Finanças

Entenda o que é Ebitda

Quer investir em renda variável e ainda não conhece o Ebitda? Então fique com a gente que vamos te mostrar seu conceito e como calcular.

Anúncios

Ebitda

O Ebitda mostra a capacidade da empresa de gerar caixa. Crédito: Pexels
O Ebitda mostra a capacidade da empresa de gerar caixa. Crédito: Pexels

No momento em que você decidir adentrar o mundo da renda variável, vai se deparar com uma série de termos diferentes. Entre estes está o Ebitda. Mas, você sabe o que ele significa?

Em suma, o Ebitda mostra o resultado operacional de uma empresa. Ou seja, ele avalia a eficiência e produtividade do negócio, bem como sua capacidade de gerar lucro.

Como é essencial conhecer mais a fundo esse termo, vamos te mostrar hoje o que você precisa saber e ainda de que forma é possível calcular a geração de lucro das empresas de capital aberto.

Saiba o que significa este conceito

Ebitda é uma sigla em inglês que significa: Earnings before interest, taxes, depreciation and amortizations. Isto é, no bom e velho português, o lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.

Aqui no Brasil, por conta da tradução, o Ebitda também é conhecido como Lajida. No entanto, apesar de ser muito importante para avaliar o quanto uma empresa consegue gerar lucro, nem todos os demonstrativos financeiros apresentam esse balanço.

Por isso, vamos te mostrar o que a sigla significa, onde você encontra essa informação, como pode calculá-la e ainda quais são suas vantagens e desvantagens.

O que é o Ebitda de uma empresa?

Em resumo, o Ebitda monstra a eficiência de uma empresa em gerar valor a partir de sua atividade fim (a atividade para a qual a empresa existe).

Em outras palavras, isso significa avaliar como a empresa administra a sua atividade principal e de que forma ela gera mais capital.

O Ebitda não considera nenhuma entrada financeira além da que é gerada pelo caixa. Portanto, não se leva em conta o retorno de investimentos, juros de aplicações, entre outros.

Nesse caso, o cálculo do indicador também não considera possíveis benefícios fiscais que a empresa possa ter e que influenciam seu fluxo de caixa, mas não a geração de caixa.

Outra característica do Ebitda está no fato dele excluir qualquer tipo de despesa da sua conta. Assim sendo, o seu valor nos diz qual é a capacidade efetiva que a empresa tem para competir no mercado.

Dessa forma, quando seu valor é positivo e crescente, consideramos que a geração de caixa está adequada. Afinal, a cada período, seu valor aumenta.

Agora, quando o valor é negativo ou decrescente, você precisa avaliar com calma as finanças da empresa e ligar um sinal de alerta. Isso porque ela não está gerando caixa suficiente para cobrir suas despesas.

O que fazer para ter renda própria?

Optar por ser um microempreendedor individual e trabalhar na internet para fazer renda própria é uma ótima alternativa para ganhar mais dinheiro. Clique e saiba mais!

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Qual é a função do Ebitda?

Com o Ebitda é possível avaliar se o negócio consegue gerar retorno financeiro. Crédito: Pexels
Com o Ebitda é possível avaliar se o negócio consegue gerar retorno financeiro. Crédito: Pexels

De modo geral, ele tem a função de demonstrar qual é a capacidade da empresa em gerar retorno financeiro.

Por isso, podemos considerá-lo como um índice de eficiência e produtividade da empresa. 

Nesse sentido, o ideal é que o Ebitda aumente ao longo do tempo. Caso contrário, deve-se avaliar o que está acontecendo, porque a empresa não consegue gerar valor suficiente, com suas atividades fins, para cobrir suas despesas.

Portanto, podemos dizer que o Ebitda tem a função de fazer o demonstrativo da evolução de geração de caixa de um negócio.

E ainda, vale lembrar que não existe um número mágico para a empresa alcançar. O valor ideal depende de fatores como, por exemplo: setor de atuação, tipo de produto, valor de mercado, concorrência, entre outros.

Como calcular o Ebitda?

Em primeiro lugar, precisamos avisar que existe um jeito bem simples de saber qual é o Ebitda de uma empresa de capital aberto listada na bolsa de valores.

Para isso, basta conferir o documento “Demonstrações de Resultados do Exercício”. Mas, onde encontrar esse documento?

Em suma, todas as empresas com capital aberto geram esse documento a cada três meses e o publicam em seu site de relacionamento com o investidor. Para acessar esse site, basta procurar em seu navegador pelo nome da empresa mais a sigla RI.

Dito isto, se a empresa não divulgar este número, você mesmo pode calculá-lo. 

Antes de pensar no Ebitda, precisamos calcular outro indicador, o Ebit, que é o lucro antes dos juros e tributos. Para isso, o cálculo é o seguinte:

  • EBIT (lucro operacional líquido) = receita líquida de vendas – custos dos produtos vendidos – despesas operacionais

Depois que você chegar ao valor do seu lucro operacional líquido, pode calcular o Ebitda:

  • EBITDA = EBIT + depreciações + amortizações

Além disso, caso você tenha achado o Ebit muito parecido com o Ebitda, saiba que eles são, essencialmente, diferentes. 

Isso porque o Ebit é o lucro da empresa com as atividades do negócio. Enquanto que o Ebitda é a capacidade que esse negócio tem para gerar lucro.

Quais as vantagens e desvantagens de utilizá-lo como indicador de saúde financeira?

Veja as vantagens e desvantagens deste indicador. Crédito: Pexels
Veja as vantagens e desvantagens deste indicador. Crédito: Pexels

Por fim, precisamos falar das vantagens e desvantagens do Ebitda. Em primeiro lugar, veja algumas das vantagens desse indicador:

  • Ajuda o analista financeiro a entender mais sobre a empresa e qual a sua capacidade de gerar caixa.
  • Não considera eventos financeiros não recorrentes como juros recebidos e benefícios fiscais temporários para que, com isso, consiga avaliar melhor como a empresa se comporta dentro do seu mercado.
  • Mostra o real desempenho da empresa sem considerar outros ganhos além do operacional.
  • Demonstra qual é a produção e a eficiência do negócio.
  • Indica a capacidade de gerar caixa.
  • É universal, ou seja, permite avaliar empresas de diversos países ao mesmo tempo.

Já em relação às desvantagens, podemos citar:

  • Não ser usado para analisar instituições financeiras. Calcular o Ebitda de bancos e outras instituições financeiras ajudaria a entender mais o funcionamento destes negócios e qual é a capacidade deles de gerar lucro.
  • Demanda um nível um pouco mais elevado de conhecimentos financeiros.
  • Não há uma métrica bem definida do que as empresas podem considerar na hora de fazer o cálculo.
  • Não demonstra a saúde financeira completa do negócio. Afinal, não temos como avaliar o endividamento da mesma a partir do Ebitda.
  • Só pode ser usado em conjunto de outras métricas.

Enfim, seja como for, esse indicador é muito usado em análises fundamentalistas de empresas listadas na bolsa de valores. 

Caso você esteja começando e ainda não conseguiu entender bem como funciona esse tipo de investimento, sugiro a leitura do artigo que deixei aqui embaixo:

Qual a diferença entre renda fixa e renda variável

Está começando a investir? Então saiba tudo sobre renda fixa e renda variável para não errar na escolha e começar a construir seu patrimônio.

Sobre o autor  /  Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o Desenrola Brasil e limpe as dívidas do seu nome

Descubra o poder do Desenrola Brasil! Aproveite essa oportunidade única para negociar suas dívidas e trilhar um futuro de prosperidade.

Continue lendo
content

Empréstimo BMG ou Empréstimo Agibank: qual o melhor?

Está negativado e procurando por crédito? Então, veja as principais características e depois escolha o empréstimo BMG ou empréstimo Agibank.

Continue lendo
content

Como cancelar cartão Neon

Quer cancelar o seu cartão Neon e não sabe como proceder? Então, clique aqui e descubra de forma simples o passo a passo que deve ser feito.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Quem sãos os bilionários negros da atualidade? Conheça agora 30 nomes da lista!

Entre os bilionários negros da atualidade temos desde artistas como Beyoncé até Aliko Dangote, um magnata nigeriano. Confira nossa lista!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Caixa SIM

Aprenda como solicitar o cartão de crédito Caixa SIM online, via aplicativo e quais são as vantagens do cartão criado pela Caixa.

Continue lendo
content

Qual é o melhor banco para Financiamento Imobiliário?

Conheça hoje o melhor banco para financiamento imobiliário, suas características e como escolher o melhor para você, confira!

Continue lendo