Dicas
Como saber o lote da restituição do IRPF 2021?
Quer saber como funciona o calendário de restituição do IRPF 2021? Separamos aqui as principais informações sobre o assunto. Confira!
Anúncios
Quando vou receber restituição do Imposto de Renda 2021?
De modo geral, o Imposto de Renda traz consigo muitas dúvidas. E como sabemos que este tópico se trata de um assunto útil, te trouxemos hoje um artigo exclusivo sobre a restituição do IRPF 2021.
Receber ou não a restituição do IR, representa o pagamento de seus impostos ao longo do ano.
E na prática o assunto é muito simples, uma vez que tudo é baseado nos impostos, ou seja, quem pagou a mais recebe restituição, e quem pagou menos acerta a diferença na declaração.
Mas fique tranquilo, você vai ficar por dentro de todo o assunto hoje!
Vamos lá?
O que é a restituição do IR?
Antes de mais nada, vamos te falar que a restituição do IR é o valor pago pelo contribuinte pelo imposto.
Se na declaração o valor pago no último ano ultrapassar a margem que deveria, a Receita devolve a diferença através da restituição do IR.
Em outras palavras, se você pagar mais impostos do que deveria, o valor a mais será reembolsado a você.
Você será redirecionado a outro site
Como funciona o IRPF?
Agora, é hora de entender como, de fato, funciona o Imposto de Renda Pessoa Física. Ele refere-se a um valor retido mensalmente através do seu salário ou outros rendimentos.
Além disso, há também uma declaração anual de obrigatoriedade de todo contribuinte, sendo essa a maneira de checagem da Receita Federal para saber se você anda pagando mais ou menos impostos do que deveria.
Vamos a um exemplo: na declaração do imposto de renda de 2021, você irá relatar todos os ganhos e gastos que teve em 2020. Assim, quando a receita federal detectar que você pagou menos impostos do que deveria, você precisará compensar. Agora, quando o valor pago for acima do que o devido, você será restituído.
O valor de pagamento ou restituição, será informado ao contribuinte assim que a declaração de IRPF é preenchida. E, em caso de pagamento, este poderá ser feito das seguintes maneiras: boleto bancário ou débito automático, podendo haver parcelamento, caso seja de interesse do indivíduo.
De modo geral, durante a declaração, será necessário declarar tudo aquilo que você ganhou durante o ano, como salários, rendimentos, investimentos e até mesmo aposentadorias.
Como fazer declaração do Imposto de Renda 2021?
Se você tem dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda 2021, leia este post e veja como realizá-lo sem complicações.
Quem tem direito à restituição IRPF 2021?
Cada caso é diferente, pois a condição depende de uma série de fatores, como o modelo de tributação de seu emprego e os gastos dedutíveis que você declara.
De acordo com suas receitas e os gastos do imposto retido na fonte, a Receita consegue entender se há ou não a necessidade de restituir algum valor para o você.
Além disso, vale dizer que, caso você tenha tido uma renda inferior a R$ 28.559,70, você fica isento da declaração do imposto de renda em 2021.
Como será o calendário da restituição do IRPF em 2021?
Agora confira o calendário da restituição do IRPF 2021:
Lote | Data de Pagamento |
1º lote | 31 de maio de 2021 |
2º lote | 30 de junho de 2021 |
3º lote | 30 de julho de 2021 |
4º lote | 31 de agosto de 2021 |
5º lote | 30 de setembro de 2021 |
Em relação a este assunto, vale dizer que, enquanto não há liberação da restituição, a Receita Federal realiza a definição do valor com base na taxa Selic.
Os valores informados ao contribuinte, então, serão restituídos na conta bancária que fora informada no momento da declaração, e caso tenha algum imprevisto, como a desativação da conta informada, os valores ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil para um período de até um ano.
Agora, sobre as datas de restituição, informamos que o contribuinte deverá acompanhar o calendário oficial da Receita Federal, para saber quando irão receber os valores informados.
Como acompanhar a situação da declaração do meu Imposto de Renda?
Em seguida, assim que você enviar a declaração, é possível consultar o status da restituição do IRPF 2021 por intermédio do sistema, clicando em “consultar restituição IRPF”. Para logar, basta digitar o CPF e sua data de nascimento.
Agora, se você deseja fazer o acompanhamento de todo o processo da sua declaração, isso é possível através do e-CAC, ou seja, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.
Se interessou? Para ter acesso ao serviço é simples, basta gerar seu código de acesso ou utilizar o seu certificado digital e, em seguida, consultar o andamento do processo.
O que a Plataforma de Atendimento ao Contribuinte oferece?
Em sequência, podemos reforçar que a maioria dos procedimentos atuais incluem um processo sistematizado, ou seja, uma plataforma digital que facilita a realização das etapas de acordo com sua necessidade.
Vale ressaltar ainda que, dentro da plataforma virtual, todos os serviços são protegidos com sigilo fiscal, seja para pessoa física ou para pessoa jurídica.
Como saber qual é o seu lote de restituição do IRPF 2021?
Para saber qual é o seu lote de restituição, basta consultar os dados que a Receita Federal publicou no dia 24 de fevereiro. Lá, você encontrará as principais informações da restituição do IRPF 2021.
No entanto, não é possível definir em que lote cada pessoa receberá sua restituição, pelo menos antecipadamente.
A Receita Federal abre, com uma semana de antecedência, os valores referentes a cada lote, assim as pessoas poderão verificar quem irá receber naquele determinado período.
Vale dizer que, quanto antes você entregar a sua declaração, maiores serão as chances de você receber a restituição nos primeiros lotes. Além disso, terão prioridades os grupos prioritários, como é o caso de idosos, portadores de deficiências ou de doenças graves.
Por fim, é possível concluir que o processo de restituição do IR não é um bicho de sete cabeças.
Além disso, é sempre importante rever assuntos como esses, para que no momento necessário, você possa garantir um bom conhecimento.
Portanto, aproveite as boas informações hoje fornecidas, juntamente com a sistematização dos processos.
Ademais, se ainda tem dúvidas sobre o Imposto de Renda, leia o nosso conteúdo recomendado abaixo.
Como funciona a isenção de Imposto de Renda
Precisa declarar a isenção de Imposto de Renda e não sabe como? Então, fique com a gente e descubra como fazer isso sem estresse.
Sobre o autor / Maria Luísa Barbosa
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
O que é preciso para tirar a CNH? Conheça todo o processo para conseguir sua primeira carteira de habilitação
Descubra agora mesmo como tirar a primeira carteira de habilitação e o que você precisa fazer para iniciar todo o processo.
Continue lendoCartão Montepio Classic ou Cartão Montepio Gold: qual o melhor?
Se é cliente Montepio entenda se o cartão Montepio Classic ou cartão Montepio Gold lhe são bons e qual o ideal para ter no dia a dia.
Continue lendoQual a melhor opção de cartão de crédito banco digital?
Está procurando por um cartão de crédito de um banco digital? Confira as melhores opções com cobertura internacional e sem anuidade!
Continue lendoVocê também pode gostar
Como solicitar o cartão Recarregável Santander
O cartão recarregável Santander é prático e ainda traz benefícios. Então, leia este post e confira como fazer o processo de solicitação.
Continue lendoPrograma Santander Esfera: saiba tudo sobre este programa de pontos
Está procurando uma forma de acumular pontos e economizar? Então conheça o programa Santander Esfera e se surpreenda com suas vantagens.
Continue lendoCrédito Habitação Novo Banco: o que é?
Confira as vantagens do Crédito Habitação Novo Banco que financia até 90% da casa própria com reembolso em 40 anos e juros competitivos.
Continue lendo