Investimentos

Aumento da Taxa Selic volta a aguçar a atratividade do Tesouro Direto

Com o aumento da Taxa Selic e a estagnação da caderneta de poupança, os investimentos em títulos públicos voltaram a cair nas graças dos especialistas financeiros. Então, confira agora mesmo qual a rentabilidade e quais as opções de aplicação no Tesouro Direto.

Anúncios

por Aline Barbosa

Publicado em 11/02/2022

Investimentos em renda fixa devem prover maior retorno em 2022 para investidores que optarem por aplicações em títulos públicos. Entenda.

Atratividade do Tesouro Direto ganha força com o aumento da Selic. Fonte: Pixabay.
Atratividade do Tesouro Direto ganha força com o aumento da Selic. Fonte: Pixabay.

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa básica de juros (Selic) de volta a casa dos dois dígitos, a 10,75%, aumenta as oportunidades de retorno monetário e volta a aguçar a atratividade do Tesouro Direto. De acordo com especialistas financeiros, o reajuste da Selic terá um bom impacto nas rentabilidades em aplicações de renda fixa. Para quem deseja aproveitar as oportunidades que o segmento oferece, uma alternativa interessante é o investimento em títulos públicos. 

Além de oferecer maior retorno líquido do que a poupança, essa classe de ativos também apresenta riscos menores ao indivíduo. Eles nada mais são do que dívidas proferidas pelo governo através do Tesouro Nacional que são negociadas através da plataforma do Tesouro Direto. 

Com a caderneta de poupança travada em 6,17% ao ano + Taxa Referencial e sem acompanhar o aumento da Selic, a Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac) avalia que o rendimento mensal das contas poupança será de 0,52% ao mês, totalizando 6,68% ao ano. Já o retorno em renda fixa pode variar de 1,36% a 10,16% ao ano, superando com uma boa margem o que é oferecido pela poupança. 

faça a portabilidade de investimentos se a corretora atual não é boa

Qual aplicação financeira rende mais?

Veja quais investimentos valem a pena e aprenda a fazer o seu dinheiro render em 2022!

Anúncios

Aplicações no Tesouro Direto

Para quem busca um maior rendimento das suas economias, existem três opções principais de títulos públicos através de investimentos no Tesouro Direto. Então, cada um apresenta diferentes características em relação às taxas e vencimentos. 

As ações do Tesouro Prefixado oferecem taxas de juros nominal preestabelecidas. Atualmente, elas disponibilizam um retorno de 11,28% ao ano com o vencimento para 2024. Já os papéis do Tesouro IPCA contam com uma taxa preestabelecida com o acréscimo da variação dos índices de inflação. Com o vencimento para 2030, sua taxa de juros acima da inflação é de 5,38% ao ano. Para investidores que dispõe de mais tempo para deixar seu dinheiro render, o IPCA é o mais bem visto em relação às taxas de retorno com vencimento a médio prazo, de acordo com estrategistas financeiros. 

Por fim, o Tesouro Selic é a opção que acompanha de forma direta o lucro da taxa básica de juros do país. Com o aumento da Selic de 9,25% para 10,75%, essa é a opção ideal para o investidor que busca um bom rendimento, mas que não está à procura de aplicações com vencimentos a médio e longo prazo e precisa que os seus recursos estejam disponíveis prontamente em caso de qualquer emergência financeira. 

Ademais, o que define o melhor caminho para investidores dos títulos públicos é o perfil de risco de cada um, além do valor aplicado e o horizonte de investimentos. Portanto, é importante analisar com cautela o que cada oportunidade oferece e buscar o auxílio de corretoras para entender qual o retorno que se pode ter nesse segmento em 2022. 

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o empréstimo Lendico

Você conhece o empréstimo Lendico? Ele é ideal para quem precisa de dinheiro em curto prazo. Quer saber mais? Então, leia o post e confira!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Bradesco Elo Grafite

Você conhece o cartão Bradesco Elo Grafite? Ele é uma ótima opção de produto financeiro. Leia este post e confira tudo sobre este cartão.

Continue lendo
content

Como se preparar para entrevista de estágio

Quer se preparar para entrevista de estágio? Então saiba as principais perguntas, como responder, tipos de seleção, etc. Confira mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão de crédito Ourocard Black

Você conhece o cartão de crédito Ourocard Black? Ele oferece muitos benefícios, como o Programa Pontos pra Você. Leia este post e confira!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão American Express Green

O cartão American Express Green não tem limite preestabelecido. Quer saber como solicitá-lo? Então, leia o nosso post e confira!

Continue lendo
content

Caixa Econômica autoriza a consulta do abono salarial pelo Caixa Tem e Caixa Trabalhador

Agora é possível fazer a consulta do PIS/Pasep pelo Caixa Tem e Caixa Trabalhador! Veja agora mesmo como se informar sobre o seu abono salarial 2022.

Continue lendo