Dicas

O que é e como funciona a taxa Euribor?

Todo crédito à habitação sofre influência direta da taxa Euribor, pois esta taxa mostra o valor médio de juros praticados por bancos da zona euro. Confira, no post a seguir, como a Euribor influencia no seu orçamento e crédito.

Anúncios

Euribor: entenda como esta taxa se relaciona com seu crédito habitação

A taxa Euribor faz parte do cálculo de todos os créditos. Fonte: Pexels.
A taxa Euribor faz parte do cálculo de todos os créditos. Fonte: Pexels.

Quando se está a pedir um crédito à habitação, pode-se verificar que as propagandas dos bancos informam que o serviço tem taxa de juros variável a taxa Euribor. 

Mas, o que é esta taxa? Como ela funciona? Como é calculada? De que maneira ela impacta no seu orçamento? Qual é a relação da taxa com o crédito à habitação?

Enfim, são muitas perguntas que você pode fazer sobre a Euribor e, aqui, queremos responder a todas elas. Portanto, continue a leitura e solucione suas dúvidas antes de aderir a um novo crédito

O que é a taxa Euribor?

A European Interbank Offered Rate, ou simplesmente Euribor, é uma taxa usada como referência para operações financeiras em toda zona euro. Em suma, a Euribor é o valor médio das taxas de juros praticadas por bancos em créditos interbancários.

Em outras palavras, quando um banco empresta dinheiro para outro, ele cobra juros pela operação. Da mesma forma que nos cobra quando tomamos um crédito. Assim sendo, o tomador do empréstimo precisa pagar pelos juros.

Com isso, a Euribor, que surgiu em 1999 junto com a criação do euro, é o registro médio dos juros cobrados pelos bancos com mais solvabilidade de crédito na Europa. Ela está, justamente, baseada no valor das transações interbancárias feitas por este painel de bancos na zona euro.

A taxa Euribor tem como objetivo deixar as taxas mais harmônicas. Afinal, antes dela, cada país possuía um tipo de taxa de juros para operações interbancárias, o que complicou as transações.

Além disso, ela sofre influência direta das políticas adotadas pelo Banco Central Europeu e do momento econômico atual. Em períodos em que se busca incentivar o consumo, a taxa tende a diminuir, enquanto que, quando há inflação e necessidade de redução do consumo, a taxa aumenta.

Como funciona a taxa Euribor?

A taxa Euribor funciona como uma moeda interbancária, ou seja, representa a forma como os bancos vendem o seu dinheiro para outros bancos. A média destes serve como referência para a cobrança de juros de créditos ao consumidor.

Visto que ela é uma média continental, funciona como um parâmetro para a definição de taxas de juros dos créditos bancários, sejam de consumo, sejam hipotecários. Assim sendo, sempre que adquirir um crédito, este terá a taxa de juros influenciada pela Euribor.

De modo geral, o valor da Euribor varia conforme as leis do mercado de oferta e demanda. Porém, fatores econômicos como crises financeiras, inflação, períodos de crescimento, entre outros, também contribuem para o aumento ou diminuição da taxa.

Qual a diferença entre TAEG e TAN?

A TAEG e a TAN são as taxas de juros associadas às operações de crédito em Portugal e parte do seu cálculo é influenciado pela Euribor. Veja a diferença entre as duas.

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Como se calcula a taxa?

A Euribor é atualizada todos os dias e sofre influencia de fatores internos e externos. Fonte: Pexels.
A Euribor é atualizada todos os dias e sofre influencia de fatores internos e externos. Fonte: Pexels.

Todos os dias os bancos estão emprestando dinheiro entre si. Dessa maneira, nos dias úteis, a taxa Euribor é calculada com base nas taxas de juros aplicadas em créditos interbancários feitos na zona euro.

Como dissemos antes, a Euribor se baseia na média aritmética simples do painel de bancos com mais solvabilidade de crédito. 

Em resumo, usa-se como referência a média de juros de 52 bancos e, antes de chegar ao valor final, excluem-se os 15% valores menores e os 15% maiores.

A nova taxa é divulgada diariamente, às 11h (Hora Central Europeia) pela Federação Europeia de Bancos.

Quais os tipos que existem?

Por mais que estamos acostumados a enxergar a Euribor como apenas uma taxa, ela é, na verdade, 5 taxas diferentes. Isso porque, existem 5 valores de referência para os juros cobrados pelos créditos na zona euro.

Os diferentes tipos variam de acordo com o prazo de reembolso de um crédito. Em síntese, quanto menor o prazo associado, mais baixa é a taxa de juros praticada.

Portanto, a taxa Euribor se divide em:

  • Semanal;
  • Mensal;
  • Trimestral;
  • Semestral;
  • Anual.

Assim sendo, dependendo do crédito que contratar, terá de pagar juros associados à Euribor a 12 meses, 6 meses, 3 meses, um mês ou semanal.

Como a mudança da Euribor impacta no seu orçamento?

Se a taxa do seu crédito é indexada pela Euribor, o seu orçamento será afetado diretamente quando houver mudanças para mais ou para menos.

Por exemplo, em momentos de crise financeira, em que o Banco Central Europeu adota políticas austeras, a taxa Euribor tende a subir. Com isso, você passa a pagar mais juros pelo crédito, ou seja, sua prestação mensal sobe.

Já em momentos em que a Euribor diminui por conta de incentivos de consumo, os juros também diminuem. Desse modo, suas prestações são menores.

Diante disso, ao contratar um crédito, principalmente aqueles com prazos longos como o para habitação, lembre-se de considerar a evolução da Euribor. 

Qual a relação entre a taxa Euribor e o crédito habitação?

A taxa Euribor muda o valor das prestações do seu crédito habitação. Fonte: Pexels.
A taxa Euribor muda o valor das prestações do seu crédito habitação. Fonte: Pexels.

Ao contratar um crédito habitação com juros mistos ou variável, a taxa Euribor aparece como valor de referência para a variação. De acordo com o tipo de Euribor, o seu crédito sofre variações ao longo do tempo. 

Explicando melhor com um exemplo:

Se você contratou crédito habitação com taxa de juros variável a Euribor a 6 meses, toda vez que completar um semestre, o valor dos juros muda. 

Assim sendo, se mantém estável por 6 meses e, quando completar a data de aniversário, a taxa de juros se ajusta à Euribor atual.

O mesmo vale para Euribor a 12 meses, em que o período de estabilidade é de um ano. Ou seja, a cada 12 meses, sua taxa de juros será atualizada.

Essa taxa é essencial para todos os créditos à habitação. Por isso, além de conhecê-la bem, como tentamos te mostrar aqui, você também pode aproveitar para saber como solicitar seu crédito de forma fácil em 2022. Confira nossa recomendação e realize o sonho de morar na sua própria casa.

Como obter crédito habitação fácil em 2022

Às vezes, o crédito habitação é a melhor saída para quem quer morar na casa própria e não tem todo o valor para adquirir o imóvel. Confira aqui como obter o seu crédito.

Sobre o autor  /  Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o Crédito Habitação Millennium BCP

Conheça o Crédito Habitação Millennium BCP e fique mais perto da casa própria com o empréstimo de até 90% do imóvel com prazo de 40 anos.

Continue lendo
content

Como solicitar cartão El Dorado

Precisa comprar móveis ou decorações e quer boas condições sem se preocupar com muitas taxas? Então, aprenda a solicitar o cartão El Dorado.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Smiles Santander Infinite

Quer saber como solicitar seu cartão Smiles Santander Infinite e viajar muito mais sem gastar muito? Confira o artigo e solicite o seu.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

10 vantagens do cartão de crédito do banco BMG

Conheça 10 vantagens do cartão de crédito do banco BMG e como solicitar o seu cartão agora mesmo. Se você é aposentado ou pensionista, o BMG é para você.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Safra

Você deseja conhecer o processo de solicitação do cartão Safra Visa Platinum? Então, leia o nosso post e confira tudo sobre ele.

Continue lendo
content

Como Negociar dívida Caixa em 2022?

Se você está com alguma dívida na Caixa e não sabe o que fazer, ensinaremos hoje como fazer para negociar! Ficou interessado? Continue a ler o artigo!

Continue lendo