Finanças

Qual o melhor banco para empréstimo consignado?

Descubra como solicitar empréstimo para negativado. Leia até o final para saber quais os melhores bancos para esse tipo de empréstimo!

Anúncios

por Duda Razzera

Publicado em 08/10/2020

Alternativa em épocas de dificuldade financeira

O empréstimo consignado é uma ótima alternativa caso você se encontre em uma situação financeira difícil. Contudo, como a contratação de qualquer outro produto ou serviço bancário, você precisa analisar com cuidado.

Afinal, existem diferentes taxas e tarifas em um empréstimo consignado. Tudo depende das condições oferecidas por cada instituição financeira.

Sendo assim, no texto abaixo iremos responder a seguinte questão: Qual o melhor banco para solicitar um empréstimo consignado?

Entretanto, primeiramente vamos esclarecer como funciona esse tipo de crédito. E, em seguida, iremos elencar os 10 melhores bancos para solicitar um empréstimo nessa modalidade.

Preparado? Então, siga adiante!

Como funciona o empréstimo consignado?

Anúncios

Como funciona o empréstimo consignado?

Conforme mencionamos, iremos explicar como funciona o crédito consignado.

Basicamente, depois da contratação, as parcelas do crédito serão descontadas diretamente do seu salário (folha de pagamento) ou então do seu benefício do INSS (aposentadoria).

Sendo assim, se você está em alguma das categorias abaixo, pode solicitar um empréstimo consignado:

  • Aposentados e pensionistas do Instituto do Seguro Nacional (INSS);
  • Servidores públicos (federais, estaduais, municipais);
  • Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica;
  • Trabalhadores de empresas privadas em modalidade CLT.

Contudo, um empréstimo sempre precisa ser planejado. Afinal, caso contrário, você pode acabar contraindo dívidas e cair no ciclo vicioso das taxas de juros e chegar até a zona do superendividamento. Por isso, analise seu orçamento familiar e a sua necessidade de um crédito pessoal.

Vale a pena solicitar um empréstimo consignado?

Vale a pena solicitar um empréstimo consignado?

Conforme mencionamos, você não deve solicitar um crédito consignado no calor do momento. Sim, o crédito dessa modalidade é uma das alternativas mais baratas do mercado.

Afinal, o seu salário ou benefício é uma garantia para a instituição financeira de que você não acabará inadimplente.

Contudo, você precisa entender sua necessidade e avaliar o seu planejamento financeiro. Caso contrário, poderá acabar endividado.

Mas, quando vale a pena contratar um empréstimo consignado?

Primeiramente, se você está com o nome sujo e deseja regularizar o seu CPF, é uma ótima opção. Assim, você trocará uma dívida com uma taxa de juros mais alta (como a do cartão de crédito ou cheque especial, por exemplo) por uma taxa de juros bem inferior.

Ademais, se você não possuir uma reserva de emergência e estiver em uma situação de emergência, você pode analisar esse tipo de empréstimo como uma opção também.

Entretanto, saiba diferenciar o que é uma emergência e o que não é. Uma viagem, por exemplo, não é. Ou então, uma reforma na cozinha que você pode adiar.

Quais as vantagens do empréstimo consignado?

Anúncios

Quais as vantagens do empréstimo consignado?

Conforme mencionamos, as taxas de juros de um crédito consignado são bem menores. As linhas de crédito no mercado praticam taxas em torno de, no máximo, 4% ao mês. Mas, você pode conferir com seus próprios olhos as taxas praticadas no site do Banco Central.

Ademais, como a instituição financeira tem a garantia de recebimento, o processo é bem mais desburocratizado. Assim, a contratação é mais simples e você recebe o dinheiro mais rápido. Contudo, o recomendado é que suas dívidas não sejam superiores a 20% da sua renda mensal.

Aliás, o recomendado por especialistas é que a parcela de financiamentos, empréstimos e outros créditos não supere 30% de sua renda ao total.

Assim, se você já possui alguma outra dívida, planeje bem!

Além disso, os prazos de pagamento dessa modalidade de empréstimo são mais flexíveis. Os bancos costumam oferecer prazos mais longos. Em alguns casos, você pode pagar em até 120 meses.

Quais as desvantagens do crédito consignado?

Quais as desvantagens do crédito consignado?

Por outro lado, o crédito consignado também tem algumas desvantagens.

Primeiramente, se você trabalha no setor privado, ainda que por CLT, você corre o risco de perder o emprego, não é mesmo? Assim, se você enfrentar o desemprego, precisará pagar o empréstimo de uma vez só. Ou seja, quitar o valor total do crédito.

Ou então, solicitar outra modalidade de empréstimo para quitar o consignado. Contudo, as taxas, com certeza, serão mais altas. E os prazos também não serão tão flexíveis.

Imaginou a bola de neve? Por isso você precisa analisar e planejar bem essa contratação.

Além disso, é bastante comum que o contrato preveja o desconto de até 30% no valor de sua rescisão. Então, antes de assinar qualquer coisa, verifique quais são as regras do banco de sua escolha.

Outra desvantagem é a questão do imprevisto. E se você precisar do dinheiro para uma questão de saúde ou emergência familiar? O valor já estará comprometido com a parcela e é descontado diretamente. Você corre o isco de precisar fazer um novo parcelamento ou contratar outro empréstimo.

Afinal, você não pode adiar o pagamento da parcela ou suspender o pagamento. Exatamente por isso que a contratação é tão mais simples e o dinheiro é liberado mais rapidamente.

Sendo assim, confira as condições do empréstimo, quais são as regras, sua situação financeira e a necessidade de contratação desse tipo de crédito.

Quando não vale a pena contratar um crédito consignado?

Quando não vale a pena contratar um crédito consignado?

Então, quando não vale a pena contratar um crédito consignado?

Primeiramente, você não deve contratar nenhum empréstimo para cobrir suas contas do dia a dia. Se você sente essa necessidade, está na hora de analisar o orçamento, otimizar os recursos e cortar gastos. E, talvez, pensar em como fazer renda extra.

Além disso, você não deve solicitar um empréstimo porque algum familiar ou amigo te pediu dinheiro emprestado. Nunca aceite realizar um empréstimo em seu nome para outra pessoa. Afinal, a responsabilidade ficará em seu CPF e você não tem nenhuma garantia de que aquela pessoa irá, de fato, realizar o pagamento das parcelas em dia e em sua totalidade.

Por fim, não queira começar sua reserva de emergência ou realizar investimentos com o valor de um empréstimo consignado. Embora os juros sejam baixos, você ainda estará pagando juros que são superiores ao rendimento de aplicações. Ou seja, a conta não fecha e você sairá no prejuízo!

Quais cuidados você precisa ter?

Quais cuidados você precisa ter?

Conforme mencionamos, o Banco Central possui uma lista completa com todas as taxas de juros que são praticadas pelos bancos.

Sendo assim, analise essa lista e cheque o banco escolhido previamente. Aliás, pode ser que sua empresa tenha algum convênio ou parceria com o banco, podendo ter taxas de juros ainda mais baixas.

Ademais, confira a credibilidade do banco de sua escolha. Assim, ofertas boas demais para ser verdade podem ser uma roubada! Afinal, com a facilidade de solicitar um empréstimo pessoal online, cuidado para não cair em golpes!

Converse com familiares, conhecidos e amigos para pedir indicações e também cheque no site Reclame Aqui. Afinal, ele é uma referência em questão de avaliação por parte dos consumidores. Ademais, o site possui uma categoria específica para bancos.

Em seguida, verifique o que os consumidores estão falando sobre o empréstimo consignado naquele banco que você quer saber mais. Veja a resposta das reclamações, quanto tempo demorou, se resolveu o problema, etc.

Além disso, também procure todas as informações possíveis sobre o crédito consignado em questão. Assim, analise se não tem nenhuma outra taxa e quanto é o Custo Efetivo total, além da taxa de juros. Veja se essas informações já englobam todas as tarifas referentes à contratação.

Aliás, algumas tarifas que podem não aparecer são referentes ao cadastro e seguro (opcional), como o seguro prestamista. Então, não assine nada antes de compilar todas as informações necessárias!

Os 10 melhores bancos para contratar empréstimo consignado

Os 10 melhores bancos para contratar empréstimo consignado

Qual o melhor banco para fazer empréstimo consignado? Agora iremos, enfim, responder essa questão.

Como a contratação de um crédito pessoal é um comprometimento de longo prazo, você precisa avaliar suas opções. E, assim, escolher aquela que melhor se encaixa em seu contexto financeiro.

Por isso, elencamos os 10 melhores bancos para contratar empréstimo consignado. Conheça-os na sequência. Vamos lá!

Banco do Brasil

Banco do Brasil

Primeiramente, destacamos o Banco do Brasil. Essa é uma ótima alternativa para servidores públicos.

De fato, o BB é o líder do mercado de crédito consignado. Além disso, você pode fazer a contratação do mesmo diretamente pela internet.

Banco Banrisul

Banco Banrisul

O Banco Banrisul também tem uma ótima linha de crédito consignado. Entre seus clientes, temos: penionistas, servidores públicos, aposentados e funcionários de entidades privadas.

As taxas são bem competitivas, girando em torno de 1,05% ao mês.

Além disso, o banco também é conhecido por um ótimo serviço prestado.

Banco Cetelem

Banco Cetelem

Assim como em outros crédito consignados, o Banco Cetelem atende o mesmo público.

Ademais, a boa notícia é você pode fazer todo o processo de contratação online. Desde a simulação até mesmo a assinatura do contrato. Bem mais prático, não é mesmo?

As taxas e tarifas do banco dependem da análise de crédito prévia à contratação.

Banco Bradesco

Banco Bradesco

O Banco Bradesco também oferece taxas de crédito consignado bem competitivas. Elas giram em torno de 1,26% ao mês. Contudo, dependem do convênio. Por isso, vale a pena conferir antes!

Além disso, quem é pensionista ou aposentado tem até 72 meses para pagar. Enquanto os servidores públicos tem até 96 meses para quitar o crédito. Os funcionários de empresas privadas, por outro lado, tem um prazo diferenciado: até 78 meses.

Esse é um diferencial mesmo, porque em outros bancos o prazo pode ser até menor!

Ademais, você pode contratar o crédito consignado pelo Internet Banking, App Bradesco e Autoatendimento, além das agências físicas. Além disso, você pode contratar sendo correntista ou não.

Banco Daycoval

Banco Daycoval

O Banco Daycoval oferece um crédito consignado que você pode contratar online. De fato, os preços são bem competitivos e o valor é liberado na hora. Aliás, o desconto é realizado de forma automática na folha de pagamento.

Além disso, quem é servidores público ou beneficiário do INSS conta com benefícios à parte, em uma linha de crédito super exclusiva. Se você se enquadra nessa categoria, o Daycoval pode ser uma ótima opção!

Banco Olé Consignado

Banco Olé Consignado

A Olé Consignado, na realidade, é vinculada ao segmento de crédito consignado do grupo Santander. Assim, é voltado para não correntista.

Além disso, a Olé tem a contratação completamente digital. Assim, você pode assinar o contrato por SMS, o que agiliza bastante o processo. Interessante, não é mesmo?

Banco BMG

Banco BMG

O Banco BMG é conhecido por ser o pioneiro no mercado de empréstimo consignado. Sendo assim, ele mantém taxas bem competitivas e tem um vasto portfólio de convênios atendidos.

Ademais, você faz a contratação com o seu cartão de crédito consignado e o débito é automático.

As taxas de juros giram em torno de 1,25% até 3% ao mês.

Banco Itaú

Banco Itaú

O Banco Itaú também oferece empréstimo na linha consignada. A aprovação é bem rápida. Ademais, você nem precisa informar qual o destino do valor do crédito.

Assim, após assinar o contrato, o dinheiro é liberado automaticamente na sua conta.

Banco Pan

Banco Pan

O Banco Pan libera o limite de crédito de acordo com a margem consignável. Ou seja, qual o valor do seu salário e benefício.

Além disso, as taxas de juros giram em torno de 2,06% ao mês. Assim, quem é aposentado pode pagar em até 72 meses.

A taxa para servidores públicos, por sua vez, gira em torno de 1,97% ao mês, um pouco mais baixa.

O limite de crédito liberado, irá depender da margem consignável e do valor ganho mensalmente.

Banco Safra

Banco Safra

O Banco Safra também figura nessa lista oferecendo condições bem acessíveis. Os prazos e taxas são bem flexíveis, então você precisa fazer uma simulação para saber o valor total que irá pagar.

Ademais, o processo é bem desburocratizado e, após a aprovação, o crédito é liberado bem rápido.

E então, vale a pena?

E então, vale a pena?

Agora que você sabe como funciona o crédito consignado a pergunta que fica é: vale a pena?

Conforme mencionamos, você precisa verificar as taxas de juros praticadas, encontrar todas as informações disponíveis sobre o banco que deseja escolher e também qualquer outra taxa escondida.

Além disso, é importante que antes de assinar qualquer contrato você confira as condições de pagamento, o valor total, o prazo para pagamento, a data de vencimento e em qual conta você receberá o crédito.

Ademais, fique atento para qualquer cláusula abusiva. Se possível, procure auxílio jurídico antes de assinar o contrato.

Como você pode perceber, as taxas de juros do empréstimo consignado são as mais baixas do mercado, especialmente por conta da garantia de recebimento.

Contudo, não se iluda! Ainda assim, você está pagando juros. Portanto, solicite um empréstimo apenas como última opção e em situações de emergência. Não para contas do dia a dia, por exemplo.

Aproveite e confira os melhores cartões para negativados de 2020. Alguns deles também são consignado. Assim, você consegue solicitar o empréstimo e ainda ter a parcela descontada diretamente na sua fatura.

Clique no botão abaixo para saber mais!

Sobre o autor

Duda Razzera

Economista e Autora Empreendedora. Atua como produtora, revisora e gestora de conteúdo, além de ser estrategista de marketing. Escreve sobre a vida freelancer, empreendedorismo e economia, tendo como propósito auxiliar as pessoas a conquistar a autonomia financeira e ser protagonista da própria história.

Em Alta

content

Como solicitar o Cartão Space Money

Cartão Space Money é uma opção de pré-pago com conta digital, sem tarifas e com um app excelente. Clique e saiba como solicitar o seu!

Continue lendo
content

Como solicitar o Cartão Santander Unique Visa

Saiba tudo sobre o cartão Santander Unique Visa e descubra como solicitar o seu rapidamente. Entenda todos os benefícios.

Continue lendo
content

Empréstimo sem comprovação de renda: como conseguir

É possível pedir um empréstimo sem comprovação de renda, então, confira aqui como fazer um bom negócio e o que fazer para ser aprovado!

Continue lendo

Cartões

Cartão Nubank Ultravioleta ou Cartão Superdigital: qual o melhor?

Dentre as opções de cartões de crédito do mercado, muitas oferecem vantagens exclusivas e condições variadas. Alguns são mais exigentes, e outros nem tanto. Nesse caso, qual pode ser a melhor opção: cartão Nubank Ultravioleta ou cartão Superdigital? Descubra aqui!

Nubank Ultravioleta x Superdigital: descubra qual escolher

Um cartão de crédito pode ajudar muitas pessoas, na hora do aperto ou na hora de aproveitar as vantagens. Mas, para escolher, você deve saber o que cada cartão oferece, como, por exemplo, o cartão Nubank Ultravioleta ou cartão Superdigital.

Esses dois cartões possuem diferentes características, mas eles podem atender você de diversas maneiras. Mas, se fosse necessário, você saberia escolher entre um dos dois? Para isso, pode se dizer que seria necessário conhecer melhor ambos.

Se você está em dúvida entre as duas opções, ou quer conhecer melhor cada um deles, continue acompanhando nosso conteúdo. Abaixo, você confere detalhes sobre cada um deles e o que cada um oferece. Vamos lá!

cartão nubank ultravioleta

Como solicitar cartão Nubank Ultravioleta

Confira aqui como ter para si o cartão de crédito Nubank ultravioleta, com bandeira Mastercard Black, cashback e uma série de outros benefícios.

Como solicitar o cartão Superdigital Pré-Pago

O cartão Superdigital Pré-Pago oferece muitas vantagens para os seus clientes, como o Programa Mastercard Surpreenda. Quer saber como solicitá-lo? Então, confira!

Cartão Nubank UltravioletaCartão Superdigital
Renda MínimaNão exigidaNão exigida
AnuidadeIsentaIsenta
BandeiraMastercard BlackMastercard
CoberturaInternacionalInternacional
BenefíciosCashback e benefícios Mastercard BlackSem anuidade, controle total através do aplicativo, uso internacional
Quais as condições e benefícios de cada cartão?

Cartão Nubank Ultravioleta

O novo cartão Nubank Ultravioleta já chega se diferenciando dos demais, até mesmo do tradicional da instituição. Feito em metal, ele traz o tradicional roxo, mesclado com preto, em um design que foi pensado na segurança.

Além disso, ele possui a bandeira Mastercard Black e pode ser usado tanto em lojas físicas, quanto em lojas online do mundo inteiro. Por isso, ele cobra uma mensalidade, que é considerada baixa se compararmos com outros cartões com a bandeira Black.

Não apenas a mensalidade, esse cartão também possui diversos benefícios diferentes se comparado com o cartão de crédito tradicional do Nubank. Pode se dizer que ele possui mais vantagens e opções para os clientes.

Cartão Superdigital

Desde já é possível dizer que o cartão Superdigital é bem diferente, não só nos benefícios. Ele, apesar de ser usado na função de crédito, é pré-pago. Ou seja, para poder usar ele, você deve fazer uma recarga com a quantia que precisa ou quer usar.

Com a bandeira Mastercard, você também pode usá-lo em compras online, e ele também é internacional. Além disso, permite que você tenha cartões adicionais, além de poder ser usado como cartão presente.

Ele não cobra anuidade nenhuma e permite que você tenha total controle através do aplicativo. Por meio dele, também é possível abrir a sua conta na Superdigital, que é quem fornece o cartão. Ela é essencial para o controle do seu cartão de crédito pré-pago.

Quais as vantagens do cartão Nubank Ultravioleta?

Acima de tudo, o design seguro do cartão Nubank Ultravioleta pode ser uma das principais vantagens dele. Isso porque, por não informar nenhum outro dado além do seu nome, mesmo que você seja roubado, não tem chances de sair prejudicado.

Todas as informações importantes, como numeração, vencimento, etc, ficam disponíveis apenas no seu aplicativo. Apenas você terá acesso a eles. Além disso, ele oferece todas as vantagens que a bandeira tem, incluindo seguros de viagens, acessos VIP, etc.

Por último, porém não menos importante, ele possui cashback. Com ele você ganha 1% por qualquer compra e o valor que não usar fica rendendo automaticamente na sua conta. Você além de ganhar em cada compra, ainda pode conseguir o dobro do valor.

Quais as vantagens do cartão Superdigital?

Além do diferencial de você ter total controle sobre os gastos e não precisar de fatura, o  cartão Superdigital ainda tem mais vantagens. Por não possuir anuidade e ser usado de acordo com o valor que você depositou, ele pode ser solicitado por negativados. 

Quem tem ele em mãos ainda pode aproveitar as vantagens da bandeira Mastercard, como o Mastercard Surpreenda. Ele oferece cupons e descontos exclusivos para quem faz parte do programa. 

Fora isso, com a conta gratuita também é possível fazer transferências, depósitos e fazer as recargas para usar seu cartão. E se quiser, você pode pedir mais de um cartão, incluindo cartão mesada para menores de 18 anos, que você também pode controlar.

Quais as desvantagens do cartão Nubank Ultravioleta?

De antemão, é preciso dizer que o Nubank Ultravioleta ainda não pode ser solicitado. Se você quiser ter ele, você precisa fazer um cadastro na lista de espera e aguardar a opção aparecer para você. Mesmo fazendo o cadastro, não é garantia de você ter ele.

Se você conseguir solicitar ele, esteja preparado para desembolsar R$49,00 mensalmente para pagar a mensalidade. Mesmo sendo um valor baixo, pode acabar sendo incômodo para quem tiver o cartão.

E mesmo sendo possível se livrar dessa mensalidade, é preciso ter pelo menos R$150.000 investido no Nubank ou na parceira Easynvest ou gastar R$5.000 por mês na fatura do cartão. Se não atender a esses requisitos, o valor será adicionado a fatura todo mês.

Quais as desvantagens do cartão Superdigital?

Mesmo sendo usado na função de crédito, o cartão Superdigital não funciona igual aos demais produtos financeiros similares. Por isso, parcelar compras não é possível com ele, mesmo sendo mais seguro.

Além disso, se você perder o seu cartão, ou algum dos cartões adicionais, e precisar de segunda via, será necessário desembolsar R$14,90 pela emissão. Ademais, em alguns casos pode existir a cobrança de algumas tarifas, por isso você deve ficar atento. 

Por exemplo, se você precisar fazer uma transferência para outra instituição e tiver excedido o seu limite, você vai precisar pagar R$5,90 por transferência. Além disso, será necessário pagar taxas e tarifas por saques e emissão de boletos ou extratos.

Cartão Nubank Ultravioleta ou Cartão Superdigital: qual escolher?

Em conclusão, os dois cartões possuem seus pontos positivos e negativos. Por isso, para escolher o cartão Nubank Ultravioleta ou o cartão Superdigital você deve definir o que você busca em um cartão de crédito.

Seja um cartão com mais vantagens, e assim com condições específicas, como o cartão Nubank Ultravioleta. Ou, ainda, ter um cartão apenas para controlar seus gastos e não precisar se preocupar com faturas ou em carregar notas e moedas, como o cartão Superdigital.

Porém, se você busca algo mais específico, ou com condições diferentes, o mercado possui muitas opções. Para conhecer outras, você pode acompanhar o conteúdo que recomendamos abaixo.

C6 Bank ou Digio: qual o melhor cartão de crédito?

C6 Bank ou Digio? Ambas as opções podem ser boas escolhas de bancos digitais e cartões de crédito. Clique e saiba mais sobre eles.

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão de crédito PagBank

O cartão de crédito PagBank não tem anuidade e é gratuito para usar. Aproveite os benefícios da bandeira Visa e limite de até R$100 mil. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Como solicitar o Cartão Instituto Ayrton Senna

Aprenda como solicitar o Cartão Instituto Ayrton Senna pelo site, via telefone ou por meio do aplicativo, além de conhecer seus diferenciais.

Continue lendo
content

Como solicitar o Cartão Havan

Entenda as vantagens do cartão de crédito Havan, um cartão sem anuidade. Saiba como solicitar o seu em apenas alguns simples passos.

Continue lendo