Auxílio Governo

Como se inscrever no Auxílio Acidente

Quer saber como ter acesso ao Auxílio Acidente? Leia o post abaixo e confira o passo a passo do processo de solicitação do benefício.

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 09/03/2022

Veja como se dá o processo de solicitação do benefício 

Antes de mais nada, saiba o que fazer para solicitar o auxílio. Fonte: Freepik.
Antes de mais nada, saiba o que fazer para solicitar o auxílio. Fonte: Freepik.

Assim como o Auxílio Doença, a Pensão por Morte e o Salário Maternidade, o Auxílio Acidente trata-se também de um benefício previdenciário fornecido pelo INSS. Este benefício, por sua vez, contempla os segurados que sofreram acidentes com sequelas permanentes, que reduziram a sua capacidade para o trabalho. 

Quer saber o que as pessoas que se encaixam nos pré-requisitos de contemplação do benefício, precisam fazer para ter acesso a ele? Continue a leitura do post e entenda mais sobre o processo.

Anúncios

Como se cadastrar no Auxílio Acidente?

Antes de mais nada, é preciso destacar que a fase inicial do pedido do Auxílio Acidente não é feita presencialmente, como muitas pessoas acreditam. Nesse sentido, a primeira coisa a fazer é verificar se você se encaixa nos requisitos pré-existentes para aprovação. Se você ainda não sabe quais são essas exigências, basta realizar a leitura do post “Conheça o benefício Auxílio Acidente”.

Depois de verificar essas premissas e ver que você possui os pré-requisitos necessários, é hora de ligar no telefone 135 ou entrar no site Meu INSS, para fazer o seu requerimento. Nesta etapa é necessário informar o seu CPF e, eventualmente, apresentar documentos como procurações e comprovantes médicos.

No site, você fará login no sistema, selecionará a opção “Agendamentos/Requerimentos”>”Novo”>”Avançar”. No campo “pesquisar” você irá inserir a palavra “acidente” e, em seguida, clicar no serviço desejado. Após realizar a solicitação, você pode acompanhar o status do seu pedido pelo aplicativo móvel ou pelo site do Meu INSS. 

Após cumprir esse processo de solicitação, o requerente deve comparecer à unidade do INSS escolhida, com o objetivo de realizar a perícia médica. Feito isso, basta aguardar cerca de 45 dias, para receber a resposta da solicitação. Embora um pouco demorado, é um processo que vale muito a pena, tendo em vista a possibilidade de receber o Auxílio Acidente.

Como receber o benefício?

Por fim, veja como receber o Auxílio Acidente. Fonte: Freepik.
Por fim, veja como receber o Auxílio Acidente. Fonte: Freepik.

Em suma, os segurados que recebem diferentes tipos de benefícios do INSS recebem, inicialmente, uma carta que informa sobre a concessão do benefício. Esta carta pode ser recebida fisicamente ou acessada pelo site ou aplicativo Meu INSS. Nela, estão contidas informações como o valor do benefício, as datas e o local de pagamento. 

Após o recebimento desta carta, o beneficiário deve se dirigir até o local indicado no documento, portando um documento de identificação com foto, para resolver os detalhes dos pagamentos seguintes. Na agência, o segurado poderá optar por receber o crédito do benefício em conta bancária ou solicitar a emissão do cartão previdenciário do INSS.

Anúncios

Como sacar o Auxílio Acidente?

Por fim, como mencionado acima, ainda há a opção de sacar o Auxílio Acidente. A partir do momento em que o beneficiário opta pela aquisição do cartão magnético da Previdência Social e, com isso, realiza o cadastro de uma senha, fica sendo possível sacar o benefício de jeitos diferentes. 

Uma opção é sacar o auxílio em qualquer agência do seu banco, caso o dinheiro seja depositado na sua conta bancária. Além disso, outra alternativa viável é o saque do benefício em caixa eletrônico, com o uso do cartão da Previdência. Por último, ainda há a possibilidade de sacar o auxílio em lotéricas, também com a utilização do cartão magnético. 

Ademais, se você quiser ficar por dentro de outros benefícios como este, veja o conteúdo recomendado abaixo.

O que é Auxílio-doença?

Ainda não conhece o benefício Auxílio-doença ou não sabe ao certo como ele funciona? Leia o post e fique por dentro das informações mais importantes!

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

O cartão Santander SX é crédito ou débito?

Se você tem interesse e quer saber se o cartão Santander SX é crédito ou débito, vamos te ajudar! Clique aqui e confira agora mesmo!

Continue lendo
content

Como abrir conta Rendeira PagBank

Saiba agora como abrir a sua conta Rendeira PagBank e aproveitar o rendimento de 100% acima do CDI, 161% da poupança e outros benefícios.

Continue lendo
content

Tudo o que você precisa saber para contratar um novo empréstimo consignado

Você conhece as alterações no empréstimo consignado? Então, leia este post e confira tudo sobre as mudanças na solicitação deste crédito.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Descubra 7 vantagens do Petrobras Visa

Conheça as 7 vantagens do Petrobras Visa, cartão de crédito emitido em parceria com o Banco do Brasil e solicite o seu agora mesmo.

Continue lendo
content

Fundos imobiliários: como funcionam?

Você sabe o que são e como funcionam os fundos imobiliários? Veja aqui nesse post e descubra se vale a pena fazer esse investimento.

Continue lendo
content

Conheça os Cartões Santander AAdvantage

Conheça os cartões Santander AAdvantage, saiba qual é a melhor opção para você e descubra como solicitar o seu com rapidez e praticidade.

Continue lendo