Dicas

O que é preciso para tirar a CNH? Conheça todo o processo para conseguir sua primeira carteira de habilitação

Tirar a CNH é o objetivo de muitos brasileiros ao completar 18 anos, mas você sabe quais são os pré-requisitos e quantas etapas existem até a emissão do documento? Confira tudo sobre o processo aqui!

Anúncios

São necessários alguns pré-requisitos para iniciar as seis etapas que determinam a aptidão da pessoa para dirigir um veículo. Confira mais a seguir.

Quais são os passos a seguir para tirar a tão sonhada CNH? Fonte: Pixabay.
Quais são os passos a seguir para tirar a tão sonhada CNH? Fonte: Pixabay.

Sem dúvida, o sonho de muitos jovens ao completar 18 anos é adquirir a tão aguardada CNH. Contudo, para consegui-la, é necessário passar por alguns processos essenciais que vão avaliar as aptidões do indivíduo à condução de um veículo. Dessa forma, é importante conhecer todos os procedimentos exigidos para entender como tirar a primeira carteira de habilitação. 

Ao todo, são seis etapas que devem ser cumpridas até a entrega do documento e a concessão da permissão para dirigir (PPD). Para integrar o processo, é necessário atingir alguns pré-requisitos, além de realizar exames obrigatórios, executar prazos, e também pagar as taxas cobradas pelos órgãos responsáveis. Além disso, os futuros motoristas precisam passar por avaliações teóricas que testam seus conhecimentos sobre a legislação de trânsito, e também por avaliações práticas acompanhados de um instrutor encarregado de examinar as condições de direção veicular do indivíduo.

Antes de mais nada, para solicitar a CNH é fundamental efetuar as condições impostas pelo Departamento de Trânsito. Ou seja, ter 18 anos completos, saber ler e escrever, possuir um documento de identidade com foto, possuir um CPF válido e ter um comprovante de residência atualizado.

Como participar do leilão de motos da Receita

Aprenda como conseguir um veículo mais barato no leilão de motos da Receita Federal!

Então, o primeiro passo é preencher o formulário de inscrição online através do site do Detran e pagar o valor da taxa de admissão. Também é possível se inscrever pessoalmente nas sedes do Detran e do Ciretran, ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC). Em seguida, é preciso passar por exames médico e psicotécnico que vão avaliar as condições físicas e mentais do futuro motorista. As avaliações podem ser agendadas pela autoescola ou na própria clínica indicada no formulário de inscrição, e também cobram uma taxa que deve ser paga em dinheiro no dia da realização do exame. 

O resultado dos exames é anunciado no mesmo dia em que eles são feitos, e em caso de aprovação, o indivíduo é convidado a tirar a fotografia que constará em sua CNH e já pode escolher uma autoescola credenciada com o Departamento de Trânsito para começar as aulas. 

Primeiramente são feitas as aulas e exames teóricos. Essa etapa é essencial para o andamento do processo e consiste em 45 horas/aula sobre a legislação de trânsito vigente no país. Ao finalizar o curso, é necessário pagar a taxa do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) referente ao agendamento da Prova de Legislação, que também pode ser feito pela autoescola ou diretamente junto ao Detran. Para ser aprovado, é preciso alcançar o total de 21 pontos no exame. 

Por fim, chega a vez das aulas práticas de direção. Para iniciar o processo, é preciso pagar a taxa de Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) de acordo com a categoria escolhida. Ademais, também é necessário pagar um DAE para realizar a avaliação prática de direção e agendar o local e horário do exame. 

Em Alta

content

Conheça a conta à ordem BIG Serviços Mínimos

Com o BIG, você abre uma conta de Serviços Mínimos sem precisar de depósito inicial e ainda consegue um cartão para compras. Saiba mais aqui.

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo pessoal Ponto Frio

O empréstimo pessoal Ponto Frio te ajuda a pagar as suas contas e, ainda, oferece condições especiais de pagamento! Conheça mais aqui!

Continue lendo
content

Novo recurso permite que o cliente acompanhe os rendimentos de cashback no Nubank Ultravioleta

Agora é possível acompanhar o rendimento do cashback Nubank Ultravioleta em tempo real através do app do banco!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão Submarino ou Cartão Muffato: qual o melhor?

Conheça o cartão Submarino com programa de pontos e o compare com o cartão Muffato, que tem descontos especiais. Saiba aqui qual escolher.

Continue lendo
content

Qual o limite do cartão Superdigital?

Confira nosso conteúdo sobre o limite cartão Superdigital e descubra como aumentar seu valor máximo de compras e saques diários. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Cartão Wise ou Cartão BPI Gold: qual o melhor?

Conheça hoje o cartão Wise ou cartão BPI Gold e entenda como escolher entre essas opções incríveis de crédito para você aproveitar, confira.

Continue lendo