Aplicativos
Cuidado! Novo golpe no WhatsApp promete PIX instantâneo de valores esquecidos em bancos
Sempre que é criado um novo benefício, logo em seguida é criado também um novo golpe para furtar informações privadas dos cidadãos brasileiros. A novidade da vez chega pelo WhatsApp e oferece a consulta do SVR para saque instantâneo. Veja mais a seguir.
Anúncios
Circulando desde o final de janeiro na plataforma, a mensagem diz ser do Registrato do Banco Central e apresenta um link oferecendo a consulta do resgate.
Um novo golpe está circulando pelo aplicativo de mensagens mais popular do planeta. Estelionatários estão enviando uma mensagem acompanhada de um link via WhatsApp para liberar dinheiro esquecido em bancos! A mensagem em questão diz se tratar do Registrato do Banco Central e induz o usuário a clicar em um endereço para a consulta de valores a receber, com a promessa de saque instantâneo via PIX em caso positivo.
No entanto, de acordo com a apuração do portal de notícias G1 junto ao BC, o comunicado é falso e não possui qualquer relação com a instituição. O veículo de notícias online da Globo desmascarou a mensagem e o link oferecidos através do website Fato ou Fake com o uso da ferramenta Psafe. O recurso analisou o link enviado pelo WhatsApp e apontou características suspeitas, classificando o endereço como potencialmente perigoso.
No último dia 27 de janeiro, o Banco Central emitiu um alerta em relação ao golpe através de uma nota oficial. Nela, a entidade informa que não entra em contato com os cidadãos por meio de mensagens e que a solicitação do resgate no sistema de Valores a Receber é feita somente pelo site oficial do programa através de login com usuário e senha individuais. Além disso, os valores disponíveis serão depositados diretamente em conta pelas instituições financeiras responsáveis.
Golpes Whatsapp: como se precaver
Veja o que você deve fazer para não cair nos golpes propagados pela plataforma de mensagens WhatsApp.
Registrato do Banco Central e Sistema Valores a Receber
Pois bem, o Registrato funciona como um relatório que informa todas as relações que um indivíduo tem ou já teve com as instituições financeiras, e é disponibilizado de forma gratuita pelo Banco Central. Já o Sistema Valores a Receber (SRV) é uma nova funcionalidade do site Minha Vida Financeira e foi lançado no dia 24 de janeiro deste ano.
O recurso oferece ao usuário consultar valores esquecidos em contas bancárias e solicitar a restituição junto ao BC. De acordo com a entidade financeira, existem cerca de R$8 bilhões de reais disponíveis para retirada em contas encerradas onde o valor residual não foi sacado.
Entretanto, é necessário passar por todo um processo de cadastramento no Registrato antes de obter todas as informações referentes às quantias esquecidas. Dessa forma, qualquer mensagem recebida no WhatsApp para liberar dinheiro esquecido em bancos deve ser descartada.
Em Alta
Os 9 piores cartões de crédito que você deveria evitar!
Os piores cartões de crédito vão desde opções simples como o Caixa SIM até cartões exclusivos como Safra Black. Confira 9 deles aqui!
Continue lendoInvestir no C6 Bank: como funciona
Aprenda como funciona investir no C6 Bank e confira as opções disponíveis que vão desde ações e FIIs até CDBs com liquidez diária. Veja!
Continue lendoCartão Visa Signature ou Cartão Visa Infinite: qual o melhor?
Conheça aqui mais sobre o cartão Visa Signature ou cartão Visa Infinite, e descubra qual dos dois tem as melhores vantagens para você.
Continue lendoVocê também pode gostar
Deudai: o que é e como funciona
Está com problemas e ficou sem liquidez para pedir crédito pessoal? Então, conheça a plataforma Deudai que te ajuda a solucionar seu problema.
Continue lendoComo obter o Subsídio por Adoção
Descubra como obter o Subsídio por Adoção e garanta o valor necessário para a qualidade de vida da sua família. Saiba mais aqui!
Continue lendoComo solicitar o Crédito Pessoal Montepio
Veja como ter para si o Crédito Pessoal Montepio em que você pode solicitar até 10.000€ sem sair de casa e usar o dinheiro como preferir.
Continue lendo