Investimentos

O que é e como funciona o day trade?

No post de hoje ensinaremos o que é e como funciona o day trade. A prática envolve bastante conhecimento técnico e prático e vem ganhando cada vez mais espaço. Ficou interessado? Continue a leitura e confira!

Anúncios

por Maria Luiza Ishimoto

09/04/2022 | Atualizado em 11/04/2022

Day trade: investimento perfeito para quem gosta de rapidez

Conheça já o day trade.  Fonte: Freepik.
Conheça já o day trade. Fonte: Freepik.

Hoje em dia, investir em ações está cada vez mais comum. Aliás, sabemos que os termos utilizados nesse mercado e nem sempre são os mais fáceis. Nesse sentido, muitos novos investidores surgem todos os dias, com diversas dúvidas sobre eles. Pensando nisso, no post de hoje falaremos sobre o famoso day trade. 

Ademais, a modalidade vem ganhando cada vez mais espaço e pode ser uma ótima opção para as pessoas que gostam de arriscar. 

Ficou interessado? Continue a leitura e confira mais informações sobre o day trade.

O que é day trade?

Antes de mais nada, o day trade é uma prática utilizada por muitos investidores. Ela consiste em realizar operações de compra e venda em um período de um dia. Ademais, o exercício dessa modalidade deve ser feito apenas por usuários experientes. Isso porque ela depende exclusivamente da volatilidade financeira para obter lucro.

Então, falando um pouco mais sobre o lucro do day trade, ele depende basicamente da oscilação de mercado. Ou seja, o usuário deverá estar muito atento quanto aos preços das ações. Isso porque realizar a operação no tempo certo é o que garante o lucro. Ademais, a estratégia mais utilizada é com relação a especulação.

Aliás, os investidores dessa modalidade não se preocupam necessariamente com a empresa ou o que estão investindo em si. Sendo assim, as maiores preocupações são com relação à especulação e a valorização das ações.

Como investir no Mercado Futuro

Confira nesse post como fazer para investir no Mercado Futuro.

Você permanecerá no mesmo site

Anúncios

Como funciona o day trade?

Primeiramente, o day trade nada mais é do que uma prática de compra e venda diária de ações. Para entender como funciona essa modalidade, é preciso fazer uma análise técnica. Nesse sentido, é importante entender as características do mercado, para que o trader não tenha grandes prejuízos. Aliás, muitas pessoas acreditam na falácia de que a modalidade requer apenas sorte. 

Além disso, outra coisa que pode ajudar a ter sucesso é a prática. Assim, quanto mais o usuário pratica, mais chances ele tem de obter sucesso. Isso porque a experiência nessa hora auxilia bastante o investidor. 

Então, a prática em si necessita que o usuário seja cadastrado em uma boa corretora de investimentos. Em seguida, ele deve entrar na plataforma home broker e começar a operar. Aliás, existem muitas corretoras que possuem outras plataformas que não a tradicional, feitas pensando nessa modalidade.

Ademais, dentro dessa prática existe o que chamamos de alavancagem. Essa, consiste em investir um dinheiro no qual o usuário não é dono. Assim, o investidor precisará ressarcir o valor em um período de tempo estipulado pela corretora. Por exemplo, se um investidor possui 2 mil reais, com o auxílio da corretora, ele poderá comprar um lote de 8 mil reais.

Contudo, essa ferramenta pode tanto auxiliar quanto atrapalhar o usuário. Isso porque é possível que ele consiga vender as ações por um valor mais alto, tanto quanto o cenário contrário. 

Anúncios

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Quais os cuidados na hora de fazer day trade?

A prática requer bastante estudo prévio. Fonte: Freepik.
A prática requer bastante estudo prévio. Fonte: Freepik.

Agora que ficou mais claro o que é o day trade e como ele funciona, falaremos um pouco sobre os cuidados que devem ser tomados ao realizar as aplicações.

Primeiramente, o usuário deve ter bem claro que o day trade não é para iniciantes. Então, a prática requer bastante estudo de técnica e teórico.  Aliás, estima-se que o tempo médio para conseguir um bom sucesso é de 2 anos.

Ademais, para obter esse conhecimento não é necessário fazer um curso. Ou seja, é importante ter em mente que o conhecimento não virá de forma mágica. Portanto, fuja de cursos feitos por aproveitadores.

Outra coisa que pode te ajudar é começar a prática através dos simuladores. Nesse sentido, isso pode te ajudar bastante, tendo em vista que saberá mais ou menos qual será o lucro de uma ação, mas sem necessariamente investir nela. Aliás, fazer isso pode ser bem interessante para os iniciantes.

Ademais, no início pode ser interessante começar por algumas estratégias menos arriscadas. Ou seja, não comece investindo todo seu dinheiro em uma ação. Desse modo, você evita sofrer grandes perdas.

Nesse sentido, é muito importante que o usuário siga os planos pré-estabelecidos à risca. Desse modo, deixar a parte emocional de lado pode ajudar bastante a obter sucesso.

Assim como falamos anteriormente, é preciso ter bastante cuidado com a alavancagem. Por mais que ela seja uma das únicas ferramentas disponíveis, a prática pode acarretar em grandes perdas, comprometendo todo o patrimônio.

Por fim, fica claro que viver de day trade não é tão fácil e simples assim. A prática requer bastante estudo e experiência. Portanto, para se obter sucesso, é preciso estar ciente de diversos fatores.   

Como começar a fazer day trade?

Confira como começar a usar o day trade. Fonte: Freepik.
Confira como começar a usar o day trade. Fonte: Freepik.

Então, agora que você chegou aqui, fica mais fácil saber se o day trade combina com seu perfil ou não. Desse modo, é importante frisar que antes de aderir a prática é preciso levar em consideração todos os pontos que citamos anteriormente.

Por isso, para os usuários que estão interessados, conferir cada uma das dicas pode auxiliar na hora de obter um bom resultado. Ademais, dando continuidade, falaremos agora sobre como começar a operar dentro da modalidade. Confira!

Assim como falamos anteriormente, para começar a fazer o day trade é preciso abrir uma conta em uma corretora de investimentos. Nesse sentido, existem muitas opções disponíveis no mercado cuja indicação é para quem quer aderir à modalidade. Isso porque dentre as características estão as plataformas específicas, o uso ou não de RLP, um bom catálogo e outros.

Ademais, depois de ter feito a sua conta, é só acessar a aba de investimentos, que como falamos, pode ser o Home Broker ou outra opção. A essa hora, pode ser interessante usar e abusar dos simuladores disponíveis. 

Por fim, é só fazer um depósito com o valor desejado para sua conta e começar as aplicações! Agora que você sabe tudo sobre day trade, que tal conferir outros artigos do portal? Então, acesse o conteúdo recomendado abaixo.

Como investir em commodities

Aprenda nesse post como fazer para investir em commodities.

Você permanecerá no mesmo site

Sobre o autor

Maria Luiza Ishimoto

Estudante de cinema na UFSC, já cursou 3 semestres em direito. Além de redatora, cria conteúdo e administra páginas no instagram. Tem uma grande paixão pela escrita e adora ler em seu tempo livre.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

8 melhores investimentos em renda fixa 2021

Quer investir com segurança e com garantias de que terá seu dinheiro de volta? Então, confira os melhores investimentos em renda fixa.

Continue lendo
content

Vale a pena abrir conta no Banco Neon

Se você está pensando em ter uma conta digital, esse post é para você! Hoje falaremos sobre a conta do Banco Neon e mostraremos se vale a pena abrir ou não.

Continue lendo
content

Confira algumas curiosidades sobre a série Bridgerton da Netflix e fique por dentro dos bastidores desse fenômeno mundial!

Que tal conhecer algumas curiosidades Bridgerton Netflix e descobrir detalhes sobre essa produção que conquistou o mundo?

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o empréstimo Mister Money

Descubra agora como solicitar o seu empréstimo Mister Money, bem como confira suas principais características e vantagens neste post.

Continue lendo
content

Posso sacar dinheiro só com o número da conta?

Será que posso sacar dinheiro só com o número da conta? Diferente do que muita gente imagina, a resposta para essa pergunta é SIM. Veja aqui.

Continue lendo
content

Qual é o limite do cartão Neo Bradesco?

O cartão Neo Bradesco possui, além de anuidade grátis, um bom limite. Mas afinal, qual é o limite do cartão Neo Bradesco? Descubra aqui.

Continue lendo