Auxílio Governo
Saque-rescisão: o que é e como optar por ele?
O saque-rescisão é um benefício exclusivo para trabalhadores demitidos sem justa causa ou que fizeram acordo. Para saber mais sobre, como funciona e como aderir, é só continuar a leitura.
Anúncios
Saiba mais sobre este benefício e veja se é uma boa opção para você
O FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, é um benefício criado pelo Governo Federal para amparar trabalhadores em caso de demissão sem justa causa. Originalmente, ao ser inscrito no fundo de garantia, o trabalhador conta de forma automática com o saque-rescisão.
Essa modalidade permite o saque de parte ou de todo o valor da conta do fundo de garantia em caso de demissão, para ter uma estabilidade financeira até a sua recolocação profissional.
Opções de saque do Fundo de Garantia
Mas afinal, quais são as opções de saque do FGTS? Te contamos aqui para que você possa descobrir qual deles é o mais indicado para você, continue a leitura e confira!
Contudo, antes de solicitar o benefício, é preciso entender como ele funciona, quais são as suas principais vantagens e para quem ele está disponível.
Então, quer saber mais sobre o saque-rescisão e suas principais características? Continue a leitura do artigo e confira mais informações!
O que é saque-rescisão?
O saque-rescisão é a modalidade automática ou tradicional para ter acesso aos recursos do fundo de garantia. Ela acontece, logo, de forma automática, assim que o trabalhador é registrado e tem sua primeira conta de fundo de garantia aberta, em seu primeiro trabalho registrado em carteira.
Dessa forma, todos os trabalhadores CLT têm direito à construção do FGTS e a contribuição para esse fundo é feita pelo empregador, todos os meses de seu contrato ativo, diretamente na conta específica para recolhimentos dos valores, com a titularidade do trabalhador.
Ao contrário do saque-aniversário, na modalidade de saque-rescisão é possível retirar todo o valor da conta do fundo de garantia vinculada, caso haja acordo ou demissão sem justa causa.
Para que o trabalhador tenha acesso aos valores, o empregador deve comunicar à Caixa Econômica Federal sobre a demissão e receber o protocolo com a chave de acesso para o saque.
Como consultar FGTS pelo CPF
Você sabia que é possível consultar o FGTS utilizando o seu CPF? Te explicamos aqui como fazer, continue a leitura e saiba mais.
Você será redirecionado a outro site
Como funciona esse benefício?
O funcionamento do saque-rescisão é bastante simples. Ele funciona como a sistemática na qual o trabalhador, se demitido por justa causa ou se fizer acordo com o empregador, tem direito ao saque integral ou de 80% da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando devida.
Em casos de vigência da sistemática-saque-aniversário, o trabalhador tem direito ao saque apenas da multa rescisória. Depois da solicitação do saque, o dinheiro é depositado em sua conta indicada em até 5 dias úteis.
Após a demissão do funcionário, a empresa precisa comunicar a Caixa Econômica Federal sobre a rescisão, para que seja gerada a chave de identificação, que facilita a autorização do processo. Depois da demissão, o empregador tem até 10 dias para fornecer a chave e, assim, o trabalhador consegue sacar o FGTS.
O prazo de validade desta chave é de até 30 dias úteis após a sua emissão. Depois disso, caso perca o prazo de liberação, é preciso solicitar ao empregador uma nova chave e com ela solicitar o saque dos valores liberados.
Quem pode optar pelo saque-rescisão do FGTS?
O saque-rescisão está liberado para qualquer trabalhador demitido sem justa causa ou por acordo com o empregador, que não tenha previamente solicitado a troca de sistemática para saque-aniversário.
Neste caso, se houver a troca de modalidade, o trabalhador tem acesso apenas a multa rescisória de 40% sobre o valor da sua conta ativa do FGTS, mas não ao saque total do valor.
Vale a pena escolher o saque-rescisão?
Para saber se essa modalidade de saque realmente vale a pena para você, é preciso conhecer as suas vantagens e desvantagens. Dessa forma, fica muito mais fácil aproveitar o benefício da melhor forma.
Abaixo, confira um pouco mais sobre os benefícios e pontos negativos do saque-rescisão.
Vantagens
O saque-rescisão tem diversas vantagens ao trabalhador, como:
- O seu dinheiro rende por mais tempo no fundo de garantia;
- Plataforma seguro para manter os valores rendendo;
- Ao contrário do saque-aniversário, nessa modalidade você tem acesso não só a multa rescisória, mas também ao saque de 80% até o valor total do FGTS;
- Com as contribuições mensais, os juros aumentam o montante;
- Amparo financeiro para o trabalhador demitido sem justa causa;
- Etc.
Desvantagens
Mas, ainda sim o saque-rescisão conta com algumas desvantagens. Uma delas é que, com a troca de sistemática para saque-aniversário, o trabalhador não tem acesso ao saque total da conta, mas somente a multa rescisória de 40%.
Além disso, é uma ajuda financeira única, logo, é impossível contar com esse valor anualmente, por exemplo.
Por isso, muitas pessoas que trabalham com carteira assinada deixam de aproveitar o saque do FGTS para ter um montante maior em caso de demissão sem justa causa, para ter um valor maior para contar nesses momentos.
Como optar pelo saque-rescisão?
Não é preciso optar pelo saque-rescisão, pois a modalidade é automática e inerente ao FGTS. Logo, não é preciso solicitar a sistemática.
Você só pode retornar ao saque-rescisão caso tenha optado pelo saque-aniversário e queira retornar a modalidade tradicional.
Como sacar esse benefício?
Para ter acesso ao saque-rescisão, basta acessar o aplicativo do FGTS e consultar os valores já liberados para saque, indicando uma conta de sua titularidade de qualquer banco. O processo é 100% digital e não é necessário ir à uma agência presencial da Caixa Econômica Federal.
Mas, se quiser sacar presencialmente, tenha em mãos os seguintes documentos: carteira de trabalho, documento de identificação, número do PIS/PASEP/NIS, termo de quitação da rescisão do contrato de trabalho ou termo de homologação da rescisão do contrato de trabalho.
Então, o que você achou do saque-rescisão? É uma ótima maneira de ter mais estabilidade em caso de demissão sem justa causa, não é mesmo?
Esperamos que o nosso conteúdo ajude com as principais dúvidas sobre o assunto e que, se precisar sacar o benefício, consiga fazer de forma simples e prática.
Para mais conteúdos como esse, é só continuar acompanhando o nosso site.
Saque do FGTS por motivo de saúde
Eis a questão, é possível sacar o FGTS por motivo de saúde? A boa notícia é que pode sim! Para saber mais sobre como realizar o saque, continue a leitura e confira!
Sobre o autor / Maria Luísa Barbosa
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Review cartão WiZink Flex 2022
O cartão WiZink Flex não lhe cobra anuidade e permite adesão a seguros gratuitos e uma série de outros serviços, saiba mais neste review.
Continue lendo5 melhores empréstimos consignados para negativados
Conheça os 5 melhores empréstimos consignados para negativados, as suas principais características, taxas, prazo para pagamento e vantagens.
Continue lendoPicPay ou PagBank: qual cartão escolher?
Se você não sabe escolher entre o cartão PicPay ou PagBank, que tal ler o nosso texto para tirar as duas dúvidas? Então, leia e confira!
Continue lendoVocê também pode gostar
Conheça o empréstimo Finmatch
De microempreendedores para microempreendedores. Assim surgiu a opção de empréstimo da Finmacth. Quer saber como crescer mais? Acompanhe!
Continue lendoConta especial para resgate do dinheiro esquecido deve ser prata ou ouro
Se você tem valor para sacar no Gov.br será necessário criar uma conta especial para resgate do dinheiro esquecido. Confira mais aqui!
Continue lendoComo solicitar o Cartão Decolar Santander Visa Gold
Viaje mais pagando menos com o Decolar Santander Visa Gold, entenda todas as vantagens e saiba como solicitar o seu agora.
Continue lendo