Dicas

Como solicitar crédito para obras

Precisa renovar a sua morada, mas está com o orçamento apertado para isso? Então confira, a seguir, como solicitar um crédito para obras e, assim, deixar sua casa do jeito que sempre imaginou.

Anúncios

por Fernanda Weber

Publicado em 07/04/2022

Crédito para obras: confira o que fazer para deixar sua casa como sempre sonhou

Confira como solicitar o crédito para renovar a sua morada. Fonte: Pexels.
Confira como solicitar o crédito para renovar a sua morada. Fonte: Pexels.

O crédito para obras é a solução perfeita para quem quer renovar o lar e não tem todo o montante necessário. Seja para botar a casa abaixo e reformar tudo seja para fazer reparos pontuais, esse tipo de empréstimo ajuda muito. Por isso, saber como solicitar crédito para obras é essencial.

É exatamente isso que vamos te mostrar!

Afinal, sabemos que um imóvel sempre precisa de intervenções que ajudam a dar mais conforto para quem vive nele. 

Além disso, ao adquirirmos nossa casa, nem sempre podemos comprar exatamente como gostaríamos por conta dos preços. Então, saber como ter ajuda na hora dos reparos para deixar o lar mais acolhedor facilita muito o processo.

Diante disso, que tal aprender como ter crédito extra para renovar a pintura e deixar sua morada com cara de revistas?

Para isso, fique conosco e descubra quando, como e onde aderir a este tipo de empréstimo.

Anúncios

Quando solicitar crédito para obras?

Quando compramos uma casa usada ou moramos na mesma residência por muito tempo, sabemos que alguns reparos são fundamentais. Afinal, o tempo vai deixando suas marcas nas paredes, pisos, móveis e aberturas.

Mas, como saber qual é a hora certa para solicitar crédito para obras?

Então, não existe uma resposta mágica para essa pergunta. Todavia, se você tem condições de solicitar um crédito, sabendo que ele não vai representar um grande esforço familiar ou quando reparos são essenciais são duas formas de saber a tal ‘hora certa’.

Em outras palavras, o crédito para obras é ideal para situações em que você precisa, pode ou quer:

  • fazer adaptações quando a família cresce;
  • renovar a pintura;
  • mudar as portas e janelas;
  • remodelar as paredes;
  • trocar o piso;
  • cuidar da parte elétrica;
  • melhorar a classificação energética;
  • mudar as decorações e mobílias.

Além disso, quando não há dinheiro para comprar a morada dos sonhos no lugar ideal ou quando construir do zero não é uma opção, o crédito para obras entra para ajudar. Com ele, você faz os reparos necessários e deixa sua residência do jeito que sempre imaginou.

Mas, antes de solicitar o seu, lembre-se de que seu nome deve estar sem restrições na Central de Responsabilidades de Crédito. Para saber se você não tem dívidas esquecidas em aberto, pode conferir seu mapa de responsabilidades.

Como obter o seu Mapa de Responsabilidades

O Mapa de Responsabilidades de Crédito é um documento que dá um panorama geral a respeito de todos os créditos que você tenha em seu nome. Confira como obter.

Quais as opções de empréstimo para obras disponíveis?

Dependendo de como e onde você solicitar o crédito para obras, ele terá um outro nome. Isso porque, alguns bancos trabalham com crédito associado a pequenos reparos, recheio do lar e renovações. Outros, por sua vez, trabalham com a modalidade de crédito hipotecário.

Assim sendo, nas instituições de Portugal você pode se deparar com nomes como: crédito para obras, crédito hipotecário, crédito habitação para obras, crédito pessoal para reformas, entre outros.

Mesmo com essas denominações diferentes, podemos dizer que existem, basicamente, duas opções de empréstimos para renovação do lar:

  • Crédito hipotecário: nesse caso, o financiamento para obras tem como garantia um imóvel que esteja no nome dos titulares, criando uma hipoteca. Para aderir a este crédito, você tem mais burocracias. Porém, tem acesso a juros menores e prazo de reembolso alargado;
  • Crédito pessoal para obras: nesse modelo, a adesão é bem mais simples pois é parecida com a de um crédito pessoal normal. Mas, por conta disso, as taxas de juros são maiores e o prazo para quitar as prestações é menor.

Como são duas opções diferentes, você precisa avaliar qual a melhor alternativa para solicitar o seu crédito para obras. Por exemplo, se ainda não tem um imóvel em seu nome, não conseguirá aderir ao crédito hipotecário para obras. 

Outras questões para levar em consideração são:

  • Taxas de juros;
  • Montante necessário para a reforma;
  • Prazo de reembolso;
  • Montante Total Imputado ao Crédito (MTIC), disponível sempre das Fichas de Informação Normalizadas (FIN) que os bancos são obrigados a apresentar após a simulação de crédito.

Anúncios

Quais são os documentos necessários?

Confira os documentos essenciais para começar sua obra. Fonte: Pexels.
Confira os documentos essenciais para começar sua obra. Fonte: Pexels.

Para que você possa solicitar um crédito para obras, primeiro, precisa estar em dia com seus débitos em aberto. Nesse sentido, o ideal é não ter incumprimentos junto ao estado e nem outra instituição.

Além disso, precisa ter mais de 18 anos e residir em Portugal.

Cumpre esses requisitos?

Então confira os documentos essenciais na hora de pedir seu empréstimo para reformular sua morada:

  • Documento de identificação: cartão de cidadão, bilhete de identidade ou autorização de residência acompanhado de cartão de contribuinte (se for estrangeiro);
  • Comprovativo de morada: pode ser qualquer recibo de água, luz, comunicação, gás, etc;
  • Comprovativo de rendimentos: muda de acordo com o tipo de atividade que você exerce. Se trabalha para outrem, precisa dos recibos dos últimos vencimentos. Se é sócio/proprietário de empresa ou trabalha por conta, pode apresentar a última declaração de IRS (confira abaixo como obtê-la). Por fim, para reformados e pensionistas, o último comprovante do subsídio serve para provar rendimentos.
  • Documento que comprove seu IBAN.

Como o processo para solicitar crédito para obras muda um pouco de banco para banco, pode ocorrer de uma instituição pedir alguns documentos adicionais. 

Por exemplo, o banco pode solicitar um extrato do seu Mapa de Responsabilidades. Ademais, se usar o crédito hipotecário, serão exigidos documentos do imóvel.

Por fim, é provável que você precise também de um orçamento de obras emitido por um escritório especializado. Esse documento não é obrigatório para todas as obras, mas, se você quiser fazer ampliações ou demolir paredes, precisará da assinatura de um profissional responsável.

Como obter a sua declaração de IRS mais recente

O IRS é o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares e, em Portugal, é responsável por demonstrar que você está em dia com os pagamentos ao estado. Veja como obter

Passo a passo para aderir ao crédito para obras

Veja o passo a passo para ter o seu crédito. Fonte: Pexels.
Veja o passo a passo para ter o seu crédito. Fonte: Pexels.

Seja para obras de reforma ou de beneficiação da casa, o crédito para obras ajuda a deixar sua residência com cara de nova. 

Há alguns anos, esse tipo de crédito só estava disponível por meio das agências tradicionais. No entanto, com o passar dos anos e o aumento da tecnologia, atualmente tem como solicitar crédito para obras online.

Assim sendo, tanto para crédito tradicional no balcão quanto para o digital, o passo a passo de adesão funciona mais ou menos assim:

  1. Primeiro, você precisa comparar diferentes tipos de créditos em instituições diferentes. Para isso, pode usar os simuladores online. Bancos como o Cetelem, Novo Banco, Santander e Cofidis, por exemplo, têm ótimos simuladores virtuais;
  2. Em segundo lugar, você escolhe aderir àquele que tiver o menor MTIC e as melhores condições;
  3. Em seguida, solicita análise de crédito, para que o banco avalie a solvabilidade do seu crédito e os riscos de lhe emprestar o dinheiro;
  4. Assim que a instituição lhe der o ok, você pode enviar os documentos;
  5. Depois disso, o banco libera o montante na conta à ordem que você definir como destino. Alguns bancos não exigem que você abra uma conta para poder solicitar crédito, no entanto, você precisa ter outra conta para domiciliar este crédito. 

Agora, se além de obras você quer um crédito para usar na sua habitação de forma livre, o crédito multifunções oferece condições muito boas. Nesse sentido, você pode conhecer mais sobre essa modalidade de crédito em que você não informa o destino do dinheiro. Para isso, continue a leitura com o guia que nossa equipe já preparou.

como funciona o crédito habitação multifunções

Crédito Habitação Multifunções: como funciona

O crédito habitação multifunções é um tipo de empréstimo para você concluir contruções, fazer obras, rechear o lar e o que mais estiver precisando em casa. Saiba mais.

Sobre o autor

Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão de crédito Revolut Premium: o que é o Revolut Premium?

Conheça a conta e cartão Revolut Premium, um serviço fácil e simples para você ter mais vantagens e segurança enquanto viaja no estrangeiro.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Cetelem Black Plus

Com o cartão Cetelem Black Plus, você aproveita isenção de taxas e reembolso em restaurantes, supermercados e gasolineiras. Veja aqui como aderir.

Continue lendo
content

Recomendador Senhor Finanças – Conheça a Conta à Ordem CGD

Com a conta à ordem CGD, você tem acesso a um serviço multiprodutos que inclui transferências, cartões, seguros, créditos e muito mais. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão Pay pré-pago

Que tal solicitar o cartão Pay pré-pago totalmente online? Então, leia o nosso post e confira tudo sobre o passo a passo deste processo.

Continue lendo
content

Recomendador Senhor Finanças – Conheça o Cartão Monese

O cartão Monese tem a função de débito pré-pago. Com isso, não há faturas no final do mês e você paga somente pelo que comprar. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Cartão EuroBic Classic ou Cartão Miles & More Classic: qual o melhor?

Enquanto que o cartão EuroBic Classic tem os seguros como vantagens, o Miles & More conta com milhas aéreas. Descubra como escolher o seu aqui!

Continue lendo