Auxílio Governo

Programa Fies: tire suas dúvidas

O programa FIES é uma excelente oportunidade para indivíduos que não obtiveram aprovação em instituições de ensino públicas possam estudar de forma acessível e facilitada. Saiba mais aqui!

Anúncios

Programa FIES: saiba como é possível ingressar na faculdade através do fundo de financiamento infantil

Em síntese, saiba do que se trata o programa FIES. Fonte: FIES.
Em síntese, saiba do que se trata o programa FIES. Fonte: FIES.

Antes de mais nada, precisamos reiterar que entrar na faculdade é desejo de muitas pessoas. Isso porque, com o diploma do ensino superior em mãos, temos muito mais chances profissionais, para ir em busca de uma carreira de sucesso. E é exatamente por isso que existem programas de incentivo ao estudo, como é o caso do programa FIES.

Como se inscrever no FIES

A inscrição no FIES é feita de forma gratuita e digital, através do site do programa. Confira aqui o passo a passo.

Em síntese, o FIES visa contribuir para que o requerente consiga o financiamento estudantil, possibilitando que ele faça a faculdade, e lhe dando um prazo para pagamento das prestações após a conclusão do curso. 

Mas afinal de contas, o que é, de fato, o Fundo de Financiamento Estudantil? Quem pode participar do programa FIES? Se você tem dúvidas sobre o assunto, recomendamos que você continue a leitura desse artigo, que nós iremos esclarecê-las. Vamos nessa?

O que é o programa FIES?

Inicialmente, o Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido popularmente como FIES, é um programa elaborado pelo Governo Federal que tem como intuito dar oportunidade e facilitar a ingressão do cidadão.

Isso porque ele não teria a possibilidade de estudar em uma instituição particular caso não tenha sido aprovado em alguma instituição de educação federal. Portanto, a ideia do programa é dar novas oportunidades e possibilitar a diminuição da disparidade entre as realidades presentes na sociedade brasileira.

A partir da ingressão à instituição particular utilizando o programa FIES, o aluno terá o apoio por parte do Governo Brasileiro, que irá subsidiar os custos referentes às mensalidades durante todo o curso.

No entanto, após a finalização do curso, o beneficiário deve começar a realizar o pagamento do financiamento aprovado no início da contratação do programa, em parcelas mensais, com valores acessíveis, com juros muito mais baixos do que encontrado normalmente com bancos e demais financiadoras e podendo inclusive o beneficiário receber um financiamento com taxa zero.

Dessa forma, podemos resumir que o Fundo de Financiamento Estudantil, é uma maneira acessível para que alunos de todo o país possam ingressar no ensino superior, ainda que não tenham condições de arcar com a mensalidade integral durante o curso.

Quais os benefícios do FIES?

Veja quais são os benefícios do programa FIES. Fonte: Freepik.
Veja quais são os benefícios do programa FIES. Fonte: Freepik.

Em suma, sobre os benefícios, saiba que o programa do governo FIES possui diversos benefícios para quem realmente precisa, por ser um programa inclusivo que possibilita a ingressão do cidadão à cursos que antes não seria possível. 

Dessa forma, citamos como principais benefícios do programa FIES:

  • Oportunidade de ingresso em instituições e cursos particulares mais desejados;
  • Taxa de juros bem menores se comparado com financiamento tradicional;
  • Prazo para pagamento mais flexível e acessível;
  • Diminuição do valor referente à contribuição mensal, caso o beneficiário não possua renda ou fique desempregado logo após a conclusão do curso.

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Quem tem direito ao programa?

Enfim, você conseguiu perceber no tópico anterior que o programa FIES oferece inúmeros benefícios para quem utiliza-o como forma de ingressão na faculdade, correto?

No entanto, para poder aderir ao programa federal FIES, o candidato necessita atender a alguns pré-requisitos escolares, financeiros e institucionais, os quais te contamos logo abaixo, veja. 

Os pré-requisitos a serem atendidos pelos interessados são os seguintes:

  • Ter participado de qualquer uma edição do ENEM a partir do ano de 2010;
  • Possuir uma nota média superior a 450 pontos dentro do concurso ENEM realizado;
  • Possuir nota superior a 0 na redação do concurso ENEM realizado;
  • Comprovar renda mensal familiar de até 3 salários mínimos por cada membro da família;
  • Não possuir nenhuma dívida ativa com o programa FIES;
  • Escolher uma instituição e curso aprovados e participantes do programa FIES.

Como saber se você poderá se inscrever no FIES?

Em suma, veja quem pode se inscrever no programa. Fonte: Freepik.
Em suma, veja quem pode se inscrever no programa. Fonte: Freepik.

Em síntese, conforme mencionado anteriormente, é necessário que o candidato atenda a todos os pré-requisitos elencados pelo Governo, que apresentamos acima. Assim, o FIES é direcionado ao público que realmente necessita de uma contribuição por parte do Governo Federal para ter acesso à educação particular.

Portanto, se após ler cada um dos pré-requisitos você identificar que atende em 100% do solicitado, você pode acessar a página oficial do programa FIES e seguir o passo a passo para solicitar a sua vaga.

Bom, é isso. Esperamos que esse artigo tenha sido esclarecedor quando o assunto é o programa FIES. No entanto, caso você tenha ficado com dúvidas a respeito da inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil, recomendamos que leia o artigo recomendado abaixo.

Como se inscrever no FIES

A inscrição no FIES é feita de forma gratuita e digital, através do site do programa. Confira aqui o passo a passo.

Sobre o autor  /  Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão BTG+ ou cartão Itaú: qual o melhor para você?

Você conhece o cartão BTG+ ou cartão Itaú Click? Então, leia este artigo e confira tudo sobre esses dois produtos financeiros.

Continue lendo
content

Como quitar o empréstimo consignado antecipado?

Conseguiu um dinheiro extra e quer saber como fazer para quitar o seu empréstimo consignado antecipado? Continue a leitura e confira o artigo de hoje!

Continue lendo
content

Mesmo que você tenha perdido o cartão do Auxílio Brasil, pode sacar o benefício!

Ainda que você tenha perdido seu cartão Auxílio Brasil, saiba que é possível realizar o saque e utilizar o dinheiro através do app CaixaTEM.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como usar o FGTS para fazer um empréstimo?

Confira como fazer empréstimo com FGTS como garantia e quais serviços financeiros permitem a utilização do recurso no financiamento.

Continue lendo
content

Vale a Pena Investir em ações Azul?

Investir em ações Azul é um bom negócio em geral. Mas houve uma leve queda devido ao surto do Coronavírus. Clique e confira mais sobre isso!

Continue lendo
content

Como solicitar empréstimo pessoal sem garantia SIM

Solicite online o empréstimo sem garantia SIM e pague a primeira parcela em até 45 dias após a contratação. Confira!

Continue lendo