Investimentos

Como minerar Bitcoins: passo a passo

Minerar Bitcoins requer uma quantidade significativa de conhecimento e recursos. Por isso, elaboramos um guia completo para explicar todos os passos desse processo e descobrir se é o investimento ideal para você. Acompanhe as informações em seguida.

Anúncios

Descubra o que precisa para colocar novos Bitcoins no mercado

Descubra como minerar Bitcoins para lucrar com essas transações. Fonte: Pexels.
Descubra como minerar Bitcoins para lucrar com essas transações. Fonte: Pexels.

As criptomoedas já não são mais nenhuma novidade no mercado de investimentos. Mas, você sabe como minerar Bitcoins e outros criptoativos?

Basicamente, para ter novos Bitcoins, precisa-se extraí-los de códigos matemáticos super complexos e, depois disso, o minerador ganha as criptomoedas.

Mas, como isso funciona? Quais as ferramentas para minerar? Quem pode fazer isso?

Para conferir as respostas para essas perguntas, leia o artigo abaixo.

O que é minerar Bitcoins?

A mineração de Bitcoins envolve complicados problemas matemáticos. Fonte: Pexels.
A mineração de Bitcoins envolve complicados problemas matemáticos. Fonte: Pexels.

Ouro, prata, diamante, e outros metais e pedras preciosas precisam ser minerados, ou seja, extraídos das minas.

Com o Bitcoin, é mais ou menos a mesma coisa. Para gerar novas criptomoedas, é preciso minerar. No entanto, o que muda é que o processo é todo digital. Afinal, ninguém precisa pegar uma picareta e entrar numa mina de fato!

Desse modo, minerar Bitcoins é como um processo de extração de novas moedas a partir de códigos criptografados. Assim sendo, para ter um novo Bitcoin, computadores com programas específicos, começam a resolver cálculos matemáticos.

A partir desses cálculos, novos Bitcoins entram no mercado e, quem conseguiu resolver o problema matemático, ganha como recompensa um pouco deste criptoativo.

Além disso, da mesma forma que os metais preciosos, os Bitcoins também são limitados a 21 milhões de unidades.

Na prática, isso significa que, cada vez mais, a extração fica mais cara e o fato de que vai acabar um dia faz com que o produto se valorize mais.

O que é necessário para minerar Bitcoins?

Sem dúvida, comprar Bitcoin e mantê-los em uma carteira já não é mais segredo (confira o link recomendado no final desta seção). Basta uma conta em corretora ou exchange e pronto.

Agora, como minerar Bitcoins ainda é um assunto complexo e que muita gente não tem noção dos custos e complicações envolvidas.

Em suma, para começar, seu computador pessoal, mesmo que tenha uma boa placa de vídeo, não conseguirá fazer a mineração.

Isso porque, para a extração da cripto, você precisa de um processador específico, além de manter a máquina ligada 24h por dia, consumindo muita energia elétrica.

Assim sendo, você vai precisar:

  • Aparelho ASIC Miner, um hardware exclusivo para minerar criptomoedas. Um bom ASIC Miner custa em torno de R$75 mil;
  • Sistema de refrigeração. Afinal, com a máquina funcionando a todo vapor por muito tempo, precisa ter algo que garanta a manutenção da temperatura;
  • Energia elétrica limpa. Quem vai minerar Bitcoin como estamos mostrando, obviamente sabe que precisa disso. Mas, entenda que, se tiver uma fonte de energia limpa, como a solar, por exemplo, seus custos diminuem bastante;
  • Carteira de criptos para guardar seus Bitcoins.

Onde investir em criptomoedas no Brasil?

Para investir em criptomoedas você pode apostar em ETFs na bolsa de valores ou abrir conta em uma exchange. Veja aqui suas melhores opções.

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

O que mais deve ser levado em consideração?

Como minerar Bitcoins sozinho é algo bem demorado, muitos mineradores se juntam no que chamamos de pools. 

Em síntese, um pool de mineração é um grupo em que vários computadores trabalham juntos para resolver os problemas matemáticos e extrair novas criptos.

Assim que conseguem atingir o objetivo, cada minerador recebe a quantidade proporcional à contribuição da sua máquina.

Ademais, antes de entrar nesse mercado de extração, considere mais dois detalhes importantes:

  1. O desgaste da máquina, afinal, ela trabalha bastante, então, esse custo precisa entrar na sua conta;
  2. O gasto com energia elétrica. Por isso, indicamos antes que o ideal é contar com uma fonte mais barata, que ajuda a economizar neste gasto.

Programas para mineração de Bitcoins

Além de toda parte de hardware de que falamos até agora, você também precisará de um software potente e adequado para o serviço. Isso porque, não tem como minerar Bitcoins sem isso!

Em suma, os softwares de mineração são os responsáveis por te conectar à rede blockchain para resolver os problemas matemáticos da extração. Ademais, existem diversas opções no mercado. 

Conheça brevemente os principais:

  • CGMiner: desenvolvido em linguagem de programação C, este é um dos mais tradicionais. Ele suporta vários pools de extração ao mesmo tempo, tem controle de refrigeração, monitora desempenho e capacidade de retorno, por exemplo;
  • EasyMiner: com interface gráfica, este programa é mais fácil para quem está começando. Em suma, o EasyMiner suporta vários tipos de mineração, não apenas de Bitcoin e você pode minerar sozinho ou em pools;
  • Multiminer: outra opção com interface gráfica, este software funciona muito bem no sistema Windows. Para Linux e MacOS, precisa de um software adicional. Além disso, ele conta com ferramentas para calcular desempenho e lucro. E você pode minerar em vários pools ao mesmo tempo.

Como minerar Bitcoins começando agora

Para começar a minerar Bitcoins, você precisa:

  1. Em primeiro lugar, montar o equipamento adequado;
  2. Escolher o software de mineração;
  3. Garantir a estabilidade da rede elétrica;
  4. Colocar o equipamento para funcionar.

Além disso, precisa calcular se vale a pena fazer isso. Afinal, como minerar Bitcoin não é barato e pode levar até mais de um ano para que você tenha sua primeira moeda, o gasto inicial demora para dar retorno.

Existe uma proporção entre potencial da máquina, tempo de extração e lucro potencial. Para saber se o investimento compensa, você pode usar uma calculadora online, como a NiceHash.

Qual o lucro de minerar bitcoins?

Avalie se a mineração de criptomoedas é o melhor negócio para você. Fonte: Pexels.
Avalie se a mineração de criptomoedas é o melhor negócio para você. Fonte: Pexels.

Como minerar Bitcoin ainda é uma tarefa interessante, principalmente para quem pode investir em bons equipamentos, vale a pena falar um pouco dos lucros desse negócio.

Atualmente, quem minera a criptomoeda, ganha com a taxa de transação para resolver os problemas matemáticos. Assim sendo, ao resolver um problema, o minerador ou o pool de mineração ganham 6,25 Bitcoins.

Considerando que, no final de novembro de 2021, a cotação da moeda está em torno de R$300 mil, é só fazer as contas de quanto vale a transação.

Mas, antes de se jogar nesse tipo de empreendimento, lembre-se de que:

  • precisa de sorte para conseguir completar a criptografia no blockchain e resolver um cálculo;
  • a velocidade com que consegue resolver os problemas interfere na rentabilidade do investimento;
  • os gastos até que se tenha as primeiras criptos pode ser elevado;
  • dependendo do equipamento, pode levar anos até que se consiga minerar Bitcoins.

Desse modo, apesar de muito rentável para quem consegue extrair, esse tipo de atividade não é indicado para todo mundo.

Por isso, se você chegou até aqui e está desanimado por não conseguir investir em todos os equipamentos, temos uma dica. Que tal deixar de lado a ideia da mineração e passar a lucrar somente com a valorização das moedas digitais?

Para saber quais são as maiores apostas para 2022, confira o conteúdo recomendado na sequência.

fique de olho na criptomoeda que vai valorizar em 2022

Criptomoeda que vai valorizar em 2022

Descubra 7 moedas digitais que podem se valorizar em 2022 e comece a investir neste mercado a partir do próximo ano. Já acompanhe as cotações a partir de hoje!

Sobre o autor  /  Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Nova atualização do Nubank exige biometria para permitir o acesso do app

Confira tudo sobre a atualização que exige biometria no app Nubank e veja como ativar o novo recurso de segurança. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Como solicitar cartão Azul Itaucard Gold Mastercard

O cartão Azul Itaucard Gold Mastercard é perfeito para quem viaja e quer aproveitar vantagens. Descubra como solicitar esse cartão aqui.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Citi Card Costco

Que tal ter um cartão de crédito que te devolve parte desses gastos em cashback? Conheça aqui o cartão de crédito Citi Card Costco.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como abrir conta no Agibank para investir dinheiro

Para abrir uma conta no Agibank e começar a investir, basta acessar o site ou baixar o aplicativo. Descubra aqui como fazer isso!

Continue lendo
content

Quais são os investimentos dos famosos brasileiros?

Investimentos dos famosos brasileiros podem ser ótimas formas de entender a importância de investir. Saiba 15 famosos e seus investimentos!

Continue lendo
content

Qual o limite do cartão de crédito PagBank?

Leia este artigo e descubra agora mesmo como funciona e qual é o processo para aumentar o limite do cartão de crédito PagBank.

Continue lendo