Cartões

Como aumentar o limite do seu cartão de crédito

Você tem um cartão, mas o limite não é suficiente. Que tal aprender a aumentar o limite do seu cartão de crédito? Então, continue a leitura deste post e confira!

Anúncios

por Tathiane Mantovani

Publicado em 02/03/2021

Aumente o limite do seu cartão em 2021

Mas, afinal, como aumentar o limite do seu cartão em 2021? Fonte: Unsplash.
Mas, afinal, como aumentar o limite do seu cartão em 2021? Fonte: Unsplash.

O limite do cartão de crédito costuma ser o grande vilão na vida das pessoas que não sabem controlar os seus gastos, não é verdade? Mas se você usá-lo com consciência, ele pode se tornar um grande aliado nas suas compras parceladas. Diante disso, que tal aumentar o limite do seu cartão de crédito?

Isso mesmo! Existem algumas dicas que podem ajudar você a conquistar um limite maior para fazer suas compras com mais praticidade e menos burocracia. Lembre-se de que o limite é apenas um crédito oferecido pelo banco.

Então, você deve devolvê-lo por meio do pagamento da fatura. Esse processo deve ser feito dentro do vencimento para que você não tenha que pagar o famoso crédito rotativo. Portanto, se você utilizar o limite com discernimento não terá problemas com inadimplência.

Quer saber mais sobre como aumentar o limite do seu cartão em 2021? Então, continue a leitura deste texto e confira todas as informações que separamos para você. Acompanhe!

Anúncios

Como o limite do cartão de crédito é definido pelos bancos?

Mas, afinal, como é definido o limite do cartão? Fonte: Unsplash.
Mas, afinal, como é definido o limite do cartão? Fonte: Unsplash.

Mas, afinal, o que é limite do seu cartão de crédito? É um valor determinado pelo banco ou pela operadora do cartão que fica disponível para que você possa utilizá-lo até o fechamento da fatura. Portanto, conforme a pessoa faz suas compras à vista e parceladas esses valores são debitados no limite. Após pagar a fatura, demora em torno de 3 dias úteis para ele ser liberado de novo.

Você deve estar se perguntando: como o limite do cartão de crédito é definido? Cada instituição financeira tem os seus critérios para a formação desse valor, mas, de maneira geral, eles consideram a renda, a capacidade de pagamento, o comprometimento com a renda, nível de endividamento e o histórico de pagamentos.

Por isso, quando este produto financeiro é solicitado, os bancos pedem a sua documentação para comprovação da renda, que inclui declaração do imposto de renda, holerite, extrato bancário, entre outros. Em alguns casos, eles usam inteligência artificial para se conectar a sua conta bancária em outros bancos para ver suas movimentações.

Após esse estudo aprofundado, normalmente, a instituição financeira libera um limite de até 30% da sua renda mensal. Conforme você usa o cartão de maneira correta o seu limite do cartão de crédito pode aumentar automaticamente até chegar ao valor máximo, que é 70% da sua renda mensal.

Se você não sabe qual é o limite do seu cartão, basta consultar a fatura, o contrato ou o app do banco. Assim como pode ligar na central de atendimento ao cliente impresso no verso do plástico. É importante saber essa informação para conseguir controlar os gastos no cartão.

Porto Seguro Vantagens

O que é o crédito rotativo do cartão de crédito?

Se você já ficou no vermelho com o cartão de crédito, já usou o crédito rotativo, mas talvez não saiba o que ele é e como funciona.

O que precisa para aumentar o limite do cartão de crédito?

Como aumentar o limite do cartão? Fonte: Unsplash.
Como aumentar o limite do cartão? Fonte: Unsplash.

O aumento do limite do seu cartão de crédito pode acontecer de duas formas diferentes, ele pode ser automático ou solicitado. No caso do aumento automático, você precisa manter uma boa movimentação bancária, como fazer investimentos, efetuar a portabilidade do salário, contratar seguros, colocar contas básicas em débito automático, entre outros. 

Assim como pagar as faturas do cartão em dia, atualizar a sua renda e possuir Cadastro Positivo. Você também pode usar todo o valor do limite constantemente, essa manobra é arriscada, mas se você tem condições de pagar a fatura em dia, pode ser uma boa opção para indicar ao banco que você precisa de mais limite.

Vale destacar que a instituição financeira sempre faz a análise dos seus clientes para verificar quem tem a possibilidade de ter um aumento no limite. Por isso, se você está fazendo tudo que mencionamos acima, fique tranquilo! Em breve você receberá um aviso indicando que seu limite teve um aumento.

Outra forma de obter o reajuste do limite é fazer a solicitação no app, no internet banking ou no gerente do banco. Nesse caso, os banco digitais tem uma vantagem, pois eles facilitam esse processo. Já que oferecem ao cliente um simples botão para solicitação, como acontece no caso do Nubank.

Ademais, lembre-se de que o limite também pode diminuir. Isso acontece por solicitação do cliente ou automaticamente devido a inadimplência com relação às faturas do cartão. Por exemplo, se você ficou muitos meses sem pagar o cartão, isso representa um comportamento de alto risco para o banco. 

Então, mesmo que você pague as faturas por meio de parcelamento, o seu limite será menor para evitar problemas futuros. Mas nada impede que você adote bons hábitos de consumo para conseguir novamente um limite satisfatório.

Conheça o Cartão Open Bank

8 Dicas para controlar gastos no cartão de crédito

O cartão de crédito pode ver um verdadeiro vilão no seu orçamento financeiro. Mas, não precisa ser! Saiba como controlar os gastos no cartão de crédito.

Anúncios

Quanto tempo leva para aumentar o limite do seu cartão de crédito?

Quanto tempo leva para aumentar o limite do seu cartão de crédito? Fonte: Unsplash.
Quanto tempo leva para aumentar o limite do seu cartão de crédito? Fonte: Unsplash.

O processo de solicitação e autorização para aumentar o limite do seu cartão de crédito, assim como a análise que o banco faz para que isso aconteça automaticamente. Não tem um tempo estimado, já que ele pode variar de pessoa para pessoa.

É importante mencionar que você não pode ficar pedindo o aumento do limite de maneira constante, pois isso pode prejudicar a sua imagem diante do banco e dos órgãos de proteção ao crédito. 

Lembre-se de que você precisa se organizar para solicitar o aumento do limite a cada 6 meses. Assim como não peça mais limite se você não terá condições de pagar as faturas posteriormente. Nesse caso, continuar solicitando os reajustes pode ser um tiro no pé. 

7 dicas para aumentar o limite do seu cartão de crédito

7 dicas para aumentar o limite do seu cartão de crédito. Fonte: Unsplash.
7 dicas para aumentar o limite do seu cartão de crédito. Fonte: Unsplash.

Agora chegou o momento de conversarmos sobre as dicas para aumentar o limite do seu  cartão de crédito. Se você segui-las, as suas chances de conquistar esse objetivo são maiores. Então, continue a leitura e confira!

1. Tenha contas no seu nome

Tenha contas no seu nome
Tenha contas no seu nome. Fonte: Pexesl.

Você precisa ter contas básicas no seu nome, como água, luz, telefone, gás, entre outras. Esse comportamento demonstra comprometimento e confiabilidade, que, por sua vez, são características muito valorizadas pelos credores.

Portanto, procure os órgãos responsáveis pelas contas e solicite o cadastro ou a transferência do serviço para o seu nome. Ademais, não se esqueça de pagá-las em dia, caso contrário todo o seu esforço não valerá a pena. 

2. Pague as contas de luz, água e telefone em dia

Deixe as contas em dia.
Pague todas as contas em dia. Fonte: Pexels.

Como vimos anteriormente, é essencial que você pague as contas básicas em dia, como luz, água, telefone, gás, Internet, entre outras. Para isso, faça um controle dos pagamentos em uma planilha ou, ainda, coloque essas contas em débito automático.

Essa última opção pode te ajudar duplamente, já que você vai quitar as dívidas em dia e, ao mesmo tempo, movimentar a sua conta bancária. Essas são duas boas práticas para conseguir aumentar o limite do seu cartão de crédito.

3. Limpe o seu nome

Descubra quando seu nome ficará limpo.
Seu nome ficará limpo depois que pagar as dívidas. Fonte: Unsplash

É muito importante que você mantenha o seu nome limpo nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC e Boa Vista. Por isso, faça pesquisas do seu CPF nesses bureaus de crédito. Dessa forma, você consegue saber quais são as suas dívidas.

Além disso, é possível participar de feirões ou, ainda, usar os sites de negociação fornecidos pelos órgãos ou pela associação comercial da sua região. Assim, você consegue renegociar a dívida e pagá-la para limpar o seu nome.

Consulte a situação do seu CPF no app do Boa Vista

Boa Vista é uma empresa que te permite consultar seus dados como pagador através do seu CPF. Confira se o seu nome está sujo e limpa agora mesmo.

4. Atualize seus dados bancários

Atualize seus dados bancários
Atualize seus dados bancários. Fonte: Pexels.

Outra dica importante, que pode te ajudar a aumentar o limite do seu cartão de crédito é fazer a atualização dos seus dados bancários. Para isso, você precisa acessar o site ou o app do banco ou, ainda, comparecer na agência.

Isso mostra que você tem compromisso com o banco, bem como fornece todas as informações necessárias para que ele possa fazer a análise do seu perfil e oferecer os melhores produtos e serviços financeiros.

Por isso, não deixe os dados desatualizados ou incompletos, especialmente, aqueles relacionados com a sua renda, o seu estado civil e o seu endereço. No caso da renda, quanto mais informações você conseguir repassar por meio da sua documentação, maiores serão as suas chances de conseguir o aumento no limite.

Dentre esses documentos podemos destacar: declaração do imposto de renda, holerite, Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, entre outros. Lembre-se de que a renda e a capacidade de pagamento são fatores determinantes para a formação do valor do seu limite. Por isso, não deixe de atualizar essas informações constantemente junto ao banco.

5. Faça o Cadastro Positivo

Faça o Cadastro Positivo
Faça o Cadastro Positivo. Fonte: Pexels.

Mas, afinal, o que é Cadastro Positivo? Ele é uma espécie de currículo financeiro da pessoa. No qual consta todo o seu histórico de pagamento, ou seja, nesse cadastro aparece tudo que você pagou antecipado, no vencimento, atrasado ou, ainda, não pagou.

Antigamente, os bureaus de crédito registravam apenas as inadimplências, os protestos e os atrasos no pagamento. Mas com o tempo eles perceberam que também era necessário apresentar o lado positivo dos consumidores.

Dessa forma, tanto as empresas quanto as instituições financeiras podem consultar essas informações para saber qual é o seu nível de assiduidade no pagamento das contas. Todos os órgãos de proteção ao crédito oferecem o Cadastro Positivo.

Vale destacar que desde 2019, não é necessário fazer o cadastro deste serviço, já que ele é feito automaticamente para todos os brasileiros. Mas, se você não quer que as suas informações sejam compartilhadas, basta solicitar o cancelamento do serviço.

6. Utilize o cartão com sabedoria

Utilize o cartão com sabedoria
Utilize o cartão com sabedoria. Fonte: Google.

Você precisa usar o cartão de maneira consciente. Vale destacar que ao usar o cartão é necessário reconhecer que ele é um crédito oferecido pelo banco e, portanto, não faz parte da sua renda mensal. 

Por isso, faça o planejamento financeiro antes de sair gastando todo o limite do seu cartão de crédito. Dessa forma, você tem maior probabilidade de conseguir quitar a fatura no início do mês.

Ademais, uma forma de demonstrar para o banco ou para a operadora do plástico que você precisa de reajuste é gastar o limite máximo. Diante disso, eles percebem que você precisa de mais crédito. 

Mas lembre-se de que essa é uma manobra de risco, especialmente, se você não tem dinheiro para pagar posteriormente o cartão. Por isso, tenha muito cuidado para não extrapolar o limite constantemente e perder o controle do pagamento das faturas.

Também não se esqueça que o parcelamento da fatura envolve o crédito rotativo, que, por sua vez, tem uma das maiores taxas de juros do mercado financeiro. Vale destacar ainda que o pagamento integral da fatura aumenta seus pontos com a instituição financeira no momento análise para aumentar o limite do seu cartão.

O uso consciente do cartão também inclui não emprestar o seu plástico para parentes e amigos. Já que se eles não honrarem o compromisso de pagar o que gastaram, esse dinheiro sairá do seu bolso. Por isso, evite esse comportamento.

7. Aumente o seu score de crédito

Aumente o seu score de crédito
Aumente o seu score de crédito. Fonte: Pexels.

Agora chegamos a nossa sétima e última dica para aumentar o limite do seu cartão de crédito. Ela é muito importante para você conseguir qualquer tipo de produto ou serviço de crédito no mercado.

Por isso, monitore o seu score de crédito para saber como está a sua pontuação. Lembre-se de que ele é um número que indica se você é um bom ou mau pagador. O score pode variar entre 0 e 1000 pontos.

Sendo que até 300 pontos você apresenta alto risco de inadimplência, de 300 a 700 risco médio e acima de 700 pontos o seu risco de não honrar com seus compromissos junto aos credores é baixo.

Portanto, quanto maior for o seu score de crédito, melhor é o seu perfil como pagador. Dessa forma, você tem mais chances de conseguir fazer compras parceladas, bem como obter cartão de crédito, empréstimos, financiamentos, entre outras modalidades de crédito.

Essa pontuação é feita com base no seu histórico de pagamento e no relacionamento com o mercado. Existem algumas dicas que podem te ajudar a aumentá-la, como: não fazer muitas solicitações de cartão de crédito ou empréstimo, evitar consultar o seu CPF constantemente, quitar ou antecipar o pagamento das dívidas, pagar as contas básicas em dia, entre outros.

Lembre-se de que o seu score de crédito pode ajudar a demonstrar para o banco o seu nível de confiabilidade. Isso alavanca as suas chances de conseguir o seu objetivo que é aumentar o limite do seu cartão de crédito.

Agora que você já sabe o que fazer em relação ao limite, que tal conhecer os principais elementos que podem baixar o seu score de crédito? Então, veja, a seguir, o artigo que a nossa editora recomendou especialmente para você. Boa leitura!

Veja 7 dicas interessantes de como aumentar score em 2021.

Elementos que mais baixam seu score de crédito

Se você está com o score baixo e não sabe o motivo, que tal conhecer os principais elementos que mais baixam seu score de crédito? Leia este post e confira!

Sobre o autor

Tathiane Mantovani

Estrategista de Conteúdo, Redatora SEO e Escritora com mais de 9 livros publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Estudante de Jornalismo. Bacharel em Administração. Especialista em Marketing de Conteúdo, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Psicopedagogia Institucional. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros técnicos.

Em Alta

content

Descubra como ativar o WhatsApp Pay na conta

Você conhece o WhatsApp Pay? Por meio dele, é possível fazer transações de pagamento de maneira intuitiva. Leia este post e saiba mais!

Continue lendo
content

Como abrir conta Inter Kids

A conta Inter Kids oferece inúmeros benefícios para a garotada, além de possuir um processo de solicitação fácil e gratuito. Veja!

Continue lendo
content

Qual melhor banco para empresa em 2021

Se você busca uma alternativa segura e cheia de benefícios para o seu negócio, clique aqui e conheça as opções de melhor banco para empresa.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça a conta Santander Select

A conta corrente Santander Select possui soluções financeiras adaptadas para cada cliente e dá acesso a serviços internacionais. Saiba mais.

Continue lendo
content

Blu365: como negociar dívidas em 2022

Está com algumas dívidas e não sabe o que fazer? Conheça a plataforma Blu365, ela é especializada em negociação de dívidas!

Continue lendo
content

Entenda como aproveitar a alta das commodities para investir em 2022

Depois da impressionante recuperação das commodities no início de 2022, alguns especialistas estão recomendado investimentos em ETFs.

Continue lendo