Dicas
Empreender do zero: 10 dicas práticas para você
Você está pensando em começar um negócio novo do zero? Então esse artigo com dicas para começar a empreender em 2021 vai lhe ajudar. Confira!
Anúncios
Empreenda do zero em 2021
O ano de 2020 foi um momento em que muitas pessoas acabaram perdendo seus empregos CLT, e enfrentaram o desafio de empreender do zero. Pois com a dificuldade de se reinserir no mercado de trabalho, quem já sonhava em empreender acabou pensando em tirar a ideia do papel.
Então, se você é alguém que tem esse sonho de empreender mas não sabe por onde começar, esse artigo é para você! Pois nós vamos lhe dar 10 dicas muito boas para você começar a empreender do zero agora mesmo.
Portanto, pare de sonhar e comece a agir. E continue com a gente, pois vamos facilitar todo esse processo para que você se torne o empreendedor que sempre quis ser. Vamos lá?
10 dicas práticas para empreender do zero
Nós sabemos que no Brasil nem sempre é fácil tirar as suas ideias do papel para um empreendimento. Pois todas as burocracias que fazem parte desse processo podem parecer muito complexas e difíceis.
Além disso, é preciso planejar e organizar todas as suas metas e objetivos para empreender do zero. E o empreendedor muitas vezes tem que começar fazendo múltiplas tarefas, como criação, administração, marketing, financeiro…muitas coisas, não é?
Mas pode ser um processo mais fácil, sim. E para lhe ajudar a passar por isso, e dar aquele pontapé inicial nos seus projetos de empreendimento, nós separamos essas dicas para você! Portanto, continue com a gente e confira a seguir.
Você será redirecionado a outro site
Realize uma pesquisa de mercado
Primeiro, você vai precisar entender bem qual é o mercado para o seu tipo de empreendimento. Pois só assim vai saber ao certo quais as possibilidades para o seu projeto.
Você pode utilizar ferramentas de planejamento estratégico, e assim analisar o cenário para o seu empreendimento ter mais chances de dar certo. Por exemplo, você pode ter a ajuda de uma metodologia como a análise SWOT. Pois através dela você poderá:
- Força do seu empreendimento no mercado;
- Suas fraquezas;
- E também as oportunidades de mercado;
- Além disso, vai entender melhor quais as ameaças que o seu empreendimento pode sofrer na competição de mercado.
Então, pesquise sobre o nicho de mercado em que pretende se inserir. Além disso, veja quais as tendências para esse mercado, quais estratégias seus concorrentes utilizam. E também qual será o nível de concorrência que você vai enfrentar.
A partir disso tudo, você poderá traçar suas estratégias de mercado, e vai começar a empreender do zero de forma inteligente e organizada.
Defina o seu objetivo
É muito importante traçar logo no início de um empreendimento quais são os seus principais objetivos. E seja a longo, médio ou curto prazo, é sempre preciso saber quais são suas metas, e aonde a empresa quer chegar.
Mas lembre-se de estabelecer objetivos que sejam realistas. Ou seja, que sejam possíveis de serem alcançados com o que você dispõe no presente. Pode ser:
- Aumentar o número de clientes;
- Ter maior relevância no mercado;
- Conseguir maior engajamento nas redes sociais.
Porém tome cuidado para não acabar criando muitos objetivos diferentes em seu planejamento. Então, tenha calma e faça o seu planejamento de metas por etapas. E cumpra cada etapa com dedicação até atingir seu objetivo, para só então criar outros.
Conheça seu público-alvo
E isso é fundamental! Pois é uma das coisas mais importantes para você conseguir entender para quem você estará falando E claro, também está tentando convencer o seu público-alvo sobre a relevância e os benefícios daquilo que você está oferecendo.
Mas nada disso adianta se você estiver mirando no público errado. Ou se acabar utilizando uma linguagem e uma propaganda que não sejam realmente apelativas para quem você quer chamar a atenção.
E para entender melhor o seu público-alvo, você pode investir em um estudo de personas. Pois com isso você irá:
- Entender melhor que é o seu principal perfil de cliente;
- Sabes quais os objetivos que esse cliente tem;
- Também entender melhores suas dores e suas necessidades;
- Assim, vai saber quais as possíveis objeções desse perfil de cliente para adquirir o seu produto;
- Portanto, vai conseguir definir os melhores argumentos e estratégias de venda;
- Finalmente, ficará mais fácil definir como os seus produtos podem contribuir para ajudar os seus clientes com suas necessidades e objetivos.
Faça um planejamento financeiro e um plano de negócios
Uma das partes mais fundamentais para empreender do zero é ter um bom planejamento financeiro! Pois assim como nas suas finanças pessoais, a falta de organização para o seu negócio pode criar desequilíbrio e levar a uma crise financeira.
Então, confira algumas boas atitudes para ter o seu planejamento financeiro de forma satisfatória:
- Separe as suas finanças pessoais das contas da sua empresa;
- Também é possível utilizar softwares de gestão, como em aplicativos, que vão lhe ajudar a deixar a saúde financeira da sua empresa em ótimas condições;
Assim, vai ficar mais fácil fazer um plano de negócios com decisões e estratégias que você irá basear na sua organização financeira.
Comece com o que você já tem
Ficar sempre esperando pelas condições perfeitas e ideais para começar o seu empreendimento não vai te ajudar em nada! E não é à toa que estamos lhe dando dicas para empreender DO ZERO.
Pois é um erro ficar esperando para começar a colocar as suas ideias em prática. Então, comece agora, com o que você já tem ao seu alcance. E portanto, não fique se comparando com outros que já atingiram outros níveis e tem diferentes condições.
Você deve seguir o seu ímpeto e entender que é melhor fazer agora da melhor maneira possível. E com o tempo você poderá ir aprimorando o seu negócios, suas estratégias e tudo o mais que sentir que precisará de ajustes.
Estabeleça metas
Como dissemos, não é possível empreender do zero, com zero metas. Portanto, estabeleça sempre quais são as suas metas do momento. E você pode organizar por períodos, como metas semestrais, anuais, mensais, etc.
Assim, você terá um cronograma que vai te auxiliar a ter um direcionamento para gerir o seu negócios sem se perder entre as atividades e tarefas.
Invista na profissionalização
Assim, você poderá se manter atual em relação ao mercado em que se insere. Pois terá as habilidades e conhecimentos necessários para gerir melhor o seu negócio e desempenhar melhor todas as funções que empreender do zero irá requerer de você.
Portanto, você pode investir em:
- Cursos online em relação ao seu negócio;
- Feiras profissionalizantes ;
- Cursos técnicos e profissionalizantes;
- Também muita pesquisa e estudo de forma independente.
Pois a busca por informações deve ser constante e incessante. Assim se manterá de acordo com o que o mercado está buscando, e suas estratégias de negócio estarão em constante adaptação.
Priorize a prospecção de clientes
Lembre-se: seu foco sempre será o seu cliente. E se você planeja empreender do zero, é essencial prospectar bem os seus clientes e entender se o seu produto ou serviço poderão ser realmente apelativos ao seu público-alvo.
Assim, é muito importante que você estabeleça bons canais de comunicação com seus potenciais clientes. Assim, eles poderão avaliar seu atendimento e seus produtos, fazer críticas e contribuir para seu crescimento.
Estabeleça parcerias estratégicas
É muito interessante começar a estudar parcerias com outros empreendimentos que possam agregar ao seu negócio. E quem conhece bem o segmento em que atua, consegue identificar potenciais parceiros que serão positivos para o crescimento do negócio.
E a comunicação com os clientes pode ajudar e muito nesse quesito. Pois muitas vezes os próprios clientes dão dicas de parcerias que eles acham interessantes. Ou também, se ambos os negócios têm perfis parecidos de clientes, já é um indício de que a parceria será positiva para os dois.
Aposte no digital
Atualmente, cada vez mais quem quer empreender do zero busca começar no meio digital. Pois é a forma mais barata, prática e com maior alcance de clientes que existe hoje em dia. E principalmente no atual contexto de pandemia, em que as compras online, e todo tipo de serviços digitais tornaram-se muito importantes para as pessoas.
E mesmo para negócios que iniciam com endereços físicos, é muito importante que comecem a se estabelecer também no meio digital. Assim, o seu negócio vai se manter atual e com mais visibilidade para diferentes perfis de clientes.
Portanto:
- Você pode economizar em locações físicas para seu empreendimento;
- Também pode contar com o marketing digital e publicidades nas redes sociais que são mais acessíveis e bastante efetivas;
- Assim, economiza com a logística e amplia canais de venda.
Portanto, não se esqueça que estamos em um mundo que se apoia muito no digital.
Quais os melhores negócios para abrir em 2021?
Em 2021 estamos aprendendo a conviver com uma nova realidade. E dessa forma nós percebemos alguns tipos de negócios que prometem ser tendência a partir desse ano. Pois, por mais que possa parecer um risco empreender do zero em um momento em que muitos estão em dificuldades financeiras, também pode ser o momento certo.
Já que muitos nichos de mercado, principalmente os que se apoiam no mundo digital, estão crescendo muito com as necessidades do “novo normal” em nossas vidas. Além disso, é apenas através da criação de novos negócios que a economia pode começar a se recuperar esse ano.
Portanto, reunimos algumas boas ideias de tendências em negócios para começar a empreender do zero em 2021. E se está com curiosidade, continue lendo e confira nossa lista, a seguir!
Produtos de informática
Segundo as tendências atuais, um dos ramos com maiores chances de crescer cada vez mais é o de e-commerces com foco em produtos de informática e tecnologia computacional.
Por exemplo, lojas online que foquem na venda de computadores, notebooks, peças e acessórios para esses produtos.
Desenvolvedores de games para celular
Pois nunca antes a área dos jogos para celular se tornou tão importante. Já que as pessoas cada vez mais associam seus computadores ao trabalho e seus celulares para o lazer e o entretenimento.
Assim, nos últimos anos empreendedores na área de desenvolvimento de games para celular conseguiram bastante espaço e crescimento em seu nicho de mercado. Portanto, se você tem as habilidades e o conhecimento necessários, pode ser uma boa área para começar a empreender do zero.
Produtos com o modelo de assinatura
Uma das grandes tendências atuais é adquirir um produto por assinatura que chega todo mês na sua casa. Pois eles oferecem toda a praticidade de escolha e de entrega, com o diferencial de oferecerem planos de assinatura que garantem preços atrativos.
Portanto, o modelo de assinatura facilita o acesso e pode oferecer uma impressão de personalização incrível. Por exemplo, alguns dos nichos de mercado em que é possível empreender do zero sem medo são:
- Maquiagem e cuidados pessoais com saúde e beleza;
- Bebidas selecionadas;
- Alimentos do ramo gourmet ou específicos;
- Produtos para pets;
E claro, muitos outros nichos que você pode explorar com criatividade no modelo de assinatura. É só pensar nos clubes de assinatura de vinho, livros, produtos de beleza, e alimentos em geral.
Assim, basta botar a criatividade em prática e pensar em algum nicho de mercado que ainda possa explorar com destaque e inovação.
Invista no mercado de produtos vegetarianos ou veganos
O mercado dos produtos vegetarianos e veganos já estava em crescimento há algum tempo. E cada vez mais ele parece ser uma aposta certeira.
Com a pandemia, hábitos alimentares considerados mais saudáveis e menos prejudiciais ao planeta e aos animais começaram a ficar ainda mal em alta. É possível notar isso através das inúmeras opções de comida vegana e vegetariana que surgiram até em estabelecimentos que não possuíam isso antes.
E inclusive no nicho da beleza e dos cosméticos, as opções que são vistas como mais naturais, orgânicas e livres de crueldade com os animais ganham uma enorme parcela de clientes.
Portanto, é uma boa área para empreender do zero em 2021.
Produtos artesanais e naturais
E na mesma onda das tendências vegetarianas e veganas, cresce a procura por produtos não industrializados. Ou seja, produtos que sejam artesanais, de pequenos empreendedores, de origem considerada natural.
Pois é uma área em grande sintonia com as mentalidades do momento de pandemia. Assim, as pessoas priorizam a saúde e os cuidados pessoais e confiam mais em produtos de origem natural e artesanal para isso. E menos nos produtos de larga escala que a indústria produz.
Portanto pode ser uma boa opção investir em áreas como:
- xampus, condicionadores e sabonetes com ativos naturais e artesanais;
- Produtos artesanais que não usem embalagens plásticas e priorizem a sustentabilidade;
Locação de meios de transporte
Com a pandemia, as pessoas passaram a ficar mais receosas de utilizar o transporte público coletivo, como os ônibus e metrôs. Portanto, um nicho que cresceu foi o de locação de meios de transporte, como:
- locação de carros, com alta entre os jovens;
- aplicativos de locação de bicicletas e outros meios de locomoção;
Além disso, cada vez mais nas grandes cidades as pessoas preferem alugar um carro para momentos específicos do que arcar com a compra e manutenção de um automóvel próprio. E o mesmo se aplica para bicicletas, por exemplo.
Delivery de alimentos
Outro nicho que cresce ainda mais rápido nesse momento de pandemia é o de delivery de comida. Pois aplicativos de entrega como o Ifood e a Rappi já estavam muito bem, e depois da crise de COVID tornaram-se ainda mais essenciais.
Da mesma maneira, o nicho de entrega de comida se expande em vários ramos, como:
- Marmitas congeladas;
- Alimentos gourmet;
- Entrega de compras;
E principalmente o delivery de alimentos e refeições individuais para pessoas de perfis específicos, como para dietas restritivas, intolerâncias, pessoas idosas, etc.
Portanto, esse pode ser um excelente nicho para investir e começar a empreender do zero este ano.
Infoprodutos
O ramo dos produtos informativos e totalmente digitais é um que continua crescendo em 2021. Portanto, os infoprodutos estão mais em alta do que nunca! E você pode investir em opções como:
- videoaulas;
- cursos online;
- Ebooks;
Portanto, pense em alguma habilidade e conhecimento que você tenha e que pode ser o seu novo empreendimento. Basta apenas conseguir pensar em um bom nicho de mercado e estruturar o seu infoproduto da melhor forma.
E quem sabe, você consiga transformar o seu hobbie em uma forma de ganhar dinheiro também? Muito interessante, não é? E para isso pode contar com plataformas digitais que se especializaram para hospedar cursos online e videoaulas, como:
- Hotmart;
- Monetizze;
Pois além de tudo essas plataformas te oferecem a opção de ter afiliados que vão vender o seu produto para você, ganhando uma porcentagem como comissão para cada venda. Assim, seu infoproduto terá ainda mais propaganda.
Franquias
Você também pode pensar em começar a empreender do zero apostando em uma franquia. Pois se você é um empreendedor com perfil mais conservador e menos ousado. Ou ainda não se sente seguro o suficiente para criar um empreendimento sozinho do nada, essa é uma boa opção para você.
Pois assim você pode começar a empreender com uma base já mais estável, através de um negócio que já está presente no mercado. Além disso, já terá um plano de negócio, com metas e organização financeira prontas para você começar.
Saúde e higiene
Outro setor que a pandemia acabou alavancando foi o de saúde e cuidados com a higiene. E não estamos falando apenas de álcool gel e máscaras. Mas todo um setor de higienização de espaços, produção de desinfetantes, produtos antissépticos, suplementos vitamínicos, produtos antibacterianos e antivirais.
Mercado freelancer
Também é possível começar a empreender do zero tornando a sua carreira em um negócio pessoal. Ou seja, você passa a atuar como um autônomo em áreas que já possua habilidades e experiência.
Dessa forma, pode trabalhar organizando seus próprios horários e projetos, com muita liberdade e autonomia. E tem sido um ramo em crescimento durante a pandemia, prometendo crescer ainda mais em 2021.
Você pode pensar na área que já tem formação e atua profissionalmente, ou investir em uma nova área em que tenha facilidade e conhecimentos. E algumas boas opções de mercado são:
- Atuar no nicho de marketing digital;
- Social media para redes sociais em geral, como Instagram e LinkedIn;
- Designer gráfico para mídias digitais;
- desenvolvedor de softwares e sites;
- redator web para blogs e conteúdos digitais, como Ebooks;
- programadores para desenvolver serviços de back-end e front-end em plataformas digitais.
Agora, é só começar a empreender do zero!
E assim chegamos ao fim de nosso artigo com uma série de dicas e informações que vão lhe ajudar a começar a empreender com novas ideias de negócios. Portanto, analise bem o panorama atual e as novas oportunidades de empreendimento que você pode explorar!
Mas tenha sempre em mente que deve pensar em termos de planejamento de negócios, organização financeira e gerenciamento de metas. Então, não deixe para depois e comece agora a empreender do zero com as nossas dicas.
Quer fazer renda extra? Descubra como ganhar dinheiro divulgando ofertas.
Sobre o autor / Aline Saes
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Conheça o cartão de crédito Bed Bath Beyond
O cartão de crédito Bed Bath & Beyond é internacional com bandeira Mastercard e, ainda, conta com muitas vantagens. Quer saber mais? Veja aqui.
Continue lendoConheça o cartão de crédito LATAM Pass Itaucard Visa Infinite
Programa de pontos, promoções no Clube LATAM Pass e muito mais benefícios você encontra no cartão de crédito LATAM Pass Itaucard Visa Infinite. Saiba mais!
Continue lendoConheça o cartão de crédito Renner
Conheça o cartão de crédito Renner, com isenção de anuidade, decontos exclusivos e várias opções de bandeira para escolher. Confira aqui!
Continue lendoVocê também pode gostar
Conheça o benefício Auxílio Dona de casa
O benefício Auxílio Dona de Casa é destinado às pessoas que são domésticas do próprio lar, ainda que nunca tenham contribuído ao INSS. Veja!
Continue lendoQual o financiamento imobiliário melhor taxa?
Quer comprar um imóvel em 2022? Então, separamos aqui opções de financiamento imobiliário melhor taxa para te ajudar. Veja!
Continue lendoComo investir na Easynvest: passo a passo
Quer investir seu dinheiro? Confira aqui como funciona a Easynvest e como começar a investir em renda fixa com taxa zero!
Continue lendo