Dicas

Qual score é bom para cartão de crédito?

Se você ainda tem dúvida sobre qual score é bom para cartão de crédito e não entende ao certo a importância dessa "pontuação", leia o post abaixo e fique por dentro das informações mais importantes sobre o assunto.

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 20/02/2022

Entenda tudo sobre score de crédito e veja se existe uma pontuação ideal para adquirir um cartão de crédito

Antes de mais nada, leia o post e entenda mais sobre o score de crédito e a sua importância: Fonte: Pixabay.
Antes de mais nada, leia o post e entenda mais sobre o score de crédito e a sua importância: Fonte: Pixabay.

É muito provável que em algum momento da sua vida você já tenha ouvido falar sobre score financeiro. O uso do termo é recorrente no âmbito das finanças e entendê-lo faz com que você se sinta mais preparado para lidar com as necessidades do meio. De forma breve, é possível dizer que uma das utilidades dessa “pontuação” é informar sobre a sua capacidade de honrar compromissos financeiros. Logo, muitos se questionam sobre qual score é bom para cartão de crédito, uma vez que várias instituições financeiras consultam essa pontuação antes de liberar tais produtos.

Para entender se existe um score ideal para cartão de crédito e ver como um score alto pode “abrir portas” para quem precisa da confiança das empresas no seu potencial de pagamento, nós criamos esse post. Aqui você vai encontrar todas as informações mais importantes sobre o assunto e vai até mesmo conseguir dicas de como ter um score positivo. Vamos nessa? 

Anúncios

O que é e como funciona o score de crédito?

Siga com a leitura do post e entenda o motivo pelo qual o score alto é importante. Fonte: Freepik.
Siga com a leitura do post e entenda o motivo pelo qual o score alto é importante. Fonte: Freepik.

Primeiramente, antes de identificar qual score é bom para cartão de crédito, é importante entender o que é o score de crédito e como ele funciona. Então, de forma clara e objetiva, o score de crédito pode ser definido como uma pontuação feita com base nas movimentações financeiras relacionadas à quitação de dívidas. 

Assim, consultar o status de crédito dos clientes é a forma que os bancos, empresas e demais instituições financeiras têm de reduzir o risco de inadimplência. Isso quer dizer que, antes de conceber um cartão de crédito para um novo cliente, muitos bancos consultam os birôs de crédito com o intuito de saber mais sobre o histórico de pagamento de dívidas desses indivíduos. 

Dessa forma, aqueles que possuem score baixo correm maior risco de ter solicitações de cartões e empréstimos, por exemplo, recusadas, entende?

Nesse sentido é que ouvimos falar constantemente sobre a famosa “consulta de nome na Serasa”. Isso ocorre porque a Serasa é um birô de crédito (ou seja, um serviço de informações e proteção ao crédito) que engloba dados relativos a dívidas não pagas, contas em atraso e demais questões financeiras, que auxiliam na elaboração do score de crédito de cada consumidor. 

Todo o material considerado para determinar o score de crédito nesses birôs é fruto do envio de informações de bancos, lojas e outras instituições financeiras que têm o desejo comum de apoiar os negócios. Dessa forma, é possível dificultar o acesso de “mau pagadores” a novos produtos e serviços financeiros. 

veja o que não fazer para aumentar o score de crédito

Entenda como funciona o Serasa Score

Não entende muito bem o funcionamento do Serasa Score? Veja no post tudo sobre essa "pontuação" e confira as vantagens ter um score alto!

Quanto de score é bom?

Conforme visto acima, o score de crédito acaba afetando amplamente a vida financeira das pessoas. Logo, uma das dúvidas mais frequentes nesse quesito é quanto, de fato, é considerado um bom score. Nesse sentido, antes de dizer o que é um score positivo, algumas considerações importantes precisam ser feitas. Veja abaixo:

  • O que é considerado no cálculo do score: Alguns pontos que são considerados na hora de fazer o cálculo, dizem respeito a recorrência dos seus pedidos de empréstimo, a existência de dívidas ativas e ao histórico de pagamentos em dia;
  • Os cálculos não são realizados exatamente do mesmo modo: Isso quer dizer que a sua pontuação pode ser diferente em um birô e um banco, por exemplo, devido às diferentes metodologias aplicadas;
  • Não há interferência dos birôs e das financeiras na pontuação: Ou seja, ainda que a sua pontuação possa variar de um local para o outro, isso não ocorre por interferência de nenhuma instituição. O que, de fato, determina o seu score é o seu comportamento perante às suas obrigações financeiras.

Por fim, agora que você já está ciente desses pontos, vamos ao que de fato interessa: quanto de score é bom. De acordo, com o Serasa Score, solução mais conhecida no mercado atualmente, a classificação aplicada é a seguinte:

  • 0 a 300 pontos: ruim;
  • 301 a 500 pontos: regular;
  • 501 a 700 pontos: bom;
  • 701 a 1000 pontos: muito bom.

Ou seja, o ideal é manter uma pontuação sempre acima de 700, para que assim seja considerado um score positivo e tenha acesso a tudo o que deseja no âmbito financeiro.

Anúncios

Como ter um bom score de crédito?

Leia o tópico abaixo e veja quais atitudes contribuem com o aumento do seu score. Fonte: Freepik.
Leia o tópico abaixo e veja quais atitudes contribuem com o aumento do seu score. Fonte: Freepik.

De acordo com as informações aqui colocadas, para ter um score positivo, é preciso manter bons hábitos enquanto consumidor. Isso inclui pagar as contas em dia, manter o nome sempre limpo, priorizar o pagamento de dívidas e solicitar empréstimos somente em caso de necessidade. 

De fato, para ter um bom score você deve se preocupar com todos os pontos que são levados em consideração na hora do cálculo e, diante disso, agir sempre com honestidade e compromisso com as instituições financeiras com as quais você venha a se relacionar.

8 opções de cartão de crédito com score baixo

Se você possui um score baixo e precisa de um cartão de crédito com certa urgência, saiba que existem opções no mercado ideais para você. Leia o post e confira!

Quanto de score é preciso para fazer um cartão de crédito?

Por fim, veja se existe um score necessário para fazer um cartão de crédito. Fonte: Pexels.
Por fim, veja se existe um score necessário para fazer um cartão de crédito. Fonte: Pexels.

Atualmente, é impossível afirmar com exatidão qual score é necessário para fazer um cartão de crédito. Isso porque, essa pontuação depende das políticas de cada instituição financeira e podem variar, até mesmo com relação à categoria de cartão que você deseja obter.

Além disso, atualmente, algumas empresas e instituições financeiras acabam analisando a situação de cada cliente de forma individual, antes de disponibilizar um cartão. Entretanto, vale salientar que existem opções de cartão de crédito para todas as classificações de score. 

Serasa Turbo Score: aumente sua pontuação de crédito

Por fim, vale ressaltar que quando o seu score de crédito está baixo, o Serasa Turbo Score pode ajudar. Isso porque, essa alternativa que a empresa oferece ajuda os clientes a aumentarem o score de um jeito muito mais simples e rápido. Assim, os beneficiários podem logo ter acesso a todas as vantagens que o score alto proporciona. 

Em síntese, a alternativa funciona da seguinte maneira: em primeiro lugar, você faz uma consulta ao seu CPF na Serasa. Feito isso, você seleciona uma oferta com a opção “turbo” que esteja disponível para você. Em seguida, efetua o pagamento do acordo, dentro do prazo informado, e pronto! Assim que o pagamento é confirmado, os pontos são acrescentados ao seu score.  

Vale lembrar que o benefício é acessível a todos que possuem o Cadastro Positivo ativo. Logo, se você precisa melhorar o seu score, a hora é agora! Ademais, leia o conteúdo recomendado abaixo e saiba mais sobre o Serasa Score Turbo.

Utilize o Score Turbo.

Como funciona o Serasa Score Turbo?

Se interessou pelas vantagens do Serasa Score Turbo? Leia o post e entenda mais sobre o seu funcionamento e benefícios!

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Qual o melhor investimento a longo prazo?

Tudo o que você precisa saber sobre investimento a longo prazo está a qui! Descubra qual o melhor investimento a longo prazo lendo esse artigo!

Continue lendo
content

Mais cashback? Programa de milhas? Confira as novidades sobre o cartão Inter

O superintendente dos meios de pagamento da fintech entrou em detalhes sobre o aumento de cashback no cartão Inter, além de outros benefícios.

Continue lendo
content

10 melhores bancos que fazem empréstimo consignado INSS

Se você é aposentado ou pensionista do INSS, precisa conhecer os melhores bancos que fazem empréstimo consignado INSS. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

5 melhores cartões Gold 2021

Conheça os melhores cartões Gold de 2021 e descubra suas vantagens, como seguros, programas de recompensas e descontos em serviços e lazer. Confira!

Continue lendo
content

Como solicitar o Cartão Caixa Consignado

Cartão Caixa Consignado: conheça as vantagens e veja como solicitar o cartão que chegou para mudar o jeito de conceder crédito ao consignado.

Continue lendo
content

Como solicitar o empréstimo Meu Tudo Consignado

Confira aqui como solicitar o empréstimo Meu Tudo que oferece atendimento 100% digital, pelo site ou app. Assim como taxa de juros a partir de 1,39% ao mês.

Continue lendo