Educação financeira
Planejamento financeiro IPVA e IPTU
Se o seu orçamento sempre aperta no início do ano, com as várias taxas e impostos a pagar, veja no texto abaixo como o planejamento financeiro IPVA e IPTU pode fazer a diferença!
Anúncios
Organize-se financeiramente e pague taxas como IPTU e IPVA sem cair nas dívidas
IPTU, IPVA, aluguel, material escolar, seguro saúde, seguro veicular e rematrícula. Esses são alguns dos gastos do início de ano que, embora sejam recorrentes, fazem com que boa parcela da população caia nas dívidas ou já comece o ano com o orçamento comprometido. Nesse sentido, ter planejamento financeiro IPVA e IPTU pode ser uma alternativa inteligente para começar o ano com mais equilíbrio financeiro.
Desse modo, saber como montar esse planejamento de um jeito funcional e eficaz acaba sendo o grande desafio. Afinal de contas, é preciso lembrar que além desses gastos ainda há todos aqueles referentes a um mês regular como água, luz, condomínio e alimentação.
Então, continue a leitura do texto e veja como é possível aprimorar o que você tem feito com relação ao assunto. Vamos nessa!
Pagamento IPVA e IPTU: planejamento financeiro do início do ano
Antes de entender mais sobre o planejamento financeiro relacionado ao IPVA e ao IPTU, veja no que de fato consiste um planejamento financeiro. Ele é um tipo de “ferramenta” utilizada para guiar você ou a sua empresa, por exemplo, rumo aos objetivos e metas que pretendem alcançar.
Logo, se você deseja realizar uma viagem com a família no fim do ano, por exemplo, é fundamental que vocês façam um planejamento financeiro que viabilize a realização dessa meta, ou seja, da viagem.
Isso quer dizer que vocês provavelmente precisarão poupar nas saídas de fim de semana e até economizar nos presentes de aniversário, mas, se der certo, farão uma viagem tranquila e com os gastos dentro do esperado.
Agora que você já entendeu o que é um planejamento financeiro e qual a sua importância, fique por dentro de mais informações relacionadas ao IPTU e IPVA e descubra, em seguida, como relacionar estes assuntos.
Você será redirecionado a outro site
IPTU
O Imposto Predial e Territorial Urbano, mais conhecido por todos como IPTU, é uma taxa recolhida pela prefeitura dos municípios, que incide sobre as propriedades urbanas. Estas propriedades, por sua vez, podem ser tanto casas e prédios usados para moradia, como estabelecimentos com fins comerciais.
O valor do IPTU é formulado de acordo com algumas variáveis consideradas pelo poder público. Alguns exemplos destas variáveis são a localização do imóvel e valorização do local em que ele se encontra.
Nesse sentido, o IPTU é cobrado anualmente e o seu pagamento pode ser feito à vista ou parcelado. Mas, é exatamente aí que se encontra a possibilidade de uma certa economia.
Isso porque, realizando o pagamento à vista há a possibilidade de descontos de 3% a 10%. Ou seja, uma boa economia, não é mesmo?
IPVA
No caso do IPVA, Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores, a cobrança também é anual assim como o IPTU, porém, incide sobre os veículos.
Esse cálculo acontece com base no valor do automóvel de acordo com a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e pode variar um pouco (de 1,4% a 4%) do valor venal do veículo.
Vale destacar que existem alguns veículos isentos de taxas, mas que para aqueles que a têm como obrigatória e não efetuam o pagamento, estão expostos a multas e juros que crescem diariamente.
No caso do IPVA, também existe o desconto para pagamento à vista que, assim como no caso do IPTU, varia de 3% a 10%.
Como começar um planejamento financeiro mensal
Se você deseja começar um planejamento financeiro, mas não sabe muito bem o que fazer, leia o post e veja as dicas que separamos para você!
Como fazer o planejamento financeiro IPVA e IPTU?
Bom, tendo em vista que o IPVA e o IPTU são gastos previstos anualmente, é possível realizar um planejamento financeiro que os inclua e faça com que o pagamento dessas taxas não seja sinônimo de grandes rombos no orçamento.
Então, mesmo sabendo que os impostos chegam no início do ano, organize-se financeiramente para arcar com estes custos em janeiro. Ou seja, economize nos meses antecedentes para que, em janeiro, os gastos a mais não se transformem em grandes dívidas.
Nesse sentido, veja quais são os seus gastos mensais, avalie em quais pontos é possível poupar dinheiro e economize. Além disso, procure investimentos adequados para o seu perfil de risco e tenha foco. Entenda que, às vezes, será necessário abrir mão de algum desejo momentâneo, para ter tranquilidade lá na frente. Mas, no fim, certamente valerá a pena.
Desse modo, construa uma planilha no seu computador, que conste todos os seus gastos previstos, e tente discriminar quais deles podem sofrer descontos em pagamentos à vista. Veja quanto de dinheiro será necessário para cobrir os gastos de cada mês e, assim, veja como será possível atingir os objetivos.
Pense em questões como quanto será preciso poupar e como isso pode ser feito, por exemplo, e à medida em que você for alcançando as respostas desses questionamentos, o seu planejamento financeiro IPVA e IPTU estará surgindo.
6 sinais de planejamento financeiro errado
Se você desconfia que o seu planejamento financeiro não está dando os resultados que deveria, leia o post e conheça 6 sinais de que o seu planejamento está errado.
Pagamento à vista ou parcelado?
Agora, com relação a forma de pagamento, a dúvida é: pagar à vista ou parcelado? Então, levantaremos alguns pontos para que você pense bem sobre essa decisão e tome-a de maneira consciente e responsável. Veja, a seguir.
Realizando o pagamento parcelado, você terá um alívio financeiro referente a essas taxas no mês de janeiro. Entretanto, terá que incorporar os seus custos aos demais meses do parcelamento, correto?
Poupando em meses antecedentes e realizando o pagamento à vista, você terá aberto mão de alguns gastos anteriores, mas pagará menos pelas mesmas taxas. Isso porque, ambas oferecem descontos de 3% a 10% para quitação à vista.
Dessa forma, será que não é mais inteligente poupar antes, resolver o pagamento das taxas à vista com desconto e começar o ano mais aliviado financeiramente?
É claro que essa possibilidade nem sempre é viável a todas as pessoas, em todos os momentos da vida, mas quando possível, tende a ser o melhor a ser feito.
Então, se você não conseguiu fazer esse planejamento financeiro IPVA e IPTU no último ano, programe-se para executá-lo no próximo. Faça isso e desfrute dos benefícios de uma situação financeira mais tranquila e equilibrada.
Ademais, se você quer aprender a criar metas financeiras, leia o nosso conteúdo recomendado abaixo.
Metas 2022: planejamento financeiro pessoal
Ter mais controle do seu lado financeiro estava entre as suas metas para 2022? Se a sua resposta foi SIM, leia o post e entenda mais sobre o assunto!
Sobre o autor / Maria Luísa Barbosa
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Cartão Monese: como funciona
O cartão Monese tem a função de débito pré-pago. Com isso, não há faturas no final do mês e você paga somente pelo que comprar. Saiba mais aqui!
Continue lendoConheça o cartão de crédito Unibanco Clássico
Que tal conhecer um produto financeiro de Portugal? Então, leia este post e confira tudo sobre o cartão de crédito Unibanco Clássico.
Continue lendoComo transformar o cartão de crédito num aliado?
O seu cartão de crédito não precisa ser o vilão do orçamento doméstico. Para transformá-lo num aliado, veja as dicas que preparamos.
Continue lendoVocê também pode gostar
Crédito automóvel Novo Banco ou Cetelem: qual é o melhor?
Quer adquirir o seu automóvel novo com mais segurança e menos taxas? Conheça o crédito automóvel Novo Banco ou Cetelem e se surpreenda, veja!
Continue lendoCartão Mastercard Gold ou Cartão Visa Gold: qual o melhor?
Conheça aqui o cartão Mastercard Gold ou cartão Visa Gold e confira suas vantagens, desvantagens e principais diferenças.
Continue lendoComo renegociar aluguel em 5 passos
renegociar aluguel pode ser algo estressante. Mas existem alguns passos que podem facilitar essa situação. Confira em nosso artigo
Continue lendo