Finanças
Como fazer PIX seguro?
Sabemos que o PIX é muito prático, entretanto, para que ele seja seguro você precisa tomar alguns cuidados. Veja aqui quais são.
Anúncios
Da praticidade ao risco: veja quais dicas para fazer um PIX seguro
Antes de mais nada, não tem como discordar de que o PIX chegou para simplificar as nossas finanças. Afinal de contas, com poucos cliques, você realiza uma transferência para outra conta corrente ou poupança, e o dinheiro cai na conta instantaneamente. Entretanto, é preciso tomar cuidado para fazer PIX seguro.
Isso é, ainda que o PIX seja uma das inovações financeiras mais práticas da atualidade, se você não sabe quais são as medidas mais seguras para realizar o procedimento, você pode colocar em risco as suas finanças.
Pensando nisso, separamos aqui as informações acerca do assunto fazer PIX seguro. Então, se o assunto te interessa, continue com a gente e confira. Veja abaixo!
Quais são as proteções oferecidas pelo PIX?
Em suma, o PIX oferece algumas proteções para ajudar que a sua experiência com essa funcionalidade seja mais segura. Veja bem:
- Identificação: inicialmente, antes de fazer PIX seguro, o usuário precisa realizar a identificação padrão do seu smartphone e do seu aplicativo do banco. Sendo assim, o desbloqueio por meio de senha, token e/ou reconhecimento facial e biométrico é solicitado;
- Criptografia: é imprescindível que todas as transações via PIX sejam criptografadas por meio da Rede do Sistema Financeiro Nacional. Ou seja, o programa de segurança desenvolvido pelo Banco Central;
- Motores antifraude: os bancos possuem um sistema que visa detectar atividades suspeitas e fraudulentas através do PIX. Ou seja, caso eles identifiquem alguma transação fora da normalidade do usuário, eles irão averiguar se há algum problema antes de realizar a liberação do dinheiro. Assim, ao fazer PIX seguro você contará com mais essa facilidade;
- Impedimento de proteção: por fim, caso seja identificada alguma fraude por meio do PIX, o sistema irá sinalizar o fraudador e essa informação poderá ser acessada por todas as instituições financeiras.
Como evitar golpes no PIX
Os golpes no PIX têm sido cada vez mais frequentes. Veja aqui o que deve fazer para que você saiba identificá-los e, sobretudo, evitá-los.
Você será redirecionado a outro site
Qual a chave mais segura para cadastrar no PIX?
Em síntese, embora o PIX já possua algumas medidas para aumentar a segurança durante o processo, é necessário que você faça a sua parte para reduzir as chances de fraudes e prejuízos financeiros.
Então, a primeira atenção que você deve ter é durante a escolha da chave PIX. Desse modo, a chave PIX refere-se ao seu “apelido”, ou seja, como as pessoas te encontrarão dentro do app do banco.
Atualmente, existem quatro tipos de chaves PIX, sendo eles: número do celular, e-mail, CPF ou CNPJ e chave aleatória. Assim, muitas pessoas acreditam que incluir o seu CPF na chave PIX pode lhe apresentar riscos, mas a boa notícia é que, para que essa informação seja validada pelo banco, o CPF/CNPJ deve bater com as informações já informadas na sua conta.
Portanto, caso um fraudador tente cadastrar o seu CPF/CNPJ em uma conta distinta da sua, essa opção não será concluída. Além disso, você receberá instantaneamente uma notificação questionando se você deseja trocar de PIX, assim, poderá ficar ciente da tentativa de fraude para tomar as atitudes necessárias.
Ademais, se a sua pergunta é sobre qual chave de PIX escolher para ter mais segurança, a única recomendação é que, em caso de chave com CPF, você deve atentar-se a não passá-la para desconhecidos, neste caso, a melhor opção é a chave aleatória.
Quais os cuidados que você deve ter?
Entretanto, a chave do PIX não é a única questão que você deve avaliar para garantir maior segurança ao processo. Diferente disso, veja aqui hábitos que você deve adotar para fazer PIX seguro:
- Cadastre suas chaves PIX em instituições financeiras que você confia e já tem o hábito de usar;
- Ao fazer uma transferência, sempre confirme os dados de quem está recebendo;
- Desconfie de ligações, e-mails e mensagens que falem sobre problemas ou falhas no PIX. Se necessário, entre em contato diretamente com o banco para checar as informações;
- Não compartilhe os acessos do seu internet banking com ninguém.
Golpes e fraudes PIX
Por outro lado, saber quais são os principais golpes e fraudes praticados pelo PIX te ajudará a ter maior cuidado na hora de realizar e receber suas transações.
Pensando nisso, o primeiro e mais praticado é o famoso golpe por WhatsApp. Isso porque, já que o PIX é uma transferência financeira que cai na conta de maneira rápida, muitos fraudadores estão utilizando o app de mensagens para abordar pessoas e solicitar uma transferência via PIX, muitas das vezes fingindo ser algum parente ou amigo.
Além disso, há também o golpe que promete “PIX em dobro”. Ou seja, os golpistas divulgam que, caso você realize o PIX de determinada quantia, o mesmo voltará para você em dobro, o que obviamente não é verdade.
Por fim, existem alguns sites e lojas virtuais que divulgam promoções inacreditáveis para pagamentos via PIX. Se porventura você realizar a “compra”, é provável que você não receba a mercadoria, e por fim ainda acaba perdendo o dinheiro.
Como se proteger de golpes e fraudes PIX
Ademais, agora você já sabe quais são os golpes e fraudes mais aplicados utilizando a tecnologia PIX. Mas afinal de contas, o que fazer para evitá-los?
Bom, para se proteger dos golpes e fraudes, você precisa ficar atento e, sobretudo, denunciar caso você desconfie de alguma situação.
Ou seja, se alguém te aborda no WhatsApp, mensagem, e-mail ou ligação pedindo dinheiro via PIX, a primeira coisa a se fazer é confirmar com a pessoa se aquele pedido é, de fato, verídico. Muitas vezes, ao aplicar este golpe, os fraudadores utilizam de outro telefone (diferente do telefone que a pessoa utiliza), e este motivo já é o suficiente para você desconfiar e não realizar o pagamento.
Em caso do golpe de “PIX em dobro”, a atenção também deverá ser redobrada. Caso você encontre alguma promessa semelhante a esta, desconfie e não realize o procedimento.
Por fim, se você deseja fazer alguma compra online, pesquise atentamente sobre a reputação da loja e, caso não encontre informações o suficiente, não realize nenhum PIX ou pagamento via boleto ou cartão, ainda que a oferta pareça atrativa.
E aí, conseguiu compreender o que deve ser feito para fazer PIX seguro? Esperamos que sim. Agora, é hora de ter cuidado e cautela para evitar golpes e fraudes.
No entanto, se você tem interesse em temas financeiros, continue a leitura por meio do nosso conteúdo recomendado abaixo.
As principais fraudes de cartões de crédito
Assim como o PIX, o uso do cartão de crédito requer cuidado e cautela. Veja aqui quais são as principais fraudes de cartões de crédito.
Sobre o autor / Maria Luísa Barbosa
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela: quais as diferenças
Você sabe quais são as diferenças entre os programas Minha Casa Minha Vida e Casa Verde Amarela? Te contamos aqui. Clique e descubra!
Continue lendoConheça os melhores cursos de ensino superior para 2021
Está pensando em entrar para faculdade? Veja aqui quais são os melhores cursos de ensino superior para 2021 e escolha o seu!
Continue lendoComo solicitar o empréstimo PlanCred
Veja em primeira mão se o empréstimo PlanCred vale a pena, quais são as suas principais características e como solicitá-lo, confira!
Continue lendoVocê também pode gostar
Como solicitar o cartão Caixa Platinum
Ter o seu cartão Caixa Platinum é mais fácil que você imagina! Basta ir à agência Caixa levando os documentos necessários. Veja mais aqui.
Continue lendoComo solicitar o cartão BTG Opção Básica
Quer aproveitar todas as vantagens do cartão BTG Opção Básica? Então descubra como solicitar e ter um ótimo crédito em mãos. Confira!
Continue lendoPix parcelado: como funciona e quais bancos disponibilizam?
Desfrute da comodidade do Pix parcelado e divida suas compras em várias parcelas. Planeje suas compras com mais flexibilidade e facilidade.
Continue lendo