

O seu salário não está sendo suficiente para manter o seu padrão de vida? Ou, ainda, você acredita que precisa arrumar uma alternativa para obter renda extra? Que tal ganhar dinheiro no Mercado Livre?

Isso mesmo! Você pode usar essa plataforma consolidada no mercado para vender seus produtos. Essa é uma forma eficiente para testar a aceitabilidade das suas soluções pelos consumidores, bem como validar as suas habilidades de vendedor.

Pensando na importância dessa temática para as pessoas que precisam ganhar uma renda extra para manter a sua vida financeira equilibrada. Nós do Senhor Finanças preparamos este texto com todas as informações para que você possa ganhar dinheiro no Mercado Livre. 

Se você ficou interessado nesta temática, continue a leitura e confira!

Anúncios

O que é Mercado Livre?

O que é Mercado Livre? Fonte: Mercado Livre.
O que é Mercado Livre? Fonte: Mercado Livre.

Mas, afinal, o que é Mercado Livre? Ele é uma plataforma online de vendas que foi fundada em 1999, ou seja, é um marketplace no qual as pessoas usam o seu espaço para vender os seus produtos. O Mercado Livre é considerado o maior shopping de vendas online do Brasil.

Vale ressaltar que ele já contabilizou mais de 51,5 milhões de compradores e 11 milhões de vendedores. Portanto, essa plataforma realmente tem um grande fluxo de vendas. Por isso, se você quer empreender futuramente, ela pode ser uma boa escola de negócios online.

O Mercado Livre oferece soluções para que pessoas físicas e jurídicas possam comprar, vender, anunciar, cobrar e enviar produtos pela Internet. Dentre elas podemos destacar o Mercado Pago, o Mercado Envios, o Mercado Shops, entre outros.

Ademais, é importante mencionar que esse marketplace ganhou o Prêmio Top Of Mind DataFolha na categoria site de compras em 2019. Assim como ele, tem um grande fluxo de tráfego, com aproximadamente 52 milhões de visitantes por mês.

Portanto, o Mercado Livre é realmente uma boa opção para você começar a obter renda extra. Já que ele oferece toda a infraestrutura necessária para começar a vender produtos. Além disso, ele não cobra nada para você anunciar as suas soluções para os futuros clientes.

18 Maneiras para fazer Renda Extra

Conheça diversas maneiras de conseguir renda extra.

O que vender no Mercado Livre para ganhar dinheiro?

O que vender? Fonte: Google.
O que vender? Fonte: Google.

Provavelmente, você deve estar pensando: o que eu posso vender para ganhar dinheiro no Mercado Livre? Existe uma infinidade de produtos para explorar. Inclusive, você pode revender soluções de outras empresas ou, ainda, criar seus próprios produtos.

Vale destacar que se você pretende um dia abrir o seu próprio negócio, o Mercado Livre é uma boa opção para aprender como funciona uma estrutura de e-commerce, bem como para validar a aceitabilidade dos seus produtos diante dos consumidores.

Mas, afinal, como saber o que vender? Para isso, você precisa fazer pesquisas de mercado. Uma forma muito interessante de fazer isso é utilizando a ferramenta da plataforma chamada Mercado Livre Tendências.

Ela apresenta dados relacionados aos produtos mais vendidos dentro do marketplace, ou seja, as soluções que estão em destaque de acordo com o fluxo de compras e os feedbacks dos clientes.

Lembre-se de que essas informações podem mudar com o tempo, então, é essencial que você faça pesquisas constantes para verificar as novas tendências. Ademais, é possível  usar outras fontes de informação como enquetes nas redes sociais, bem como utilizar o Google Trends.

Ele é ideal para verificar a tendência de consumo das pessoas de acordo com as suas pesquisas no Google. Dessa forma, você terá acesso ao comportamento de buscas por determinados produtos.

Agora que você já sabe quais são os melhores produtos para vender e ganhar dinheiro no Mercado Livre. É necessário escolher aquele no qual tem mais afinidade, já que você deverá vendê-lo.

O próximo passo é procurar os fornecedores dos produtos em caso de revenda ou, ainda, encontrar os distribuidores dos insumos se for produção própria. Lembre-se de estudar a reputação dessas empresas, pois você dependerá delas para obter os produtos.

Anúncios

Como ganhar dinheiro no Mercado Livre

Como ganhar dinheiro no Mercado Livre. Fonte: Pexels.

Agora que você já sabe o que vender para ganhar dinheiro no Mercado Livre, chegou o momento de fazer todo o planejamento para que isso se concretize. Para te ajudar neste processo, nós do Senhor Finanças separamos aqui o passo a passo desde o planejamento até o cadastro do produto na plataforma. Acompanhe!

1. Planeje o seu negócio no Mercado Livre

Planeje o seu negócio no Mercado Livre. Fonte: Pexels.

O planejamento é essencial para o sucesso do seu negócio. Para conseguir elaborá-lo é necessário fazer muitas pesquisas. Dentre elas podemos destacar o estudo do mercado para identificar quem são os seus concorrentes, bem como elencar as suas principais características e diferenciais perante o mercado.

Ademais, você precisa analisar o público-alvo para criar o perfil do seu cliente ideal. Ou seja, é necessário descrever as características, os desejos, as dores e as objeções de compra do seu consumidor para criar estratégias de vendas e de marketing mais assertivas.

Além do estudo do produto, da concorrência e do público-alvo, também é essencial definir qual será o seu nicho de atuação. Lembre-se de que os segmentos menos concorridos são melhores, pois eles oferecem uma maior taxa de rentabilidade.

Também é importante levar em consideração as pesquisas no Mercado Livre Tendências, já que ele mostra as categorias que estão vendendo mais. Com base nessas informações, é possível fazer todo o planejamento, ou seja, definir o objetivo, a missão, a visão e os valores do seu negócio. Assim como determinar quais serão as estratégias de venda.

2. Conheça muito bem as ferramentas que utilizará

Conheça muito bem as ferramentas que utilizará. Fonte: Mercado Livre.
Conheça muito bem as ferramentas que utilizará. Fonte: Mercado Livre.

É importante mencionar que o Mercado Livre oferece muitas ferramentas internas para que você possa utilizar. Por isso, é necessário buscar conhecer muito bem o funcionamento de cada uma delas para usá-las da melhor forma possível.

Por exemplo, a plataforma oferece o Mercado Envios que é uma ferramenta de entrega dos produtos vendidos. Ela funciona por meio de um convênio com os Correios, por isso oferece preços bem atrativos tanto para o vendedor quanto para o comprador. Lembre-se de que se você preferir pode cuidar sozinho da entrega dos produtos.

Outra ferramenta importante, que você precisa conhecer é o Mercado Pago. Já que é por meio dele que receberá o valor das vendas. Ela é a plataforma oficial de pagamentos do Mercado Livre.

Nesse caso, você tem a possibilidade de escolher receber por cartão de crédito, boleto ou depósito em conta. Mas não se esqueça que aqui também é possível escolher fazer a cobrança do cliente por conta própria.

Também vale destacar que você precisa verificar se o produto escolhido para anunciar na plataforma é permitido, pois existem algumas soluções que têm limitações. Diante disso, é essencial ler a página de termos e condições do Mercado Livre.

Opere suas vendas com o Mercado Pago.

Mercado pago: faça excelentes negócios

Descubra tudo que você precisa saber sobre a conta e cartão do Mercado Livre. Siga o passo-a-passo para conseguir o seu.

3. Crie uma estratégia de marketing digital no Mercado Livre

Crie campanhas de marketing digital
Crie uma estratégia de marketing digital no Mercado Livre. Fonte: Pexels.

Para você ganhar dinheiro no Mercado Livre também é essencial investir em estratégias de marketing digital. Já que estará usando uma plataforma online para efetuar as suas vendas. Diante disso, você pode criar um site ou um blog e linkar com o marketplace. 

Mas para que os consumidores encontrem os seus produtos é necessário investir em técnicas de SEO (otimização para os mecanismos de buscas) tanto no site ou no blog quanto na descrição do produto inserida no Mercado Livre.

Dessa forma, quando os potenciais clientes fizerem pesquisas no Google encontraram o seus canais digitais ou, até mesmo, o seu produto na plataforma. Além disso, você pode fazer publicidade online, como o Google Ads, para chamar mais a atenção das pessoas.

Outras formas que podem ajudar na atração dos clientes são o e-mail marketing e as redes sociais. Por meio deles, é possível distribuir conteúdos relevantes que atraiam as pessoas até o seu produto.

4. Desenvolva uma reputação como vendedor

Desenvolva uma reputação como vendedor. Fonte: pexels.
Desenvolva uma reputação como vendedor. Fonte: pexels.

Seja você uma empresa ou um empreendedor autônomo, é primordial que invista na sua presença digital. Para que as pessoas possam te conhecer e acreditar que você tem uma boa reputação.

Diante disso, crie redes sociais e faça publicações constantes, seja no feed ou nos stories. Ou seja, apresente conteúdos relevantes em formato de textos, imagens ou vídeos. Esses canais digitais ajudam você a se aproximar do público-alvo, bem como ajuda a criar autoridade.

Lembre-se de que, atualmente, as pessoas levam muito em consideração a imagem do vendedor por trás da marca ou do produto. Por isso, é essencial que você cuide da sua reputação.

Além disso, um bom vendedor consegue construir um relacionamento com os clientes antes, durante e depois do processo de compra. Assim, é possível transformá-los em embaixadores da sua marca, ou seja, pessoas que recomendam os seus produtos para amigos e parentes.

Como empreender com pouco dinheiro

Aprenda agora mesmo a empreender com pouco dinheiro.

5. Aposte no relacionamento com clientes

Aposte no relacionamento com clientes
Aposte no relacionamento com clientes. Fonte: Pxfuel.

Como mencionamos no final do outro texto, não basta captar os clientes por meio dos mecanismos de buscas ou das redes sociais. Você precisa cultivar um relacionamento para que eles sintam confiança e comprem os seus produtos.

Portanto, converse com o seu público por meio das redes sociais, compartilhe postagens dos clientes, faça vídeos dos bastidores do seu negócio, comente e curta as publicações dos consumidores, responda às mensagens privadas, ajude a resolver problemas, entre outros.

Além disso, esse comportamento é essencial para que você consiga transformar uma simples compra em algo recorrente, ou seja, fidelizar os clientes. Então, se você quer ganhar dinheiro no Mercado Livre ou, em qualquer outro negócio, lembre-se de que o bom relacionamento é a chave para o sucesso.

6. Faça o cadastro no Mercado Livre

Faça o cadastro no Mercado Livre
Faça o cadastro no Mercado Livre. Fonte: Pexels.

Agora que você já sabe como fazer o planejamento, bem como entendeu qual é o comportamento esperado de um bom vendedor. Chegou o momento de criar o seu cadastro na plataforma. Já que sem ele você não consegue ganhar dinheiro no Mercado Livre.

Para isso, basta acessar o site oficial e clicar na opção “Crie a sua conta”. Na sequência, preencha o formulário com todas as informações solicitadas, como nome, e-mail e senha. Depois disso, clique em “Continuar” para finalizar o preenchimento do cadastro.

Você também pode baixar o app do Mercado Livre no Google Play ou na Apple Store para fazer o gerenciamento da sua conta de onde estiver. Lembre-se de que é por meio desta conta que você fará o cadastro dos produtos, bem como administrará as vendas.

7. Cadastre o seu produto no Mercado Livre

Cadastre o seu produto no Mercado Livre
Cadastre o seu produto no Mercado Livre. Fonte: Pexels.

Com o cadastro finalizado, agora você precisa inserir os seus produtos novos ou usados na plataforma para começar a vender e ganhar dinheiro no Mercado Livre. Para tanto, acesse a sua conta e clique em “Vender”. Depois disso, selecione o que você pretende anunciar, ou seja, produtos, veículos, imóveis ou serviços.

Nesse momento, é necessário escolher um título para o anúncio, selecionar a categoria e escolher a forma de anunciar, que pode ser no catálogo ou na lista geral. Recomenda-se que você utilize a opção catálogo.

O próximo passo é preencher as informações do produto, ou seja, você precisa inserir uma foto do produto com qualidade, a quantidade de estoque e as variações de cor, material, tamanho, entre outras características.

Além disso, é necessário preencher o código do produto, bem como a sua ficha técnica com todas as informações relacionadas a ele. Também deve-se inserir o preço do produto e selecionar o tipo de anúncio.

Nesse caso, pode ser Grátis, Clássico e Premium. Em todos os casos não existe tarifa para anunciar, mas no momento da venda nos dois últimos tipos temos percentuais de comissão sobre as vendas que podem variar de acordo com a categoria, o produto e o tipo de anúncio.

Vale destacar que cada tipo tem suas características. Por exemplo, no tipo Grátis o anúncio tem uma pequena exposição, já no Clássico e no Premium temos exposição alta e máxima, respectivamente.

Vale a pena ganhar dinheiro no Mercado Livre?

Vale a pena ganhar dinheiro no Mercado Livre?
O Mercado Livre vale a pena? Fonte: Pexels.

Para anunciar você não precisa pagar nada. Mas, em relação às comissões sobre as vendas que devem ser pagas ao Mercado Livre, elas mudam de acordo com o tipo de anúncio. 

No caso, dos tipos Clássico e Premium as comissões sobre as vendas têm um percentual fixo que depende do tipo de categoria do produto vendido. Ademais, produtos com preço abaixo de R$ 99 é necessário pagar além da comissão um valor fixo de R$ 5 por produto.

Vale destacar que o uso do Mercado Pago não é cobrado, mas o Mercado Envios tem tarifas variáveis de acordo com o peso e a reputação do vendedor. Já no caso do tipo Grátis, além de você não pagar para anunciar, também não precisa pagar na venda. 

Mas para você conseguir fazer anúncios nesse tipo é necessário cumprir alguns requisitos, como:

  • Se vender produtos usados, você pode anunciar no Grátis até alcançar as 20 vendas no último ano.
  • Se vender produtos novos, você pode anunciar até alcançar 5 vendas no último ano.
  • Tanto em produtos novos como usados, você poderá ter até 10 anúncios por vez e sempre com estoque de 1 unidade.
  • Se for MercadoLíder ou usuário profissional do Mercado Pago, você poderá anunciar somente no Clássico ou Premium.

Veja, a seguir, o comparativo dos três tipos de anúncios:

GrátisClássicoPremium
ExposiçãoBaixaAltaMáxima
Duração60 diasIlimitadaIlimitada
Mercado PagoSimSimSim
Tarifa de anúncioNãoNãoNão
Comparativo dos três tipos de anúncios. Fonte: Mercado Livre.

Então, podemos dizer que vale a pena investir seu tempo vendendo produtos por meio do Mercado Livre. Já que os custos da plataforma são menores em comparação com um e-commerce. 

Ademais, você pode começar com o tipo de anúncio Grátis e depois evoluir para os demais tipos ou quem sabe criar o seu próprio e-commerce.

O que fazer depois de ganhar dinheiro no Mercado Livre?

O que fazer depois de ganhar dinheiro no Mercado Livre?
O que fazer depois de ganhar dinheiro no Mercado Livre? Fonte: Pexels.

Afinal, o que fazer depois de ganhar dinheiro no Mercado Livre? Lembre-se de que a única resposta que você não deve dar para essa pergunta é: vou gastar tudo, pois amanhã vendo mais. 

Saiba que é necessário guardar dinheiro para usar quando acontecem imprevistos ou para reinvestir no negócio. Por isso, o ideal é investir o seu dinheiro para que ele tenha rendimentos e possa te ajudar no futuro.

Para isso existem algumas alternativas que podem te ajudar nessa tarefa. Dentre elas vamos explicar as principais, a seguir. Vamos lá!

Crie uma reserva de emergência

Crie uma reserva de emergência
Crie uma reserva de emergência. Fonte: Unsplash.

A reserva financeira é aquela que vai te socorrer se acontecer algum imprevisto, como desemprego, acidente, doença grave, entre outros. Para evitar apertos em relação à falta de dinheiro, você precisa guardá-lo na poupança ou investir em renda fixa de curto prazo.

Nesse caso, para saber o valor que deve ser guardado ou investido é necessário fazer um cálculo que leva em consideração os seus gastos durante seis meses, ou seja, você deve somar o aluguel, a água, a luz, o condomínio, o empréstimo, entre outros gastos fixos mensais e multiplicar por seis. É esse valor que você precisa ter de reserva de emergência.

Invista o dinheiro

Invista o dinheiro
Invista o dinheiro. Fonte: Unsplash.

Você também pode usar o dinheiro que você ganhou no Mercado Livre para fazer investimentos. Existem várias formas de investir, bem como ativos diferentes. É possível aplicar o seu dinheiro em ativos de renda fixa, ou seja, aqueles mais seguros e com rendimento certo.

Ou, ainda, ativos de renda variável que apresentam alto risco e rendimentos maiores em longo prazo. Lembre-se de que o tipo de investimento depende do seu objetivo com o dinheiro. No mercado temos muitas instituições financeiras e corretoras que ajudam você a encontrar os melhores ativos para investir.

Faça uma previdência privada

Faça uma previdência privada
Faça uma previdência privada. Fonte: Pexels.

Também existe a possibilidade de usar o dinheiro que você ganhou vendendo produtos no Mercado Livre para fazer uma previdência privada, ou seja, criar um plano de aposentadoria que não tem relação com o Governo. Já que a aposentadoria tradicional é uma incógnita.

Existem duas formas de investir em previdência privada e todas as opções são investimentos a longo prazo. Nesse caso, temos o PGBL e o VGBL. Para saber mais sobre como funciona cada uma dessas previdências privadas é necessário procurar uma instituição financeira que ofereça esse produto.

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro no Mercado Livre, que tal aprender como investir? Então, leia o artigo que a nossa editora separou especialmente para você. Boa leitura!

Aprenda a investir dinheiro

Você quer começar a investir e não sabe nem por onde começar? Pois, vamos te ensinar o caminho das pedras! Confira!

Sobre o autor

Tathiane Mantovani

Estrategista de Conteúdo, Redatora SEO e Escritora com mais de 9 livros publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Estudante de Jornalismo. Bacharel em Administração. Especialista em Marketing de Conteúdo, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Psicopedagogia Institucional. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros técnicos.

Em Alta

content

Como solicitar o Bradesco Neo

Solicite o Bradesco Neo online pelo site do banco, ou pessoalmente nas agências. É muito simples e o cartão é sem anuidade! Confira mais aqui.

Continue lendo
content

Como solicitar cartão da Ame Digital

Veja como é simples fazer o cartão da Ame para poder comprar recebendo dinheiro de volta e sem se preocupar com taxas escondidas nem anuidade.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito BRBCARD

Você conhece o cartão de crédito BRBCARD? Ele é pré-pago e pode ser uma ótima opção para negativados. Leia este post e saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão Meu Galo BMG

O cartão Meu Galo BMG tem dois programas de recompensas. Quer saber como solicitá-lo? Então, leia este post e saiba mais!

Continue lendo
content

Fátima Bernardes deixará a Globo para aproveitar a vida!

Segundo a alta cúpula da emissora, Fátima Bernardes deixará a Globo ainda esse ano. Ela deve diminuir o ritmo de trabalho e curtir a vida.

Continue lendo
content

Conheça o cartão da Riachuelo

Descubra tudo sobre o cartão da Riachuelo, com isenção de anuidade, descontos exclusivos e várias opções de bandeiras para você escolher!

Continue lendo