Auxílio Governo

Conheça o benefício Auxílio Acidente

Nunca ouviu falar sobre o Auxílio Acidente ou quer entender mais sobre o assunto? Leia o post abaixo e veja do que se trata esse benefício e a quem ele é destinado.

Anúncios

Veja como este auxílio do INSS pode auxiliar cidadãos acidentados

Antes de mais nada, veja do que se trata o benefício Auxílio Acidente. Fonte: Pexels.
Antes de mais nada, veja do que se trata o benefício Auxílio Acidente. Fonte: Pexels.

Certamente, você já ouviu falar sobre Auxílio Doença, Salário Maternidade, Aposentadoria por Tempo de Contribuição e Pensão por Morte. Estes recursos tratam-se de benefícios oferecidos pelo INSS aos trabalhadores brasileiros e demais segurados do Regime Geral de Previdência Social. Além dos pontos já citados, o INSS ainda contempla outros amparos como o benefício Auxílio Acidente.

Como se inscrever no Auxílio Acidente

Viu que você se encaixa nos pré-requisitos necessários ao recebimento do Auxílio Acidente? Leia o post e veja como se inscrever e solicitar o benefício!

Este benefício, por sua vez, é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social quando um trabalhador sofre um acidente que afeta permanentemente a sua capacidade produtiva. Se você nunca ouviu falar deste benefício ou não sabe ao certo quem pode ser contemplado por ele, continue com a leitura do texto e fique por dentro de todas as informações mais importantes sobre o assunto.

O que é o Auxílio Acidente?

De antemão, quando o intuito é explicar o que é o benefício Auxílio Acidente, vale destacar que trata-se de uma indenização paga pelo INSS, que não impede o cidadão de trabalhar. Desse modo, o benefício Auxílio Acidente é pago ao segurado que, em virtude de acidente, tenha a sua capacidade de trabalho reduzida, de forma permanente. 

Para que esta situação seja validada e o segurado seja indenizado, é preciso que ele vá até o INSS, para que a perícia médica realize uma avaliação e analise a veracidade dos fatos e o real direito do cidadão a indenização. 

Uma vez que essa avaliação é realizada o atendimento passa a ser à distância e a ida até as unidades só se faz necessária em caso de eventuais comprovações ou perícias médicas.

Quais os benefícios do Auxílio Acidente?

Da mesma forma, veja a quem o auxílio se destina. Fonte: Pexels.
Da mesma forma, veja a quem o auxílio se destina. Fonte: Pexels.

Poder contar com o Auxílio Acidente é ter um amparo financeiro em momentos delicados da vida de qualquer cidadão. Afinal de contas, após sofrer acidentes com sequelas permanentes, muitos trabalhadores não conseguem mais atuar em suas funções iniciais e precisam assumir posições cujo salário está aquém das suas necessidas e expectativas.

Desse modo, se a pessoa se acidenta, mas tem direito ao recebimento do benefício Auxílio Acidente, ela tem mais tranquilidade para lidar com o processo de recuperação (caso existam) e mais calma para adaptar-se à nova realidade, inclusive no que diz respeito aos desafios financeiros. 

De toda forma, o benefício permite que muitos segurados sejam amparados, direta ou indiretamente. Isso porque, se um pai de família, responsável pelo sustento do lar, sofre um acidente com danos permanentes que reduzem a sua capacidade de trabalho, mas passa a receber a indenização, ele e a sua família passam a sentir-se mais amparados. 

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Quem tem direito ao auxílio?

Contudo, o benefício Auxílio Acidente não é proporcionado a todas as pessoas vítimas de acidentes. Para ter acesso ao benefício, é preciso se encaixar em alguns pré-requisitos, são eles: 

  • Ser um segurado no período do acidente (ou seja, estar contribuindo para o INSS ou estar no período de graça);
  • Ter sofrido um acidente ou adquirido uma doença, relacionados ou não a trabalho;
  • Passar por uma redução parcial e permanente da sua capacidade de trabalhar;
  • Ter sofrido redução da capacidade laboral, devido ao dano causado pelo acidente, conhecido como nexo causal (ou seja, ter perdido parte das condições morfopsicofisiológicas necessárias ao desempenho de determinada atividade profissional).

Além disso, somente os segurados especiais, empregados urbanos ou rurais, domésticos e trabalhadores avulsos é que têm direito ao recebimento desse benefício. Por outro lado, os contribuintes facultativos e individuais não têm direito a indenização.

Um ponto importante e vantajoso nesse contexto é que os beneficiários não precisam cumprir um tempo mínimo de carência, ou seja, de recolhimento previdenciário para ter acesso ao auxílio. Desse modo, caso você tenha sido empregado ontem e sofrido um acidente hoje, já tem direito ao benefício. 

Como saber se você receberá o Auxílio Acidente?

Por fim, veja como identificar se você terá direito ao benefício. Fonte: Pixabay.
Por fim, veja como identificar se você terá direito ao benefício. Fonte: Pixabay.

Agora que você sabe mais sobre o benefício Auxílio Acidente, basta entender como é possível verificar se você receberá o auxílio, correto? 

Para isso, o primeiro passo será ligar para o telefone 135 e solicitar o seu benefício para o INSS. Esse processo também pode ser feito pelo site ou pelo app da instituição. Feito isso, será necessário apresentar alguns documentos e informar alguns dados pessoais para formalizar o seu pedido.

Por fim, você poderá acompanhar o status do seu processo no app Meu INSS, clicando no seu processo, na aba “Consultar pedidos”. Essa consulta também pode ser feita pelo site e telefone acima colocados. Em geral, essa etapa de análise leva cerca de 45 dias corridos. Confira o conteúdo recomendado abaixo e entenda como se inscrever no auxílio.

Como se inscrever no Auxílio Acidente

Viu que você se encaixa nos pré-requisitos necessários ao recebimento do Auxílio Acidente? Leia o post e veja como se inscrever e solicitar o benefício!

Sobre o autor  /  Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o cartão Ricardo Eletro

Saiba como solicitar o cartão Ricardo Eletro online, pela agência, via telefone e como baixar o aplicativo. Facilite sua vida financeira!

Continue lendo
content

Conquiste sua independência financeira revendendo Eudora

Quer saber como ser revendedora Eudora? Com um processo sem burocracias, online e gratuito, você está a poucos cliques da sua nova profissão.

Continue lendo
content

Investir com banco ou corretora?

Para decidir investir com banco ou corretora saiba que bancos podem oferecer taxas maiores, mas corretoras demandam uma nova conta. Entenda!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão Caju online: custos zeros e benefícios flexíveis

Conheça aqui o cartão Caju online para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e ficar por dentro dos seus principais benefícios.

Continue lendo
content

Conheça o benefício Auxílio Permanente

Saiba tudo sobre o benefício Auxílio Permanente - o programa social do governo que oferece renda fixa e qualidade de vida às mães solo.

Continue lendo
content

Conheça o Cartão de crédito Caixa Mulher

Conheça o cartão de crédito Caixa Mulher! Com um design super feminino e sem anuidade, além de ter acesso a Acesso a plataforma Elo Flex.

Continue lendo