Finanças

Transição de carreira: como organizar as finanças pessoais

Se você deseja mudar de profissão, não pode deixar de ler este conteúdo. Aqui te contamos o que você deve fazer para controlar suas finanças neste período. Confira!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 09/07/2021

Quer mudar de profissão? Saiba como equilibrar as contas

Em síntese, saiba o que fazer durante a transição de carreira. | Imagem: Freepik
Em síntese, saiba o que fazer durante a transição de carreira. | Imagem: Freepik

Você deseja iniciar uma transição de carreira, mas não sabe por onde começar?

Aí surgimos com um ponto crucial para realizar a mudança de trabalho ou uma transição: A organização e o planejamento financeiro.

Quando se busca pela mudança, o conforto financeiro é primordial para que não seja necessário impactar no padrão de vida. 

Além disso, o seu equilíbrio também traz segurança evitando erros acometidos por ansiedade ou frustração durante o processo, te possibilitando fazer escolhas assertivas e alinhadas e não por necessidade.

Acontece que nem sempre as pessoas se preparam para a fase de transição ou sequer se imaginaram passando por ela em algum momento, e justamente por isso dependem do salário para sobreviver.

Mas o importante é saber que nunca é tarde e que sempre é possível iniciar o processo de organização financeira para atingir os objetivos.

Anúncios

Como fazer um planejamento financeiro para transição de carreira?

De início, se você está pensando em trocar de profissão, é muito provável que quase sempre você será incentivado por dois motivos: encontrar algo que realmente gosta de fazer e ter uma tranquilidade financeira melhor.

Porém, o grande desafio disso tudo não é conquistar essas metas, mas sim o caminho que você precisará trilhar para alcançá-los. 

Afinal, nem sempre essa transição de carreira acontece por meio de oportunidades ou convites recebidos de algum conhecido. Em muitos casos, ela depende exclusivamente da sua força de vontade, de sua dedicação e dos planos particulares de cada um.

Portanto, o planejamento financeiro pessoal é um ponto necessário para esse processo. Sem ele, esse caminho para o sucesso pode se tornar um pouco mais difícil. 

Confira a seguir, algumas das principais dicas para fomentar o bom desenvolvimento de sua transição!

Como começar um planejamento financeiro mensal

O planejamento financeiro mensal é essencial para sua organização financeira. Confira aqui algumas dicas de como fazê-lo.

Crie uma reserva financeira

Ter uma reserva financeira é essencial para a transição de carreira. | Imagem: Freepik
Ter uma reserva financeira é essencial para a transição de carreira. | Imagem: Freepik

Iniciamos com a reserva financeira, uma grande alternativa para quem não quer dever dinheiro para ninguém!

Nada de juros bancários, nada de empréstimos, dívidas com a sua família. E muito pelo contrário, sua saúde financeira fica tranquila se você poupar todos os meses.

Para que tudo isso aconteça, não precisa ter muito dinheiro guardado. R$ 50 por mês numa poupança não pesam no bolso.

Você pode até programar o pagamento e sua reserva financeira, desse modo, resevar determinada quantia fica definitivamente leve e pode ser até esquecida.

Ter uma poupança significa não precisar pedir dinheiro emprestado, além de dar a si mesmo de presente, a longo prazo, a saúde financeira que nenhum crédito pessoal garante.

Anúncios

Reduza custos variáveis

Ao mesmo tempo, para aproveitar o gancho da dica anterior, uma das estratégias mais eficazes para o planejamento financeiro pessoal é saber controlar seus custos variáveis.

Para que você entenda melhor, os custos variáveis são aqueles gastos certamente não programados, como: combustível do seu carro, o pagamento de seu Imposto de Renda ou aquele bem material novo que você precisa comprar. 

Os mesmos são variáveis pois não são rotineiros ou simplesmente podem ser alterados mediante alguma decisão oposta.

Por isso, se você deseja realizar transição de carreira, é fundamental separá-los em seu planejamento financeiro pessoal, com o intuito de permitir uma organização mais clara e flexível de seus gastos. 

Economize dinheiro para emergências

Também podemos dizer que os custos são alguns dos grandes vilões de um planejamento financeiro pessoal durante a transição de carreira. 

Assim, saber controlá-los corretamente, pode ser o principal segredo para o sucesso de sua transição de carreira.

E dentro disso tudo, incluímos a economia!

A famosa economia pode envolver mudanças de hábitos de consumo, redução de gastos desnecessários e até mesmo cortes no orçamento mensal.

Porém, não há uma receita secreta para fazer isso, cabe a cada um saber o que é ou não fundamental dentro do próprio planejamento financeiro. 

Porém deixamos uma dica à você: busque listar e acompanhar todos os seus custos rotineiros e os descreva em uma planilha, em que seja possível enxergar tudo aquilo que sai do seu bolso.

Faça isso antes mesmo de iniciar a sua transição de carreira, para que nada se torne uma surpresa em seus planejamentos.

Procure fontes de renda extra durante a transição de carreira

Renda Extra é sinônimo de flexibilidade!

Exatamente, a flexibilidade dos trabalhos freelancers pode ser uma estratégia perfeita para conseguir levantar um extra durante a sua transição de carreira.

Isso porque esse tipo de job permite você manter o planejamento financeiro pessoal em dia e até prolongar os seus planos. 

Para isso, busque por mais capacitação, atualize-se sobre tendências do mercado, inscreva-se em plataformas e sites específicos para conseguir trabalho, faça networking e literalmente corra atrás de freelas que garantam a sua satisfação e uma grana extra no final do mês. 

Crie objetivos de carreira x finanças 

Por fim, defina as suas metas para a sua carreira. | Imagem: Freepik
Por fim, defina as suas metas para a sua carreira. | Imagem: Freepik

E por último, para realizar a transição de carreira, entramos com o equilíbrio!

Isso mesmo! Já sentiu como se suas metas financeiras fossem tão difíceis de realizar que pareciam ideias impossíveis e complicadas?

É por isso que se faz necessário saber como definir objetivos financeiros e cuidar das finanças para atingir suas metas e não se desmotivar no meio do caminho.

Para começar, você pode pensar no futuro, como, o que você quer alcançar? E por que?

Você também pode classificar suas metas em curto, médio e longo prazo, essa é uma boa forma de dividir as fases para não acabar se perdendo nos objetivos. 

Para isso, você pode desenvolver hábitos, pode ser o hábito de economizar para uma poupança, ou colocar dinheiro em algum fundo de investimento, o importante é que esse novo hábito seja consistente e esteja de alguma forma ligado a realizar seus objetivos.

Conclusão

No fim, pudemos concluir que uma transição de carreira exige muito mais do que o esperado, até porque você estará se deslocando para uma nova experiência, exigindo uma remodelação interna e externa.

E dentro de todo esse bolo, encontramos a finança como um papel fundamental. Interessante não é mesmo?

Alcançar seus objetivos financeiros pode não ser uma tarefa das mais fáceis, mas com um bom planejamento e foco no futuro, você alcançará antes mesmo do que imagina. 

Agora é hora de colocar a mão na massa!

Conheça os melhores cursos de ensino superior

Quer ter sucesso na sua carreira profissional? Confira aqui quais são os melhores cursos de ensino superior para 2021 e escolha o seu!

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão de crédito Ourocard pré-pago

Conheça o cartão de crédito Ourocard pré-pago, ele tem isenção de anuidade e programa de recompensa. Veja suas vantagens e desvantagens aqui!

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo com garantia de carro Creditas

Conheça as vantagens do empréstimo com garantia de carro Creditas e solicite com taxa a partir de 1,49% ao mês e parcelas a partir de R$ 151.

Continue lendo
content

Descubra como sacar dinheiro no Nubank!

Você sabe como sacar dinheiro no Nubank? Pois vamos te ajudar! Confira aqui o passo a passo e quais as taxas cobradas na operação.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como calcular o seu custo de vida?

Custo de vida é um índice que pode influenciar seu cotidiano e a forma como controla suas finanças pessoais. Saiba mais sobre isso aqui

Continue lendo
content

Como solicitar empréstimo pessoal Mutual

No empréstimo pessoal Mutual pessoas emprestam dinheiro para pessoas, legal né? Então, leia este post e conheça esse produto financeiro.

Continue lendo
content

Como abrir conta Ifood

A conta do Ifood é para restaurantes parceiros que queiram taxas de repasse melhores sem pagar anuidade pelo serviço. Veja como fazer a sua.

Continue lendo