Finanças

Vale a pena investir em CDB com liquidez diária?

Você já conhece o CDB com liquidez diária? Esse pode ser um ótimo ativo da renda fixa para investir. Saiba mais em nosso artigo!

Anúncios

por Aline Saes

Publicado em 01/03/2021

Para que serve e como investir

Para que serve e como investir
Para que serve e como investir

O CDB com liquidez diária é um ativo de investimentos que se tornou um dos mais populares. Ele faz parte dos produtos de investimentos na modalidade de Renda Fixa, e pode ser uma excelente opção para quem quer aplicações com prazos mais curtos.

E se você tem esse tipo de perfil e está procurando por uma boa opção de ativo em investimentos, o CDB com liquidez diária pode ser o ideal para você. Esse ativo irá servir para alavancar seus rendimentos com mais segurança a curtos prazos. 

Portanto, não é à toa que se tornou um dos mais procurados da renda fixa, ao lado de outros como o Tesouro Direto. Então, se você está com curiosidade de entender melhor o que é o Certificado de Depósito Bancário com liquidez diária, e como investir nesse ativo, continue lendo.

Pois nós preparamos um artigo especialmente para esse tipo de CDB, com todas as informações que você vai precisar. Então, confira a seguir!

Anúncios

O que é CDB com liquidez diária?

O que é CDB com liquidez diária?
O que é CDB com liquidez diária?

Como dissemos, o CDB com liquidez diária é um tipo de ativo da modalidade Renda Fixa. 

E ele é um empréstimo que você faz às instituições bancárias para que elas realizem suas operações financeiras. Por isso, você recebe o seu dinheiro e mais um prêmio extra, que se define através da taxa de rentabilidade do ativo em que você aplicou.

Porém, apesar de ser mais seguro e bastante popular entre os investidores iniciantes, ainda existem muitas dúvidas sobre esse investimento. Então, continue lendo, pois reunimos informações bem específicas para sanar todas as suas dúvidas sobre o CDB com liquidez diária.

Vamos lá!

Como funciona esse tipo de investimento?

Como funciona esse tipo de investimento?
Como funciona esse tipo de investimento?

Não há custos para aplicar no CDB, em qualquer tipo que seja. Além disso, ele tem as seguintes características:

  •  não está isento da alíquota do Imposto de Renda (IR), que irá variar de acordo com o prazo para o resgate da aplicação;
  • Também incide o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), em aplicações que você resgatar em prazos menores do que 30 dias, com taxas que variam de 96% para aplicações diárias, até 3% em prazos de 29 dias.

O grande diferencial do CDB com liquidez diária, o próprio nome já diz. Ao aplicar nesse tipo de ativo de investimentos, você poderá resgatar os rendimentos em qualquer data. Pois ele possui rendimentos diários.

É muito mais prático do que a poupança, por exemplo. Pois nessa modalidade você tem uma data de vencimento mensal para poder resgatar o seu dinheiro sem perder os rendimentos. Já no CDB com liquidez diária, você pode resgatar valores todos os dias!

Muito prático, não é? E isso pode ser uma grande vantagem para quem procura por ativos de baixo risco e rendimento rápido. Ou para investidores que querem criar uma carteira variada com investimentos de curto e longo prazo.

E além disso, por ser um ativo da Renda Fixa, esse tipo de CDB está protegido com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Na prática, este fundo garante que independente da situação da instituição bancária que emitiu o título, o seu dinheiro estará em garantia. E com o adicional dos seus rendimentos até o valor máximo de 250 mil reais.

Além disso, o CDB pode ser dividido em dois diferentes tipos. E são eles:

  • Pré-fixado;
  • Pós-fixado;
  • Híbrido.

Mas para ajudá-los a entender melhor quais são eles, vamos explicar cada um separadamente. Confira a seguir!

Anúncios

Pré-fixado

Pré-fixado
Pré-fixado

Esse tipo de título do CDB vai lhe permitir saber de antemão qual será a rentabilidade daquela aplicação na data de vencimento. Ou seja, não vai ter nenhuma taxa ou indexador para variar o rendimento daquele título no prazo da aplicação.

Por exemplo, ao pesquisar sobre os títulos de CDB Pré-fixado, você poderá conferir a taxa de rentabilidade daquele título. Assim, se você aplicar em um título com rentabilidade de 10%, vai ter ao final do prazo o seu dinheiro mais 10% do valor inicial.

Portanto, é um tipo de CDB que pode ser mais atrativo para investidores de baixo risco. Ou para variar a sua carteira de investimentos com rentabilidade fixa.

Pós-fixado

Pós-fixado
Pós-fixado

Já esse tipo de CDB, como o nome já diz, vai trazer uma taxa de rentabilidade que será descoberta apenas após o período de vencimento da aplicação terminar. Pois esse tipo de investimento se relaciona com o desempenho de indexadores como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI). 

Assim, o que você poderá saber é uma projeção de rentabilidade baseada na porcentagem do CDI que aquele título poderá render. Ou seja, você só saberá quanto o seu dinheiro terá rendido quando for fazer o resgate.

Dessa forma, o título de CDB Pós-fixado é mais interessante a um perfil de investidor que permite maiores riscos. Ou seja, que tenha maior reserva financeira e uma carteira de investimentos mais variada para cobrir eventuais perdas na rentabilidade.

Híbrido

Híbrido
Híbrido

Esse tipo de CBD é uma junção dos dois tipos anteriores. Ou seja, quem investe neste título pode receber uma parte do seu rendimento com base nas taxas pré-fixadas, e outra parte restante no esquema do pós-fixado.

Quando optar com liquidez diária?

Quando optar com liquidez diária?
Quando optar com liquidez diária?

Como dissemos, o CDB é um dos ativos de investimentos mais populares na modalidade renda fixa. Mesmo assim, muitas pessoas ainda podem ter dúvidas quanto aos tipos de Certificado de Depósito Bancário. Também quando elas devem optar pelo CDB com liquidez diária.

E para entender melhor isso, vamos pensar no que é o conceito de liquidez diária. A liquidez é basicamente um termo que usamos para nos referir à capacidade de um ativo de investimentos retornar em dinheiro. Ou seja, quanto mais facilmente você pode resgatar seus recursos, maior é a liquidez do ativo de investimentos.

Assim, lembre-se o que quer dizer CDB com liquidez diária. Pois isso quer dizer que você poderá resgatar facilmente os seus recursos todos os dias com esse tipo de ativo de investimentos.

Portanto, optar pela liquidez diária pode ser muito interessante nos seguintes casos:

  • Quando o investidor precisa ter mais agilidade em seu planejamento financeiro, e quer variar sua carteira com ativos de prazos mais curtos;
  • Também quando você prefere ativos que te possibilitem solicitar o resgate do dinheiro que investiu com as devidas correções, a qualquer momento;
  • Caso esteja precisando reverter os investimentos em dinheiro rapidamente, poderá pedir o resgate e ter os valores em sua conta bancária em até 24 horas.

Qual a diferença entre CDB com liquidez diária e no vencimento?

Qual a diferença entre CDB com liquidez diária e no vencimento?
Qual a diferença entre CDB com liquidez diária e no vencimento?

O CDB com liquidez diária se diferencia unicamente pelo fato de ter maior liquidez. Ou seja, é mais fácil pedir o resgate dos seus valores na aplicação, todo dia. Já o CDB com liquidez no vencimento irá exigir prazos mais longos, de 1 mês, 1 ano ou mais.

As vantagens do CDB com liquidez diária estão principalmente na sua agilidade para o resgate, e na maior segurança já que a rentabilidade é diária. Portanto, você se expõe a menores riscos de variação. E isso é o que irá ocorrer no caso do CDB com liquidez no vencimento.

Porém, há desvantagens na liquidez diária, como:

  • menor rentabilidade em relação ao CDB com liquidez no vencimento;
  • maior incidência de impostos (IR e IOF) para resgates no mesmo dia e em curtos prazos;
  • Mais taxas de juros para a modalidade de curto prazo.

Portanto, tenha tudo isso em mente quando for refletir sobre investir ou não na modalidade de CDB com liquidez diária.

Como investir em CDB com liquidez diária?

Como investir em CDB com liquidez diária?
Como investir em CDB com liquidez diária?

Primeiramente, assim como para investir em qualquer ativo, você deve refletir sobre as seguintes questões em relação ao título em que pretende aplicar:

  • Rentabilidade: preste atenção em qual é o retorno que aquele ativo irá lhe trazer naquele período de tempo;
  • Prazo: fique atento se aquele título é realmente de liquidez diária, ou seja, o prazo para retirar os seus rendimentos é de um dia;
  • Taxas: O parâmetro para o retorno de rendimentos aos investidores em geral será com base nos índices do CDI.

E após pesquisar e pensar sobre todos esses aspectos do CDB com liquidez diária, é hora de investir. Portanto, fique com a gente e confira o passo a passo para lhe ajudar a investir nesse tipo de CDB.

Análise dos investimentos

Análise dos investimentos
Análise dos investimentos

Nessa etapa todas as aplicações passam por avaliação, para verificar qual será a rentabilidade desses investimentos.

Abra sua conta em uma instituição financeira

Abra sua conta em uma instituição financeira
Abra sua conta em uma instituição financeira

Pois para aplicar em títulos de CDB com liquidez diária você precisará dos serviços de corretagem de um banco ou corretora financeira. Portanto, escolha entre as opções de corretoras financeiras para aplicar seu dinheiro.

Após isso, com cadastro na instituição financeiro e sua carteira de investimentos funcionando, é hora de começar a investir.

Como abrir conta em corretora financeira

Um passo a passo para te ajudar a abrir a sua conta em uma corretora financeira

Pesquise entre as opções de CDB

Pesquise entre as opções de CDB
Pesquise entre as opções de CDB

Como demonstramos, existem diversas variações entre os tipos de títulos de CDB que você pode optar. Então, pesquise bem em termos de rentabilidade, prazo, taxas, etc. Pois só assim terá certeza de que o CDB com liquidez diária é o ideal para você agora.

Pronto! Depois que escolheu seu título e aplicou seu dinheiro, é só deixar o prazo vencer e pedir o resgate dos seus investimentos para a sua conta bancária.

O CDB com liquidez diária vale a pena?

O CDB com liquidez diária vale a pena?
O CDB com liquidez diária vale a pena?

A resposta mais curta é: Sim, vale a pena investir no CDB com liquidez diária. Mas isso também dependerá de todo o seu contexto financeiro e sua estratégia de investimentos. Pois se você está em um momento de que precisa de rentabilidade rápida e liquidez, esse será o ativo de investimento ideal para você.

Assim, você poderá investir e sacar diariamente, com facilidade e agilidade de resgate de valores que caem em sua conta bancária em até 24 horas. Mas não se esqueça, com a maior liquidez vem a menor rentabilidade, e maiores incidências de impostos como o IOF e Imposto de Renda. 

Portanto, faça toda a sua lição de casa e pesquise bem sobre as opções de CDB antes de investir na liquidez diária. Também tenha sempre uma reserva de emergência, um bom planejamento financeiro e organização de suas finanças pessoais.

E assim chegamos ao fim de nosso artigo especial sobre o CDB com liquidez diária. E aí, o que achou? Está com mais curiosidade sobre os ativos de investimento na renda fixa? Então continue sempre pesquisando e lendo mais sobre isso. 

Pois educação financeira fará toda a diferença em sua carteira de investimentos, pode ter certeza! E quando falamos de ativos de investimentos, conhecer mais a fundo todas as características deles torna o mundo dos investimentos muito mais simples do que se imagina. Basta começar.

Então esperamos que seja mais fácil agora entender o que é CDB com liquidez diária. Mesmo com seus diferentes tipos, e suas principais características. Além disso, agora ficou mais simples entender como investir nesse ativo financeiro e de que forma começar suas aplicações nessa modalidade de renda fixa.

O que é CDB e CDI?

Nosso artigo vai te ajudar a entender o que é CDB, CDI e quais as diferenças entre eles

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP, com ênfase em História das Mulheres. É escritora autônoma para variados nichos desde história e finanças, até beleza e saúde. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa. Vê a importância em saber mais sobre a sociedade e tudo que nos cerca.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

10 melhores opções empréstimo pessoal 2021

Você está precisando de dinheiro urgente? Então, leia este post e confira as melhores opções de empréstimo pessoal 2021.

Continue lendo
content

Como conseguir pontos no Score Turbo Serasa?

Quer saber como obter pontuação de score de crédito mais alta, de forma rápida? Então veja como conseguir pontos no Score Turbo Serasa aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão Le Biscuit: descontos exclusivos e parcelamento especial

Quer ter descontos exclusivos na loja Le Biscuit e um cartão cheio de benefícios para você? Conheça aqui o cartão de crédito Le Biscuit.

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo Banco Paraná

Você conhece o empréstimo Banco Paraná? Ele é exclusivo para beneficiários do INSS, servidores públicos e Forças Armadas. Confira!

Continue lendo
content

Entrevista de emprego no exterior: como se preparar

Veja como se preparar para a entrevista de emprego no exterior com dicas incríveis: pesquise sobre a empresa, fale sobre você, entre outras.

Continue lendo