Investimentos

É seguro fazer investimentos de renda fixa em 2023?

Está procurando uma forma segura, mas ainda assim rentável, de investir o seu dinheiro? Então a renda fixa pode ser a solução para você. Para conferir os principais tipos de investimento em renda fixa e se eles são realmente seguros, é só continuar a leitura.

Anúncios

Confira as principais opções de investimento em Renda Fixa e veja qual deles mais combina com você

Antes de mais nada, veja aqui como investir em 2023. Fonte: Freepik.
Antes de mais nada, veja aqui como investir em 2023. Fonte: Freepik.

O nosso dinheiro merece ser bem cuidado e, principalmente, ser usado da forma certa para trazer mais rendimentos para a sua carteira de investimento. Para isso, os investimentos renda fixa são uma das melhores opções para você, trazendo segurança e estabilidade para o seu patrimônio.

Dentre as opções de investimentos de renda fixa, podemos citar diversos. Como por exemplo: Tesouro Direto, LCI, LCA, CDB e vários outros. Vale dizer que, para cada tipo de investimento, há um perfil de investidor. 

Vale a pena investir em CDB com liquidez diária?

Se a sua dúvida é à respeito se vale ou não vale à pena investir em CDB com liquidez diária, não deixe de conferir o nosso artigo para saber se é um bom investimento.

Mas, antes de fazer os seus investimentos em renda fixa, é preciso entender como funcionam os principais tipos, qual é o seu rendimento, como é pago e, principalmente, se é uma modalidade segura.

Então, se esse assunto te interessa, é só continuar conosco aqui no artigo e entenda as possibilidades para saber onde investir em renda fixa neste ano. Continue a leitura e confira mais informações!

O que são investimentos renda fixa?

Afinal de contas, do que se trata um investimento com renda fixa? Confira a seguir. Fonte: Freepik.
Afinal de contas, do que se trata um investimento com renda fixa? Confira a seguir. Fonte: Freepik.

Antes de mais nada, vamos entender do que se trata a Renda Fixa. Bem, essa é uma modalidade de investimento em que o investidor “empresta” o seu dinheiro.

Em troca, ele recebe o rendimento proporcional ao dinheiro aplicado na instituição financeira, acrescido de juros e correção monetária. 

CDB ou Fundo DI: qual a melhor opção?

Antes de investir, é comum surgir a dúvida: CDB ou Fundo DI… Qual o melhor? Se você deseja saber mais sobre o assunto para decidir em qual investir, confira aqui.

Quais os tipos de renda fixa?

Existem diversos tipos de investimento de Renda Fixa no momento. Para exemplificá-los, listamos abaixo quais são os principais e suas características. Confira.

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Poupança

A poupança é, sem dúvidas, uma das opções de investimento com renda fixa mais conhecidas no mercado. Contudo, é o menos indicado para quem quer multiplicar o seu dinheiro.

Pois ela tem a menor rentabilidade de todos os investimentos. Ainda que seja possível ter lucro com a poupança, ele é muito menor que as outras modalidades.

CDB

Os CDBs (Certificado de Depósito Bancário) são uma modalidade de investimento em que as pessoas emprestam dinheiro para os bancos e, com isso, eles financiam as suas atividades de crédito.

Em troca do empréstimo, as pessoas recebem rentabilidade proporcional ao valor investido.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma iniciativa do Governo Nacional e da Secretaria do Tesouro Nacional Brasileiro que tem como objetivo oferecer a comercialização de títulos públicos para pessoas físicas, de forma segura e integralmente digital.

LCI e LCA

A LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) são investimentos de renda fixa disponíveis no mercado financeiro que servem para captar recursos.

Tem como objetivo trazer o desenvolvimento para o setor imobiliário e para o setor do agronegócio, respectivamente.

Vale a pena fazer esse investimento?

Se você está querendo saber se investir em renda fixa é vantajoso, é necessário primeiro avaliar todos os seus pontos positivos e negativos.

Abaixo, confira um pouco mais sobre estes pontos e entenda se essa é a melhor modalidade para você.

Vantagens

Podemos citar como principal vantagem deste tipo de investimento a segurança e estabilidade, especialmente quando comparado aos investimentos de renda variável.

Além disso, há opções com liquidez diária, ou seja, você pode retirar os valores sempre que quiser e receber no mesmo dia ou em até um dia útil.

Também, ele é uma das modalidades mais indicadas para quem quer fazer a sua reserva de emergência.

Desvantagens

Mas, por mais que tenha muitos benefícios, ainda conta com algumas desvantagens, como a rentabilidade menor que os investimentos em renda variável.

Apenas da segurança, tem esse rendimento menor, o que pode ou não ser um ônus, a depender do perfil do investidor.

Qual a renda fixa para cada tipo de investidor?

Se você está interessado no investimento em renda fixa, saiba também que é preciso avaliar o tipo de investimento de acordo com o perfil do investidor.

Abaixo, confira quais são os tipos de investimento que mais se encaixam de acordo com as suas características pessoais.

Perfil conservador

O perfil conservador é o que evita aplicações que podem fazê-lo perder dinheiro ou ter rendimentos menores do esperado.

Nesse perfil, o investidor prefere os produtos com baixo e baixíssimo risco, abrindo mão de um possível maior rendimento em troca da segurança.

Os rendimentos mais indicados são: CDBs, fundos de renda fixa, LCI, LCA e os títulos do Tesouro Direto.

Perfil moderado

Nesse perfil, a abertura para investimentos com um pouco mais de riscos é maior e, com isso, tem possibilidades de ganhos mais atraentes.

Mas, ao mesmo tempo que tem essa abertura, não abre mão da segurança e estabilidade. Nesse caso, os investimentos indicados são os do perfil conservador, em especial o Tesouro Direto.

Perfil agressivo

Esse é o perfil de investidor que está disposto a correr mais riscos com o seu dinheiro para ter uma boa rentabilidade, e até mesmo perder uma parte do seu patrimônio para encontrar bons retornos.

Nesse caso, eles não buscam investimentos em renda fixa, mas sim em criptomoedas, ações e fundos imobiliários.

Como funciona a remuneração desses investimentos?

O investimento de renda fixa funciona como se você realizasse o empréstimo de uma quantia para alguém ou para alguma instituição financeira.

Em troca, você recebe o rendimento proporcional ao valor aplicado, que são a remuneração de acordo com a taxa Selic e a taxa de CDI. 

Em qual renda fixa investir em 2023?

Neste ano, as rendas fixas mais indicadas são os fundos DI e o tradicional Tesouro Selic, pois eles contam com retorno considerável para quem precisa fazer o seu dinheiro render.

Eles acompanham o crescimento da taxa Selic e o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e, com isso, oferecem uma segurança aos seus investidores.

É seguro investir em renda fixa?

Por fim, saiba de uma vez por todas se o investimento é seguro. Fonte: Freepik.
Por fim, saiba de uma vez por todas se o investimento é seguro. Fonte: Freepik.

O investimento em renda fixa é considerado como o tipo de investimento mais seguro atualmente. Eles são, até mesmo, mais seguros que os investimentos feitos na tradicional poupança, pois eles possuem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para valores de até R$ 250 mil por emissor e até R$ 1 milhão por investidor.

Logo, se a instituição financeira onde você está investindo o seu dinheiro quebrar, você não perde o dinheiro investido.

E aí, gostou dos investimentos em Renda Fixa? Eles são uma ótima forma de fazer o seu dinheiro render, mas com segurança, não é mesmo?

Ah, e se você se interessou sobre o tema, não deixe de conferir o nosso artigo recomendado abaixo sobre o tesouro prefixado, um dos tipos mais populares de investimento em renda fixa atualmente.

Até mais!

Como funciona Tesouro Prefixado

Com o Tesouro Prefixado, você fica sabendo do valor das taxas de rentabilidade no momento da contratação. Para mais informações à respeito, confira aqui.

Sobre o autor  /  Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão Inter online: com cashback e limite garantido

Conheça aqui o cartão Inter online. Ele é sem anuidade, tem descontos em lojas parceiras, cashback e muitos benefícios exclusivos. Confira!

Continue lendo
content

Cartão para adicionar limite no Nubank

Você conhece o cartão para adicionar limite no Nubank? Então, leia o nosso post e confira tudo sobre essa novidade do roxinho.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Superdigital Internacional

Você conhece o cartão Superdigital Internacional? Ele oferece muitos benefícios. Quer saber quais? Então, leia este post e confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão LATAM Pass Internacional: 1,3 pontos a cada dólar gasto!

Descubra um mundo de vantagens com o Cartão LATAM Pass Internacional. Solicite agora e amplie seus horizontes.

Continue lendo
content

Como solicitar cartão BTG + Opção Avançada

O cartão BTG + Opção Avançada oferece exclusivo programa de pontos para quem gosta de viajar. Se esse é o seu perfil, veja como pedir o seu!

Continue lendo
content

Cartão de crédito Bradesco Exclusive: como funciona

Conheça o cartão Bradesco Exclusive que oferece atendimento personalizado, programas de recompensas, além de benefícios exclusivos! Confira!

Continue lendo