Empréstimo

Ministério Público investiga bloqueio de aparelhos celulares de clientes devedores no empréstimo SuperSim em parceria com a Serasa

Através do empréstimo pessoal com garantia da SuperSim, o cliente consegue até R$2.500,00 desde que instale o app SuperSim no celular. O motivo? Em caso de débito recorrente, a fintech tem a liberdade de bloquear o uso do aparelho. Essa funcionalidade causou a abertura de um inquérito para investigar a ação da empresa e de sua correspondente, a Serasa. Confira mais aqui!

Anúncios

por Aline Barbosa

Publicado em 17/02/2022

A ferramenta é tida como um colateral pela empresa, que oferece o microcrédito em troca do celular como garantia de pagamento. Entenda mais a seguir.

Investigação apura ferramenta que trava o celular de cliente devedor do empréstimo SuperSim. Fonte: Pixabay.
Investigação apura ferramenta que trava o celular de cliente devedor do empréstimo SuperSim. Fonte: Pixabay.

O Ministério Público do Distrito Federal abriu um inquérito para averiguar o comportamento da Serasa e do app de microcrédito SuperSim em relação a um empréstimo onde a credora aceita o celular do cliente como garantia de pagamento. Então, a investigação da Serasa e SuperSim apura indícios de desacato aos direitos do consumidor, assim como à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso porque, conforme as normas da contratação do serviço, a SuperSim pode acessar o aparelho do cliente e bloquear suas funcionalidades em caso de atraso no pagamento das parcelas. 

Em nota, a SuperSim afirma que os serviços de crédito oferecidos pela empresa são regulamentados e seguem todas as diretrizes impostas por lei. A instituição informa que ainda não foi indiciada oficialmente, e se põe à disposição das autoridades responsáveis pelo caso para maiores esclarecimentos. 

Já a Serasa enfatiza que cumpre de forma rigorosa a legislação vigente e que não atua como correspondente bancária para o microcrédito SuperSim. Em seu comunicado oficial, a entidade diz que não tem nenhuma influência sobre a operação ou autorização de empréstimos de companhias que utilizam esse método de cobrança. Além disso, informa que sua plataforma, conhecida como e-Cred, serve apenas para conectar os usuários a empresas que oferecem linhas de crédito de diferentes modalidades. A empresa também não foi notificada oficialmente da abertura do Inquérito Civil.

Segundo a investigação da Serasa e SuperSim, ambas as empresas têm dez dias para exibir o consentimento da Anatel em relação ao bloqueio dos aparelhos celulares. Bem como, o modelo padrão dos documentos apresentados aos clientes no momento da contratação do empréstimo. 

Conheça os tipos de Empréstimo Serasa eCred

Veja quais são as empresas parceiras da Serasa que oferecem linhas de crédito pessoal e outros produtos financeiros!

Anúncios

Como funciona o empréstimo SuperSim?

Pois bem, a empresa é uma correspondente bancária do banco Socinal e oferece linhas de crédito para pessoas que encontram dificuldades de aprovação em instituições tradicionais. Então, existem duas modalidades disponíveis de empréstimo pessoal: sem garantia e com garantia de celular. Ambos disponibilizam o valor máximo de R$2.500,00 com parcelamento em até 12 vezes e juros mensais a partir de 14,9%. 

Ao contratar o serviço com garantia de celular, o cliente é obrigado a instalar o aplicativo SuperSim, que funciona como um regularizador financeiro. Dessa forma, se o solicitante atrasar o pagamento de uma ou mais parcelas, o app bloqueia o aparelho até que o pagamento seja efetuado. E é justamente essa ferramenta que a investigação da Serasa e SuperSim está apurando. 

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Financiamento Balaroti ou Financiamento Bradesco Reforma: qual o melhor?

Confira tudo o que você precisa saber para escolher o financiamento Balaroti ou financiamento Bradesco Reforma para reformar ou construir sua casa!

Continue lendo
content

Como solicitar cartão Citi Card Double Cash

Se você quer conhecer e aproveitar todas as vantagens que o cartão Citi Card Double Cash oferece para os clientes? Confira aqui como fazer.

Continue lendo
content

Investir Nubank ou Investir Inter: qual é o banco ideal para você?

Aprenda a escolher entre investir de modo simples no Nubank ou com mais opções no Inter. Descubra as diferenças dos dois e opte pelo melhor!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Light oferece descontos de até 95% para endividados na Semana do Consumidor

Na Semana do Consumidor, a concessionária de energia Light está oferecendo descontos de até 95% para a quitação de débitos em atraso!

Continue lendo
content

Cartão Porto Seguro ou Cartão Latam Pass: qual o melhor?

Descubra aqui mais informações sobre o cartão Porto Seguro ou cartão Latam Pass, se valem a pena, quais são as vantagens e qual escolher.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Sodimac

Conheça o Cartão Sodimac, o cartão para quem sonha em reformar sua casa dos sonhos. Entenda quai são os benefícios, e saiba como solicitar.

Continue lendo