Auxílio Governo

Banco Central devolve dinheiro: saiba como receber sua parte

Você sabia que o Banco Central devolve dinheiro? Através do Sistema Valores a Receber, os brasileiros poderão verificar se há algum saldo pendente em conta inativa para receber. Veja tudo sobre o tema aqui.

Anúncios

Veja o passo a passo para recuperar dinheiro de contas inativas

Veja o que fazer para recuperar dinheiro de contas inativas. Fonte: Freepik.
Veja o que fazer para recuperar dinheiro de contas inativas. Fonte: Freepik.

Quem não quer começar o ano com uma renda extra, aliás, uma renda inesperada? Esse é sem dúvidas um desejo unânime da população brasileira, especialmente quando se tem muitas contas para pagar. Neste caso, a boa notícia é que o Banco Central devolve dinheiro através de um sistema que detecta saldo em contas inativas, que vai beneficiar cerca de 24 bilhões de brasileiros.

card

Cartão de Crédito

PagBank

Visa Internacional

Cartão sem taxas ou anuidade, você só paga pelo que usar.

Você será redirecionado a outro site

Em suma, o sistema conhecido como Sistema Valores a Receber (SVR), tem o objetivo de indicar se a pessoa tem ou não um saldo a receber. Entretanto, devido ao grande número de acessos, o site do Banco Central sofreu uma instabilidade e chegou até a sair do ar. Neste caso, a previsão de retomada das consultas é para o dia 14 de fevereiro.

Mas afinal de contas, você sabe o que fazer para consultar se você é um dos brasileiros que possui dinheiro para receber? Continue a leitura desse artigo e descubra!

Que dinheiro o Banco Central está devolvendo?

Em síntese, o assunto Banco Central devolve o dinheiro tem sido bastante comentado nos últimos dias. Mas qual dinheiro é esse, afinal?

Antes de mais nada, o dinheiro devolvido pelo Banco Central é destinado tanto para pessoas físicas (PF), como também para pessoas jurídicas (PJ), que se enquadram em determinadas situações. Portanto, você deverá avaliar as situações para saber se tem direito ou não ao dinheiro devolvido pelo Banco Central.

Veja abaixo em quais situações Banco Central devolve dinheiro:

  • Contas que foram encerradas com saldo positivo (seja conta corrente ou conta poupança);
  • Operações de crédito que foram cobradas indevidamente, quando a devolução for acordada entre o banco responsável e o Banco Central;
  • Valores que não foram procurados por participantes de programas de consórcio já encerrados;
  • Valores referentes aos participantes de cooperativas de crédito.

Entretanto, é preciso ressaltar que a maior parte do dinheiro de contas inativas que foi esquecido e que agora será restituído, trata-se de contas de PF, referindo-se a mais de 26 milhões de contas para pessoas físicas, contra 1,9 milhão de contas jurídicas, pelo CNPJ.

Como recuperar o dinheiro de contas inativas?

Veja o que você deve fazer para Banco Central devolve dinheiro. Fonte: Freepik.
Veja o que você deve fazer para Banco Central devolve dinheiro. Fonte: Freepik.

Se porventura você se encontra dentre as pessoas que possuem dinheiro de contas inativas para resgatar, você terá duas formas de resgate.

A primeira delas é através do PIX, se a instituição financeira aderir ao sistema Registrato, ou em situações excepcionais por TED e DOC.

Entretanto, caso a instituição financeira não tiver assinado o acordo junto ao Banco Central, você terá que entrar em contato diretamente com o banco para que o reembolso seja feito.

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Passo a passo para recuperar dinheiro de contas inativas

Para recuperar o dinheiro de contas inativas o primeiro passo que você precisa realizar é o cadastro por meio do Sistema Valores a Receber. Será através deste cadastro que você conseguirá acessar se há o valor, além de solicitar o recebimento.

No mais, como foi dito antes, o recebimento ocorre através do PIX, ou em alguns casos, por transferência bancária. Há ainda situações em que o recebimento ocorrerá juntamente à instituição financeira responsável, informação que aparecerá durante a sua pesquisa no sistema.

Entretanto, saiba que devido ao grande fluxo de acessos ao site do Banco Central, a consulta está temporariamente inativa. Dessa forma, você precisa aguardar até o dia 14 de fevereiro, que foi a data estipulada para retomar as consultas e solicitar o reembolso.

Como receber o abono salarial PIS/Pasep

O abono salarial dá ao empregador uma renda extra anual, desde que você se enquadre nos requisitos. Veja tudo sobre o assunto.

Como saber se eu tenho dinheiro a receber do Banco Central?

Assim que surgiu o assunto “Banco Central devolve dinheiro”, não teve quem não ficou curioso para saber se teria ou não dinheiro de contas inativas para receber.

Se este for o seu caso, e você queira realizar uma consulta e verificar se há algo para você receber, é preciso seguir o passo a passo abaixo.

Contudo, lembre-se de que atualmente a pesquisa está inativa. Assim, você precisa aguardar até o dia 14 de fevereiro, que é a data prevista para retorno das consultas no site.

Veja o que fazer para ver se o Banco Central devolve dinheiro para sua conta inativa:

  1. Através do seu smartphone ou computador, acesse o site do Banco Central;
  2. Em seguida, encontre a opção “Minha Vida Financeira”;
  3. Selecione a opção do menu destinada à consulta;
  4. Preencha o formulário informando os dados solicitados;
  5. Feito isso, o sistema irá realizar a pesquisa e, em caso de dinheiro em contas inativas em seu CPF ou CNPJ, você será informado imediatamente.

Prontinho! Viu como é fácil realizar sua consulta e descobrir se tem ou não dinheiro para receber?

Como sacar o dinheiro esquecido nos bancos?

O processo para sacar dinheiro é simples. Veja abaixo o que fazer. Fonte: Freepik.
O processo para sacar dinheiro é simples. Veja abaixo o que fazer. Fonte: Freepik.

Por fim, provavelmente você está se perguntando o que é necessário fazer para realizar o saque do dinheiro de contas inativas.

E a resposta é que o procedimento também é bem simplificado! Durante a sua pesquisa, a qual nós te apresentamos o que fazer no passo a passo acima, primeiramente você deve averiguar se há saldo ou não. Em caso de afirmativo, o próprio sistema te disponibilizará uma opção para resgate.

No entanto, essa opção poderá aparecer como: “Solicitar por aqui”, que é a opção que você já consegue fazer a solicitação automática para o dinheiro cair na sua conta informada em até 12 dias úteis. Essa quantia, em sua grande maioria, será debitada em sua conta por meio do PIX. No entanto, há alguns casos excepcionais que o estorno ocorre através de TED ou DOC.

Porém, há situações em que a opção de resgate do dinheiro aparece como: “Solicitar via instituição”. Neste caso, o que indica é que a instituição financeira que te deve o valor não assinou o termo de contrato com o Banco Central. Sendo assim, você precisa entrar em contato diretamente com ela para realizar o reembolso de dinheiro em contas inativas.

No mais, é isso! Esperamos que, através deste artigo, as principais questões sobre o assunto Banco Central sejam esclarecidas para você. No entanto, se porventura você tiver alguma outra dúvida específica sobre o assunto, entre em contato diretamente com os órgãos responsáveis.

Ademais, caso você se interesse em assuntos financeiros e programas governamentais, continue de olho em nosso blog para obter mais informações como essa. Aliás, aproveite para ler nosso conteúdo recomendado abaixo.

Tudo sobre o benefício saque-aniversário FGTS 2022

O saque-aniversário FGTS é uma opção que o trabalhador em regime CLT tem para retirar parte do seu FGTS anualmente, contribuindo para o controle de suas finanças. Veja!

Sobre o autor  /  Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Dinheiro de volta no app MagaluPay: como funciona

Conheça a conta digital MagaluPay totalmente gratuita e descubra suas vantagens, como o cashback, por exemplo. Veja mais detalhes aqui!

Continue lendo
content

Como ganhar dinheiro com artesanato

Que tal ganhar dinheiro com artesanato? Isso mesmo! Você pode ter renda extra por meio de um hobby. Leia este post e saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como tirar segunda via boleto FIES 2022?

Está com dificuldade em acessar o seu boleto FIES 2022? Te adiantamos que este é um processo bem simplificado. Clique para conferir.

Continue lendo
content

Como solicitar cartão Kabum

O Kabum criou um produto financeiro para atender as suas demandas dos gamers: o cartão Kabum. Leia este post e saiba como solicitá-lo.

Continue lendo
content

Cartão de crédito Nubank Ultravioleta: o que é o Nubank Ultravioleta?

Confira as vantagens e características do novo cartão de crédito Nubank ultravioleta, com cashback, bandeira Mastercard Black e muito mais.

Continue lendo