Finanças
Como tirar a primeira carteira de trabalho
Está procurando emprego? Saiba como tirar sua primeira carteira de trabalho. Ela é um direito e um dever que você tem como trabalhador, por isso você precisa saber tudo sobre esse documento.
Anúncios
Carteira de trabalho
Ter uma carteira de trabalho não é somente um direito seu, mas também um dever. Isso porque, com este documento, você tem acesso a uma série de benefícios sociais e ainda mais segurança enquanto trabalha.
Por isso, se você quiser saber mais sobre este documento, o que precisa e como pode tirar a sua, continue a sua leitura.
Além disso, também vamos te explicar como funciona a carteira, qual a sua importância, porque você precisa fazer a sua o quanto antes e explicar um pouco mais sobre uma novidade ótima: a carteira de trabalho digital. Vamos lá!
O que é a carteira de trabalho?
Em primeiro lugar, precisamos explicar o que é a carteira de trabalho. Afinal de contas, antes de fazer a sua, você precisa entender o conceito.
A tradicional Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou CTPS, com a capa azul, é um documento obrigatório para qualquer trabalhador que queira começar em uma função CLT.
Ou seja, que vá trabalhar com o que chamamos de ‘carteira assinada’ de acordo com as leis trabalhistas. E, com isso, ter direito a férias, 13º salário e fundo de garantia, por exemplo.
Só para ilustrar, em sua CTPS ficam registradas anotações sobre cargo que ocupa, salário, férias, entre outras informações. E é isso que assegura a você acesso aos diversos benefícios sociais.
Ao longo do tempo, cada vez que você troca de cargo, recebe um aumento ou precisa tirar férias, são acrescentadas informações em sua CTPS. Isso vai ajudar a compor a sua trajetória como trabalhador CLT e permite que tanto você quanto seu empregador tenham acesso fácil a seu histórico.
Até 2017, só era possível fazer a versão impressa da CTPS, no entanto, o Ministério do Trabalho, na época, criou um aplicativo em que você pode solicitar e ter uma versão digital da sua CTPS.
E mais, desde 2019, essa versão digital pode ser usada para substituir a versão física caso a empresa já trabalhe com o eSocial.
Você será redirecionado a outro site
Como fazer minha primeira carteira de trabalho?
Bom, se você precisa fazer sua primeira carteira de trabalho, deve ficar atento se cumpre algumas exigências:
- Ter mais de 14 anos.
- Ser brasileiro nato ou então estar naturalizado
- Se você é estrangeiro, pode optar por fazer a Carteira de Trabalho para Estrangeiro.
Além disso, antes de começar o processo, já tenha em mãos alguns documentos que te permitem emitir a 1ª via da sua CTPS:
- Documento de identificação original. Este documento pode ser RG, CNH, certidão de nascimento ou ainda certificado de reservista. Só lembre-se de que precisa ser o original, não são aceitas cópias autenticadas.
- Comprovante de residência que tenha o CEP (por exemplo: conta de luz, água, telefone, gás, etc). Caso você não tenha nada em seu nome, pode ser algum comprovante em nome da sua mãe ou pai.
- Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Se acaso você levar seu RG ou CNH, por exemplo, esse número já consta nos documentos.
- Foto 3×4 com fundo branco e recente.
Depois que você juntar todos os documentos necessários, pode abrir o processo para fazer a sua CTPS. Vale lembrar que ela é gratuita.
Portanto, se você é brasileiro, naturalizado e tem mais de 14 anos, pode fazer seu documento de trabalho em qualquer posto de atendimento da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
Também é possível emitir sua carteira em postos conveniados à Secretaria do Trabalho (antigo Ministério do Trabalho), como por exemplo:
- Poupatempo, em São Paulo;
- Ganha Tempo, no Goiás;
- Casa do Cidadão, no Ceará;
- Unidade de Atendimento Integrado, em Minas Gerais.
Passo a passo
Ao todo, são mais de 2500 postos de atendimento em que você pode emitir a sua CTPS. Para saber qual é a unidade mais próxima de você, basta acessar o site da Secretaria do Trabalho, que está vinculada ao Ministério da Economia.
Logo que você juntar os documentos que precisa e conferir o posto mais próximo, precisa agendar o atendimento. E isso pode ser feito de duas maneiras: pela internet e por telefone.
Veja, a seguir, o passo a passo de cada uma.
Passo a passo do agendamento pela internet:
- Em primeiro lugar, acesse o portal de agendamento eletrônico.
- Preencha o cadastro completo para que consiga acessar a página de agendamento. Na parte em que precisa colocar o ‘tipo de agendamento’, escolha a opção emissão de carteira de trabalho brasileiro.
- Em seguida, escolha o posto de atendimento mais próximo de onde você mora.
- Então, defina a data e horário que ficará melhor e assim, efetive seu agendamento.
- Por fim, informe o CPF, data de nascimento e telefone para que seja enviado o código de segurança. Clique em “agendar” e está pronto.
- Agora basta comparecer no dia agendado com todos seus documentos.
Passo a passo para agendar por telefone:
- Para começar, ligue para o canal oficial da Secretaria do Trabalho, chamado de “Alô Trabalho”, o número é o 158.
- No menu interativo, escolha a opção “Agendamento Carteira de Trabalho”.
- Em seguida, vá seguindo o passo a passo e informe os dados solicitados.
- No momento em que o operador confirmar todos os dados, você faz o agendamento e depois é só comparecer no local, data e hora marcados com todos os documentos em mãos.
Como funciona a CTPS?
A carteira de trabalho é um documento em que você acompanha todo o seu histórico de trabalhador formal.
A CTPS é necessária para qualquer empregado que trabalhe dentro do regime da CLT, lei que regulamenta o vínculo de emprego no Brasil.
Desse modo, ela é obrigatória e não custa nada para ser feita. Aliás, hoje em dia, você ainda tem a opção de acessar sua carteira e histórico pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, mas falaremos disso daqui a pouco.
Com a CTPS, você pode ser contratado com carteira assinada e ter acesso a todos os direitos assegurados em lei, como, por exemplo:
- Remuneração regular
- 13º salário
- PIS
- Férias
- Seguro desemprego
- Pagamento do FGTS
- Aposentadoria
- Descanso Semanal Remunerado
- Licença maternidade
- Licença paternidade
Ou seja, você tem acesso a vários direitos trabalhistas que, se trabalhasse de maneira informal, não teria.
Em suma, ela funciona como um instrumento de proteção tanto para você quanto para o empregador. Isso porque, por meio dela, vocês assinam um acordo em que definem as regras deste trabalho.
Você se compromete a exercer a função descrita, dentro da carga horária correta. Enquanto que a empresa que te contratar assume a responsabilidade de te pagar por isso e pelos demais direitos aos quais você têm acesso.
Caso você já tenha feito a sua CTPS e está procurando por emprego, temos algumas sugestões de sites. Para que fique mais fácil, basta clicar no link abaixo e conferir os 20 melhores sites para procurar emprego:
Qual a importância da carteira de trabalho?
Em certa medida, já antecipamos um pouco este tópico, mas vale relembrar.
A carteira de trabalho é importante pois é a garantia que o trabalhador tem de que seus direitos estão assegurados.
Ou seja, no momento em que você começar a trabalhar como CLT e tiver sua carteira assinada, poderá desfrutar da segurança que isso te traz.
Por exemplo: tem acesso ao décimo terceiro salário no final do ano, direito a férias remuneradas por 30 dias, pode tirar licença maternidade ou paternidade quando for necessário.
Além disso, é importante ter a CTPS assinada pois, caso você seja demitido sem justa causa, consegue sacar o seguro desemprego, disponível de acordo com o seu tempo de trabalho.
E, a empresa ainda deve depositar, todos os meses, o seu fundo de garantia (FGTS), que você pode sacar quando sair do emprego ou em momentos que o governo libera esse tipo de saque.
Ademais, todos os meses, o INSS já é descontado automaticamente do seu salário. Com isso, você garante que, depois de trabalhar pelo período exigido por lei, conseguirá se aposentar.
Isso também garante que, caso você sofra algum tipo de acidente de trabalho, consiga receber uma pensão no período que ficar afastado do emprego para se recuperar.
Enfim, além de ser muito benéfico para o trabalhador, o empregador também tem inúmeras vantagens quando assina a carteira de seus funcionários.
Por que ter um trabalho de carteira assinada?
Ter um trabalho com carteira assinada garante a você uma série de benefícios. Além disso, quanto mais tempo você permanecer num mesmo emprego, maiores serão esses mesmos benefícios.
Como já dissemos antes, ao assinar sua carteira de trabalho, você passa a ter várias vantagens que te garantem uma vida mais tranquila.
Além disso, você também tem acesso a:
- FGTS: Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Esse fundo funciona como uma poupança para você e, todos os meses, a empresa deposita 8% do seu salário bruto em uma conta na Caixa Econômica Federal. Para ter acesso a esse dinheiro, existe uma série de regras.
- Aviso prévio: quando você trabalha com carteira assinada pode pedir demissão ou até ser demitido por justa causa e continuar trabalhando e recebendo salário por mais 30 dias. Esse tempo corresponde ao aviso prévio e serve para que a empresa e o trabalhador possam se organizar.
- Repouso semanal remunerado: de acordo com a lei, nenhum funcionário pode trabalhar mais do que 7 dias seguidos. Por isso, uma vez por semana o funcionário tem direito a 24h de folga remunerada. Geralmente o dia escolhido é o domingo, no entanto, dependendo da função, as empresas podem definir outro dia da semana.
Ademais, quando você trabalha com carteira assinada, pode solicitar auxílio do INSS em caso de acidentes ou doenças, vale-transporte, faltas justificadas, horas extras, adicional noturno, entre outros.
Diante de tudo isso, quando você se pergunta: afinal, por que procurar por um emprego com carteira assinada?
Lembre-se das diferentes vantagens para a sua vida prática e profissional.
A carteira de trabalho assinada é uma garantia para você, que sabe quais são seus direitos e deveres.
E, também é uma garantia para o empregador. Afinal, ele estará operando dentro da lei.
Agora a carteira de trabalho é digital
Disponível desde 2017, a Carteira de Trabalho Digital é considerada um documento oficial pelo governo federal.
Com ela, você tem acesso aos mesmos benefícios e vantagens que a CTPS normal, em papel.
Além disso, como ela é digital e pode ser acessada de qualquer celular com o aplicativo, você não corre o risco de perdê-la ou de danificá-la com o tempo.
Outra vantagem da carteira em formato digital é a facilidade para que seja assinada: basta que a empresa faça o seu registro formal junto ao eSocial, um sistema nacional e virtual para acesso a informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias.
Para ter a sua CTPS digital, é muito simples:
Basta baixar o app “Carteira de Trabalho Digital”, disponível nas lojas de aplicativos. Depois é só seguir esse passo a passo simples:
- Baixe o app “Carteira de Trabalho Digital” na Google Play Store (Android) ou App Store (iPhone).
- Para fazer o login, digite seu CPF. Caso você já tenha acessado o cadastro único do governo em outro momento, basta clicar em “Entrar”.
- No entanto, se esta for a primeira vez, clique em “Cadastrar”. O app vai te direcionar a página de cadastro para que você preencha com os dados corretos. Lembre-se de colocar o número do celular que você usa e um e-mail válido, eles são necessários para autenticar seus dados.
- Depois que fizer o cadastro, autorize o uso dos dados pessoais.
- Pronto! A partir de agora você acessa sua carteira de trabalho digital de qualquer lugar.
É importante lembrar que a CTPS física ainda pode ser necessária em empresas que não adotam o eSocial. Então, você ainda precisa fazê-la.
Mas, se quiser mais informações sobre a carteira digital, continue a leitura com o artigo que preparamos especialmente sobre ela:
Sobre o autor / Fernanda Weber
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Como abrir Conta Top
Quer uma conta gratuita e com cartão de crédito? Então conheça a conta Top e todos os seus benefícios, em parceria com o Mastercard.
Continue lendoAplicativos de cashback: Ranking do Senhor Finanças 2021
Os aplicativos de cashback podem te ajudar a conseguir parte do seu dinheiro de volta ao realizar suas compras. Então, confira os principais apps do mercado.
Continue lendoComo funciona o empréstimo para BPC?
Se você recebe o Benefício de Prestação Continuada e quer fazer um empréstimo, esse post é para você! Confira como funciona o empréstimo para BPC!
Continue lendoVocê também pode gostar
9 benefícios do Cartão Ayrton Senna Itaucard
Conheça os 9 benefícios do Cartão Ayrton Senna Itaucard. Descubra se esse cartão de crédito é o ideal para suas necessidades financeiras.
Continue lendoConheça o Empréstimo Simplic
Conheça o empréstimo Simplic, qual a sua modalidade e quando é ideal solicitá-lo bem como todas as suas características e vantagens.
Continue lendoComo fazer Santander refinanciamento veículo?
Conheça agora o Santander refinanciamento veículo, modalidade de empréstimo exclusiva para quem tem carro quitado em seu nome, confira!
Continue lendo