Dicas

Confira como conseguir visto de trabalho no Canadá

Se você quer ter uma experiência profissional no exterior, é essencial entender como conseguir visto de trabalho no Canadá. Para saber sobre o documento e como consegui-lo, é só continuar a leitura do artigo!

Anúncios

Confira o passo a passo para garantir o documento

Pensando em viajar para o Canadá? Antes de mais nada, confira aqui o que fazer para obter o visto de trabalho para o país. Fonte: Freepik.
Pensando em viajar para o Canadá? Antes de mais nada, confira aqui o que fazer para obter o visto de trabalho para o país. Fonte: Freepik.

Trabalhar e viver fora do país é uma forma de aumentar a sua bagagem cultural e ter oportunidades profissionais diferenciadas. O Canadá é um dos países mais procurados pelos brasileiros com essa finalidade e, para isso, é preciso entender como conseguir visto de trabalho no Canadá.

Com esse documento, você pode trabalhar, morar e ter uma vida estabelecida em um dos países que oferece a melhor qualidade de vida aos seus moradores.

Como encontrar vaga de trabalho online

Se você está à procura de emprego, não deixe de consultar as ferramentas online e encontre vagas em qualquer lugar do mundo, veja.

Mas, antes de solicitar o seu visto de trabalho no Canadá, é preciso entender como funciona o documento, como solicitá-lo da forma certa e qual é a documentação necessária.

Está interessado e quer saber mais sobre como garantir o seu visto de trabalho no Canadá? Continue a leitura do artigo e entenda!

Por que trabalhar no Canadá?

Em resumo, confira aqui quais são os motivos que fazem com que trabalhar no Canadá seja uma experiência positiva para o seu currículo profissional, veja. Fonte: Freepik.
Em resumo, confira aqui quais são os motivos que fazem com que trabalhar no Canadá seja uma experiência positiva para o seu currículo profissional, veja. Fonte: Freepik.

Muitos brasileiros procuram o Canadá como uma forma de ter mais segurança pessoal e profissional. Por ser um país cheio de oportunidades, tanto para os seus cidadãos como para estrangeiros, é bastante hospitaleiro e oferece uma boa estrutura para vida e trabalho.

Por esses e outros motivos, o Canadá é um ótimo lugar para trabalhar e tirar o visto profissional.

Carteira de trabalho

Como fazer a carteira de trabalho digital

Se você ainda não tem carteira de trabalho digital e deseja pedir a sua para ir em busca de oportunidades profissionais, vem cá e saiba tudo sobre o passo a passo, veja!

Como conseguir um trabalho neste país?

Há diversas formas de conseguir um trabalho no Canadá. Uma delas é procurar em sites de emprego estrangeiros e brasileiros, que muitas vezes oferecem empregos em outros países.

Além disso, é possível receber indicações de pessoas que você já conheça ou de amigos que moram no Canadá.

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Quais os tipos de visto de trabalho no Canadá?

Atualmente, existem dois tipos específicos de visto para o Canadá: o visto de “Employer-specific work permit” e “open work permit”.

O visto de “employer-specific work permit” é o visto que permite o trabalho de um estrangeiro para um empregador em específico no Canadá, durante o período estipulado no contrato.

Sendo assim, o governo canadense não permite que o cidadão estrangeiro mude de emprego e, com isso, ele continua sempre com o mesmo visto. 

Já no visto do “open work permit”, o cidadão estrangeiro tem a permissão para trabalhar para qualquer empregador no país, sem estar ligado a um empregador em específico. Nesse caso, não há limite quanto ao local onde vai trabalhar e o tipo de atividade exercida. 

Quem pode solicitar este visto?

O visto de trabalho para o Canadá pode ser solicitado por qualquer pessoa que tenha uma proposta de trabalho ou emprego garantido no país, e tenha seus documentos em dia, sem nenhuma pendência fiscal no Brasil. 

Além disso, para solicitar o visto, você precisará provar que irá deixar o Canadá quando a permissão de trabalho acabar e mostrar que há dinheiro para se manter durante a sua estadia.

Quais os documentos necessários?

Os documentos necessários para a emissão do visto de trabalho no Canadá devem estar a mão na hora de solicitá-lo. Esses documentos são, por exemplo:

  • Cópia válida do seu passaporte;
  • Cópia da avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA), que é fornecida pelo empregador do Canadá ou pela Social Development Canada (ESCD);
  • Carta da instituição de ensino ou um aviso formal de graduação, para receber a permissão de trabalho acadêmico (pesquisador, trabalhador de pós-graduação);
  • 2 fotos no padrão solicitado no formulário preenchido para solicitar o visto;
  • Comprovante de pagamento da taxa de solicitação do seu visto;
  • Cópia da certidão de casamento, se você for casado(a);
  • Cópia do contrato de trabalho, para os empregadores que são isentos do regime Employer Compliance;
  • etc.

Como conseguir visto de trabalho no Canadá?

Bom, agora que já sabemos os principais documentos necessários para solicitar o seu visto de trabalho no Canadá e quais são os tipos de visto, é preciso entender qual é o processo para solicitar o visto. Dessa forma, você tem uma chance maior de consegui-lo, ao cumprir todas as etapas corretamente.

O primeiro passo para solicitar o seu visto de trabalho no Canadá é ter uma proposta de trabalho ou um empregador no Canadá que seja responsável pela sua contratação. Então, o que importa é que essa proposta ou a contratação sejam confirmadas. Depois disso, a empresa canadense precisa solicitar a autorização do governo (LMO).

O próximo passo, depois de ter uma empresa com vaga certa para você, é preencher o formulário de solicitação com riqueza de detalhes e informar todos os dados pessoais solicitados pelo governo canadense.

Ao preencher o formulário, você também precisará enviar as fotos solicitadas, no formato exigido. Caso esteja em dúvida de como devem ser as fotos, é importante verificar com a empresa contratante ou com o consulado.

Com isso, o próximo passo é disponibilizar à empresa o documento de viagem válido, com todos os detalhes necessários e também fazer o pagamento das taxas solicitadas. No entanto, será preciso informar os seus recursos financeiros e todas as informações exigidas sobre essa área na hora de solicitar o seu visto de trabalho no Canadá.

Com essas etapas cumpridas, você estará apto a fazer os exames médicos solicitados pelo governo canadense. Passando pelos exames, é só conseguir o contrato de trabalho e receber a aceitação do visto, para iniciar essa nova carreira na sua vida profissional.

O tempo médio de processamento do visto, atualmente, é de 91 dias úteis. Por isso, é preciso fazer todo o processo e ter o visto aprovado para depois planejar a viagem, comprar as passagens, etc.

Quais os valores para tirar visto de trabalho no Canadá?

A empresa contratante deve fazer a solicitação do visto de trabalho no Canadá e dos documentos direto ao Departamento de Cidadania e Imigração do governo canadense. Os valores do visto de trabalho no Canadá dependem de vários fatores. Abaixo, confira o valor de cada tipo de visto e suas situações: 

  • Work permit: $150;
  • Open permit work: $100;
  • Renovação do work permit ou um novo visto: $350.

Lembrando que esses valores não consideram gastos com documentos, cópias, fotos, etc. Esse é o valor da emissão do documento em si.

O que fazer depois que chegar no Canadá?

Por fim, confira as nossas dicas e saiba o que fazer quando chegar no país, veja. Fonte: Freepik.
Por fim, confira as nossas dicas e saiba o que fazer quando chegar no país, veja. Fonte: Freepik.

Ao conseguir o visto de trabalho no Canadá, o primeiro passo é agendar a coleta de biometria no centro de coleta canadense, chamado de VAC. Lá, você irá emitir os documentos de identificação, necessários para circular pelo país de forma livre e tranquila.

Depois disso, ao iniciar a sua nova carreira fora do país, considere encontrar um bom local para viver e tirar a sua licença de motorista. Essas são formas de, aos poucos, estabelecer a sua vida no Canadá.

Então, o que você achou da oportunidade de trabalhar no Canadá, apenas precisando emitir o visto de trabalho? É uma ótima oportunidade profissional e de conhecer uma nova cultura, não é mesmo?

Esperamos que o nosso conteúdo ajude com as suas principais dúvidas sobre o visto de trabalho no Canadá e que em breve consiga o documento para realizar esse grande sonho.

Para mais artigos como esse, é só continuar de olho no nosso conteúdo recomendado abaixo.

Até mais!

Entrevista de emprego no exterior: como preparar

Está prestes a sair do país para trabalhar, mas ainda não passou pela entrevista de emprego? Confira aqui nossas dicas e veja como se dar bem na entrevista.

Sobre o autor  /  Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça opções de cartão de crédito com aprovação na hora

Se você está procurando um novo cartão, que tal conhecer as melhores opções de cartão de crédito com aprovação na hora? Confira!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Zippi

O cartão Zippi é voltado para autônomos que têm dificuldade em conseguir aprovação de bancos tradicionais. Confira aqui como solicitar o seu!

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo FinanZero

Você conhece o FinanZero? Ele é um buscador online de empréstimos que pode te ajudar a encontrar a melhor opção. Leia o post e saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça a conta à ordem Millennium Base

Conheça aqui a conta Base, serviço essencial do Millennium BCP que lhe garante acesso a uma conta com taxas fixas e um cartão de débito.

Continue lendo
content

Como escolher o melhor crédito habitação?

Confira aqui quais são as nossas dicas e saiba como escolher o melhor crédito habitação para realizar o sonho da casa própria, veja!

Continue lendo
content

Como funciona o programa de milhas Nubank?

O Programa de Milhas Nubank: Transforme tuas compras em viagens incríveis com recompensas flexíveis e econômicas.

Continue lendo