Finanças

Conheça o financiamento Itaú

O financiamento Itaú oferece duas linhas de crédito imobiliário para que você possa comprar o seu imóvel residencial ou comercial. Quer saber mais sobre ele? Então, continue a leitura e confira!

Anúncios

por Tathiane Mantovani

19/04/2021 | Atualizado em 05/07/2021

Saiba se esse financiamento é uma boa opção

Saiba se esse financiamento é uma boa opção. Fonte: Itaú.
Saiba se esse financiamento é uma boa opção. Fonte: Itaú.

Primeiramente, você pretende adquirir um imóvel em 2021? Então, que tal conhecer o financiamento Itaú? Ele é uma ótima opção para você realizar o sonho da casa própria. Especialmente, se você não se encaixa nos programas habitacionais do Governo Federal.

Diante disso, é necessário conhecer todas as características, as vantagens e as desvantagens deste produto financeiro antes de contratá-lo. Por isso, neste texto separamos para você todas as informações relevantes sobre este financiamento.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre esse produto do Banco Itaú? Então, continue a leitura e confira!

Anúncios

Quando fazer um financiamento?

Quando fazer um financiamento? Fonte: Pexels.
Quando fazer um financiamento? Fonte: Pexels.

Mas, afinal, quando fazer um financiamento de imóvel? Você pode contratar esse produto financeiro quando pretende comprar, construir ou reformar um imóvel, seja uma casa ou um apartamento. Assim como é possível comprar um imóvel comercial.

Com o financiamento você tem dinheiro para custear essas operações e, posteriormente, precisa pagar as prestações corrigidas pela taxa de juros definida pelo banco. Por isso, é essencial que você procure as melhores opções disponíveis no mercado.

Lembre-se de que ao contratar um financiamento você precisa ficar atento às condições de crédito, em especial, o Custo Efetivo Total (CET). Já que ele representa o valor final que você vai pagar nesse produto financeiro.

Ademais, faça simulações em diversos bancos para conseguir comparar as condições de crédito. Assim, é possível escolher a opção que atende às suas necessidades, bem como cabe no seu bolso.

Banco Itaú

Banco Itaú. Fonte: Itaú.
Banco Itaú. Fonte: Itaú.

O Banco Itaú é considerado o maior banco privado do Brasil e da América Latina. Ele está presente em mais de 18 países oferecendo produtos e serviços financeiros tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Dentre os principais produtos e serviços da instituição financeira, temos: conta corrente, financiamento de veículos e de imóveis, seguros, consórcios, empréstimos, investimentos, cartões de crédito, entre outros.

Para abrir a sua conta no Itaú basta acessar o site da instituição ou o app. Após esse processo, você estará apto para fazer saques, transferências, pagamentos, entre outros de acordo com o pacote de serviços contratado. 

Também poderá usufruir do cheque especial, do cartão de débito gratuito, dos descontos em cinemas e teatros, entre outras vantagens. Ademais, será possível contratar o crédito imobiliário. Vale destacar que não correntistas também podem fazer essa solicitação, mas durante o processo de contratação deverá abrir uma conta no banco.

Anúncios

Como funciona o financiamento Itaú?

Como funciona o financiamento Itaú? Fonte: Unsplash.
Como funciona o financiamento Itaú? Fonte: Unsplash.

O financiamento Itaú é um crédito imobiliário que ajuda você a comprar um imóvel novo ou usado tanto residencial quanto comercial. Nesse caso, é possível financiar até 90% do valor do imóvel residencial para pagar em até 30 anos. Já o imóvel comercial, pode ser financiado em até 70% com prazo para quitação de 20 anos.

Vale destacar que durante o processo de contratação do financiamento é necessário pagar taxas do banco, despesas cartorárias e impostos, como o ITBI (Impostos de Transmissão de Bens Imóveis). Diante disso, o Banco Itaú oferece uma ajuda extra, ou seja, ele inclui esses gastos no seu financiamento.

Ademais, você precisa dar uma entrada para conseguir o financiamento. No caso dos imóveis residenciais, o valor mínimo é de 10% do valor da avaliação do imóvel. Já no caso dos comerciais, a entrada mínima é de 30%.

Mas lembre-se de que esse valor depende da análise de crédito. Vale ressaltar que você pode utilizar o FGTS para compor o valor da entrada, bem como para antecipar o pagamento das parcelas. 

Além disso, o banco oferece um seguro habitacional que pode te ajudar em caso de emergências. Outra informação importante é que após a contratação do financiamento você pode pagar as parcelas em débito automático ou em boleto bancário.

É essencial que você analise muito bem essas informações antes de iniciar o processo de solicitação do financiamento. Dessa forma, você evita desgastes posteriores com o banco, bem como tem certeza de que este produto pode atender às suas necessidades.

Quais os tipos de financiamento que existem?

Você está em busca de uma boa opção de financiamento? Pois aqui explicamos quais são os tipos disponíveis e trazemos informações valiosas. Confira!

Quais as taxas e formas de pagamento do financiamento Itaú?

Quais as taxas e formas de pagamento do financiamento Itaú? Fonte: Pexels.
Quais as taxas e formas de pagamento do financiamento Itaú? Fonte: Pexels.

Existem duas linhas de crédito no financiamento Itaú: o crédito imobiliário e o crédito imobiliário com juros de poupança. Cada um deles tem suas características e condições de crédito. Veja uma breve explicação sobre eles, a seguir. Acompanhe!

Crédito Imobiliário

Nesta linha de crédito você pode financiar até 90% do valor do imóvel residencial com uma taxa de juros de 6,9% ao ano para pagar em até 30 anos. Essa taxa é pré-fixada, ou seja, ela não muda durante o período do contrato. Já o saldo devedor é atualizado de acordo com a taxa referencial (TR).

Crédito Imobiliário com Juros da Poupança

Já na linha de crédito imobiliário com juros de poupança, você pode financiar até 90% do imóvel residencial com taxa de juros de 5,92% ao ano para quitar em até 30 anos. Sendo que uma parte é fixa de 3,99% e a outra é variável conforme a variação do índice da poupança.

Neste caso, a taxa de juros é pós-fixada, já que ela acompanha o rendimento da poupança. Dessa forma, ela pode aumentar ou diminuir durante o contrato do financiamento. Ou seja, é possível contar com menores parcelas e uma menor taxa de juros quando o rendimento da poupança é mais baixo.

Vale destacar que existe um teto limite para a taxa de juros caso o rendimento da poupança suba demais, esse limite é de 10,16% ao ano. Assim como na outra linha de crédito, o saldo devedor é atualizado conforme a taxa referencial.

É melhor fazer um empréstimo ou financiamento?

Qual é a melhor opção, afinal? Empréstimo ou Financiamento? Se você precisa decidir entre um e outro, não deixe de ler esse artigo e entender sobre o assunto.

Quais as vantagens do financiamento Itaú?

Quais as vantagens do financiamento Itaú? Fonte: Pexels.
Quais as vantagens do financiamento Itaú? Fonte: Pexels.

É importante analisar as vantagens que os produtos ou serviços financeiros podem proporcionar. Diante disso, levantamos os principais benefícios do financiamento Itaú. Dentre eles podemos destacar:

  • Processo de simulação e de solicitação online;
  • Retorno da sua proposta em até 1h;
  • Possibilidade de usar o FGTS;
  • Acesso a seguro habitacional;
  • Ajuda de consultores especializados;
  • Até 30 anos para pagar no imóvel residencial;
  • Até 20 anos para pagar no imóvel comercial;
  • Financiamento de até 90% do valor do imóvel residencial;
  • Financiamento de até 70% do valor do imóvel comercial;
  • Possibilidade de escolher a linha de crédito;
  • Financiamento das despesas cartorárias e impostos;
  • Taxa de juros de 6,90% ao ano no crédito imobiliário;
  • Possibilidade de escolher o sistema de amortização (SAC ou PRICE);
  • Taxa de juros de de 5,92% ao ano no crédito imobiliário com juros da poupança;
  • Entre outros.

Lembre-se de que é essencial que você analise essas informações, bem como compare com outras opções disponíveis no mercado. Dessa forma, será possível compreender se está fazendo um bom negócio.

Quais as desvantagens do financiamento Itaú?

Quais as desvantagens do financiamento Itaú? Fonte: Pexels.
Quais as desvantagens do financiamento Itaú? Fonte: Pexels.

O financiamento Itaú também apresenta algumas desvantagens. Dentre elas podemos destacar que se você não é correntista do banco, durante o processo de contratação do financiamento é necessário abrir uma conta corrente.

Agora que você já sabe quais são as vantagens e desvantagens deste produto financeiro, fica mais fácil analisar se ele realmente atende as suas expectativas e as suas necessidades. Assim como se ele cabe no seu bolso.

Como contratar o financiamento Itaú?

Como contratar o financiamento Itaú? Fonte: Pexels.
Como contratar o financiamento Itaú? Fonte: Pexels.

É possível contratar o financiamento Itaú por meio de diversos canais de atendimento. Neste caso, você pode fazer o processo no site do banco, nas agências, nas imobiliárias credenciadas pelo banco e nas construtoras cuja obra é financiada pelo Itaú.

Vamos abordar o processo online feito pelo site. Para isso, basta acessá-lo e localizar a opção crédito imobiliário. Em seguida, clique em “Simule agora” e preencha os dados solicitados para fazer a simulação.

Feito isso, vai aparecer na tela as condições de crédito, que incluem a taxa de juros, o valor e a quantidade de parcelas, o custo efetivo total (CET), entre outros. Lembre-se de que o CET é calculado com base no número de parcelas, valor do crédito, taxa de juros, seguros, tarifas, tributos, entre outras despesas associadas ao financiamento.

Após analisar essas informações, se estiver tudo certo, você pode enviar a proposta ao banco. Depois disso, acontece a análise de crédito que normalmente demora 1 hora para ser realizada em financiamentos de até R$ 1 milhão. Em caso de aprovação, você precisa enviar a documentação solicitada. 

O próximo passo é a avaliação do imóvel, se estiver tudo certo, o banco emite o contrato para que seja registrado no cartório de registro de imóveis. Após o registro do contrato, seu crédito será liberado em até 3 dias úteis. Vale destacar que todo esse processo pode ser acompanhado pelo app do banco.

O financiamento Itaú vale a pena?

O financiamento Itaú vale a pena? Fonte: Pexels.
O financiamento Itaú vale a pena? Fonte: Pexels.

Mas, afinal, o financiamento Itaú vale a pena? Essa resposta depende de você. Como assim? Para saber se um produto ou serviço financeiro é viável você precisa analisar as suas características e as suas condições de crédito, bem como compará-las com outras opções disponíveis no mercado.

Ademais, é necessário verificar se elas realmente atendem às suas expectativas e necessidades. Assim como se as parcelas do financiamento que devem ser pagas em dia posteriormente cabem no seu bolso. Dessa forma, é possível identificar se esse produto financeiro vale a pena para você.

Vale destacar que o financiamento Itaú oferece mais benefícios do que desvantagens. Já que ele tem duas linhas de crédito disponíveis e um bom prazo de pagamento. Além disso, ele oferece financiamento das despesas e do seguro habitacional que pode te ajudar em caso de emergências.

Então, podemos concluir que esse produto financeiro pode ser uma boa opção para quem pretende conquistar o sonho de ter uma casa ou apartamento próprio, bem como para aqueles que querem financiar um imóvel comercial.

Agora que você já sabe como funciona o financiamento Itaú, que tal fazer uma simulação sem compromisso? Então, não perca tempo! Acesse o site do banco e aproveite! Mas se você ainda não ficou convencido de que esse é um bom produto financeiro. 

Leia o nosso artigo sobre como descobrir qual é o financiamento imobiliário ideal para você. Então, clique no conteúdo recomendado e boa leitura!

Financiamento Imobiliário: descubra o ideal

Você quer comprar um imóvel mas não tem toda a quantia suficiente e não sabe o que fazer? Vamos mostrar tipos de financiamentos e como você pode adquirir seu imóvel hoje!

Sobre o autor

Tathiane Mantovani

Estrategista de Conteúdo, Redatora SEO e Escritora com mais de 9 livros publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Estudante de Jornalismo. Bacharel em Administração. Especialista em Marketing de Conteúdo, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Psicopedagogia Institucional. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros técnicos.

Em Alta

content

7 vantagens do TudoAzul Itaucard 2.0

Conheça as principais vantagens do cartão de crédito TudoAzul Itaucard 2.0. Saiba porque ele foi considerado um dos melhores cartões de 2020 agora mesmo.

Continue lendo
content

Educação financeira para crianças: 5 dicas para os pais

Assim que as crianças aprendem a contar, você já pode começar a ensinar educação financeira para elas. Veja 5 dicas para fazer isso!

Continue lendo
content

Cartão de crédito TD Double Up: como funciona

Quer um cartão de crédito com cashback e sem custos? Então, você precisa conhecer o cartão TD Double Up. Ademais, acompanhe este artigo e confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Planejamento financeiro IPVA e IPTU

Mais um ano chegou e, com ele, um monte de dívidas? Leia o post e veja como um planejamento financeiro IPVA e IPTU pode mudar o rumo dessa história!

Continue lendo
content

Empréstimo CrediPronto ou Empréstimo Bradesco: qual o melhor?

Empréstimo CrediPronto ou empréstimo Bradesco, não sabe qual deles é o melhor para você? Leia o post e entenda mais sobre o assunto!

Continue lendo
content

Cartão Will Bank ou Cartão Pan: qual o melhor?

Está buscando um cartão de crédito digital e não sabe qual opção escolher? Confira a comparação entre o cartão Will Bank e o Pan.

Continue lendo