Crédito Imobiliário

Como obter crédito habitação fácil em 2022

O crédito habitação é um empréstimo que te ajuda a conquistar a morada própria. Por isso, queremos te mostrar como conseguir um bom crédito de maneira fácil e sem se preocupar com burlas. Saiba mais, a seguir.

Anúncios

Descubra como pedir crédito sem cair em burlas financeiras

Confira como obter crédito à habitação de forma fácil. Fonte: Pexels.
Confira como obter crédito à habitação de forma fácil. Fonte: Pexels.

Já tem como obter crédito habitação de forma fácil e sem grandes complicações em Portugal. No entanto, antes de aderir a primeira opção de crédito, tenha cuidado para não cair em burlas financeiras.

Afinal, a promessa de crédito fácil e simples atrai muita gente e, ao mesmo tempo, pode esconder alguns problemas.

Por isso, ao procurar por um empréstimo que ajude a ter a casa própria, sempre opte por instituições reconhecidas pelo Banco de Portugal. Além disso, faça pesquisas sobre o banco ou financeira: avaliações de clientes, reputação no mercado, endereço, contatos, entre outras coisas.

Depois que checar tudo, vale a pena começar o processo de abertura de crédito. Mas lembre-se, você nunca vai conseguir financiar 100% do imóvel. Portanto, primeiro tenha ao menos 30% do montante que precisa e, só então, solicite seu crédito.

Quer saber mais sobre esse assunto? Saber os documentos que precisa para solicitar o crédito? Quais os cuidados para não cair em burlas? E, principalmente, como obter um crédito habitação fácil?

Então, continue a leitura e descubra as respostas para estas perguntas.

Quanto tempo demora para conseguir um crédito habitação fácil?

A resposta mais sincera para esta pergunta é: depende. Mas, como assim?

Pois bem, o tempo de espera entre o pedido de crédito e o momento de assinar a escritura do imóvel muda de pessoa para pessoa.

Isso porque, ao pedir o empréstimo, o banco vai analisar o seu perfil de crédito de cada contratante. Nesse sentido, é essencial ter suas contas em dia, não ter o nome na lista do Banco de Portugal e, ainda, ter um bom relacionamento com a credora.

Além disso, há variáveis como o tipo de crédito habitação que você quer obter, como o banco analisa a documentação, o quão fácil é para liberar o montante.

Sem contar que tanto o montante quanto o prazo de reembolso tem influência no tempo de espera para que o crédito esteja liberado.

Por fim, há de se levar em conta o tempo de avaliação do imóvel, para assinatura do contrato e para escrituração.

Ou seja, como acabamos de te mostrar, ao contratar um empréstimo para habitação, existem muitas coisas a se considerar. Por isso, ao iniciar o processo de abertura de crédito, considere a ideia de que mesmo um crédito habitação fácil de obter pode demorar alguns meses até que tudo esteja pronto.

Quais são os documentos necessários para pedir um crédito habitação?

O que ter em mãos antes de pedir o crédito. Fonte: Pexels.
O que ter em mãos antes de pedir o crédito. Fonte: Pexels.

Por mais que alguns bancos podem pedir alguns documentos a mais, em suma, a documentação básica para obter crédito habitação fácil é a seguinte:

  • Documento de identificação: nesse caso, pode ser, por exemplo, o B.I., o Cartão Cidadão e o Passaporte;
  • Número de Identificação Fiscal (NIF);
  • Última declaração de rendimentos;
  • Declaração da entidade patronal comprovando sua situação profissional;
  • Extratos bancários de todas as contas dos solicitantes. Os bancos pedem, geralmente, o extrato dos três últimos meses;
  • Comprovantes de recebimentos: contra-cheque, holerite, comprovantes de vencimentos ou outro documento que comprove o valor do seu ordenado;
  • Relatório do seu crédito. Isto é, um relatório da situação do seu Mapa de Responsabilidades.

Além disso, você precisa preencher todas as informações do pedido de crédito das instituições.

Lembre-se também de que será necessário ter os documentos do atual proprietário do imóvel, bem como do próprio imóvel. No entanto, os documentos solicitados para esses dois casos variam de banco para banco.

Por isso, procure seu banco para saber em detalhes quais são os papéis exigidos no momento da contratação de crédito.

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Cuidados ao pedir um crédito habitação: não caia em burlas financeiras

Sem dúvida, nos últimos tempos ficou muito mais fácil obter qualquer tipo de crédito, seja habitação ou outro. Porém, essa facilidade também veio acompanhada de burlas financeiras que comprometem a sua vida.

Por isso, antes de contratar qualquer tipo de empréstimo, lembre-se de que esse tipo de crédito é demorado mesmo. Assim sendo, não acredite em promessas de dinheiro rápido e fácil.

Afinal, essas promessas costumam vir acompanhadas de juros exorbitantes e até mesmo de pegadinhas que te fazem gastar muito dinheiro.

Por mais que muitos bancos tradicionais ofereçam créditos rápidos e simples, saiba que esses serviços geralmente se destinam a créditos com montante pequeno e prazo de reembolso curtos. O crédito habitação é um contrato de longo prazo e, portanto, tem mais burocracias.

Nesse sentido, uma dica é consultar a reputação das instituições de crédito na internet. Além disso, consulte a lista de bancos e financeiras autorizadas a conceder crédito habitação no site do Banco de Portugal.

Como identificar uma burla financeira

A partir dos cuidados que te recomendamos ter, fica uma pergunta: afinal, como identificar de modo fácil quando estamos diante de uma burla ao obter um crédito habitação?

Então, preste atenção em detalhes como:

  • Anúncios chamativos em redes sociais que prometem coisas como “Crédito Rápido”, “Sem avaliação de crédito”, “Empréstimo sem garantias”, “Oferta rápida”, “Não precisa de conta nem de banco”. Em geral, esses anúncios aliciantes escondem problemas;
  • Solicitação de montantes para liberar crédito. Por lei nenhuma instituição de crédito pode pedir valores aos clientes enquanto o empréstimo está em fase de avaliação. Ou seja, saiba que nenhum banco sério irá pedir que você faça adiantamentos para que você tenha acesso ao crédito. Aqui, vale lembrar que o valor de entrada do imóvel será quitado quando assinar o contrato e não funciona como adiantamento;
  • Informações do contrato. Ao fazer a leitura do seu contrato, tenha certeza de que você será o proprietário do imóvel. Isso porque, em algumas burlas, os criminosos fazem contratos em que o comprador transfere a propriedade do imóvel para a instituição credora e, na prática, mesmo pagando as prestações, no contrato consta apenas como arrendatário;
  • Preste atenção às camuflagens. Os criminosos costumam usar a imagem de bancos confiáveis para aplicar golpes. Por isso, confira se os contatos informados estão corretos, acesse o site do banco para verificar se existe essa oferta, consulte o endereço e até mesmo a forma como escrevem (se a ortografia e gramática estão corretas).
as burlas financeiras são cada vez mais comuns

Burlas financeiras: quais são as 5 mais comuns

As burlas financeiras são fraudes em que os criminosos engajam as pessoas a investirem ou contratarem créditos em troca de vantagens atraentes. Veja aqui as principais.

Obter crédito habitação fácil: passo a passo

Avalie seu crédito com calma. Fonte: Pexels.
Avalie seu crédito com calma. Fonte: Pexels.

Se toda nossa explicação sobre burlas financeiras te assustou um pouco, tenha calma. Afinal, existem muitas instituições sérias em que você tem como obter crédito habitação fácil e de forma segura.

Assim sendo, recomendamos que tenha cautela, sempre pesquise e nunca acredite em tudo o que te prometem sem antes investigar.

Além disso, antes de iniciar o pedido de adesão de crédito, saiba que nenhum banco libera 100% do montante necessário para a compra. Por isso, tenha uma poupança entre 20% e 30% para dar de entrada.

Depois disso, você pode dar entrada no pedido de crédito habitação que segue, mais ou menos, o passo a passo abaixo:

  1. Primeiro, você deve consultar a lista de instituições autorizadas pelo Banco de Portugal;
  2. Em seguida, faça simulações de crédito até encontrar o ideal para si;
  3. Dê entrada no pedido de crédito;
  4. Aguarde o período de análise de crédito;
  5. Assim que o banco der a resposta positiva, organize e entregue a documentação solicitada;
  6. Leia com atenção a Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE) que contém todas as informações sobre seu crédito;
  7. Aguarde o período de avaliação do imóvel;
  8. Assine o contrato;
  9. Por fim, faça a escrituração da casa.

Ademais, existem diversos tipos de crédito habitação e um que tem chamado atenção é o crédito multifunções que alguns bancos já oferecem. 

Isso acontece porque esse tipo de crédito permite solicitar montantes para financiar a habitação e escolher onde usar o dinheiro.

Achou a ideia interessante? Então, confira mais informações na leitura recomendada abaixo.

como funciona o crédito habitação multifunções

Crédito Habitação Multifunções: como funciona

O crédito habitação multifunções é um empréstimo para usar em várias situações, incluindo pagamento da morada, impostos, taxas e mobiliário. Descubra como funciona.

Sobre o autor  /  Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

7 vantagens do cartão Méliuz Mastercard

Conheça aqui as 7 vantagens do cartão de crédito Méliuz Mastercard e saiba como funciona o programa de cashback progressivo.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Banrisul Visa Infinite

Você conhece o cartão Banrisul Visa Infinite? Ele oferece dois ótimos programas de recompensas. Quer saber mais? Então, leia o post e confira!

Continue lendo
content

Conheça a conta à ordem ActivoBank Premium

A conta ActivoBank Premium permite adesão à cartões de crédito, investimentos e seguros com comissões isentas. Conheça mais sobre ela aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Review cartão PicPay 2021

Nesse review do cartão PicPay você descobre todas as suas vantagens, como isenção de anuidade e cashback de 5%. Confira mais detalhes aqui!

Continue lendo
content

Empréstimo Deudai ou Empréstimo Kreditiweb: qual o melhor?

O Empréstimo Deudai te ajuda a reestruturar seu crédito enquanto que a Kreditiweb aumenta a sua liquidez financeira. Descubra aqui qual o ideal para si.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Caixa Black

Você conhece o cartão de crédito Caixa Black? Ele oferece diversos benefícios, como o Programa de Pontos Caixa. Leia este post e saiba mais!

Continue lendo