Auxílio Governo

Veja como funciona e quem tem direito ao Auxílio Reclusão do INSS

O Auxílio Reclusão é uma espécie de abono salarial oferecido pelo INSS às famílias de cidadãos brasileiros contribuintes que se encontram presos em regime fechado. Veja como funciona e como solicitar o benefício.

Anúncios

Benefício é pago às famílias de cidadãos em situação de cárcere, mas para que isso aconteça, é preciso cumprir alguns requisitos. Entenda. 

Quem tem direito o Auxílio Reclusão? Fonte: Freepik.
Quem tem direito o Auxílio Reclusão? Fonte: Freepik.

Certamente, a maioria dos brasileiros é familiarizada com as concessões dos benefícios previdenciários a aposentados e pensionistas. O que muitos não sabem, é que o Instituto Nacional do Seguro Social também oferece um abono salarial para presidiários. No entanto, não são todas as pessoas presas que podem solicitar o recurso. Sendo assim, hoje vamos falar sobre quem tem direito ao Auxílio Reclusão.  

Antes de mais nada, o benefício social é destinado aos familiares que tiveram um parente preso após cometer algum crime. O valor disponibilizado tem como base o salário mínimo vigente, e é pago apenas se o cidadão for contribuinte do INSS até o momento de sua prisão. 

Pelas normas da Previdência Social, o benefício é atribuído aos pais do segurado, a companheira, companheiro, cônjuge e filho, menor de 21 anos, de qualquer condição, ou inválido, com deficiência mental, intelectual ou deficiência grave.

Além disso, irmão menor de 21 anos em qualquer condição, inválido, ou com deficiência grave, deficiência intelectual ou deficiência mental também podem receber o abono.

Conheça o benefício Auxílio Cesta Básica

Conheça o benefício do governo destinado às famílias vulneráveis para auxiliar na compra de alimentos

As regras em torno da concessão do Auxílio devem ser seguidas à risca. Para solicitar o benefício, é preciso que o cidadão seja segurado do INSS na data da prisão, esteja cumprindo pena em regime fechado e tenha um rendimento mensal igual ou inferior a R$1.425,56. O segurado também precisa ter feito pelo menos 24 contribuições ao Instituto e não pode receber salário ou nenhum outro benefício do INSS.

A solicitação do abono deve ser feita através do site Meu INSS mediante a apresentação de uma declaração promulgada pela autoridade carcerária informando o regime de cumprimento da pena do segurado e a data de início da carceragem. 

O requerente também deve apresentar um documento oficial de identificação com foto seu e do segurado em reclusão. Por fim, é necessário o beneficiário informar o seu CPF ao órgão responsável, bem como documentos que atestem sua dependência com o preso, e comprovantes do tempo de contribuição do segurado. 

Ademais, o Auxílio Reclusão pode ser cancelado no caso do segurado passar a receber aposentadoria, mesmo que ainda em cárcere fechado, em caso de morte do segurado (em que o auxílio automaticamente é convertido à pensão por morte), quando houver soltura e se houver extinção da última cota individual. 

Em Alta

content

Como solicitar o Cartão BTG+ Black

BTG+ Black é uma modalidade de cartão de crédito com uma série de vantagens e benefícios exclusivos. Clique e saiba como solicitar o seu!

Continue lendo
content

Mercado Coin: confira a criptomoeda do Mercado Livre

Quer investir em criptomoedas com segurança? Conheça a Mercado Coin, cripto do Mercado Livre e se surpreenda com os seus diferenciais.

Continue lendo
content

Cartão de crédito Netshoes: o que é o N Card?

Conheça aqui o cartão de crédito da Netshoes e veja as vantagens de ser cliente Itaucard, com um cartão internacional de bandeira Visa.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Consulte CPF online e descubra se está negativo

Consulte CPF online e descubra se o seu nome está sujo na praça. Não precisa gastar tempo, pois basta conferir online direto da sua casa e sem custo.

Continue lendo
content

Como abrir conta à ordem Novo Banco Serviços Mínimos

Confira como abrir uma conta à ordem de Serviços Mínimos no Novo Banco e tenha um cartão de débito para o dia-a-dia além de outros benefícios.

Continue lendo
content

Financiamento Imobiliário Safra ou Banco de Brasília: qual o melhor?

O financiamento imobiliário do Safra é um pouco diferente do Banco de Brasília. Compare os dois e escolha o que tiver o melhor CET.

Continue lendo