Auxílio Governo
Projeto de Lei aprovado pelo Senado assegura o custeio da perícia do INSS pelo Poder Executivo
Com o objetivo de minimizar os prejuízos causados pelo teto de gastos da Emenda Constitucional 95, foi aprovado um Projeto de Lei que garante o pagamento das avaliações médicas através da perícia do INSS por mais três anos. Confira mais aqui!
Anúncios
O PL 4491/2021 do senador Sérgio Petecão prolonga até 2024 o subsídio para avaliações médicas do Instituto Nacional do Seguro Social. Entenda mais a seguir.
Na última quarta-feira (09/02) o Senado aprovou um Projeto de Lei de autoria do senador Sérgio Petecão (PSD-AC) que garante o custeio das avaliações médicas de perícia do INSS até o fim de 2024. Necessárias em processos que envolvem o abono mensal ao trabalhador afastado por incapacidade, as perícias devem ser custeadas a partir de agora pelo Poder Executivo federal.
De acordo com Petecão, o objetivo do PL 4491/2021 é impedir que as perícias do Instituto Nacional do Seguro Social entrem em crise. Ainda segundo o senador, a proposta apresentada é resultado indireto do teto de gastos do orçamento federal, que foi estabelecido com a duração de 20 anos através da Emenda Constitucional 95, em 2016.
Então, um dos efeitos negativos do teto no Judiciário foi a suspensão dos pagamentos das perícias do INSS, o que ocasionou com que os peritos médicos ficassem sem receber salário por aproximadamente 9 meses. Para amenizar os prejuízos causados a esses profissionais, em 2019 foi adotada uma medida que garantiu o subsídio pericial ligado ao Instituto pela União com o prazo de dois anos.
Auxílio doença ou aposentadoria por invalidez?
Pessoas que recebem o auxílio doença do INSS podem ter redução em valores recebidos ao se aposentar por invalidez. Veja mais aqui!
No entanto, com o término desse período em 2021, diversos processos que necessitam de perícia médica foram novamente interrompidos. Dessa forma, uma grande parcela de brasileiros que dependiam da assistência previdenciária foram lesados com o atraso das avaliações médicas e, por consequência, o recebimento dos valores oferecidos pelo benefício.
O Projeto de Lei 4491/2021 foi relatado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e se encontra em análise na Câmara dos Deputados, em Brasília. Em seu relatório, o senador considerou o projeto de Petecão uma iniciativa notável. Trad destacou que alguns profissionais da área prestaram atendimento aos cidadãos mesmo sem receber remuneração.
De acordo com o senador, o PL apresentado por Petecão é significativo tanto para esses médicos quanto para a população carente que depende dos processos de perícia para receberem o auxílio do governo. Com a aprovação do custeio pelo Executivo, o recurso deve atender a um grande número de pessoas com maior eficiência, provendo à elas o exercício de seus direitos sociais em menor tempo.
Em Alta
Crie looks inesquecíveis com esses aplicativos para aprender a se maquiar!
Veja agora mesmo qual o melhor aplicativo para aprender a se maquiar e crie visuais novos e memoráveis! Descubra mais aqui.
Continue lendoEmpiricus divulga os 150 piores Fundos de Previdência Privada do Brasil
Se você tem investimentos em fundos, fique de olhos nos 150 piores Fundos de Previdência Privada do Brasil e fuja das instituições listadas!
Continue lendoComo abrir conta à ordem BBVA Base
Saiba como abrir a sua conta à ordem BBVA Base e aproveite todos os seus benefícios, como cartão de débito, transferências e home banking.
Continue lendoVocê também pode gostar
Mercado Bitcoin é confiável?
Está procurando por uma corretora de criptomoedas e não sabe qual escolher? Conheça o Mercado Bitcoin e veja se ele é confiável.
Continue lendoCartão de crédito Mattress Firm: como funciona
O Mattress Firm é um cartão de loja voltado para o uso na rede, ele oferece aos clientes mais opções de compra. Quer saber mais? Confira o post.
Continue lendoComo entrar no aplicativo BMG
Se você é cliente BMG, o aplicativo da instituição pode te ajudar bastante na hora de realizar as operações. Ficou interessado? Venha conferir!
Continue lendo