Educação financeira

Qual a melhor maneira de guardar dinheiro em 2021

Existem diversas maneiras para que você guarde seu dinheiro. Poupança, títulos públicos, títulos privados e previdência privada são algumas delas. Assim sendo, confira aqui como cada uma funciona e qual a melhor para você.

por

Fernanda Weber

Publicado em

| Atualizado em

ANÚNCIOS

Você pode guardar dinheiro e ainda receber juros por isso

Conheça opções melhores do que o porquinho para guardar seu dinheiro. Fonte: Unsplash

Nem sempre é fácil guardar dinheiro e sabemos disso. Mas, não é impossível! Por isso, conheça hoje a melhor maneira de guardar dinheiro ainda em 2021 e ainda ganhar juros por deixar a grana aplicada.

Antes de mais nada, precisamos dizer que não existe um jeito mais fácil ou mais difícil para conseguir economizar e guardar o dinheiro. E sim, diversas maneiras!

Assim sendo, o que vamos te mostrar hoje são, na verdade, 7 opções diferentes para que você consiga juntar algum dinheiro sem gastar. Depois de conhecer todas as opções, você poderá escolher a que for melhor para si. 

Quer descobrir, portanto, como guardar seu dinheiro de maneira segura? Então venha comigo!

Qual é o melhor lugar para guardar dinheiro?

Encontre o melhor lugar para guardar seu dinheiro. Fonte: Unsplash

Em primeiro lugar, para poder guardar dinheiro, é preciso fazer sobrar todos os meses, não é mesmo?

Assim sendo, você deve se planejar para que entre mais dinheiro do que saia e, depois disso, pode procurar lugares onde deixar a grana aplicada.

Mas, onde fazer isso?

Em suma, para decidir, você precisa considerar algumas variáveis como, por exemplo:

  • Objetivos, ou seja, o que quer fazer com a grana que vai guardar.
  • Prazo que pode deixar o dinheiro parado.
  • Risco: quanto está disposto a se arriscar para ter mais rentabilidade.

Depois que definir essas questões, pode escolher o melhor lugar para guardar seu dinheiro.

Mas, para que não fique sem saber para onde correr, já separamos as 7 melhores opções para quem está começando, confira.

Caderneta de Poupança

Sem dúvida, esse é o tipo de investimento mais conhecido no Brasil. Isso porque, praticamente todas as contas correntes possuem uma conta poupança associada e você pode depositar e sacar o dinheiro na hora que quiser.

No entanto, o dinheiro que aplicar na poupança, apesar de seguro, não lhe renderá muito a cada mês. Além disso, se você sacar o dinheiro antes de completar 30 dias, não receberá os juros correspondentes.

Desse modo, apesar de ser considerado um bom lugar para guardar dinheiro, a poupança não é a melhor de todos se o seu objetivo é ter boa rentabilidade.

Fundo de investimento em renda fixa

Em síntese, os fundos de investimentos em renda fixa são uma boa opção para quem quer guardar dinheiro sem se preocupar onde ele estará investido.

Afinal, ao comprar uma cota do fundo, você confia em um gestor. Este, por sua vez, compra títulos de dívida pública ou privada para compor o fundo.

Com o tempo, você recebe em troca uma remuneração de acordo com o valor que investiu.

Apesar de ser um dos melhores meios para guardar dinheiro, esse tipo de investimento tem como desvantagem o fato de cobrar taxa de administração e de performance. Assim sendo, a rentabilidade fica prejudicada.

Então, porque não fazer o investimento por si mesmo, sem a taxa? 

Tesouro Direto

Para responder a pergunta que acabamos de fazer, você pode começar estudando e investindo nos títulos do Tesouro Direto.

Em suma, ao fazer isso, você compra títulos da dívida pública e financia o governo. Assim, este pode realizar obras, investir em saúde e educação, por exemplo.

Em troca, o governo lhe paga o valor emprestado mais os juros contratados no início do prazo.

Além disso, você tem à disposição diversos tipos de títulos com rentabilidades e liquidez diferentes. Desse modo, pode escolher aquele que está de acordo com seus objetivos.

Ademais, os títulos estão disponíveis a partir de R$30, o que torna uma opção muito viável para todos. Quer saber mais? Então confira no post abaixo outras informações sobre esse investimento

Conteúdo Recomendado
Saiba tudo sobre os títulos públicos.

O que são os títulos públicos e como investir

Saiba tudo sobre os títulos públicos e comece a montar sua reserva de emergência o quanto antes para ter maior segurança financeira

ANÚNCIOS

CDB

Se no Tesouro Direto você empresta dinheiro para o setor público, com os Certificados de Depósito Bancário (CDB), o destino é o setor privado.

Com isso, ao guardar seu dinheiro em um CDB você compra títulos emitidos por bancos em busca da melhor rentabilidade e liquidez conforme sua necessidade.

Na prática, você compra títulos de CDB a partir de R$100 e, em troca, recebe uma remuneração que pode ser:

  • pré-fixada: conhecida no momento que adquirir o papel
  • pós-fixada: indexada a um indicador como o CDI
  • híbrida: no qual há uma taxa fixa atrelada a um indexador

Por fim, lembramos que quanto mais juros você receber, maior será a rentabilidade. Todavia, menor será a liquidez dessa aplicação, ou seja, você terá mais dificuldade para movimentar o dinheiro.

Conteúdo Recomendado

CDB Pré-fixado ou CDB Pós-fixado: qual o melhor?

CDB Pré-fixado ou CDB Pós-fixado? Pode parecer uma escolha muito difícil, mas não é. E nós vamos facilitar essa decisão com nosso artigo

LCI e LCA

Assim como o CDB, as LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCIs (Letras de Crédito do Agronegócio) são emitidas por bancos. No entanto, se destinam para financiar, respectivamente, o setor de imóveis e o agronegócio.

De modo geral, o investimento inicial e o período de carência (período mínimo para sacar o valor investido) são maiores. Com isso, a rentabilidade costuma ser maior.

Por isso, são considerados uma boa forma de guardar dinheiro. Só precisa lembrar que a grana não estará disponível a hora que quiser.

Desse modo, é ideal para quem já tem uma reserva de emergência pronta e quer diversificar os investimentos.

Letras de Câmbio

Acredito que, de todas as formas de guardar dinheiro de que já falamos, as Letras de Câmbio (LC) são as menos conhecidas.

Mas, é bem fácil de entendê-las.

Em resumo, elas funcionam como os CDBs. Isto é, ao aplicar seu dinheiro em uma LC, você empresta dinheiro aos bancos. Estes, por sua vez, lhe devolvem o dinheiro com juros no vencimento do papel.

O que muda, porém, é o valor inicial do investimento e o prazo de carência. De todas as maneiras de que já falamos, as LCs são as que possuem a menor liquidez e demandam maior investimento inicial. Porém, podem devolver um valor maior no final do prazo.

Previdência privada

Se a poupança ainda é o investimento preferido dos brasileiros, a previdência privada ocupa a segunda posição. Afinal, é uma alternativa para quem não quer depender apenas da previdência pública quando se aposentar.

Existem diversos planos de previdência privada com diferentes formas de remuneração. Mas, em suma, trata-se da melhor forma para guardar dinheiro se você quer receber uma quantia fixa quando não trabalhar e não quer se preocupar com muita coisa.

Além disso, pode investir da forma que preferir: ou tudo de uma só vez, ou com uma frequência determinada.

O ponto negativo é que todos os planos de previdência cobram taxa de administração que pode deixar a aplicação pouco vantajosa.

Como descobrir a melhor maneira de guardar dinheiro?

É hora de reunir as informações e escolher a melhor forma de guardar dinheiro. Fonte: Unsplash

Agora que você conheceu um pouco mais sobre onde guardar o seu dinheiro, chegou a hora de decidir a melhor maneira.

Antes disso, lembre-se de que o ato de gastar menos do que ganha e passar a guardar o ‘excedente’ precisa ser contínuo. Ou seja, torne isso um hábito.

Além disso, entenda que nem todos os investimentos funcionam para todas as pessoas. 

Quer um exemplo?

Então, eu, particularmente, não gosto da poupança pois ela não rende muito ao longo do tempo e perde para a inflação. Ao mesmo tempo, não tenho condições de fazer o investimento inicial de uma LC, LCI ou LCA. Por isso, prefiro investir no Tesouro Direto.

Assim sendo, antes de começar, considere algumas condições como:

  • Rendimento: quanto a aplicação rende por ano.
  • Liquidez: que nada mais é do que a facilidade para acessar o dinheiro quando precisar.
  • Valor inicial: quanto dinheiro é necessário para fazer o primeiro investimento.
  • Novos aportes: se pode aplicar o dinheiro de forma contínua ou não.
  • Perfil de risco: qual é seu perfil enquanto investidor.

Por fim, se você quer aprender quando é a hora de começar a guardar dinheiro, minha sugestão é que confira o conteúdo recomendado em seguida.

Conteúdo Recomendado
começar a guardar dinheiro exige determinação

Quando começar a guardar dinheiro?

Começar a guardar dinheiro é importante para garantir um futuro mais tranquilo. Veja aqui como fazer isso ao montar um planejamento, escolher uma corretora e investir

Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Cartões

Como solicitar cartão BTG + Opção Avançada

O cartão BTG + Opção Avançada oferece exclusivo programa de pontos para quem gosta de viajar. Se esse é o seu perfil, veja como pedir o seu!

por

Tathiane Mantovani

Publicado em

| Atualizado em

Cartão BTG + Opção Avançada

Mas, afinal, como funciona o cartão? Fonte: BTG+.

Primeiramente, o cartão BTG + Opção Avançada é internacional com bandeira Mastercard. Por isso, você pode utilizá-lo para fazer compras à vista e parceladas em milhares de estabelecimentos físicos e online credenciados à bandeira dentro e fora do Brasil.

Mas vale destacar que este produto financeiro oferece muitas vantagens, como isenção de rolha, Programa Mastercard Surpreenda, Mastercard Travel Rewards, MasterSeguro de Automóveis, Concierge Mastercard, Mastercard Airport Concierge, Invest+ (opcional), MasterAssist, entre outros benefícios.

Aliás, ficou interessado? Ademais, quer saber como solicitá-lo? Então, continue a leitura e confira!

Solicitar online

Afinal, como solicitar online? Fonte: Pexels.

Para solicitar é necessário ser correntista do Banco BTG+, assim como ter uma renda mínima de R$ 7.000,00. Então, se você se encaixa neste perfil, basta acessar o app da instituição financeira e, em seguida, fazer o processo de solicitação.

Solicitar via telefone

Ademais, não há processo de solicitação via telefone, mas você pode entrar em contato para sanar dúvidas sobre o cartão e o processo pelos números:

  • 3003 9500 (Capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 777 9500 (Demais localidades).

Solicitar pelo aplicativo

Pois o processo de solicitação deve ser feito no app do banco. Ademais, basta acessá-lo, localizar o cartão e preencher o pedido. Em seguida, é necessário aguardar a análise de crédito. Então, se você for aprovado, o cartão BTG + Opção Avançada é enviado para o seu endereço.

Cartão BTG + Opção Básica ou BTG + Opção Avançada: qual escolher?

qual é o melhor cartão? Fonte: Falando de viagens.

Então, se você chegou até aqui, mas percebeu que o cartão BTG + Opção Avançada não atende às suas necessidades. Mas, fique tranquilo! Pois existem diversos produtos financeiros no mercado que podem te atender. Ademais, dentre eles podemos citar o cartão BTG + Opção Básica que oferece benefícios Mastercard Gold. Então, veja as características dos dois cartões e, em seguida, compare-os:

BTG + Opção BásicaCartão BTG + Opção Avançada
AnuidadeIsenta (sem Invest+)
R$ 30,00 (com Invest+)
R$ 15,00 (sem Invest+)
R$ 45,00 (com Invest+)
Renda MínimaSalário mínimoR$ 7.000,00
BandeiraMastercardMastercard
CoberturaInternacionalInternacional
BenefíciosPrograma Mastercard SurpreendaPrograma Mastercard Travel Rewards
Mas, afinal, qual é o melhor cartão?
Continuar Lendo

Em Alta