Investimentos

5 principais investimentos financeiros

Se você está procurando saber mais sobre os principais investimentos financeiros, está no lugar certo. Ao longo do post, vamos te mostrar quais são estes investimentos, suas características e como funcionam. Quer saber mais? Continue com a gente!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 17/06/2022

Conheça os principais investimentos financeiros da atualidade e qual é o melhor momento para começar a investir, confira!

Antes de mais nada, saiba quais são os principais investimentos financeiros. Imagem: Freepik
Antes de mais nada, saiba quais são os principais investimentos financeiros. Imagem: Freepik

A organização e estabilidade da nossa vida financeira é um dos pilares de maior influência na nossa segurança e tranquilidade no dia a dia. Com isso, é de extrema importância escolher os principais investimentos financeiros para fazer o seu dinheiro ter uma boa rentabilidade. Para que assim, você possa aproveitar com mais tempo e calma a sua vida e os frutos do seu trabalho.

Quer conhecer um pouco mais sobre os principais investimentos financeiros da atualidade e suas principais características? Continue com a gente ao longo do post!

Aprenda a investir dinheiro: confira as dicas

Separamos aqui algumas dicas de como escolher o investimento certo para você. Se você tem dúvidas sobre o assunto, confira aqui.

Anúncios

Quais são os principais investimentos financeiros?

Em suma, separamos adiante os principais tipos de investimentos financeiros para que você defina qual deles mais se encaixa ao seu perfil. Quer ver só? Então, confira aqui:

Tesouro Selic

O Tesouro Selic, investimento de perfil conservador, é um título emitido pelo Tesouro Nacional e está atrelado à taxa básica de juros (taxa Selic). Essa que varia sua porcentagem a cada 45 dias. O funcionamento deste investimento é semelhante ao Certificado de Depósito Bancário (CDB), que consiste em emprestar dinheiro ao governo e receber os juros por essa aplicação.  

Considerado a melhor opção para sair da poupança, uma das características do Tesouro Selic. Neste caso, o que mais chama a atenção de possíveis investidores é a sua lucratividade. Em relação aos demais investimentos de renda fixa, e a sua segurança, pois o risco é praticamente nulo, independente de quanto tempo dure a sua aplicação e da sua liquidez..

Anúncios

CDB

O CDB, sigla para Certificado de Depósito Bancário, é um investimento de renda fixa emitido pelos bancos. A fim de captar dinheiro para financiar a sua atuação no mercado financeiro. De forma resumida, o banco pede dinheiro emprestado aos investidores para desempenhar os seus papéis, e em troca, oferece um pagamento com juros acrescidos.

É um investimento seguro e ideal para quem deseja mais estabilidade. Afinal de contas, os bancos são considerados bons pagadores, já que cobram juros maiores ao emprestar do que pagam quando pedem valores emprestados. Além disso, o CDB tem todos os requisitos legais exigidos pelo Banco Central, trazendo ainda mais segurança para os seus investidores.

Os CDBs são divididos em três categorias, os prefixados, pós-fixados e híbridos. 

O CDB prefixado dá ao investidor a garantia de que o rendimento obtido será o acordado no início do investimento. Por isso, essa modalidade é considerada um dos investimentos mais seguros do Brasil. 

O pós-fixado, por sua vez, não tem uma taxa de juros definida. Diferente disso, ele utiliza uma fórmula baseada no indexador econômico, que calcula a rentabilidade do investimento. Neste caso, é importante saber como interpretar a economia nacional no momento em que se pretende investir. 

Por fim, o CDB híbrido é, como o próprio nome diz, uma fusão entre o pré e pós-fixado. Logo, uma parte da rentabilidade do investimento é acordada no mesmo da aplicação e outra parte se estabelece de acordo com o índice econômico do momento.

LCA e LCI

Confira a lista completa com os 5 principais tipos de investimentos financeiros. Imagem: Freepik
Confira a lista completa com os 5 principais tipos de investimentos financeiros. Imagem: Freepik

LCI, sigla para Letra de Crédito Imobiliário, é um investimento na modalidade renda fixa que é emitido por bancos. Todos os recursos aplicados neste investimento são direcionados ao financiamento de empreendimentos e para fomentar o setor imobiliário. Sendo assim, ao aplicar algum valor no LCI, o investidor oferece ao banco um empréstimo, em troca de rentabilidade que, assim como o CDB, pode ser pré-fixada, pós-fixada ou híbrida.

Já o LCA, sigla para Letra de Crédito do Agronegócio, é um título também de renda fixa, emitido pelos bancos, em que todo recurso captado é direcionado ao setor do agronegócio. Assim como no investimento LCI, a data de vencimento e a taxa de rentabilidade do título são definidos no momento da compra. 

As duas modalidades têm as mesmas categorias do CDB, com um funcionamento semelhante. O LCI ou LCA prefixado, o investidor saberá de antemão o retorno a receber. Pois o mesmo é acordado no momento do investimento. No modelo pós-fixado, o retorno irá depender do indexador financeiro do momento e no modelo híbrido, as duas características principais das duas modalidades anteriores se misturam.

Para os investidores, não há diferenças significativas entre o investimento em LCI ou LCA, a não ser a sua área de interesse em investir: no setor imobiliário ou agronegócio.

Fundos de Investimento

Os fundos de investimentos são a comunhão de recursos gerados ou captados por pessoas jurídicas ou físicas, visando o ganho financeiro em comum com a aplicação do montante em valores mobiliários ou títulos. Dessa forma, os recursos de todos estarão centrados em apenas um objetivo, e serão usados de forma consensual para comprar títulos que serão de todos os envolvidos, de acordo com a sua proporção investida.

O patrimônio obtido com os fundos de investimentos é dividido em cotas, e o valor é calculado diariamente por meio de uma minuciosa divisão do valor pelo número de cotas disponíveis no fundo.

Ações

As ações, os investimentos em renda variável mais conhecidos do país, são a menor parcela do capital social de uma empresa, companhia ou sociedade anônima. Dessa forma, o investidor tem a oportunidade de adquirir uma dessas pequenas cotas, ou várias delas, e receber o retorno de acordo com o mercado financeiro. 

Então, ao adquirir uma dessas frações ou cotas, o investidor se torna sócio da empresa ou do negócio, participando dos eventuais lucros ou prejuízos. Por ser um investimento de renda variável, só é aconselhado para quem já tenha experiência prévia em investimentos e tenha o senso crítico necessário para fazer boas escolhas.

Para adquirir estas ações, o investidor deve escolher uma boa corretora, e assim, investir com maior segurança na bolsa de valores. Por fim, a escolha das ações é uma questão subjetiva e deve ser avaliada de acordo com o perfil e disponibilidade financeira, tanto para investimento como eventual perda de capital.

Quando começar a investir dinheiro?

Afinal de contas, descubra quando começar com os seus investimentos. Imagem: Freepik
Afinal de contas, descubra quando começar com os seus investimentos. Imagem: Freepik

Depois de conhecer um pouco mais sobre os principais investimentos financeiros da atualidade, você deve estar se perguntando quando começar a investir o seu dinheiro, ou ainda, se há o melhor momento para começar a investir, não é mesmo?

A verdade é que, quanto antes você começar a investir, melhor para a sua vida financeira e futuro.

Contudo, antes mesmo de começar a guardar o seu dinheiro, existem outros passos a serem dados. Se você possui dívidas e pendências financeiras, o mais aconselhado é quitá-las, antes de começar a investir. Enquanto isso, crie também a sua reserva de emergência, dessa forma, você estará mais tranquilo caso fique sem a sua renda principal ou outras emergências aconteçam.

Por fim, além de levar os quesitos acima em consideração, é de extrema importância estudar e conhecer um pouco mais sobre cada investimento antes de consolidá-lo. Assim, você blinda o seu patrimônio e o seu nome de maiores problemas no futuro e aproveita o melhor que o mundo dos investimentos pode oferecer: segurança e a melhor gestão do seu dinheiro!

E aí, com qual destes investimentos você mais se identificou: Ações, CDB, LCI, LCA, Tesouro Selic ou Fundos de Investimento?

Esperamos que o nosso conteúdo ajude a escolher a melhor aplicação para que o seu dinheiro renda e em breve possa alcançar os seus objetivos com mais conforto e segurança.

Para mais conteúdos como este, fique de olho no nosso blog. Até mais!

4 Investimentos para menores de idade

Você sabia que é possível começar a investir, mesmo sendo menor de idade? Te contamos aqui 4 tipos de investimento para jovens, veja aqui.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Descubra qual o melhor aplicativo para espelhar a tela do seu celular na televisão

Conheça as nossas sugestões do melhor aplicativo para espelhar a tela do celular na televisão e tenha uma experiência completa e mais divertida!

Continue lendo
content

Cartão Mooba ou cartão Nubank: qual escolher?

Cartão Mooba ou cartão Nubank? Qual desses produtos financeiros escolher? Saiba essa resposta lendo o nosso post. Vamos lá!

Continue lendo
content

Como solicitar o Crédito Imobiliário Creditas

Descubra hoje como solicitar o crédito Imobiliário Creditas, até 60% de antecipação da venda do seu imóvel ou financiamento de obras.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça a conta BTG

Com a conta BTG, organizar suas finanças e investimentos nunca foi tão prático! Veja tudo o que essa conta isenta de tarifas pode oferecer.

Continue lendo
content

Cartão BMG Consignado ou Cartão Banrisul Consignado: qual o melhor?

É aposentado, pensionista do INSS ou servidor público, está negativado e quer um cartão? Leia o post de hoje e conheça o cartão BMG e Banrisul consignado

Continue lendo
content

Cartão Porto Seguro ou Cartão Itaú: qual o melhor?

Está em dúvida entre o cartão Porto Seguro ou Itaú? Confira o post de hoje, veja a comparação entre esses dois modelos e escolha o seu.

Continue lendo