Dicas

Entrevista de emprego no exterior: como se preparar

Uma entrevista de emprego no exterior pode abrir as portas para receber seu salário em dólar ou euros e, ainda, se mudar para outro país. Confira no texto abaixo algumas dicas para ter mais sucesso na hora de conversar com o recrutador.

Anúncios

Se prepare para sua próxima entrevista de emprego no exterior

Confira como se preparar para falar com o recrutador. Fonte: Pexels.
Confira como se preparar para falar com o recrutador. Fonte: Pexels.

Já pensou em trabalhar em outro país ou em uma empresa estrangeira? Se sim, veja como se dar bem em sua entrevista de emprego no exterior.

Sem dúvida, a globalização e a expansão do trabalho remoto ajudaram a vida de quem quer trabalhar para uma empresa com sede em outro país.

No entanto, antes da sua entrevista, você precisa se preparar. Afinal, quanto menos imprevistos na hora do nervosismo, melhor, não é mesmo?

Por isso, confira nosso guia exclusivo e se prepare para ir bem na sua entrevista de emprego no exterior.

Por que procurar por uma entrevista de emprego no exterior?

Então, existem vários motivos que levariam uma pessoa a procurar emprego no exterior e entrar numa entrevista com empresas estrangeiras.

Em primeiro lugar, a entrevista pode te preparar para o mercado de trabalho e também lhe dar mais experiência. Afinal, mesmo que não consiga uma vaga internacional na primeira entrevista, ainda assim você aprenderá alguma coisa.

Em segundo lugar, para quem quer motivos para procurar um emprego fora do Brasil, temos alguns para listar:

  • Ganhos financeiros: receber seu salário em euros ou dólares é, sem dúvida, um ganho financeiro. Essas moedas são mais valorizadas que o real;
  • Oportunidade de morar em outro país: caso a vaga exija a mudança para outro país, você terá a chance de conhecer outra cultura e aproveitar o tempo de folga para explorar novos lugares;
  • Criar experiência profissional: trabalhar com pessoas de diferentes nacionalidades aumenta nossa bagagem e cria novas experiências;
  • Experiência internacional e networking: esse motivo combina muito com os dois anteriores. Isso porque, ao trabalhar para uma empresa estrangeira, seja do Brasil, seja de outro país, ajuda a aumentar sua experiência no que faz, permite conhecer pessoas que desenvolvem trabalhos semelhantes ao seu e criar conexões;
  • Melhora a comunicação em outro idioma: ao fazer uma entrevista de emprego no exterior e começar a trabalhar, você adquire mais experiência com a língua estrangeira.

Como se preparar para entrevista de estágio

Quer se preparar para entrevista de estágio? Então, saiba as principais perguntas, como responder, tipos de seleção, etc. Confira mais aqui!

Dicas para se preparar para uma entrevista de emprego no exterior

Se prepare para a entrevista de emprego no exterior. Fonte: Pexels.
Se prepare para a entrevista de emprego no exterior. Fonte: Pexels.

Com toda certeza, para poder trabalhar num emprego no exterior, o primeiro passo será conseguir passar em uma entrevista.

Em suma, o processo seletivo varia de empresa para empresa. No entanto, contar com dicas ajuda no preparo e a diminuir o nervosismo na hora de conversar com o recrutador.

Então, antes de passarmos para as dicas em si, nosso primeiro recado é: se prepare para o que está por vir. Ou seja, a parte da entrevista acontece depois que você já se planejou bastante para isso.

Aliás, nossas primeiras dicas são exatamente sobre isso, veja:

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

1. Estudar a empresa e o modelo de negócio

Antes de qualquer entrevista de emprego no exterior, você precisa se preparar para ela. Nesse sentido, conheça a empresa que vai lhe entrevistar.

Saiba, por exemplo:

  • O que faz;
  • Qual o modelo de negócio;
  • Áreas de atuação;
  • Qual a presença de mercado.

Enfim, tudo que precisa saber sobre a recrutadora. Desse modo, quando chegar na entrevista, já sabe uma parte do que esperar.

Só para ilustrar, imagine que você trabalha com programação de veículos autônomos e uma empresa como a Rimac entrasse em contato. O que você faria?

Nesse caso, se nunca ouviu falar da empresa, precisaria procurar e encontraria informações importantes:

  • Trata-se de uma empresa que desenvolve carros de corrida autônomos;
  • É dona da marca Bugatti;
  • Tem sede na Croácia, próximo à capital Zagreb;
  • Entre outras coisas.

Ao fazer a pesquisa, você já chegaria mais “pronto” para a entrevista.

2. Conheça a sua vaga

A segunda dica para a entrevista de emprego no exterior diz respeito a conhecer sua vaga. Isto é, saiba o tipo de cargo que está tentando ocupar na empresa.

Você precisa saber se trata-se de uma vaga como júnior ou sênior, por exemplo. Ou ainda, a vaga exige nível técnico, de gerência ou de especialista?

Além disso, você pode trabalhar de forma remota ou precisa se mudar para a sede da empresa em outro país.

Em síntese, você precisa saber exatamente onde está se metendo. Afinal, se vai sair do emprego atual para encarar a nova oportunidade, precisa estar seguro disso.

3. Exercite seu inglês

De modo geral, a maioria das entrevistas de emprego serão em língua inglesa no exterior. Assim sendo, você precisa se comunicar nesse idioma da maneira como apresenta em seu currículo e deve conseguir explicar fatos sobre si, sobre suas atividades e sobre a empresa.

Por exemplo, se no currículo você afirma ter nível avançado de inglês, então esse deve ser, de verdade, o seu nível. Lembre-se: não comece sua jornada em uma nova empresa mentindo.

Ademais, durante a entrevista, se comunique no seu ritmo e de forma clara. Não tente falar rápido para impressionar, pois você corre o risco de cometer erros que não teria se falasse com calma.

Também vale a pena pedir para o recrutador repetir a pergunta caso não entenda de primeira. Melhor pedir para repetir do que responder errado, não é mesmo?

4. Ambiente ideal

Algumas empresas fazem a entrevista de emprego no Brasil, no entanto, outras realizam as mesmas diretamente do exterior.

Nesse sentido, se a entrevista for online, lembre-se de preparar um ambiente ideal para que nada ocorra de errado.

Dessa forma, esteja em um local bem iluminado e sem barulhos. Além disso, tenha consigo um bloco de notas, para qualquer informação que queira anotar e uma garrafa de água.

Pense também no “cenário” da entrevista. Ou seja, o que aparece atrás de si. Não precisa ter um cenário lindo e rebuscado, mas, não pode estar bagunçado.

Por fim, pense também na sua roupa durante o processo seletivo. Sua vestimenta mostra muito sobre a personalidade e imagem que quer passar.

Portanto, evite acessórios muito extravagantes e maquiagem em excesso. Ademais, roupas mais sóbrias são melhores do que as cheias de estampas.

5. Talk about yourself – Fale sobre você

Nossa última dica para que você se saia bem na sua entrevista de emprego no exterior é bem simples, mas, ao mesmo tempo, exige atenção.

Em todas as entrevistas, vão pedir para que você fale sobre si: Talk about yourself.

Desse modo, esteja preparado para se apresentar, falar um pouco da sua vida até aqui, experiências e trajetória profissional, por exemplo.

Lembre-se de ser sucinto e, ao mesmo tempo, passar a imagem de si mesmo que deseja.

Em outras palavras, significa apresentar uma pequena biografia e também quais são seus objetivos, o que gosta de fazer, o que espera da profissão e qual o crescimento profissional que espera.

Além disso, saiba descrever suas habilidades e como pode contribuir para a empresa, caso consiga a vaga.

Quais são os exemplos de perguntas realizadas em entrevistas?

Tenha em mente algumas perguntas que podem lhe fazer. Fonte: Pexels.
Tenha em mente algumas perguntas que podem lhe fazer. Fonte: Pexels.

Por mais que o processo seletivo mude de uma empresa para outra, alguns assuntos costumam se repetir. Desse modo, enquanto se prepara para sua entrevista de emprego no exterior, já imagino as respostas para perguntas como:

  • Fale sobre você.
  • Qual a sua formação acadêmica?
  • Qual sua experiência profissional?
  • Por que deseja essa vaga?
  • Quais são seus objetivos profissionais?
  • Por que deveria ser contratado?
  • Como você trabalha em equipe?
  • O que te faz querer deixar o emprego atual para assumir esta vaga?
  • Quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Quais são os pontos da sua personalidade que está desenvolvendo?

Ademais, tenha, também, algumas perguntas para fazer ao entrevistador. Isso porque, o recrutador pode esperar pelo momento da troca, em que você já conhece a empresa e a vaga, mas quer se informar mais.

Aqui, evite falar sobre salário, bonificações, entre outras coisas assim. Num primeiro momento, tire dúvidas sobre a empresa, como trabalham, sobre a cidade em que está a sede e sobre a vaga em si.

É claro que não podemos garantir a vaga de emprego para ninguém, no entanto, quanto mais experiência melhor. Afinal, depois que seguir estas dicas, a entrevista de emprego no exterior ocorrerá da melhor forma possível. 

Confira também como se preparar para uma entrevista aqui no Brasil

Como se preparar para entrevista de emprego

Algumas dicas de como se preparar para entrevista de emprego são: treinar as perguntas mais comuns, boa postura e relaxar. Confira mais aqui!

Sobre o autor  /  Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o cartão BRB Flamengo

Conheça agora o cartão BRB Flamengo, 100% online, personalizado, sem taxas e com vários benefícios para você aproveitar hoje mesmo, confira!

Continue lendo
content

7 melhores cartões com pontos de recompensa de Portugal

Conheça os melhores cartões com pontos de recompensa de Portugal e usufrua dos seus principais benefícios, veja mais informações aqui.

Continue lendo
content

Governo Ucraniano passa a aceitar doações em criptomoedas dogecoin

Foi anunciado em 26 de fevereiro que agora a Ucrânia aceita doações em criptomoeda para auxiliar o exército no conflito conta a Russia. Veja mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

PIX: Como proteger a sua conta digital

PIX é um meio de pagamento rápido e bastante seguro. Porém existem algumas atitudes para trazer ainda mais segurança para o PIX e sua conta.

Continue lendo
content

Conheça o Cartão de crédito Pão de Açúcar

Conheça o cartão de crédito pão de açúcar, compre com descontos exclusivos. Entenda as vantagens. Saiba como solicitar o seu para aproveitar.

Continue lendo
content

Liberado o calendário de pagamento do Auxílio Brasil 2022

Segundo o Governo Federal, o calendário de pagamento do Auxílio Brasil 2022 deverá continuar acontecendo no final de cada mês.

Continue lendo