Finanças

7 dicas para cuidar melhor do dinheiro em 2021

Você anda precisando cuidar melhor do dinheiro que ganha? Pois venha saber ótimas dicas para alcançar o seu objetivo

Anúncios

por Aline Saes

Publicado em 23/02/2021

Como cuidar melhor do seu dinheiro

Como cuidar melhor do seu dinheiro
Como cuidar melhor do seu dinheiro

Quando um novo ano se inicia, a maioria das pessoas faz muitas promessas e estabelece novas metas e objetivos. E em geral as pessoas estão buscando uma forma de cuidar melhor do dinheiro. Pois assim fica mais fácil atingir as outras metas para 2021.

Portanto, para quem quer realmente mudar de vida, realizar uma grande viagem, adquirir um imóvel próprio ou qualquer outra conquista do tipo, é muito importante cuidar melhor do dinheiro. Já que sem uma organização das finanças, dificilmente conseguimos poupar dinheiro ou investir.

Dessa forma, acabamos vivendo para quitar dívidas e pagar contas. E ninguém quer isso para o resto da vida, não é? Portanto, não espere o tempo passar, comece agora a entender como cuidar melhor do dinheiro e tenha um ano de 2021 diferente e cheio de novidades.

E para lhe ajudar nisso, reunimos dicas incríveis que vão facilitar todo esse processo de mudança de hábitos com seu dinheiro. Então, continue com a gente e confira!

Anúncios

O que são finanças pessoais?

O que são finanças pessoais?
O que são finanças pessoais?

Neste caso, você está precisando melhorar sua organização financeira pessoal. Ou seja, são suas finanças domésticas e gastos pessoais e familiares que entram no seu planejamento financeiro.

Assim, o que se leva em conta para começar a cuidar melhor do dinheiro das suas finanças pessoais é a forma como você organiza seus gastos e suas dívidas, em relação à sua renda. Ou seja, basicamente não perde o controle, e não deixa sair mais dinheiro do que entra. 

E também seus possíveis investimentos em instituições financeiras. Pois quem quer cuidar melhor do dinheiro, precisará seguir uma boa organização e não pode perder o controle, mesmo que distribua seus valores  em várias áreas.

7 dicas para cuidar melhor do dinheiro em 2021

7 dicas para cuidar melhor do dinheiro em 2021
7 dicas para cuidar melhor do dinheiro em 2021

Você já deve ter ouvido falar em planejamento financeiro, certo? Mas caso não saiba o que é isso, o planejamento financeiro é basicamente a chave para que você consiga cuidar melhor do dinheiro que entra e sai da sua conta todos os meses.

Assim, você conseguirá entender como está a dinâmica do seu orçamento doméstico, quais são seus gastos e dívidas, etc. E com isso, poderá começar a definir objetivos financeiros. Mas como tudo na vida, dar o primeiro passo pode parecer muito difícil.

Então, confira as 7 dicas que separamos para facilitar esse novo hábito de cuidar melhor do dinheiro ainda em 2021!

Anúncios

Entenda o fluxo de caixa das suas finanças pessoais

Entenda o fluxo de caixa das suas finanças pessoais
Entenda o fluxo de caixa das suas finanças pessoais

Você já parou para pensar que cada pessoa tem uma maneira específica de gastar e de organizar suas finanças pessoais? Pois você pode ser mais contido, e conseguir ter certo equilíbrio financeiro. Enquanto outros não conseguem passar um único mês sem acabar no saldo devedor.

Portanto, para poder traçar um bom planejamento financeiro e começar a cuidar melhor do dinheiro, você precisa entender qual é o seu perfil. E para isso, precisa refletir sobre alguns hábitos que você tem em relação às suas finanças, como:

  • Você tem muitas dívidas a quitar e mesmo assim continua acumulando outras?
  • Em geral, acaba gastando mais do que recebe?
  • E em relação aos gastos não essenciais, você acaba perdendo o controle e gastando mais do que deveria com isso?

Assim, você conseguirá definir uma estratégia para melhorar pontos negativos nas suas atitudes, e reforçar pontos positivos também. Além disso, vai poder enxergar mais facilmente se conseguirá cumprir suas metas financeiras para esse ano.

Tenha uma ferramenta de controle financeiro 

Tenha uma ferramenta de controle financeiro 
Tenha uma ferramenta de controle financeiro 

Para quem talvez sinta mais dificuldades na hora de se organizar financeiramente, saiba que existem diversas ferramentas de controle financeiro que podem lhe ajudar. Pois com toda a tecnologia de softwares, plataformas digitais, aplicativos e planilhas, ficou mais fácil conseguir cuidar melhor do seu dinheiro.

Por exemplo, se você já tem uma conta em um banco, provavelmente vai ter as opções de internet banking, e também um aplicativo próprio da instituição financeira. E, em geral, os próprios bancos disponibilizam opções de auxílio ao controle financeiro em suas plataformas digitais para seus clientes.

Além disso, existem muitas boas opções de aplicativos e planilhas para ajudar no planejamento financeiro. Assim, fica mais simples e interativo o processo de cuidar das suas finanças pessoais, certo?

Portanto, procure por apps que:

  • Tenham uma boa interface. Ou seja, que sejam fáceis e práticos de utilizar, sem a necessidade de muito esforço para aprender como funciona;
  • Também procure pelos aplicativos com boas avaliações nas plataformas digitais, e com bons comentários dos usuários sobre o app;
  • Além disso, é interessante utilizar um aplicativo que lhe permita personalizar categorias, e assim adaptar o planejamento à sua realidade financeira e metas;
  • Finalmente, algo essencial é que o aplicativo lhe permita sincronizar todos os dados entre os seus dispositivos, como celular, notebook, tablet, etc. Assim, vai ter o seu planejamento sempre disponível para você gerenciar em qualquer aparelho.

Algumas dicas de aplicativos para melhorar sua saúde financeira

Algumas dicas de aplicativos para melhorar sua saúde financeira
Algumas dicas de aplicativos para melhorar sua saúde financeira

Viu só quanta coisa prestar atenção antes de fazer o download de um aplicativo de organização financeira? Pois um aplicativo pode ser um ótimo auxiliar em diversos aspectos diferentes. 

Assim, é possível unir as funcionalidades de vários deles, fazendo o download de mais de um aplicativo para cobrir toda a sua organização financeira. E você pode escolher funcionalidades desde facilitadores de compras, gerenciadores de investimentos, de saldo bancário, até planilhas de orçamento doméstico.

Portanto, vai ficar mais fácil e totalmente interativa a sua experiência com o planejamento financeiro. E nunca foi tão legal e prático fazer o seu planejamento financeiro. Agora, basta pesquisar e escolher o aplicativo que mais se encaixa com seu perfil e com a sua vida financeira.

Ferramentas para você cuidar melhor do dinheiro

Ferramentas para você cuidar melhor do dinheiro
Ferramentas para você cuidar melhor do dinheiro

Dessa forma, com toda a ajuda que essas ferramentas podem lhe dar, não tem desculpa para deixar a sua saúde financeira na pior, não é? E para você ter uma ideia de aplicativos para planejamento financeiro, trouxemos algumas opções que têm boa reputação com os seus usuários. Confira:

  • Organizze: um aplicativo completo, que funciona online ou offline, e facilita a sua organização financeira como um todo;
  • Mobills: esse app lhe permite controlar suas contas e cartões, separar gastos por categorias. Ótima ferramenta para melhorar sua saúde financeira;
  • IDEC: uma excelente planilha para que você adicione os seus dados financeiros, e assim facilita que você compreenda melhor como é o seu orçamento doméstico. Além disso, é personalizável e você pode deixar do jeito que preferir;
  • Kinvo: um app para facilitar a organização das suas finanças e dos seus investimentos. Pois com ele é possível cadastrar investimentos diferentes em um só lugar.
  • Minhas Economias: já esse app lhe ajuda a elaborar um planejamento financeiro com seus gastos em cartões de crédito, compras à prazo, etc. Assim, pode pode sincronizar o app com suas contas bancárias e ter controle de várias contas ao mesmo tempo;
  • Finance: esse aplicativo vai lhe ajudar a organizar melhor seus gastos durante as compras. Pois ele monta lista de compras e te ajuda a atualizar os preços do que você pretende adquirir. 

E são ferramentas que vão desde organizadores de gastos, renda, metas financeiras, até planilhas para um planejamento mais personalizado. Além disso, existem aplicativos exclusivos para ajudar você a cuidar melhor do dinheiro que investe, como o Finance.

Portanto, fique de olho, leia os comentários dos usuários e escolha aquele com a melhor interface e opções para o que você precisa no momento de se organizar financeiramente.

Estabeleça metas financeiras

Estabeleça metas
Estabeleça metas

Quando você já tiver boa noção de como é seu perfil de gastos, renda e dívidas, vai ficar mais fácil conseguir decidir quais serão as suas metas financeiras. E o que são essas tais metas financeiras?

Bem, basicamente é aquilo que você pretende alcançar a partir de uma série de ações com relação à administração das suas finanças. E podem ser metas de longo, médio ou curto prazo.

Por exemplo, você pode colocar como meta guardar 10 mil reais até o final do ano para começar a investir o seu dinheiro com uma corretora financeira. Então, essa meta tem um prazo longo (1 ano), e depende de você cuidar melhor do dinheiro para conseguir separar uma quantia todo mês para atingir a sua meta financeira.

Ou então, pode ser uma meta de curto prazo, como conseguir gastar menos energia elétrica no próximo mês e pagar uma conta mais barata. Para isso, você vai precisar tomar decisões e atitudes no gerenciamento de suas finanças e hábitos naquele mesmo mês.

Então, de maneira resumida, para estabelecer boas metas financeiras, você deve:

  • Ter uma boa noção de como estão suas finanças pessoais, com controle do que entra e do que sai;
  • Estabelecer prioridades que sejam realistas e possíveis de alcançar com sua situação atual;
  • Fazer uma estratégia para alcançar as suas metas financeiras que estabeleceu, pensando em quais hábitos e atitudes devem mudar para isso;
  • Finalmente, mantenha-se sempre firme às suas metas financeiras. Para ficar mais fácil, pense em como vai sentir quando conseguir aquilo que tanto deseja!

Pois uma pessoa com metas financeiras fica mais decidida e consegue cumprir com sua organização financeira mais facilmente. Ou seja, acaba conseguindo cuidar melhor do dinheiro e gerando bons frutos disso, como cumprir metas financeiras e mudar seus hábitos em relação ao dinheiro.

Pratique o consumo consciente

Pratique o consumo consciente
Pratique o consumo consciente

Ou seja, procure não se deixar levar por compras impulsivas, de necessidades momentâneas. Pois se você está precisando se organizar para cuidar melhor do dinheiro e fazer ele render, as compras por impulso são suas piores inimigas.

Então, quando falamos em praticar o consumo consciente, é para que você gaste sabendo no que está gastando, e se aquilo realmente é necessário no momento. Assim, fugindo dos gastos desnecessários, fica mais fácil organizar suas finanças e deixar de ficar com o saldo vermelho.

Principalmente se você costuma realizar muitas compras no cartão de crédito à prazo, em muitas parcelas. Pois dessa forma você acaba perdendo a noção do quanto da sua renda está comprometendo todos os meses. E pense o quanto você  poderia economizar no longo prazo se não tivesse essas parcelas para pagar.

Então, praticar consumo consciente é algo essencial para a manutenção de finanças pessoais com um bom planejamento. Pois só desapegando de hábitos de consumo inconscientes e desnecessários você poderá cuidar melhor do dinheiro que tem.

Comece a investir dinheiro

Comece a investir dinheiro
Comece a investir dinheiro

Cada vez mais os brasileiros estão começando a perceber como é importante entender mais sobre investimentos. E como ter dinheiro para investir pode fazer toda a diferença para aumentar sua renda mensal.

Assim, você poderá alcançar suas metas financeiras mais facilmente. E investir está se tornando cada vez mais fácil, já que existem inúmeras corretoras financeiras independentes, ou pertencentes a bancos e instituições financeiras digitais. 

Pois nunca foi tão fácil começar a investir. E tudo o que você precisa fazer é se organizar para isso, criando uma reserva financeira apenas para colocar nos investimentos. Portanto, atitudes que vão te ajudar a começar a investir dinheiro:

  • Faça um planejamento para reservar uma parte de sua renda mensalmente e assim juntar um valor bom;
  • Com esse valor, você pode começar a estudar quais tipos de ativos de investimentos tem mais a ver com o seu perfil de investidor;
  • Além disso, você deve pesquisar e comparar todas as plataformas digitais de investimentos disponíveis. Então, faça simulações dos seus investimentos, pesquise as taxas e os tipos de ativos de investimentos que cada corretora oferece. 

E apenas após juntar uma soma que ache suficiente, e pesquisar bem todas as suas opções de corretoras de investimentos, você deve criar a sua carteira digital e começar a investir. Mas não se preocupe, entender bem o mundo dos investimentos não é algo que acontece de um dia pro outro.

Quais as opções de ativos de investimentos?

Quais as opções de ativos de investimentos?
Quais as opções de ativos de investimentos?

Em geral, vai depender da instituição financeira que você escolher. Mas os ativos são em sua maioria divididos em:

  • Ativos de renda fixa, que não trazem altos riscos ao investidor, mas também têm um rendimento fixo todo mês. São ótimas escolhas para perfis mais moderados ou para iniciantes. São ativos de renda fixa, por exemplo, o Tesouro Direto e os fundos de investimento dos bancos;
  • Ativos de renda variável, que podem trazer altos riscos para o investidor, com variações altas e baixas ao longo de um dia. São exemplos de renda variável o mercado de ações, debêntures, etc;
  • Previdência privada, para complementar renda com a presidência pública.

E claro, existem uma infinidade de outros tipos de produtos para investimento, que podem acabar confundindo muitos investidores indecisos sobre onde investir seu dinheiro. Assim, o importante é começar! Então, comece a cuidar melhor do dinheiro que pretende investir. Pois isto pode fazer toda a diferença em sua segurança financeira lá na frente.

Corte serviços que não usa  para cuidar melhor do dinheiro que sai

Corte serviços que não usa  para cuidar melhor do dinheiro que sai
Corte serviços que não usa  para cuidar melhor do dinheiro que sai

Hoje em dia existem ofertas de serviços para todo o lado. Principalmente serviços no meio digital, como streaming de filmes e séries, assinaturas de clubes de entregas, etc. E existem sempre aqueles serviços que contratamos por impulso, mas que na prática acabam não sendo úteis no seu dia-a-dia.

Então, faça uma lista com todos os serviços que você contratou e que paga mensalmente, ou anualmente. Junte todos e reflita sobre quais deles você não usa mais recentemente, ou qual deles você nunca usou de verdade.

Assim, vai poder decidir mais facilmente quais serviços devem ser cortados para diminuir gastos. Portanto, vai enxugar parcelamentos de dívidas, e ficará mais fácil começar a cuidar melhor do dinheiro que sai da sua conta.

Utilize o aplicativo do seu banco

Utilize o aplicativo do seu banco
Utilize o aplicativo do seu banco

As instituições bancárias em geral já oferecem serviços de internet banking nos seus aplicativos exclusivos. Ou seja, você poderá monitorar suas finanças, conferindo saldo, extratos e transferências, tudo na palma da sua mão através do celular.

Assim, fica muito mais fácil consultar comprovantes, débitos futuros e parcelamentos. E dessa forma a sua organização financeira se beneficia muito, com um fluxo de informações e de serviços que facilitem a sua vida. 

E com suas informações de renda, extratos, comprovantes de pagamentos e transferências, fica mais fácil definir metas financeiras. Também, será muito mais simples começar a  decidir estratégias para a contenção de gastos, por exemplo.

Agora é só colocar em prática!

Agora é só colocar em prática!
Agora é só colocar em prática!

Pois assim chegamos ao fim de nosso artigo com uma série de dicas e informações para que você perca o seu medo de se organizar financeiramente. E assim, você vai perceber que começou a cuidar melhor do dinheiro que possui, e que consegue estabelecer metas e cumprir esses objetivos.

Mas não adianta ficar apenas na leitura. Procure mais informações, anote, estude, se prepare para começar a ter mais responsabilidade com suas finanças pessoais. Dessa forma, vai poder colocar todas as nossas dicas em prática com muita eficiência.

E aí, o que achou do artigo? Pois agora chegamos ao fim de nossas dicas para que você comece a cuidar melhor do dinheiro e das suas finanças de forma geral.

Portanto, não tenha medo de começar a mudar suas atitudes em relação ao dinheiro. Pois nunca é tarde para ocorrerem novas oportunidades, hábitos e melhores resultados. 

E quando você estiver contente com atingir todos os seus objetivos financeiros, vai ver como seguir nossas dicas pode parecer algo simples, mas que com certeza faz toda diferença na sua vida.

Como se organizar com pouco dinheiro?

Entenda como conseguir se organizar e planejar financeiramente, mesmo com pouco dinheiro.

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP, com ênfase em História das Mulheres. É escritora autônoma para variados nichos desde história e finanças, até beleza e saúde. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa. Vê a importância em saber mais sobre a sociedade e tudo que nos cerca.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar cartão Stratus Rewards Visa White

Quer ter o cartão Stratus Rewards Visa White, um dos cartões mais exclusivos do mundo? Então, descubra neste post como você pode conseguir.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Sicredi Platinum

Conheça as características principais, vantagens e aprenda o passo a passo para solicitar o cartão de crédito Sicredi Platinum.

Continue lendo
content

Tudo sobre a conta Santander e cartão de crédito

Saiba tudo sobre as características gerais, as vantagens e mais informações da conta digital Santander Confia e do cartão de crédito Santander SX.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como gerenciar seu dinheiro em espécie?

Muitas vezes, gerenciar o dinheiro em espécie requer disciplina, uma boa organização e controle financeiro. Saiba mais aqui em nosso artigo!

Continue lendo
content

Cartão Will Bank ou Cartão Pride Bank: qual o melhor?

Conheça o cartão Will Bank e o cartão Pride Bank, cartões de crédito digitais com diversos benefícios, ideais para cuidar das suas finanças.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Bradesco Platinum

Está procurando por um cartão que te oferece diversas vantagens no dia a dia mas não sabe escolher? Leia o artigo e conheça o Bradesco Platinum.

Continue lendo