Investimentos

Como investir dinheiro em 2022

Você sabia que existe uma maneira de receber renda de forma passiva, ou seja, sem precisar agir? Estamos falando dos investimentos. E aqui, vamos te mostrar como investir dinheiro em 2022. Continue a leitura e confira!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 29/05/2022

Como investir dinheiro: Veja alguns dos melhores investimentos de 2022 e como começar a investir hoje mesmo

Veja como investir dinheiro ainda em 2022. Imagem: Freepik
Veja como investir dinheiro ainda em 2022. Imagem: Freepik

Atualmente, existem muitas formas de cuidar do nosso dinheiro. Usando contas que rendem acima da poupança ou 100% do CDI, entendo seus hábitos de consumo e evitando compras impulsivas, aumentando sua fonte de renda, etc. Contudo, há outras formas mais efetivas de realmente cuidar e multiplicar o seu dinheiro: com investimentos! O melhor de tudo é que você não precisa ter um vasto conhecimento sobre como investir dinheiro para começar. Há sempre profissionais preparados nas corretoras e bancos para te ajudar.

Contudo, por mais que não seja uma exigência ter conhecimentos profundos sobre investimentos antes de começar a cuidar do seu dinheiro, é interessante estar a par de alguns conceitos. Dessa forma, você poderá analisar se as recomendações feitas a você realmente são boas para o melhorar a sua vida financeira.

Quer saber um pouco mais sobre como começar a investir, boas opções de investimento em 2022 e mais informações? Continue com a gente, vamos te explicar tudo!

Anúncios

Como investir dinheiro: quais os melhores investimentos em 2022?

Confira quais são os melhores investimentos para fazer. Imagem: Freepik
Confira quais são os melhores investimentos para fazer. Imagem: Freepik

Uma das melhores formas de cuidar do seu dinheiro e fazer escolhas assertivas de investimentos para multiplicar o seu capital é verificar quais são os melhores investimentos de 2022. Dessa forma, você aproveita a rentabilidade e os conteúdos sobre o seu investimento, que por estar mais em voga, são em maior quantidade para você se atualizar.

Então, separamos alguns dos melhores investimentos de 2022, de forma geral, para você aproveitar. Os melhores investimentos em renda fixa e variável explicaremos no próximo tópico. Confira:

Títulos privados

Antes de mais nada, os títulos privados mais conhecidos são o CDB, certificado de depósito bancário, LCI, letra de crédito imobiliário e o LCA, letra de crédito do agronegócio. Eles podem ser classificados em prefixados, híbridos ou pós-fixados, e o mais comum é que seu rendimento esteja junto de uma porcentagem do CDI (Certificado de Depósitos Interbancários), que geralmente fica um pouco abaixo da taxa Selic. Nesse investimento, a liquidez (prazo para retirada do dinheiro) e prazos são variáveis. Dessa forma, antes de escolher o seu investimento, verifique todas essas informações. Todos estes investimentos de título provado têm proteção da FGC (Fundo Garantidor de Créditos)!

Anúncios

Fundos DI

Em suma, os investimentos em fundo DI são a compra de cotas do investimento, e assim, receber os rendimentos que lhe correspondem. Quem faz a aplicação do investimento em fundos DI é o próprio gestor da corretora, com base em estratégias do seu conhecimento. Uma característica bem interessante é que estes títulos são protegidos e têm liquidez diária. Ou seja, podem ser usados para a sua reserva de emergência.

Crédito privado

Ademais, esta modalidade de investimento é ideal para quem quer diversificar um pouco mais a sua carteira de investimentos, com uma rentabilidade maior. Contudo, esse investimento não tem a proteção do FGC, mas ainda assim é uma opção interessante, já que não oferece os riscos da renda variável, por exemplo. O crédito privado é emitido por empresas fora do ramo financeiro, como CRI (certificado de recebíveis imobiliários) e CRA (certificado de recebíveis do agronegócio).

Você precisa saber antes de investir dinheiro…

Contudo, antes de você investir o seu dinheiro, é importante saber algumas informações que tornarão esse processo mais simples e seguro. 

O primeiro item que você precisa ter em mente ao investir, é que não precisa ter dinheiro sobrando ou ser um especialista para começar a cuidar do seu dinheiro. Ao começar com a renda fixa e montar uma planilha de estudos sobre as formas mais seguras de investir, já terá uma base inicial para começar os seus investimentos.

O mesmo pensamento vale para esperar e investir apenas quando há dinheiro sobrando ou quando a sua renda aumentar. Sabia que você pode começar a investir com valores a partir de R$10,00? Isso mesmo! Há investimentos para todos os tipos de realidade financeira. Dessa forma, você não precisa deixar pra depois esse passo tão especial na sua vida.

Quais as opções de investimentos em renda fixa em 2022?

Por fim, saiba mais sobre dicas de como investir dinheiro. Imagem: Freepik
Por fim, saiba mais sobre dicas de como investir dinheiro. Imagem: Freepik

Agora, se depois de aprender um pouco mais sobre investimentos e o que você não deve esquecer ao entrar neste mundo, você está interessado em conhecer mais a fundo algumas opções, chegou a hora. Separamos alguns dos melhores investimentos em renda fixa para você conhecer:

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um dos títulos públicos negociados diretamente no Tesouro Direto. A sua rentabilidade é pós-fixada, e está atrelada ao desempenho diário da taxa Selic. É uma forma super segura de investir o seu dinheiro, pois está integralmente coberto pelo Tesouro Nacional. A liquidez do título público é diária e o resgate pode ser feito sem perdas, pois a variação da taxa Selic é diária.

Tesouro IPCA

Por outro lado, essa modalidade de investimento é um título híbrido, com o retorno de uma taxa fixa mais a variação do IPCA, Índice Nacional de Preços e Consumidor Amplo. É um investimento super seguro, assim como o Tesouro Selic, e sua liquidez também é diária. Contudo, o IPCA é precificado pela marcação do mercado. Esse sistema atualiza de forma diária os preços dos títulos, caso o resgate seja antecipado, se baseando na curva de juros. Logo, se a Selic aumenta, os títulos se desvalorizam.

LCI e LCA

Entretanto, o LCI (letra de crédito do agronegócio) e LCA (letra de crédito do agronegócio) são títulos privados emitidos diretamente por instituições financeiras, que fazem a captação dos recursos destinados aos projetos dos setores em que atuam. Hoje em dia, encontramos LCIs e LCAs prefixadas, pós-fixadas ou híbridas. Uma das grandes vantagens dessa modalidade, é que este investimento é isento de imposto de renda da pessoa física.

Vale a pena investir em Renda Fixa

E aí, agora que você sabe quais são os investimentos em Renda Fixa, vai a pergunta: será que vale a pena investir? Desvendamos o mistério aqui, veja!

Quais as opções de investimentos em renda variável em 2022?

Investir na renda fixa é uma maneira de manter o seu dinheiro seguro com as variações do mercado. Contudo, diversificar a sua carteira de investimento é a melhor maneira de aumentar a sua rentabilidade. Dessa forma, a renda variável é uma ótima opção de conseguir investimentos mais rentáveis, mas que trazem mais riscos com as flutuações. Conheça alguns dos principais investimentos em renda variável de 2022:

Ações

Em síntese, as ações são cotas compradas individualmente ou em quantidade na plataforma financeira escolhida por você. Ao receber os lucros dessas ações, caso estejam performando bem ao longo do tempo, você recebe os dividendos, que são uma renda passiva. É uma ótima maneira de diversificar os seus investimentos, contudo, apresenta mais riscos.

Fundos de investimentos

Por fim, os fundos de investimento na renda variável se dividem em três tipos, negociados diretamente na bolsa, disponibilizados na plataforma financeira que você usa. Os FIIs, primeira modalidade, focam no mercado imobiliário, como imóveis físicos, cotas de outros FIIs e títulos de renda fixa. Já os ETFs replicam a carteira de um indicador nacional ou internacional. Dessa forma, você obtêm rendimentos mais expressivos, dependendo da variação do mercado.

E aí, o que você achou dessa base introdutória para o mundo dos investimentos? Já escolheu com qual investimento vai começar? Esperamos que o conteúdo ajude você a escolher as melhores opções! 

Ademais, para mais dicas financeiras como essa, é só ficar de olho aqui em nosso blog. Até breve!

Como fazer o primeiro investimento na XP

A XP é uma das maiores corretoras de investimento do país e aqui vamos te explicar como fazer o seu primeiro investimento por lá. Quer ver só? Então, confira.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

10 melhores bancos que fazem empréstimo consignado INSS

Se você é aposentado ou pensionista do INSS, precisa conhecer os melhores bancos que fazem empréstimo consignado INSS. Confira!

Continue lendo
content

Qual a fortuna do Neymar?

Que o Neymar é um fenômeno provavelmente você já sabe, mas sabia que a fortuna do Neymar é de milhões de euros? Descubra tudo sobre isso aqui!

Continue lendo
content

Como solicitar cartão Americanas

Descubra como ter para si o cartão da Americanas e aproveitar o limite extra, benefícios da bandeira Mastercard e, ainda, ganhar dinheiro de volta.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão Casas Bahia: o que é o Casas Bahia?

Conheça o cartão Casas Bahia agora mesmo e saiba se ele é o ideal para você, com seus descontos e facilidades de pagamento. Veja!

Continue lendo
content

Como solicitar cartão de crédito Next

Saiba como solicitar o cartão de crédito Next Visa pelo site, pelo aplicativo ou pele telefone passo a passo em nosso post de hoje.

Continue lendo
content

Como economizar trabalhando em casa?

Descubra 10 dicas de como economizar trabalhando em casa, tanto com luz e água, como telefone, internet, supermercado e até gás de cozinha.

Continue lendo