Educação financeira

Como quitar o empréstimo consignado antecipado?

O pagamento do empréstimo consignado é feito diretamente da folha de pagamento do usuário. Sendo assim, muitas pessoas se perguntam como fazer para quitar o valor antecipadamente. Ficou interessado? Continue a leitura e confira!

Anúncios

por Maria Luiza Ishimoto

Publicado em 11/05/2022

Confira aqui como fazer para adiantar as parcelas do empréstimo consignado!

Confira agora como fazer para adiantar suar parcelas do empréstimo consignado! Fonte: Adobe Stock
Confira agora como fazer para adiantar suar parcelas do empréstimo consignado! Fonte: Adobe Stock

Na hora de fazer um empréstimo, geralmente calculamos o prazo no qual conseguiremos realizar o pagamento de maneira segura. Contudo, no meio do caminho podem surgir alguns fatores como o aumento de salário, um investimento que deu certo e etc, que permitem o adiantamento das parcelas. Nesse sentido, muitas pessoas se perguntam como fazer para quitar um empréstimo consignado antecipado. 

Quer saber como fazer? Continue a leitura e confira como fazer!

Como solicitar empréstimo BMG para negativados

Confira como solicitar empréstimo consignado BMG, disponível também para quem está negativado. A solicitação é 100% online de forma prática e descomplicada.

Você permanecerá no mesmo site

O que é empréstimo consignado?

Para quem não conhece, o empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que geralmente está disponível apenas para algumas pessoas. Dentre elas estão servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, militares e alguns trabalhadores de empresas conveniadas.

Sua principal característica é o fato de que a parcela do empréstimo é descontada diretamente do contracheque, holerite ou benefício do INSS. Desse modo, a modalidade dá ao banco uma maior sensação de seguridade. Ou seja, ele enxerga isso como uma menor chance de inadimplência.

Sendo assim, seus juros costumam ser bem menores e seu prazo de pagamento maior. Por exemplo, existem muitas empresas que permitem o pagamento em até 120 meses ou mais. Além disso, é uma modalidade aceita mais facilmente pelos bancos.É importante dizer que o valor de uma parcela deve comprometer no máximo 30% do benefício mensal do proponente. 

 O empréstimo consignado pode ser bastante interessante para quem se enquadra nos pré-requisitos. Isso porque, além das condições serem boas, o usuário não precisa se preocupar com as datas de pagamento, uma vez que ele é feito de maneira automática.

Contudo, existem alguns pontos que não são tão positivos assim. Um deles é o fato de que você não pode deixar a dívida para depois. Ademais, caso perca o seu emprego, você precisará quitar tudo de uma vez só. 

Em resumo, nos casos citados acima, os contratos geralmente prevêem um desconto de 30% do valor da rescisão. Portanto, antes de aderir aos serviços, é bem importante ler todas as condições do produto. 

Anúncios

Como funciona a quitação antecipada do empréstimo consignado?

É importante calcular qual será o desconto do adiantamento. Fonte: Pexels
É importante calcular qual será o desconto do adiantamento. Fonte: Pexels

Muitas pessoas têm dúvida sobre a possibilidade de quitar o empréstimo consignado antecipado. Ela surge principalmente porque o pagamento é feito de maneira automática. Entretanto, a prática é um direito do consumidor, prevista no código.

Sendo assim, quitar o empréstimo consignado antecipado pode ser uma ótima forma de abater os seus juros. Isso porque ao fazer os pagamentos das parcelas antes do seu prazo, os bancos precisarão retirar os juros cobrados das parcelas futuras. Desse modo, o valor do CET -Custo Efetivo Total- pode diminuir significativamente. 

Outro ponto positivo é que a antecipação permite a chamada “margem consignável”.  Assim como falamos anteriormente, o valor da parcela pode comprometer no máximo 30% do salário do usuário. 

Portanto, adiantar a dívida fará com que você tenha a liberdade de solicitar um novo empréstimo, caso seja necessário. 

Além disso, antes de optar por antecipar, você deverá escolher entre duas opções: o pagamento parcial ou o pagamento integral. 

Na liquidação parcial, a pessoa poderá quitar apenas algumas parcelas futuras. Assim, o cálculo dos juros é proporcional com a quantidade. Já na liquidação total, todas as parcelas são quitadas de uma só vez e os juros delas são abatidos.

Em resumo, para conseguir realizar o processo, você deverá entrar em contato diretamente com o banco responsável. Depois que tiver informado a modalidade, a instituição fará o cálculo do desconto aplicado. O pagamento poderá ser feito através de boletos ou pelo débito da própria conta. 

Empréstimo com 240 meses para para pagar

Que tal conhecer os principais modelos de empréstimo com 240 meses para pagar?

Você permanecerá no mesmo site

Anúncios

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Como calcular a antecipação do consignado?

Se você está pensando em quitar as parcelas antecipadas do empréstimo consignado, é importante calcular quanto será o valor total. Nesse sentido, será necessário verificar quantas parcelas ainda faltam para o pagamento total.

Isso porque antecipar significa que a dívida do futuro é trazida para o presente e o valor da cobrança será diferente, tendo em vista que os descontos vão ser proporcionais aos meses antecipados.

Além disso, existem algumas ferramentas que podem te ajudar nessa hora. Uma delas é a calculadora de antecipação de prestações, disponibilizada pelo Ministério Público de Santa Catarina.

Ademais, para fazer essa simulação, será necessário informar alguns dados. Dentre eles estão o valor da parcela, a taxa de juros, dia do vencimento, a data de quitação e quantidade de parcelas que faltam para quitar. 

O que ocorre após a quitação?

Então, quando você estiver decidido quanto pagará e como fará isso, é só entrar em contato com o banco e efetuar o pagamento. Caso a liquidação seja parcial, o pagamento das parcelas restantes continuarão a ser descontadas da folha.

Caso a liquidação seja completa, depois de efetuar o pagamento, não terão mais parcelar para descontar do seu benefício. Já o seu empréstimo, sairá da lista do INSS. O processo leva em torno de 3 a 5 dias e assim que computado, sua margem consignável estará disponível novamente. 

Como quitar o empréstimo consignado antecipado de forma simples?

Aproveite as rendas extras para quitar seu empréstimo! Fonte: Pexels
Aproveite as rendas extras para quitar seu empréstimo! Fonte: Pexels

Existem algumas dicas para quitar o empréstimo consignado antecipado. A primeira delas consiste em utilizar o valor recebido no 13° salário. Como o benefício aparece no fim do ano como um dinheiro extra, utilizá-lo pode ser uma ótima forma de acabar com sua dívida.

Nesse mesmo sentido, caso surja alguma renda extra, destinar o saldo para a quitação pode ser uma forma inteligente. Além disso, você também pode usar a restituição do seu imposto de renda ou antecipar o seu saque-aniversário. 

Em resumo, qualquer dinheiro extra que você possui poderá te ajudar a quitar o empréstimo consignado antecipado. Assim como vimos anteriormente, a prática pode ser bastante benéfica, tendo em vista que o valor dos juros cairá, da mesma forma que o custo efetivo total. 

Por fim, recomendamos que antes de realizar o procedimento, você calcule bem e veja as condições para tal. Não adianta nada antecipar o pagamento caso você não consiga cumprir com as parcelas posteriores. 

9 empresas de empréstimo online

Muitas vezes fazer um empréstimo com juros mais baixos pode te ajudar a quitar uma dívida antiga, fazendo com que você saia do vermelho

Você permanecerá no mesmo site

Sobre o autor

Maria Luiza Ishimoto

Estudante de cinema na UFSC, já cursou 3 semestres em direito. Além de redatora, cria conteúdo e administra páginas no instagram. Tem uma grande paixão pela escrita e adora ler em seu tempo livre.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Os 11 melhores cartões para negativados!

Está com o nome sujo no SPC/Serasa e precisa de um cartão de crédito? Se sim, então leia o nosso texto e conheça agora os melhores cartões para negativados.

Continue lendo
content

Como receber o saque-aniversário FGTS

Quer realizar o saque-aniversário FGTS e não sabe o que deve ser feito? Te contamos qual é o passo a passo que você deve seguir. Veja!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Super Muffato

Você conhece o cartão Super Muffato? Ele proporciona muitas vantagens para os clientes do supermercado. Leia este post e confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Para que serve o cartão Caixa Mulher?

O cartão Caixa Mulher é uma modalidade de crédito exclusivo para o público feminino, sem anuidade e com vários benefícios. Veja aqui.

Continue lendo
content

Bradesco ou Itaú: qual banco tem o melhor cartão?

Quem vence a batalha de cartões: Bradesco ou Itaú? Leia este post e confira os detalhes de cada cartão, bem como conheça o vencedor.

Continue lendo
content

Cartão Ourocard pré-pago: como funciona

O cartão Ourocard pré-pago não exige renda mínima e oferece benefícios, como isenção de anuidade e programa Vai de Visa. Conheça mais detalhes aqui!

Continue lendo