Finanças

Como simular financiamento Caixa?

O financiamento Caixa oferece ótimas condições de crédito para você conquistar o seu imóvel residencial. Que tal saber como simular o seu financiamento? Então, continue a leitura e confira!

Anúncios

por Tathiane Mantovani

19/04/2021 | Atualizado em 05/07/2021

Conheça o financiamento Caixa

Conheça o financiamento Caixa. Fonte: Caixa.
Conheça o financiamento Caixa. Fonte: Caixa.

Se o seu sonho é ter uma casa própria ou melhorar as suas condições de vida. Que tal conhecer o financiamento Caixa? Ele é uma ótima opção para quem pretende comprar, construir ou reformar um imóvel. 

Esse financiamento oferece quatro modalidades de crédito que atendem cada perfil de cliente. Assim como tem a possibilidade de usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para amortizar as prestações mensais.

Se você tem dúvidas sobre como funciona o processo de simulação do financiamento habitacional, continue a leitura e confira o passo a passo para conhecer as condições de crédito. Acompanhe!

Anúncios

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira pública com mais de 160 anos de história. Ela foi criada por Dom Pedro II e desde então fomenta o desenvolvimento econômico e social do país.

Além de oferecer produtos e serviços financeiros, como cartões de crédito, investimentos, poupança, conta corrente, seguros, empréstimos, financiamentos, entre outros. Ela também é uma agente das políticas públicas do Brasil.

Por isso, a Caixa é responsável pelo FGTS, Programa de Integração Social (PIS), Seguro-Desemprego, FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), financiamento habitacional, entre outros benefícios sociais e previdenciários.

Atualmente, esta instituição financeira de grande porte está consolidada no mercado e pode ser considerada um dos principais bancos brasileiros. Ademais, dentre os seus produtos financeiros temos o financiamento habitacional que pode atender ao perfil de públicos diferentes.

Como funciona o financiamento Caixa?

O financiamento habitacional da Caixa é uma ótima chance de você conquistar seus sonhos. Por isso, existem diversas opções de financiamento. Dentre eles podemos destacar:

  • Aquisição de Imóvel Novo;
  • Construção;
  • Aquisição de Imóvel Usado;
  • Aquisição de Terreno;
  • Empréstimo Garantido por Imóvel;
  • Imóveis Caixa;
  • Reforma e/ou Ampliação.

Para contratar esse produto financeiro o primeiro passo é fazer a simulação no site da Caixa ou no app Habitação Caixa. Assim, é possível descobrir as condições de crédito, ou seja, a taxa de juros, bem como o valor e a quantidade de parcelas.

Em seguida, você precisa comparecer até uma agência da Caixa ou um correspondente Caixa Aqui com a sua documentação. É nesse momento que o gerente verifica se você tem a possibilidade de usar o FGTS, assim como identifica qual é a melhor modalidade de crédito de acordo com o seu perfil.

O próximo passo é a análise de engenharia, ou seja, a Caixa vai até o imóvel avaliar o valor de venda e as condições de uso. Se estiver tudo certo, deve-se assinar o contrato e registrá-lo no cartório de imóveis.

Por fim, o dinheiro é liberado para que você possa concretizar a opção de financiamento escolhida. Mas não se esqueça de fazer um planejamento financeiro para conseguir cumprir com o pagamento das parcelas mensalmente.

Ademais, você pode usar o FGTS de três formas no financiamento Caixa: na compra de imóveis e construção, na amortização ou liquidação do saldo devedor ou no pagamento de parte do valor das prestações.

Conheça o Cartão Caixa Consignado

Está com o nome sujo? O cartão Caixa Consignado pode ser a solução, com juros reduzidos e cobertura internacional. Confira!

Anúncios

Quais as taxas e condições de pagamento?

Quais as taxas e condições de pagamento? Fonte: Pexels.
Quais as taxas e condições de pagamento? Fonte: Pexels.

As taxas de juros e as condições de pagamento do financiamento Caixa mudam de acordo com a modalidade de financiamento escolhida. As 4 modalidades utilizam recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos – SBPE. A seguir, você pode conhecer cada uma delas. Acompanhe!

Crédito Imobiliário Poupança Caixa

Nesta modalidade as prestações não são fixas, pois elas variam de acordo com a remuneração da poupança. Já a taxa de juros, tem uma parte fixa que varia de 3,35% a 3,99% a.a mais uma parte variável.

Ademais, essa última parte varia de acordo com os rendimentos da poupança. Nesse caso, a parte variável é 70% da SELIC, quando a taxa SELIC for igual ou menor que 8,5% a.a. ou 6,17% ao ano, quando a taxa SELIC for superior a 8,5% a.a.

Portanto, quanto menor o rendimento da poupança, menor é a taxa de juros e, consequentemente, menor é o valor das parcelas do financiamento.

Crédito Imobiliário com TR

Já na modalidade de financiamento corrigida pela taxa referencial, a prestação também não é fixa, pois ela varia de acordo com a TR. Esse é o crédito imobiliário mais tradicional do mercado, com taxas de juros que variam entre TR + 6,25% a.a. e TR + 8,00%.

Crédito Imobiliário com Taxa de Juros Fixa

Nesta modalidade o valor da prestação é igual do início ao fim do contrato, ou seja, é uma parcela fixa. Isso acontece porque a taxa de juros aplicada ao valor da dívida não tem correção mensal. Nesse caso, as taxas de juros variam entre 8,00 a.a. e 9,75% a.a.

Infelizmente, as parcelas costumam ser mais altas em comparação com as outras modalidades de crédito. Em compensação, você tem a segurança de que todos os meses vai pagar o mesmo valor de financiamento.

Crédito Imobiliário com IPCA

Por fim, temos o financiamento corrigido pelo índice inflacionário. Nesse caso, é utilizado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, mais conhecido como IPCA. As prestações não são fixas, já que variam de acordo com o índice.

Esse tipo de modalidade de crédito é indicada para pessoas que têm renda fixa ou que pretendem liquidar o contrato com antecedência. Por isso, se você se encaixa neste perfil pode escolher essa modalidade de crédito.

Conheça o empréstimo pessoal Caixa

O empréstimo pessoal da Caixa permite que você parcele em até 60x e tem limite pré-aprovado. Saiba mais sobre ele!

Quais os benefícios do financiamento Caixa?

Assim como os demais produtos e serviços financeiros da Caixa, o financiamento também apresenta vantagens. É muito importante analisá-las antes de fechar o negócio. 

Dessa forma, você tem a certeza de que escolheu a melhor forma de atender às suas necessidades. Diante disso, acompanhe, a seguir, os principais benefícios do financiamento Caixa. Vamos lá!

Várias opções de financiamento

A Caixa Econômica Federal oferece várias opções de financiamentos, como Aquisição de Imóvel Novo, Aquisição de Imóvel Usado, Aquisição de Terreno, Construção, Empréstimo Garantido por Imóvel, Imóveis Caixa, Reforma e/ou Ampliação. Dessa forma, é possível atender diversos públicos diferentes.

Possibilidade de escolher o sistema de amortização

No financiamento Caixa existe a possibilidade de escolher o sistema de amortização das prestações. Nesse caso, ele pode ser SAC ou PRICE. No primeiro as prestações são decrescentes e a amortização é constante. Já no segundo, as prestações são constantes e a amortização é crescente.

Processo de simulação online

Você consegue fazer o processo de simulação pelo site da Caixa ou pelo app Habitação Caixa. Diante disso, é possível comparecer na agência ou no correspondente Caixa Aqui com as condições de crédito em mãos.

Várias modalidades de crédito para escolher

É possível optar pelas seguintes modalidades de crédito: Crédito Imobiliário Poupança Caixa, Crédito Imobiliário com TR, Crédito Imobiliário com Taxa de Juros Fixa e Crédito Imobiliário com IPCA. Dessa forma, você tem mais chances de encontrar uma opção que caiba no seu bolso.

Possibilidade de usar o FGTS

Você pode usar o FGTS de três formas no financiamento Caixa: na compra de imóveis e construção, na amortização ou liquidação do saldo devedor ou no pagamento de parte do valor das prestações. Ademais, o FGTS pode ajudar a amenizar as parcelas do crédito. 

Como simular o financiamento Caixa?

Como simular o financiamento Caixa? Fonte: Pexels.
Como simular o financiamento Caixa? Fonte: Pexels.

Primeiramente, é possível fazer a simulação do financiamento Caixa pelo site ou pelo app Habitação Caixa. Vamos apresentar o passo a passo para você fazer esse processo em ambos os casos. Acompanhe!

Simulador Habitacional Caixa

Para usar o Simulador Habitacional Caixa basta acessar o site da Caixa Econômica Federal e clicar em “Habitação”. Em seguida, clique em “Fazer uma simulação”. Feito isso, preencha a opção de financiamento, o valor e a localização do imóvel.

Na sequência, informe o seu CPF, número de telefone celular, a renda bruta familiar mensal, e a data de nascimento. Assim como responda algumas perguntas e escolha a opção de modalidade de financiamento.

Após esse processo, vão aparecer na tela as condições de crédito, ou seja, a taxa de juros,  o sistema de amortização, o Custo Efetivo Total (CET), o valor e a quantidade de parcelas, entre outras informações pertinentes.

Ademais, você pode imprimir essas informações e, em seguida, comparecer até uma agência da Caixa ou um correspondente Caixa Aqui para finalizar o processo de contratação do produto financeiro.

App Habitação Caixa

No caso do app Habitação Caixa, você precisa baixá-lo no Google Play ou na Apple Store. Após instalá-lo, clique na opção “Simulador”. Em seguida, informe a opção de financiamento, bem como o valor aproximado e a localização do imóvel.

Feito isso, preencha o seu CPF, número de celular, data de nascimento e renda familiar. Assim como informe se tem registro no FGTS, se é servidor público e se deseja abrir uma conta na Caixa.

O próximo passo é escolher a modalidade do financiamento e aceitar os termos de uso. Após esse processo, aparecerá na tela as condições de crédito. Por fim, você pode baixar o resultado ou fazer uma nova simulação.

Mas lembre-se de que para finalizar o processo de contratação é necessário comparecer em uma agência da Caixa ou um correspondente Caixa Aqui com a simulação e a sua documentação em mãos.

Então, podemos concluir que o financiamento oferecido pela Caixa Econômica Federal é uma ótima opção para quem pretende comprar, construir ou reformar um imóvel. Já que ele oferece muitas opções e vantagens para os seus clientes.

Agora que você já conhece o processo de simulação do financiamento Caixa, que tal conferir as principais opções de cartões de crédito do banco? Então, clique no conteúdo recomendado e confira!

Quais as opções de cartão de crédito caixa?

A Caixa Econômica Federal oferece muitos produtos e serviços financeiros. Dentre eles podemos destacar as opções de cartão de crédito Caixa. Confira!

Sobre o autor

Tathiane Mantovani

Jornalista (Mtb 0012333/PR), Estrategista de Conteúdo, Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com mais de 9 livros publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Estudante de Jornalismo e Publicidade. Bacharel em Administração. Especialista em Marketing de Conteúdo, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Psicopedagogia Institucional. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros técnicos.

Em Alta

content

Manauara de 11 anos lança livro para incentivar a educação financeira para crianças

Jovem manauara de 11 anos lança obra sobre educação financeira para crianças e a importância de aprender sobre o tema ainda na infância.

Continue lendo
content

Veja como funciona a construção de limite de crédito no cartão Nubank

Agora, clientes que possuem restrições no nome tem a possibilidade de iniciar uma construção de limite Nubank através de um sistema pré-pago!

Continue lendo
content

Conheça o projeto Brasil Sorridente 2022

Você já conhece o projeto Brasil Sorridente? O seu intuito é proporcionar saúde odontológica aos participantes. Leia aqui e saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão Bradesco Visa Platinum: o que é o cartão Bradesco Visa Platinum?

O cartão Bradesco Visa Platinum tem ótimos programas de recompensas. Quer saber mais sobre ele? Então, leia este post e confira!

Continue lendo
content

Como aumentar limite PIX Caixa Tem

É usuário da conta Caixa Tem e quer aumentar o limite de transações PIX? Leia o artigo de hoje e descubra se na prática isso é possível.

Continue lendo
content

Como abrir conta na corretora Binance

Para abrir conta na corretora Binance você precisa preencher um cadastro no site ou aplicativo. Depois, para investir, é só fazer um depósito.

Continue lendo