Auxílio Governo

Tudo sobre o sistema SisFIES

Você já ouviu falar no FIES? Ele é uma ótima oportunidade para quem não conseguiu entrar na faculdade pública cursar o ensino superior. Nesse sentido, seu controle é todo feito através do sistema SisFIES. Ficou interessado? Continue a leitura e saiba mais!

Anúncios

por Maria Luiza Ishimoto

Publicado em 23/06/2022

Sistema SisFIES: facilitando o financiamento estudantil

Conheça agora o que é o SisFIES. Fonte: SisFIES.
Conheça agora o que é o SisFIES. Fonte: SisFIES.

Para quem não conhece, o FIES é um programa criado pelo Governo Federal que tem como objetivo auxiliar os indivíduos a entrarem na faculdade privada. Em outras palavras, é um sistema de financiamento no qual as parcelas podem ser pagas após a conclusão da faculdade. O controle do programa é feito através do sistema SisFIES. 

Ficou interessado? Continue a leitura e saiba mais!

Como se inscrever no FIES

Quer fazer uma faculdade privada mas ainda não tem dinheiro? Veja como se inscrever no FIES!

Anúncios

O que é SisFIES?

Assim como falamos anteriormente, o SisFIES é basicamente um sistema feito pelo Ministério da Educação. Seu principal objetivo consiste em facilitar o processo do FIES após a inscrição. Ou seja, ele centraliza todas as operações em apenas um local. 

Desse modo, por meio da plataforma o aluno conseguirá simular o valor do seu financiamento, conferindo as condições antes da contratação. Além disso, as próprias instituições conseguirão se cadastrar para aderir ao programa. 

Ademais, após a etapa inicial, os aprovados poderão completar o cadastro e até mesmo adiantá-lo. Nos casos em que o usuário estiver com dificuldades para pagar as parcelas, é possível que elas passem por uma negociação no sistema. 

Aliás, o estudante consegue tirar todas as possíveis dúvidas e inclusive consultar a legislação. Por fim, caso ele mude de ideia, também poderá suspender o crédito através do sistema. 

Em resumo, ele pode ser usado tanto por estudantes, quanto pelas universidades aderentes e até mesmo pelo MEC, que terá as informações em um só lugar. 

Como funciona o sistema?

O Sisfies é dividido em módulos para facilitar a navegação. Fonte: SisFIES.
O Sisfies é dividido em módulos para facilitar a navegação. Fonte: SisFIES.

Para saber como funciona o sistema SisFIES, é interessante entender o funcionamento do próprio financiamento. Sendo assim, o primeiro ponto é que o Fies utiliza o ENEM como forma de selecionar os contemplados. Isso porque o público alvo do programa é auxiliar famílias de baixa renda que não conseguiriam um financiamento estudantil tão facilmente. 

Desse modo, o crédito pode cobrir de 50% a 100% do valor total da mensalidade. O pagamento das parcelas acontece no primeiro mês após a finalização do curso. Ou seja, o usuário só precisará pagar apenas uma parte dos encargos ao decorrer dos meses. 

Além disso, as inscrições ocorrem a cada seis meses, alinhadas com o início de um novo semestre. Nesse sentido, cada edital possui suas próprias regras e suas próprias taxas de juros, que costumam variar de 0% a 3%. 

Assim como falamos anteriormente, o SisFIES é um sistema que possibilitará os estudantes e as universidades a administrarem e executarem as funções com relação ao produto. Aliás, ele é dividido em alguns módulos: o aluno, gestão e o portal. 

O primeiro, como o próprio nome já diz, é o módulo feito para o aluno realizar as diversas funções. Dentre elas, completar o cadastro, simular o valor de sua dívida, tirar as possíveis dúvidas e consultar a legislação. 

Já o segundo, foi feito para as instituições. Desse modo, elas conseguirão fazer o cadastro, emitir os boletos com as taxas, atualizar contratos e outros. 

Por fim, o portal é basicamente a página inicial. Nessa área é possível tirar todas as dúvidas, consultar as instituições participantes e muito mais. 

Conheça o FIES

Já imaginou ingressar numa faculdade particular e pagar as prestações só após o termino? Conheça o FIES

Anúncios

Qual a diferença entre FIES e SisFIES?

Em resumo, o FIES se trata do próprio programa de financiamento. Como falamos no tópico anterior, ele permite que pessoas de baixa renda tenham acesso ao ensino superior em universidades privadas. Para se inscrever neste programa é necessário acessar o FIES Seleção. 

Nessa plataforma, o estudante fará o seu cadastro inicial. Além disso, será necessário informar alguns dados sobre a situação financeira de sua família. Em seguida, é só selecionar quais são as opções de curso e instituição desejada. 

Todas essas informações vão para a análise. Assim que as avaliações terminarem, uma lista com os pré-selecionados será divulgada. Nessa hora, essas pessoas contempladas poderão acessar o sistema SisFIES e completar o seu cadastro. 

Assim como falamos anteriormente, é possível fazer uma simulação de crédito e tirar todas as dúvidas com relação ao programa. Além disso, o usuário poderá negociar sua dívida e até mesmo tentar adiantar o contrato. 

Em conclusão, enquanto o FIES é o financiamento, o SisFIES é o responsável pelo controle das operações dele. 

Como acessar o SisFIES?

Para conseguir acessar o sistema SisFIES é bem simples. Assim como falamos anteriormente, a plataforma se divide em 3 módulos diferentes, o estudante, o gestão e o portal. Nesse sentido, você poderá entrar no site oficial do programa e acessar o módulo correspondente com seu perfil. 

Ambos os três precisarão informar alguns dados fornecidos na etapa inicial do cadastro. A única exceção para tal são as mantenedoras, que deverão utilizar o certificado A3 para adentrar. 

Como ver minha dívida com o FIES?

Veja como conferir sua dívida! Fonte: Adobe Stock.
Veja como conferir sua dívida! Fonte: Adobe Stock.

Por fim, para ver a sua dívida com o FIES, é só você acessar o sistema SisFIES no módulo feito para os alunos. Em seguida, efetue o login com os dados presentes na etapa do cadastro. 

Assim que fizer o login, é só entrar na área de simulações. Nela, você conseguirá ver quanto falta para pagar sua dívida. Aliás, caso você queira negociá-la, também poderá fazê-lo através da plataforma. 

Em conclusão, o processo é bem simples e intuitivo. Isso porque facilitar o controle do financiamento é o principal objetivo do sistema.

Ademais, se você quer aprender a se inscrever no FIES, basta acessar o nosso conteúdo recomendado abaixo.

Como se inscrever no FIES

Quer fazer uma faculdade privada mas ainda não tem dinheiro? Veja como se inscrever no FIES!

Sobre o autor

Maria Luiza Ishimoto

Estudante de cinema na UFSC, já cursou 3 semestres em direito. Além de redatora, cria conteúdo e administra páginas no instagram. Tem uma grande paixão pela escrita e adora ler em seu tempo livre.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

É possível viver de dividendos?

Viver de dividendos permite que você faça o que quiser na hora que achar melhor, mas, é possível fazer isso em 2022? Saiba nossa resposta!

Continue lendo
content

Pode ser jovem aprendiz e a partir de quantos anos?

O programa Jovem Aprendiz é uma excelente iniciativa para a garotada. Mas, afinal, Jovem Aprendiz é a partir de quantos anos? Descubra aqui.

Continue lendo
content

Como ganhar dinheiro com Bitcoin

O mercado de Bitcoins vem crescendo, o que aumentou sua procura. Nesse sentido, no post de hoje falaremos sobre como ganhar dinheiro com bitcoin.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão PagBank ou Cartão Agibank: qual escolher?

Afinal, cartão PagBank ou cartão Agibank? Ambos são internacionais e com insenção de anuidade. Quer saber qual é o melhor? Então, confira!

Continue lendo
content

Agora o MEI poderá solicitar o cartão BNDES em 2022 para alavancar seu negócio!

Se você está procurando melhorar sua empresa, então você poderá solicitar o cartão BNDES em 2022 sem burocracias! Confira mais aqui!

Continue lendo
content

Como pedir empréstimo rápido em 2022

Quer saber como pedir empréstimo rápido para aliviar as suas finanças? Separamos aqui algumas dicas que vão te ajudar. Confira!

Continue lendo