Dicas

Como usar o dinheiro de modo inteligente?

Você quer aprender a utilizar o dinheiro de modo inteligente? Aprenda como planejar suas compras e economizar dinheiro no texto abaixo.

Anúncios

Administre seu dinheiro de modo inteligente

Como usar o dinheiro de modo mais inteligente?

Você sabe como usar o dinheiro de modo inteligente? Algumas pessoas vão responder que a melhor forma é deixando o dinheiro “quieto” no canto dele. Outras vão dizer que não conseguem mudar a forma como estão usando agora, que é impossível!

Primeiro, vamos deixar algo bem claro: o dinheiro foi feito para ser usado. Afinal, você precisa sobreviver, manter sua casa rodando e também, por que não satisfazer seus desejos e ser mais feliz, com uma vida mais confortável?

Contudo, isso não quer dizer que você pode sair por aí gastando como quiser e compras quando quiser. Como já mencionamos aqui no Senhor Finanças algumas vezes, você precisa ter planejamento, disciplina e equilíbrio.

Mas, que equilíbrio é esse? Entre a razão e a emoção. Afinal, muitas pessoas acabam endividadas porque se deixam levar pelo momento na hora das compras. Quando na verdade é preciso pensar no orçamento e planejá-las.

Sabemos que não é fácil e essa mentalidade faz parte da construção de uma educação financeira, que nós, brasileiros, não estamos acostumados. Pensando nisso, no texto abaixo iremos te dar dicas de como usar o dinheiro de modo inteligente. Vamos lá!

Você gasta seu dinheiro de forma eficaz e eficiente?

Anúncios

Você gasta seu dinheiro de modo inteligente

Primeiramente, você precisa gastar seu dinheiro de modo inteligente. Afinal, já deixamos claro que dinheiro é para ser usado, né?

Sendo assim, antes de comprar algo, leia as avaliações e compare os preços. Para comprar de maneira inteligente, você precisa reunir o máximo de informações que conseguir.

É importante conferir possíveis reclamações, resenhas, comentários sobre o produto, relatórios de consumo e até teste do INMETRO, se for o caso. Informação nunca é demais! Especialmente agora com tantos canais no Youtube realizando análises de produtos e blogs também.

Outro ponto bem importante é conferir informações sobre garantia e reembolso. A política de devolução precisa ser bem clara e transparente. Afinal, você precisa saber o que fazer caso o produto não seja o que você imaginava ou venha com avarias.

Sabemos que os produtos são bem mais baratos online. Contudo, se possível, faça um teste antes de comprar. Por exemplo, quer comprar um novo computador ou celular? Vá até a loja conferir por você mesmo e depois, se estiver satisfeito, compre no site. Assim, você economiza mas garante que não está comprando algo que irá se arrepender depois.

Sabemos que o consumidor tem direito de arrependimento. Mas, dessa forma, você evita dor de cabeça de reembolso por conta disso. Antecipe possíveis problemas e resolva antes! Isso também é uma forma de administrar o dinheiro com inteligência.

Por fim, também é importante saber quando comprar. Conforme mencionamos, comprar por impulso não é uma forma inteligente de lidar com o dinheiro.

Por exemplo, você precisa mesmo daquela roupa nova? Ou de um novo celular? Verifique se é um desejo ou uma necessidade. Depois, verifique seu orçamento. Não quer dizer que você só pode utilizar seu dinheiro com necessidades, mas é preciso planejar as compras.

Quando não comprar?

Algumas vezes, você quer comprar um traje formal porque precisa ir a um evento. Mas, será que não é mais barato alugar ou quem sabe consegue pegar emprestado? Afinal, quando irá utilizar aquela roupa outra vez? Por outro lado, se você trabalha de casa ou pela internet, pode ser que precisa mesmo de um celular novo, não é? Então, basta planejar essa compra em seu orçamento familiar.

Esse planejamento é ainda mais importante se você for realizar um parcelamento ou uma compra grande. Por exemplo, renovar os eletrodomésticos da cozinha ou da casa inteira.

Afinal, você precisa garantir que a parcela cabe no seu bolso e caso haja algum imprevisto, tem uma reserva para não ficar inadimplente. Isso porque o cartão de crédito e cheque especial estão entre os principais motivos de superendividamento dos brasileiros. Portanto, fique atento e cuide do seu dinheiro na hora das compras!

Como usar o dinheiro de forma inteligente

Anúncios

Como usar o dinheiro de forma inteligente

Uma grande verdade na hora de usar o dinheiro de forma inteligente é: só gastar o que a gente tem.

Sabemos que isso é algo de todo mundo fala. Mas, quase ninguém pratica. Por isso é sempre bom relembrar.

Dessa forma, monte seu orçamento familiar e atenha-se a ele. Nesse sentido, não utilize o cartão de crédito de maneira desgovernada. Muito menos crediários ou cheque especial.

Verifique realmente a necessidade, conforme mencionamos anteriormente. Afinal, você só está optando por essas formas de pagamento porque não tem o dinheiro. Então, retornamos a frase inicial: só gastar o que a gente tem.

Portanto, em tese, nenhuma dessas opoções deveriam ser consideradas. Mas, sabemos que imprevistos acontecem, muitos brasileiros não ganham nem um salário mínimo e é preciso ser criativo com o orçamento.

Por isso, utilize cartão de crédito, crediário e cheque especial com cuidado. Atente-se a taxa de juros. Quanto mais alta, mais dinheiro você está gastando.

Lembra que mencionamos que o cartão de crédito e o cheque especial são as principais causas de endividamento dos brasileiros? Então, caso você já se encontre em uma situação de endividamento, é hora de limpar o seu nome.

Afinal, nome sujo complica bastante sua situação financeira e acesso ao crédito, não é mesmo?

Clique no botão abaixo para saber mais.

Planeje suas compras

Planeje suas compras

Comprar é algo que está presente em nosso dia a dia. Não temos como fugir disso, não é mesmo? Precisamos pagar nossa moradia, alimentação, transporte, educação, saúde… Fora as compras de lazer e emergências.

Mas, como manter tudo isso na cabeça? Com certeza, você vai esquecer de algo! Sendo assim, listar as suas compras e quando você precisará comprar cada coisa, ou seja, uma previsão, é muito importante.

Além disso, planeje o consumo consciente. Se for comprar uma roupa nova, doe outra no lugar. E sempre confira se você já não possui aquilo que vai comprar. Isso acontece frequentemente com quem não planeja!

Ao ter um orçamento e uma previsão, você consegue procurar promoções, ofertas e descontos. Ou seja, além de organização, você pratica a economia também.

Realize pesquisa de preço

Realize pesquisa de preço

Além de pesquisar sobre especificações do produto, possíveis reclamações e política de devolução, é importante consultar o preço.

Conforme mencionamos, quanto mais informações você possuir, melhor. Além disso, quanto mais planejada for uma compra, mais fácil você conseguir procurar por preços melhores. Assim como você pode fazer trocas inteligentes.

Por exemplo, se você precisa de um smartphone para o trabalho e está pensando em um modelo X, em suas pesquisas pode encontrar um modelo Y mais barato e com as mesmas características que você precisa. Mas, sem buscar por opções e comparar preços, você não saberia disso!

Caso você não vá fazer o pagamento à vista, sente e analise com atenção as condições de pagamento do produto escolhida em lojas diferentes. Online e físicas também. Consulte descontos e formas de parcelamento. Assim como possíveis taxas de juros e outros custos como frete.

Se o preço estiver muito acima do que você tem disponível, avalie a real necessidade de produto. Se for uma situação emergencial ou um item para o trabalho que não pode esperar, você terá que considerar um empréstimo online. Dessa forma, seu planejamento será outro. Ou seja, o pagamento das parcelas do empréstimo, que não podem ser comprometer mais do que 30% da sua renda mensal líquida.

Negocie!

Negocie!

Nem só de pesquisas e comparar preços vive o homem, não é mesmo? Se tem algo no qual nós, brasileiros, somos bons, é na negociação!

Algumas vezes, comprar de negócios locais ou em lojas físicas tem sua vantagem, pois você pode pechinchar! Isso mesmo. Se você acha que isso é do tempo do seu avô, está muito enganado!

Não feche um negócio sem conferir se existe margem para negociação. Muitas vezes, as empresas já contam com essa “gordura” para deixar o cliente feliz, baixando o preço. Por isso, pesquise, compare e negocie. Valorizando ainda mais o que você ganha e usar o dinheiro de modo inteligente.

Evite compras por impulso

Evite compras por impulso

Conforme mencionamos, comprar no calor do momento não é um bom negócio para o seu bolso. Por isso mesmo que o planejamento das suas finanças pessoais é tão importante.

Mas, se você for aquele tipo de pessoa que não pode ver uma oferta ou desconto que já sai comprando, cuidado! Uma forma de evitar esse tipo de comportamento é não ficar olhando vitrines por aí afora. Deixe para fazer isso quando realmente for comparar preços de algo que precise e pode comprar.

Outro ponto muito importante é não encarar as compras como um lazer. Você não precisa gastar dinheiro para se divertir. Afinal, as melhores coisas da vida são de graça, não é mesmo? Uma conversa com um amigo próximo, o encontro da família, brincar com seus filhos, jogar bola, ir à praia…

Por outro lado, comprar quando está triste ou com raiva também não é um comportamento saudável. Nem para você, nem para suas finanças. O interessante é descobrir a causa desses sentimentos e resolvê-la ao invés de iludir-se com compras desnecessárias.

Já ouviu falar que não se deve ir fazer compras no supermercado com fome? É o mesmo raciocínio!

Para usar seu dinheiro de modo inteligente é preciso pensar antes de agir. Quando você respira e se recolhe para uma análise mais detalhada, você consegue enxergar o que antes não estava claro. Ou seja, você encontra outras saídas para problemas ou para necessidades de compra.

Invista na renda extra para juntar dinheiro em 2020

Pague à vista

Fazer compras parceladas no cartão, no crediário, utilizar o cheque especial, pegar empréstimo… São tantas opções de crédito nos dias de hoje, não é mesmo?

De fato, muitas vezes essas alternativas te ajudam a enfrentar uma situação difícil, uma emergência ou necessidade. Contudo, você deve avaliar antes de escolher utilizá-las.

Pagar à vista é sempre a melhor escolha. Muita gente utiliza o cartão de crédito mesmo sem ter necessidade, apenas por costume. Mas, se você tem o dinheiro na conta, por que não utilizar o cartão de débito? Ou então, opte por um cartão pré-pago.

Essa é uma forma de não precisar ter dinheiro em espécie, mas evitar utilizar a função crédito. Aliás, uma ótima opção para quem não tem conta bancária ou está com o nome sujo: cartões pré-pagos ou consignados.

Os aplicativos desses cartões são uma ótima forma de gerenciar o seu dinheiro. Afinal, dinheiro na mão é vendaval, mesmo! E na conta, significa maior controle.

Então, pelo app, você consegue monitorar seus gastos em tempo real e saber quando é hora de parar. Para isso, você transfere para o cartão pré-pago apenas o valor do que vai comprar. Dessa forma, não consegue passar do limite e não fica no vermelho!

Se você está com o nome sujo ou não consegue se controlar na hora das compras, nem deve pensar em um cartão de crédito. Apenas débito ou pré-pago. Você só vai conseguir economizar e usar o dinheiro de modo inteligente se mudar seu comportamento e adquirir mais disciplina.

Aproveite descontos e liquidações

Aproveite descontos e liquidações

Sim, vamos falar de planejamento financeiro outra vez! Afinal, essa é a chave para usar o dinheiro de modo inteligente.

Ao ter uma previsão de suas compras mensais e até mesmo anuais (como renovação do guarda-roupa, compra de material escolar, pagamento do plano de saúde e educação, etc.) você consegue aproveitar melhor descontos e liquidações.

Por exemplo, ao final de cada estação, a coleção de roupas sempre entra em promoção. Então, por que não aproveitar esse momento para comprar peças que você sabe que precisará?

Escolha aquelas peças-chave e coringas que todo mundo precisa, como uma camisa ou camiseta branca, preta, uma calça jeans, um vestido preto, um casaco para o inverno, um tênis, etc.

Aliás, apostar em um guarda-roupa mais básico e caprichar mais nos acessórios é uma ótima forma de economizar e tem até um nome: armário cápsula! Pesquise mais sobre o assunto e você verá que é um assunto bem comentado na área da moda.

Para comprar grandes, como eletrodomésticos, móveis e itens eletroeletrônicos aproveita a Black Friday, por exemplo. Nos últimos anos, as promoções não são mais propaganda enganosa. De fato, existem ofertas muito boas.

Além disso, se for para ter um cartão de crédito, escolha os que oferecem melhores programas de cashback, mas ainda assim tem uma anuidade que cabe em seu bolso. Dessa forma, você também recebe dinheiro de volta quando realiza compras.

Quer saber mais sobre isso? Clique no botão abaixo!

Pratique o consumo consciente

Pratique o consumo consciente

Conforme mencionamos, existem muitos adeptos no mundo da moda do armário cápsula ou do slow fashion, por exemplo. Assim, você investe em peças mais atemporais e capricha nos acessórios, como colares, sapatos, chapéus, etc.

Mas, não é só no seu guarda-roupa que você pode aplicar o consumo consciente, mas usar o dinheiro de forma inteligente em qualquer área.

Para isso, compre quantidades que você, de fato, precisa. Nada de exagerar porque está na promoção! Não se deixe levar por essas propagandas que desejam impulsionar o consumo desenfreado.

Não é porque está com desconto que você precisa levar, não é mesmo? Além disso, cuidado para não usar o cartão na função crédito por força do hábito. Pague à vista, use o débito. Só utilize o parcelamento se for de extrema urgência ou necessidade.

Ademais, se tiver que parcelar, não atrase! Coloque em seu orçamento familiar o valor da parcela de modo a se planejar. Assim, não corre o risco de contrair uma dívida e precisar pagar taxas de juros alta, “perdendo” dinheiro sem necessidade.

Quando você analisa bem suas receitas e despesas, faz uma previsão de gastos e toma o tempo necessário para realizar decisões, suas finanças fluem melhor.

Realizar compras e negócios no calor do momento é um risco muito grande que o seu orçamento não pode correr. Afinal, isso pode gerar consequências sérias, como o superendividamento.

Quantas pessoas você não conhece que realizaram parcelamentos gigantes por impulso, em um produto que queriam muito e depois se enrolaram para realizar o pagamento?

Quantas pessoas você conhece que gastam mais do que ganham e utilizam o cartão de crédito como uma despesa no orçamento e não uma alternativa de pagamento?

Você não é uma dessas pessoas. Você agora como usar o dinheiro de modo inteligente, não é mesmo?

Comece e economizar dinheiro

Comece a usar o dinheiro de modo inteligente

Como você pode perceber, o primeiro passo para usar o dinheiro de modo inteligente é se planejando. Organizar o seu orçamento familiar é fundamental para ter uma vida financeira saudável e próspera.

Além de ter melhores hábitos na hora de comprar e adotar o consumo consciente são ótimas formas de passar a administrar seu dinheiro de melhor forma.

Por fim, economizar também é muito importante para ter uma vida financeira saudável. Afinal, como pode perceber, em situações emergenciais é que você pode acabar endividado por não ter uma reserva financeira.

Sendo assim, adotar hábitos mais saudáveis, como fazer previsões de despesas e não gastar mais do que você ganha já é um ótimo começo para administrar o dinheiro de forma inteligente. Mas, para você ter ainda mais dicas, confira o texto abaixo.

Em Alta

content

Os 9 piores cartões de crédito que você deveria evitar!

Os piores cartões de crédito vão desde opções simples como o Caixa SIM até cartões exclusivos como Safra Black. Confira 9 deles aqui!

Continue lendo
content

Superdigital ou Neon: qual é o melhor?

Super digital ou Neon? No texto a seguir iremos comparar as características das contas digitais, cartões de crédito e vantagens de cada fintech.

Continue lendo
content

Nubank ou Next: Qual banco digital escolher?

Com tanto banco digital surgindo por aí, fica difícil escolher o seu cartão de crédito, não é? Confira nosso comparativo Nubank ou Next para facilitar.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o crédito Bradesco Reforma

Confira como funciona o crédito do Bradesco Reforma que permite simular crédito com limite pré-aprovado e parcelar compras em 48 vezes.

Continue lendo
content

Conheça os 8 milionários que perderam tudo

Você sabe quais são os 8 milionários que perderam tudo? Separamos aqui a lista para você ficar por dentro. Clique e confira.

Continue lendo
content

Cartão de crédito Caixa Leve: o que é o Caixa Leve?

O cartão Caixa Leve oferece muitas vantagens para os seus clientes. Quer saber mais sobre ele? Então, leia o nosso post e confira!

Continue lendo