Finanças

Como fazer a carteira de trabalho digital

Não é de hoje que tudo tem se tornado digital, não é? Com a carteira de trabalho não foi diferente, desde 2017 você já pode fazer sua Carteira de Trabalho Digital. Saiba mais abaixo!

Anúncios

por Fernanda Weber

Publicado em 01/02/2021

Carteira de trabalho digital

Conheça a carteira de trabalho digital.
Saiba como fazer a sua carteira de trabalho

Criada em 2017, a Carteira de Trabalho Digital pode substituir a tradicional carteira de trabalho, que é física. Além disso, ela tem as mesmas funções, além de contar com a vantagem de não desgastar com o tempo.

Para que você saiba como fazer a sua carteira de trabalho digital e tudo o que precisa, fique com a gente. Neste artigo vamos te explicar e mostrar como pode ser bem fácil.

Além disso, vamos te dar algumas dicas de sites que você pode usar para procurar seu primeiro emprego com carteira assinada. Hoje em dia já existem muitas opções e vale a pena conferir!

Anúncios

O que é a carteira de trabalho?

Carteira de trabalho.
Carteira de trabalho

Antes de mais nada, precisamos falar um pouco sobre a carteira de trabalho que conhecemos melhor.

A tradicional Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou CTPS, com a capa azul, é um documento obrigatório para qualquer trabalhador que vá começar em uma função CLT. Ou seja, que vá trabalhar com o que chamamos de ‘carteira assinada’.

Além disso, é por meio dela que você tem acesso aos seus direitos trabalhistas que já estão previstos em lei.

Só para ilustrar, em sua CTPS ficam registradas anotações sobre cargo, salário, férias, entre outras informações. E é isso que assegura a você acesso a diversos benefícios sociais.

Ao longo do tempo, cada vez que você troca de cargo, recebe um aumento ou precisa tirar férias, são acrescentadas informações em seu documento. Isso vai ajudar a compor a sua trajetória como trabalhador CLT.

Até 2017, só era possível fazer a versão impressa da CTPS, no entanto, o Ministério do Trabalho, na época, criou um aplicativo em que você pode solicitar e ter uma versão digital da sua carteira de trabalho.

E mais, desde 2019, ela pode ser usada normalmente pois consta como um documento oficial

Como fazer minha primeira carteira de trabalho?

Veja como fazer a sua carteira para trabalhar com carteira assinada.
Veja como fazer a carteira de trabalho. Foto: Pexels / Lukas

Em primeiro lugar, você precisa estar de acordo com algumas exigências:

  • Ter mais de 14 anos,
  • Ser brasileiro ou então naturalizado,
  • Caso seja estrangeiro, pode fazer a Carteira de Trabalho para Estrangeiros.

Em segundo lugar, você vai precisar de alguns documentos para poder tirar a 1ª via de sua CTPS:

  1. Documento de identificação que seja original, pode ser RG, CNH, certidão de nascimento ou certificado de reservista.
  2. Comprovante de residência que contenha o seu CEP (por exemplo: conta de luz, água, telefone, etc).
  3. CPF
  4. Foto 3×4 em fundo branco.

No entanto, se você precisar de uma segunda via, seja por qualquer motivo (furto, roubo, danificação, extravio ou continuação), serão necessários alguns documentos a mais. Por isso, além dos documentos que já falamos acima, você deve ter:

  1. Documento que comprove o número da via anterior.
  2. Boletim de ocorrência, em caso de furto, roubo, perda ou extravio.

Depois que você juntar esses documentos, pode fazer a sua CTPS em um dos postos de atendimento espalhados por todo o Brasil. Para isso, você precisa agendar um horário em um dos mais de 2500 postos espalhados pelo Brasil.

Para conferir o local mais perto de onde você mora, é necessário acessar o site da Secretaria do Trabalho (antigo Ministério do Trabalho).

Vale lembrar, também, que não é necessário pagar nenhuma taxa para ter a sua CTPS e poder começar a trabalhar com carteira assinada.

Anúncios

O que precisa para tirar carteira de trabalho digital?

Conheça a carteira de trabalho digital.
Conheça o app da carteira de trabalho digital.

Apesar da CTPS ser muito comum hoje em dia, desde 2019 você não precisa mais que ela seja física, pois a Carteira de Trabalho Digital já é considerada um documento oficial.

Além disso, por ser digital, ela não corre o risco de ser extraviada, furtada, roubada ou ainda danificada.

E mais, quando você preenchia toda a sua CTPS era necessário fazer uma nova. Isso não acontece com a carteira digital pois não há um limite de informações que podem ser adicionadas.

Portanto, essa versão digital da CTPS é muito mais prática, tanto para o empregado quanto para o empregador.

Aliás, este último, para assinar a carteira do contratado ou fazer a demissão, só precisa acessar o eSocial (sistema virtual com todas as informações trabalhistas, fiscais e tributárias).

Enfim, para que você possa ter acesso a sua carteira de trabalho digital, é necessário baixar o app “Carteira de Trabalho Digital”, disponível nas lojas de aplicativo e ter seu CPF em mãos. Veja, a seguir, o passo a passo:

Como fazer carteira de trabalho digital pelo celular?

Hoje em dia a carteira de trabalho é digital.
A carteira de trabalho é digital.

Antes de te mostrar o passo a passo, precisamos dizer que ainda é necessário fazer a sua carteira de trabalho na versão original.

Isso porque, nem todos os postos de trabalho usam o eSocial para cadastrar seus empregados.

Além disso, todos os trabalhadores que já possuem a CTPS física, podem acessar sua carteira de trabalho digital pelo app.

Para fazer isso, veja o passo a passo simples:

  1. Baixe o app “Carteira de Trabalho Digital” na Google Play Store (Android) ou App Store (iPhone).
  2. Para fazer o login, digite seu CPF. Caso você já tenha acessado o cadastro único do governo em outro momento, basta clicar em “Entrar”.
  3. No entanto, se esta for a primeira vez, clique em “Cadastrar”. O app vai te direcionar a página de cadastro para que você preencha com os dados corretos. Lembre-se de colocar o número do celular que você usa e um e-mail válido, eles são necessários para autenticar seus dados.
  4. Depois que fizer o cadastro, autorize o uso dos dados pessoais.
  5. Pronto! A partir de agora você acessa sua carteira de trabalho digital de qualquer lugar.

Só lembrando que, de acordo com o governo, ainda é necessário ter a sua CTPS física guardada, portanto, não jogue fora!

Bônus: quais os melhores sites para arrumar emprego?

Conheça os sites para procurar emprego.
Conheça sites para procurar empregos. Foto: Pexels / Cottombro

A gente sabe que procurar emprego não está fácil. Ainda mais hoje em dia, com toda a crise econômica pela qual o país está passando.

Além disso, se você não possui nenhuma experiência profissional e este for seu primeiro emprego CLT, fica ainda mais difícil.

Por isso, vamos te mostrar agora algumas opções de sites que você pode usar para procurar emprego pela internet.

Com eles, você pode criar um perfil, montar o currículo e procurar por experiências que te agradem. Ademais, é possível, também, fazer contatos com as empresas.

E, caso você esteja precisando de uma grana urgente, não deixe de procurar por opções de renda extra para completar seu orçamento:

LinkedIn

Conheça o LinkedIn.
Procure emprego no LinkedIn

O LinkedIn é a opção mais diferentona da nossa lista. Em suma, ele é uma rede social, porém com caráter totalmente profissional.

Ali, você pode criar um perfil, como se fosse o seu currículo de apresentação. Também pode divulgar o seu trabalho, fazendo postagens atraentes.

É possível ter um perfil gratuito, mas também existe uma versão paga com mais funções.

Além disso, várias empresas oferecem vagas de emprego e você pode conseguir um trabalho entrando em contato e participando do processo seletivo.

Para facilitar o seu serviço, existe a seção “Vagas”, em que você consegue ter acesso a vagas que estão disponíveis de acordo com o seu perfil.

Por ser uma rede social, o LinkedIn também é muito usado por caçadores de talentos (headhunters) para encontrar pessoas que se encaixam no perfil de uma determinada vaga que está aberta.

Portanto, para conseguir um emprego por meio da rede social, você precisa investir um pouco de tempo para procurar e também para criar um bom perfil profissional. Vale lembrar que mesmo sem experiência é possível fazer isso.

Trabalha Brasil

Trabalha Brasil.
Trabalha Brasil

O Trabalha Brasil é um site nacional para procurar empregos. Ele é totalmente gratuito e pode ser acessado de qualquer lugar.

Atualmente, é um dos maiores sites para se procurar emprego, com mais de 1 milhão de vagas abertas por todo o país.

Para poder procurar empregos através dele, você precisa criar um cadastro e anexar o seu currículo. Além disso, é possível se candidatar para vagas e criar alertas de oportunidades, caso surjam vagas bem específicas para o seu perfil, você será avisado.

Ademais, para fazer a procura por empregos, pode optar por usar filtros que facilitam o trabalho. Procure, por exemplo, por área, estado ou então, média salarial.

InfoJobs

InfoJobs, um dos melhores sites para procurar empregos.
InfoJobs

Outra opção muito bacana e com diversas opções de trabalho disponíveis é o InfoJobs. Esse site conta com uma versão gratuita e outra paga. Na segunda opção, você tem acesso a mais vagas de empregos e ofertas exclusivas.

No entanto, a versão gratuita já é bem completa e você consegue, facilmente, encontrar empregos por lá.

Nesta plataforma, você conta com mais de 300 mil vagas abertas em 200 mil empresas cadastradas. Ou seja, tem muita opção, principalmente para quem está começando e ainda não tem tanta experiência.

Para poder procurar emprego pela InfoJobs, você precisa fazer seu cadastro, digitar o cargo que deseja e filtrar de acordo com a sua área.

Além disso, você deve cadastrar o seu currículo, para poder enviar às empresas pelas quais você se interessar. Para fazer isso, basta clicar num botão laranja que tem no canto superior direito da sua tela.

O InfoJobs, além de oferecer vagas de emprego, também tem alguns cursos disponíveis, porém todos são pagos.

Ademais, a plataforma conta com um aplicativo disponível na Google Play Store.

Emprega Brasil

Conheça o Portal Emprega Brasil.
Portal Emprega Brasil

O Emprega Brasil é um portal para procura de empregos do Governo Federal. Para acessar a plataforma, você precisa fazer um cadastro que é um pouco maior e mais complexo que os anteriores.

Por ser do governo, as informações que você fornecer precisam estar de acordo com as que foram cadastradas em outras plataformas governamentais.

Além disso, depois que você finalizar o cadastro, vai precisar responder a 5 perguntas do site.

Você também consegue acessar o portal do Emprega Brasil pelo app “SINE Fácil”.

Tanto no app quanto no site, para procurar empregos você precisa ir em “Vagas de Emprego” no menu disponível na lateral esquerda.

Ademais, além de oferecer vagas de emprego no país inteiro, pelo portal você também tem acesso a notícias sobre economia e empregos, pode tirar suas dúvidas, consultar o seguro desemprego, abono salarial e ainda a carteira de trabalho digital.

Sem esquecer, é claro, que ele está associado ao Sistema Nacional de Emprego (SINE).

Portanto, trata-se de um portal bem completo em que você tem acesso a todas as informações e serviços para encontrar um emprego.

CIEE

CIEE
CIEE

O Centro de Integração Empresa-Escola, ou CIEE, como o próprio nome já diz, promove a integração entre estudantes e empresas.

Em suma, o CIEE é uma associação, sem fins lucrativos, que cria oportunidades de trabalho para estudantes brasileiros. Com isso, eles podem participar de treinamentos e programas de estágio e aprendizagem.

Para isso, o CIEE disponibiliza vagas de emprego com carga horária reduzida que deve ser complementada com algum tipo de estudo.

Por focar na integração entre os estudantes e as empresas, esse serviço está destinado para alunos do ensino médio, técnico e superior.

Além disso, é a opção ideal para quem está começando no mercado de trabalho e ainda não tem experiência. Isso porque, o CIEE tem o objetivo de garantir que você consiga entrar no mercado e possa ter seu primeiro emprego usando sua carteira de trabalho digital.

Se você quer conseguir seu primeiro emprego pelo CIEE, precisa preencher um formulário, fazer um teste comportamental e ainda gravar um vídeo currículo, para que as empresas te conheçam.

Enfim, como você pode ver acima, hoje em dia, você pode enviar currículos e conseguir emprego sem sair de casa. Além disso, tem acesso a empresas do Brasil inteiro por meio de alguns cliques.

Mas, antes de sair procurando por empregos, você precisa ter a sua carteira de trabalho digital e também a física, não se esqueça!

Por fim, caso você queira saber mais sobre como procurar empregos online e mesmo para ter acesso a outras opções de sites, não deixe de conferir o artigo que fizemos especialmente sobre isso. Para facilitar, já deixamos ele aqui embaixo para você.

Sobre o autor

Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Comparação do cartão Nubank a outras opções de forma detalhada

O cartão nubank oferece conta digital e isenção de anuidade. Mas existem outras opções similares, como C6 Bank e Inter. Veja a comparação!

Continue lendo
content

Transforme gastos no cartão em investimentos com o BTG+

Com a conta e o cartão BTG+, você recebe cashback para investir e, assim, consegue transformar os gastos em investimentos. Saiba como funciona.

Continue lendo
content

Empréstimo sem comprovação de renda: como conseguir

É possível pedir um empréstimo sem comprovação de renda, então, confira aqui como fazer um bom negócio e o que fazer para ser aprovado!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Governo estuda um Auxílio Permanente de R$1.200,00 para mulheres chefes do lar

O Governo Federal criou um novo auxílio para mulheres chefes de família em situação econômica vulnerável. Confira mais aqui!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito C6 MEI

Conheça o cartão de crédito C6 MEI sem anuidade e aproveite as suas principais vantagens, como cobertura internacional e programa de pontos.

Continue lendo
content

Como abrir conta na corretora Vitreo

Na Vitreo você abre sua conta em corretora de valores pelo site e pode aproveitar os fundos exclusivos para investir. Veja como abrir a conta.

Continue lendo