Finanças

Conheça o Quod

Saiba o que é a Quod e como ela pode contribuir para o seu cadastro positivo.

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 16/06/2021

O que é o Quod?

Contamos como funciona o Quod. Confira. | Imagem: Execution Comunicação
Contamos como funciona o Quod. Confira. | Imagem: Execution Comunicação

Você já conhece o Quod? Ou ao mesmo já ouviu falar sobre ele?

Pois hoje trouxemos um artigo exclusivamente dedicado ao Cadastro Positivo, para que você entenda melhor como ele funciona.

Com o Quod, a avaliação de crédito é bem mais eficiente, uma vez que ela é feita baseado em inúmeros critérios, e não apenas em dívidas atrasadas.

O contexto do Cadastro Positivo, tem como base a avaliação mais justa de crédito, que pode ajudar os consumidores que não conseguem comprovar renda ou que não têm relacionamento com alguma instituição financeira a terem acesso ao crédito.

A entrada do Cadastro Positivo é muito saudável para a economia do país e de todos, uma vez que o seu sistema fomenta o sistema de crédito.

E aí? Vai perder essa?

Então vem com a gente!

Anúncios

O que é o Quod?

Antes de tudo, vamos entender que a Quod é uma empresa que nasceu com o objetivo de valorizar os bons pagadores no Brasil, pelo Cadastro Positivo. Afinal, pagar tudo e dia é satisfatório demais.

Por meio de seus processos, a Quod continua evoluindo a análise de crédito para uma visão mais completa e dinâmica sobre as informações disponíveis.

Além disso, a mesma foi criada pela união dos cinco maiores bancos do país: O Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú-Unibanco e Santander. 

Com isso, a empresa busca avaliar o crédito das pessoas, fundamentado nas informações de seu comportamento no mercado, e não apenas em rótulos clichês, como “nome sujo” ou “nome limpo”.

Para que serve o cadastro positivo?

O Cadastro Positivo é um banco de dados que reúne o histórico de pagamento de um consumidor ou de uma empresa, como: pagamentos liquidados, em aberto ou quitados com atraso.

O acesso aos históricos de pagamentos permite a análise de consumidores não bancarizados, e como resultado, mais pessoas podem ter acesso a crédito.

Anúncios

Como funciona a Quod

A Quod trabalha com tecnologias de big data e inteligência artificial para obter históricos de pagamentos e ajudar as empresas a tomarem decisões para concederem crédito.

Essas análises são avançadas e ajudam a evitar fraudes, diminuir riscos e também a entender melhor os clientes.

A Quod fornece uma consulta por pessoa física, com todas as informações cadastrais, histórico de crédito e indicadores de mercado. Também oferece o Quod Score, uma nota de crédito com dados do Cadastro Positivo, indicando a probabilidade de um cliente pagar um compromisso financeiro no futuro. 

Como consultar score Quod?

Esclarecemos abaixo como consultar o Quod. | Imagem: Freepik
Esclarecemos abaixo como consultar o Quod. | Imagem: Freepik

Para fazer parte do Cadastro Positivo, é necessário preencher um formulário e enviar sua documentação e foto pelo celular mesmo. Dessa forma, seus dados positivos ficam disponíveis para as empresas que forem analisar seu crédito. Vale lembrar que da mesma forma que é simples se cadastrar, o descadastro também é feito de forma rápida e simples.

Posteriormente, para que você tenha acesso ao relatório e garanta que outra pessoa não se passará por você e veja suas informações, é necessário realizar o seu cadastro gratuitamente, no Portal do Consumidor da Quod.

Dicas para aumentar score em 2021

Passar 2021 com o score mais alto é uma ótima pedida, não é? Dessa forma, você tem mais acesso ao mercado de crédito e mais autonomia financeira. Clique e saiba mais.

Como a Quod influencia na vida do tomador de empréstimo

Neste sentido, o principal benefício de quem toma empréstimo ao ter suas informações disponíveis pelo Cadastro Positivo, é fornecer dados melhores. 

Assim como ressaltamos anteriormente neste texto, não somente suas transações em negativo estão em consideração, como fazem Serasa e SPC, mas também suas movimentações positivas, como os empréstimos pagos, gastos em cartão de crédito e financiamentos em dia.

Quem usa?

Agora você pode se perguntar: quem usa o Quod?

O Cadastro Positivo é bem flexível e adiciona automaticamente pessoas físicas e jurídicas ao seu sistema.

Para mantê-lo, você não vai precisar pagar nada pelo serviço e a sua pontuação, ficando em aberto para consulta no site de qualquer um dos birôs de crédito. 

Vale lembrar também, que o score pode ser diferente em cada birô, uma vez que cada empresa possui uma maneira de fazer esse cálculo. 

Com as informações oferecidas pelo cadastro, as empresas podem conhecer o hábito de pagamento dos seus clientes ainda mais. Assim é possível que se usem critérios mais justos na hora de vender a prazo ou conceder créditos. 

Por consequência, as empresas melhoram significativamente a sua análise de crédito, reduzem os custos, trabalham com concorrências mais equilibradas e favorecem a cadeia econômica. 

Tanto pessoas físicas como jurídicas têm mais autonomia para negociar os critérios da concessão de crédito, como a taxa de juros, gerando resultados positivos para o mercado e possibilitando o crescimento de negócios e projetos.

Reativação de clientes e os baixos custos de financiamento 

Além de tudo, com o Cadastro Positivo, é possível fazer uma reavaliação dos seus clientes desativados no momento.

A ideia principal, é entender o contexto de vida do consumidor e considerar aqueles que pagam bem e que estavam no cadastro de inadimplentes devido uma situação específica.

Com mais informações, você aperfeiçoa a sua análise, melhora a qualidade da carteira de crédito e oferece propostas mais certeiras ao negócio ofertado.

Como resultado disso, mais pessoas poderão ter acesso ao crédito. Não é apenas sobre a concessão, mas sim, quanto a sua empresa pode dar e quanto o seu consumidor pode pagar. 

Acompanhamentos como esses, tratam todo o processo com mais exclusividade e pontualidade.

É interessante lembrar: quanto menor o risco de concessão de crédito, menor será o custo do financiamento.

Conclusão

Por fim, ressaltamos como funciona o Quod. | Imagem: Mercado e Consumo
Por fim, ressaltamos como funciona o Quod. | Imagem: Mercado e Consumo

Por fim, fica bem mais fácil conceder crédito aos seus clientes, ou até mesmo para você consumidor!

Vale lembrar que o cadastro na Quod é opcional. Ou seja, você não tem a obrigação de manter o cadastramento.

No entanto, precisamos dizer que é interessante estudar a possibilidade!

Controles financeiros como a Quod, ajustam as relações financeiras e fomentam os bons pagadores a dedicarem evolução em suas condições.

E por isso, encontrar mais informações sobre o assunto, faz com que você seja um diferencial no ramo.

E aí? Você aprendeu mais com o post de hoje?

Se sim, continue nos acompanhando para receber novos assuntos que desenvolverão o seu conhecimento.

Te esperamos aqui!

Consulte a situação do seu CPF no app do Boa Vista

Boa Vista é uma empresa que te permite consultar seus dados como pagador através do seu CPF. Confira se o seu nome está sujo e limpa agora mesmo.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o Cartão de crédito Sollus

Conheça as características gerais, vantagens e outros diferenciais do cartão de crédito Sollus e descubra se é o cartão ideal para você.

Continue lendo
content

Onde fazer curso técnico Ead?

Quer se sobressair no mercado de trabalho? Realizar curso técnico Ead pode ser uma excelente opção. Clique aqui e veja onde realizar.

Continue lendo
content

9 hábitos para economizar dinheiro

Aprenda 9 hábitos para economizar dinheiro todo o mês, desde cortar gastos desnecessários a gerar renda extra para o seu orçamento familiar.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Ganhe 3 pontos por U$1 dólar gasto no Santander Unlimited

O cartão Santander Unlimited oferece até 3 pontos a cada U$1 dólar gasto, além de diversos outros benefícios. Saiba mais sobre o assunto aqui

Continue lendo
content

Confira os principais motivos que podem reprovar a solicitação do novo empréstimo Caixa

Teve o novo empréstimo Caixa TEM negado? Você não está só! Veja quais as situações que resultam na reprovação do pedido.

Continue lendo
content

Tudo o que você precisa saber sobre a nova conta digital do Banco do Brasil

A nova conta digital do Banco do Brasil oferece transferências gratuitas, cartão de débito internacional e isenção de taxas! Veja mais aqui!

Continue lendo