Educação financeira
Saiba tudo sobre o mutirão de renegociação de dívidas junto às instituições financeiras promovida pelo Febraban
O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira acontece dos dia 7 a 31 de março e é a oportunidade perfeita para quem deseja quitar qualquer débito pendente com uma das mais de 160 mil instituições financeiras participantes. Confira!
Anúncios
Evento acontece de 7 a 31 de março e apresenta oportunidades de acordos com mais de 160 mil bancos. Entenda.
Pois bem, o mês chega com uma boa notícia para consumidores que precisam renegociar suas dívidas com as instituições financeiras. Isso porque entre os dias 7 e 31 de março, pessoas físicas com débitos em aberto nos principais bancos do país terão a chance de participar do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, promovido pela Febraban.
Em parceria com o Banco Central, a Senacon e os Procons de todo o país, o mutirão foi criado para que cidadãos com dívidas pendentes tenham a chance de regularizar sua situação perante as entidades. Então, além de contarem com condições especiais para pagarem seus débitos, os participantes também terão acesso a conteúdos sobre educação financeira.
Segundo o presidente da Febraban, Isaac Sidney, durante a pandemia do coronavírus, os bancos repactuaram cerca de R$1,1 trilhão de saldos devedores e suspenderam R$150 bilhões em prestações em contratos de empréstimos bancários.
Por esse motivo, o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira é uma ação conjunta que tem como intuito auxiliar no reequilíbrio financeiro das famílias e promover a educação financeira. Sidney acredita que o tema é essencial para que o cidadão evite o endividamento de risto e melhore a sua saúde financeira.
Maurício Moura, diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, destacou a importância do conteúdo de educação financeira oferecida pelo evento. Ele acredita que a oferta de renegociação é um bom momento para o consumidor avaliar sua atual situação financeira.
A expectativa de Moura é o mutirão traga resultados positivos para os participantes, diminuindo então o risco de reincidência dos débitos.
Como negociar uma dívida
Aprenda agora mesmo a como renegociar os débitos sem comprometer o seu orçamento!
Como participar do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira?
Para facilitar o acesso dos consumidores interessados em renegociar seus débitos, foi criada uma página dedicada ao mutirão. Por ela, o cliente passa por todos os caminhos da educação financeira até que possa enviar a proposta de negociação pela plataforma. O Senacon, responsável pela concepção do site, informa que existe a adesão de aproximadamente 160 mil bancos em todo o território nacional.
Sendo assim, o cliente pode escolher se formaliza a negociação através da plataforma ConsumidorGovBr, ou se continua o processo pelos canais oficiais de negociação da própria instituição financeira.
Então, se preferir continuar pela plataforma, o cidadão receberá um modelo reinvidicação para que possa escrever sua proposta. Por fim, os bancos tem até 10 dias para analisar o documento e apresentar uma contra-proposta.
Em Alta
Como abrir conta à ordem CGD Conta Azul
Na conta à ordem CGD Azul, você tem acesso a cartões, transferências, depósitos a prazo, poupanças e muito mais. Veja como fazer a sua.
Continue lendoNascidos em Janeiro já podem efetuar o Saque-Aniversário do FGTS 2022
O Saque-Aniversário FGTS Calendário 2022 já está disponível para trabalhadores nascidos em Janeiro! Confira mais sobre o benefício aqui!
Continue lendoVocê também pode gostar
Como verificar se você está com o nome sujo no Serasa
Se você possui muitas dívidas em aberto, existe uma maneira simples e prática de como saber se você tem o nome sujo. Confira aqui!
Continue lendoO que é e como calcular a taxa de custódia
A taxa de custódia pode ser cobrada quando você abre conta em corretora, em geral é pequena e proporcial ao valor investido. Saiba mais aqui!
Continue lendoConheça a conta à ordem Novo Banco Jovem
A conta Jovem, do Novo Banco, possibilita que adolescentes possam gerir seu dinheiro de forma simples e sem comissões. Saiba mais sobre ela.
Continue lendo