Finanças

PIX noturno: conheça as regras

O PIX noturno sofreu algumas alterações para garantir maior segurança aos usuários. Continue a leitura e descubra quais são.

Anúncios

Veja aqui quais são as restrições para enviar PIX à noite

Veja quais são as regras para enviar e receber PIX noturno. Fonte: Freepik.
Veja quais são as regras para enviar e receber PIX noturno. Fonte: Freepik.

Se teve uma funcionalidade que chegou para facilitar as nossas transações financeiras foi, de fato, o PIX. Com ele, você envia e recebe dinheiro instantaneamente e de forma gratuita. No entanto, se você deseja realizar as operações à noite, é preciso ter atenção. Afinal de contas, o PIX noturno possui algumas regras e limitações.

É isso mesmo. Pensando na sua segurança, o Banco Central divulgou algumas mudanças no PIX noturno e, com isso, não é possível realizar transferências com valor superior a mil reais durante um intervalo de tempo.

Em contrapartida, o cliente é quem escolhe qual período deseja selecionar. Sendo eles: de 20h às 06h ou de 22h às 06h. Mas atenção: você precisa manifestar o desejo de mudar para o horário com início às 22h. Caso contrário, a configuração que será definida para sua conta é a padrão, que possui início às 20h.

Aqui neste artigo, separamos tudo que você precisa saber sobre o assunto para que você entenda, de uma vez por todas, como funciona o PIX noturno. Vamos nessa?

Pode mandar PIX de noite?

Antes de mais nada, se a sua dúvida é referente ao envio de PIX noturno, saiba que isso é possível sim. Entretanto, por motivos de segurança dos clientes, o valor de transferência durante a noite é limitado a mil reais. 

Assim, você só conseguirá fazer ou receber PIX noturno com um valor igual ou inferior a mil reais. Caso o valor desejado ultrapasse esta quantia, o indicado é que você aguarde o encerramento do horário do PIX noturno, ou opte por outra forma de transferência (DOC e TED).

TED, DOC, PIX: quando usar um ou outro?

Tem dúvidas sobre as opções de transações financeiras? Te esclarecemos tudo aqui, veja!

Como fazer PIX noturno?

Em suma, você pode realizar transações por PIX à noite com valores até mil reais. Fonte: Pixabay.
Em suma, você pode realizar transações por PIX à noite com valores até mil reais. Fonte: Pixabay.

Em suma, para realizar o PIX noturno, o procedimento é o mesmo que você provavelmente já conhece. Você digita a chave do PIX para quem você deseja transferir e a transferência será realizada para que o usuário possa receber a quantia em sua conta bancária instantaneamente.

Entretanto, a única mudança que você irá perceber para realização de PIX durante a noite é em relação ao valor. Sendo assim, se o valor que você deseja transferir ou receber durante este período ultrapassa o valor liberado pelo Banco Central, saiba que não será possível realizá-lo. 

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Qual o valor do PIX na madrugada?

Por outro lado, ainda que seja possível realizar PIX durante a noite e madrugada, é preciso ter cuidado referente aos valores autorizados. Uma vez que, enquanto o PIX convencional possui um limite superior, o PIX noturno não pode ultrapassar o valor de mil reais. Vale ressaltar que, o limite de valor para o PIX fora do horário noturno, soferrá alteração de acordo com o valor liberado pelo seu banco.

Sendo assim, para realizar PIX durante o período das 20h às 06h ou das 22h às 06h, conforme a sua escolha, você precisa se atentar ao valor máximo autorizado.

Essa limitação de valores, por sua vez, tem como objetivo preservar a segurança aos usuários que utilizam dessa funcionalidade. Afinal de contas, este é o período que ocorre mais golpes e crimes digitais e, ao reduzir o valor máximo permitido para o PIX noturno, o Banco Central garante uma redução considerável dessas ocorrências, oferecendo menores riscos ao indivíduo.

Como evitar golpes no PIX

O PIX facilita bastante as nossas transações financeiras, no entanto, para que ele seja de fato um aliado, é preciso tomar alguns cuidados. Veja aqui como evitar golpes.

Quais as mudanças no PIX noturno?

Ademais, as mudanças no PIX noturno contribuem para maior segurança dos usuários. Fonte: Freepik.
Ademais, as mudanças no PIX noturno contribuem para maior segurança dos usuários. Fonte: Freepik.

Por fim, o PIX é uma iniciativa recente e que já ganhou muitos adeptos, uma vez que oferece muito mais comodidade e facilidade para as transações financeiras. E, desde o seu lançamento, o Banco Central vem pensando em diversas mudanças para otimizar ainda mais o serviço e resguardar a segurança de quem o utiliza.

Por falar nas mudanças, existem algumas questões que podemos ressaltar, veja só. A primeira delas é a que foi listada aqui neste artigo, que garante a redução de valores do PIX durante a noite para que os golpes e crimes digitais possam reduzir consideravelmente.

No entanto, inicialmente a opção oferecida pelo Bacen era que o valor para fazer e receber PIX durante 20h às 06h fosse de mil reais. Agora, o valor máximo para transferências permanece o mesmo, entretanto, o usuário poderá escolher qual é o horário que ele quer limitar a redução de valores. 

Para isso, você tem disponível duas opções. Sendo elas: o horário das 20h às 06h, conforme estava em vigor anteriormente e mais um novo horário, das 22h às 06h. Caso você opte pela mudança e queira postergar o horário de início do PIX noturno, saiba o que fazer.

Para garantir a mudança de horário, você deve manifestar o interesse dentro do seu internet banking. Por outro lado, aqueles usuários que não realizarem a mudança junto ao banco, permanecerão na configuração padrão, em que o horário que haverá a redução de valores é das 20h às 06h.

Outras mudanças no PIX

Além disso, outras mudanças estão sendo tomadas para garantir maior segurança em suas transações financeiras. Como, por exemplo: bloqueio cautelar e devolução de PIX.

No bloqueio cautelar, as instituições financeiras podem bloquear o valor por um período de até 72 horas, caso eles identifiquem possível fraude na transação. Este período permitirá que seja feita uma análise de fraude mais robusta, antes de realizar a liberação do pagamento.

Por outro lado, o Mecanismo Especial de Devolução (MED), oferece a possibilidade de estorno do PIX, caso o usuário tenha caído em um golpe ou tenha informado algum dado errado durante a transação, fazendo com que o PIX caía em uma conta diferente da desejada. 

Neste caso, é ideal que o usuário faça um boletim de ocorrência e avise imediatamente a instituição financeira. Assim, as medidas para estorno do PIX serão tomadas, isso evita que você saia no prejuízo.

E aí, conseguiu compreender do que se trata e quais foram as mudanças no PIX noturno? Esperamos que sim. Para mais dicas e informações financeiras como essa, leia o nosso conteúdo recomendado abaixo.

WhatsApp Pay ou PIX: qual o melhor?

O PIX e o WhatsApp Pay são formas de pagar e receber pagamentos. Mas afinal de contas, qual é o melhor? Veja aqui.

Sobre o autor  /  Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão de crédito Digimais

Conheça todas as características gerais e vantagens do cartão de crédito Digimais. E assim descubra se é o cartão ideal para você e sua necessidade.

Continue lendo
content

Pernambuco libera pagamento do 13º salário do Bolsa Família

Beneficiários do Bolsa Família, Auxílio Emergencial e Auxílio Brasil de Pernambuco podem ter direito ao 13º salário do Bolsa Família.

Continue lendo
content

Como solicitar cartão de crédito Mooba

Descubra o passo a passo para solicitar o cartão de crédito Mooba online, pelo telefone ou direto pelo app. Confira também quais são os benefícios.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Empréstimo pessoal Midway: ideal para você

O empréstimo pessoal Midway é oferecido para os clientes que têm os cartões Riachuelo. Quer saber mais? Então, leia este post e confira!

Continue lendo
content

Credicard On: novo app da Credicard

Conheça o Credicard On, novo app da rede Credicard. Ele é perfeito para organizar suas finanças pessoais e ter mais autonomia financeira.

Continue lendo
content

Confira o nosso guia de como declarar o C6 TechInvest no IR 2022

Veja como declarar o C6 TechInvest no Imposto de Renda deste ano com o passo a passo que preparamos especialmente para você! Confira aqui!

Continue lendo