Empréstimo

Quem tem direito ao empréstimo para PCD?

Existem muitos serviços específicos para pessoas com deficiência. Dentre eles, podemos citar o empréstimo, também chamado de crédito acessibilidade. Quer saber mais? Continue a leitura!

Anúncios

Tudo o que você precisa saber sobre o empréstimo para PCD

Confira já o empréstimo para PCD. Fonte: Adobe Stock
Confira já o empréstimo para PCD. Fonte: Adobe Stock

Muitas instituições oferecem serviços especializados para pessoas com deficiência. Nesse sentido, foi criado o crédito acessibilidade. Esse, nada mais é do que um empréstimo feito para PCD que buscam o crédito para conseguir comprar algum equipamento ou produto de tecnologia assistiva. 

Quer saber mais? Continue a leitura e confira mais informações!

Aprenda a planejar usa aposentadoria.

6 tipos de aposentadoria no Brasil

Está perto de se aposentar? Conheça quais os tipos de aposentadoria existentes no Brasil agora mesmo.

O que é o empréstimo para PCD?

Antes de mais nada, podemos dizer que as pessoas com deficiência podem recorrer às modalidades tradicionais de crédito. Por exemplo, caso prefiram, podem solicitar um empréstimo pessoal, com garantias, consignado e etc. 

Contudo, algumas instituições oferecem um empréstimo específico para PCD. Para quem não conhece, ele é uma espécie de crédito acessibilidade. A principal característica dele é o fato de que seu uso tem como destino a compra de produtos ou aparelhos que sirvam para melhorar a vida do usuário. 

Ou seja, aparelhos auditivos, cadeira de rodas, próteses, adaptações para automóvel, adaptação para imóveis e outros. Aliás, a lista completa com os produtos de tecnologia assistiva vai depender da instituição na qual você solicitará. 

Além disso, por se tratar de uma modalidade de crédito como qualquer outra, o usuário deverá tomar certos cuidados. Nesse sentido, é importante que você faça um bom planejamento. Nele você deverá pensar em quanto poderá comprometer da sua renda mensal. 

Assim, pode ser bastante interessante avaliar para onde o seu dinheiro está indo. Desse modo, ficará mais fácil cortar gastos desnecessários. Outra prática é repensar sobre a quantidade de dinheiro que você precisa.

Ademais, outra dica é conferir todas as modalidades disponíveis e ver qual delas se encaixa melhor com sua necessidade. Do mesmo modo, é interessante checar todas as instituições que oferecem a modalidade escolhida. Todavia, ao fazer a avaliação do custo, leve sempre em consideração o CET. 

Para quem não sabe, a sigla significa Custo Efetivo Total. Seu valor é composto pela própria parcela, nos juros e outras possíveis taxas. Portanto, observar apenas os juros é inútil. 

Por fim, analisar todos esses pontos pode fazer uma boa diferença no seu empréstimo. Isso porque caso você não cumpra com o pagamento, seu nome irá parar nos órgãos de proteção de crédito. 

Como funciona o crédito acessibilidade?

Agora que você já sabe que o empréstimo para PCD também pode ser chamado de crédito acessibilidade, explicaremos como ele funciona. 

Para te ajudar a entender como funciona o crédito utilizaremos de dois exemplos: o modelo do banco Bradesco e o do Banco do Brasil. Sendo assim, começaremos pelo primeiro citado.

O empréstimo abrange diversas tecnologias assistivas. Fonte: Adobe Stock
O empréstimo abrange diversas tecnologias assistivas. Fonte: Adobe Stock

Então, o banco Bradesco oferece o chamado CDC acessibilidade. Com ele o usuário poderá comprar aparelhos auditivos, fazer adaptações em seu carro/casa ou fazer qualquer reforma que ajude a melhorar a acessibilidade. 

O Bradesco permite que até 70% do valor do produto seja financiado. Aliás, de acordo com o site do banco, a taxa de juros varia de acordo com o prazo de pagamento. Nesse sentido, caso o usuário pague em 1 até 12 meses os juros são de 2,56% ao mês. Já para aqueles de 13 a 48 meses, a taxa sobe para 2,94% ao mês. 

Em conclusão, o valor da parcela sai diretamente da conta do usuário. Portanto, para solicitar essa modalidade, é necessário entrar em contato com o banco. Em seguida, fazer uma proposta e passar pela análise de crédito. 

Já o segundo modelo está disponível no Banco do Brasil. Seu objetivo é auxiliar pessoas com deficiência física a adquirir produtos de tecnologia assistiva. Esse modelo requer que o usuário cumpra com alguns pré-requisitos. 

Dentre eles, podemos citar que a renda máxima deve ser de 10 salários mínimos por mês. Ademais, o valor do empréstimo pode variar entre R$70 e R$30 mil. Já o prazo de pagamento é de 2 a 60 meses. 

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Quem tem direito ao crédito acessibilidade?

Agora que você já sabe que existe um empréstimo para PCD, é importante saber para quem ele é indicado. 

Em resumo, qualquer pessoa que possua alguma deficiência, de nascença ou adquirida ao longo da vida e precise de algum aparelho ou produto poderá solicitar. Aliás, as instituições possuem listas com os produtos passíveis de compra. 

Assim como falamos anteriormente, dentre eles estão aparelhos auditivos, reformas de acessibilidade e qualquer outra tecnologia assistiva. Portanto, a solicitação do produto é bem ampla e dependerá da necessidade do proponente. 

Como conseguir crédito acessibilidade?

E então, entendeu como ele funciona? Fonte: Adobe Stock
E então, entendeu como ele funciona? Fonte: Adobe Stock

Então, para conseguir um empréstimo para PCD, você precisará conhecer quais são as instituições que disponibilizam o serviço. Em seguida, é  importante verificar todas as condições e pré-requisitos para a solicitação. 

Depois que você tiver feito isso, você poderá fazer a sua proposta e enviar os documentos. A instituição fará uma análise de crédito no seu perfil. Por isso, é bem importante que você mantenha um bom histórico de pagamento e o nome longe dos órgãos de proteção de crédito. Ademais, caso você passe na análise, poderá ter o seu empréstimo. 

Aliás, algumas instituições poderão solicitar alguns documentos específicos. O Banco do Brasil, por exemplo, pede que o usuário leve a nota fiscal do produto. Nela deve conter o nome do proponente e a data, no qual deve ser menos que 30 dias até o momento da contratação.

Caso o seu empréstimo tenha como finalidade uma obra em alguma residência, você provavelmente precisará enviar documentos adicionais. Por fim, com a proposta em mãos e toda a documentação exigida, é só aguardar a análise de crédito. 

Como solicitar empréstimo para desempregado

Está desempregado a procura de um empréstimo? Confira aqui o que fazer para conseguir um

Sobre o autor  /  Maria Luiza Ishimoto

Estudante de cinema na UFSC, já cursou 3 semestres em direito. Além de redatora, cria conteúdo e administra páginas no instagram. Tem uma grande paixão pela escrita e adora ler em seu tempo livre.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Máquina de Cartão Stone: o que é e como funciona

A Stone possui uma máquina de cartão completa, que aceita as principais bandeiras e pagamentos no débito, no crédito e de vouchers. Conheça!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Alelo

O cartão de crédito da Alelo é aceito no Brasil todo e é muito mais do que um vale refeição ou alimentação, confira tudo que precisa saber.

Continue lendo
content

Qual o melhor cartão de crédito em Portugal 2021?

Se você mora em Portugal e procura um bom cartão de crédito temos uma lista com os melhores para aproveitar todas vantagens. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como participar dos leilões de carros da Polícia Federal

Tem dúvidas de como participar de leilões de carros da Polícia Federal? Neste post iremos tirar todas as suas dúvidas de uma vez por todas!

Continue lendo
content

Após boatos sobre a sua participação no BBB22, Tiago Abravanel confirma que não fará parte do programa

Um dos nomes mais esperados para integrar o elenco do Camarote, Tiago Abravanel garante que não é um dos confinados do BBB22.

Continue lendo
content

Empréstimo pessoal Inter Cash Pessoal: O que é e como funciona?

Prático, rápido e agora a seu alcance. Conheça a nova opção de empréstimo do Inter Cash pessoal que chegou pra te ajudar.

Continue lendo