Educação
Modelo da nova CNH deve entrar em vigor em junho
Parece que 2022 é o ano da renovação dos documentos emitidos em território nacional. Depois do RG, agora é a vez da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Saiba tudo sobre as mudanças aqui!
Anúncios
O documento vai passar por algumas mudanças importantes. Entenda.
Pois bem, uma medida elaborada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determina a introdução da nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em todo o território nacional a partir do dia 1º de junho de 2022. O documento contará com dois formatos de emissão simultâneos: impresso e digital.
Então, assim como o novo formato de RG – anunciado pelo governo no início do ano – a nova CNH deve ser padronizada por todo o país. Quem possui o modelo antigo pode utilizá-lo normalmente até a data do vencimento.
Entretanto, brasileiros que precisem renovar o documento e novos motoristas no processo de aquisição de sua primeira habilitação a partir da data estabelecida devem aderir o novo formato. A determinação visa alinhar o modelo brasileiro com os já conhecidos no exterior.
A nova CNH deve trazer melhorias relacionadas à segurança, com dispositivos contra possíveis falsificações. Um dos novos recursos é a impressão em tinta fluorescente e a adição de informações que só são vistas através da iluminação com luz ultravioleta.
O que é preciso para tirar a CNH?
Conheça quais são os processos necessários para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação.
Quais as novidades na nova CNH?
Além da alteração nas cores primárias do documento – que deixa os tons de verde e passa a ter tons de verde e amarelo – a localização da assinatura do condutor também sofrerá mudanças. A partir de junho, ela ficará logo abaixo da foto, e não após a dobra como é atualmente.
Na parte inferior do documento, serão acrescidas informações sobre o veículo através de um quadro contendo a silhueta e o código da categoria. Ou seja, quais tipos de veículo o motorista está autorizado a conduzir. Logo abaixo do quadro ficará um campo para observações, como possíveis enfermidades do condutor.
Então, quem ainda está com a carta temporária de “permissão para dirigir” terá a letra “P” inserida no canto direito do documento. A identificação da nova CNH definitiva se dá pela letra “D”.
As únicas características que não devem sofrer alteração são a Autorização para Conduzir Ciclomotor e o QR Code, que desde 2017 possibilita o acesso das informações do motorista através do aplicativo da CNH Digital.
Além disso, os prazos de validade também se mantém conforme a lei vigente. Sendo assim, condutores com menos de 50 anos precisam renovar a CNH a cada 10 anos. Por fim, os condutores entre 50 e 70 anos, a renovação é feita de 5 em 5 anos. E, para motoristas com mais de 70 anos, o prazo é a cada 3 anos.
Em Alta
Feirão de Imóveis Santander oferece 103 propriedades em 11 estados
O Feirão de Imóveis Santander pode ser a oportunidade ideal para quem quer adquirir a casa própria por um valor abaixo do mercado.
Continue lendoBurlas financeiras: quais são as 5 mais comuns em Portugal?
Aa burlas financeiras são fraudes que tem o intuito de tirar dinheiro das pessoas por meio de créditos ou investimentos falsos. Saiba mais!
Continue lendoConheça a conta MEI C6 Bank
Conheça a conta MEI C6 Bank, como ter a sua, quais são as vantagens, desvantagens e descubra se vale a pena ou não ter uma conta MEI.
Continue lendoVocê também pode gostar
Conheça a conta TPM Bank
Se você é mulher e está procurando abrir uma conta, a TPM Bank pode ser uma boa opção. A fintech possui diversas funções gratuitas, confira!
Continue lendoCartões Unibanco: quais são e como escolher o melhor?
Os cartões Unibanco oferecem diversos benefícios para quem deseja uma experiência financeira diferenciada. Vem cá e saiba mais do assunto.
Continue lendoComo solicitar o cartão C&A
Conheça o Cartão CEA e compre com descontos especiais nas lojas CEA. Entenda as vantagens, saiba como funciona e veja como solicitar o seu.
Continue lendo