Educação financeira

Confira quais são as revisões do INSS disponíveis para aposentados!

Beneficiários que recebem a aposentadoria do INSS contam com uma série de revisões que podem ajudar a melhorar os valores recebidos de maneira considerável! Confira algumas delas a seguir.

Anúncios

por Aline Barbosa

Publicado em 18/03/2022

Ao solicitar um novo cálculo do seu benefício, o segurado pode dobrar os valores a receber pelo Instituto Nacional. Veja mais aqui!

Confira as revisões do INSS disponíveis para aposentados. Fonte: Adobe Stock.
Confira as revisões do INSS disponíveis para aposentados. Fonte: Adobe Stock.

Pois bem, poucos brasileiros sabem disso, mas pode-se melhorar os valores do benefício de aposentadoria através de revisões do INSS. Atualmente, a Revisão da Vida Toda ganhou as páginas dos jornais e se tornou a mais conhecida entre elas. No entanto, existem diversos outros processos que podem auxiliar o contribuinte a aumentar sua renda. 

Isso ocorre por causa de alguns fatores, como a Reforma da Previdência, falhas no sistema do Instituto Nacional, entre outros. A revisão do direito tem como objetivo corrirgir os erros cometidos no primeiro cálculo e proporcionar ao contribuinte o recebimento de maneira correta. 

Quem optar pelo pedido de revisão do benefício, pode fazê-lo de forma gratuita através do aplicativo ou site Meu INSS. Ou ainda, ligar no telefone 135 e agendar o processo de revisão de forma presencial em alguma agência física do INSS. 

Quando os pedidos de revisões do INSS são feitos, o órgão previdenciário precisa fazer uma nova análise do benefício concedido e averiguar as informações que não entraram no primeiro cálculo. Sendo assim, conheça alguns desses pedidos a seguir:

Veja como funciona a revisão da vida toda

Confira em detalhes como funciona o pedido de Revisão da Vida Toda para segurados do INSS.

Anúncios

Revisão INSS do Buraco Negro

Podem solicitar a Revisão do Buraco Negro qualquer beneficiário que teve a aposentadoria concedida entre 5 de abril de 1991 a 5 de outubro de 1998. Isso porque durante esse período, não estava em vigência o RGPS.

Portanto, o contribuinte que se aposentou entre essas datas acabou  prejudicado com o valor proposto porque não teve a correção do seus 12 últimos salários. Sendo assim, qualquer cidadão que se encontre nessa situação pode pedir a revisão dos ganhos. 

Revisão INSS do Teto

Beneficiários que se aposentaram entre 5 de abril de 1991 e 1 de janeiro de 2004 tiveram o valor do benefício limitado pelo teto salarial do INSS. Essa revisão serve para que considerem o teto atual, que é maior do que o concedido na época. Nesse sentido, os valores do benefício terão um aumento considerável. 

Anúncios

Revisão INSS da reafirmação do DER

Já esse pedido de revisão serve para quem descobriu que possui um valor a mais para receber que não foi incluso entre a data do requerimento da aposentadoria até a concessão da mesma. 

Isso geralmente acontece com aposentados que continuam a exercer suas atividades laborais até a aprovação do benefício. 

Revisão INSS da melhor DIB

Essa revisão permite refazer os cálculos da RMI (Renda Mensal Inicial) da aposentadoria com as regras ou data em que os valores sejam mais vantajosos ao segurado. Ou seja, o contribuinte pode solicitar uma nova soma de valores em qualquer período em que ele já possuía direito à aposentadoria. 

Revisão INSS da Vida Toda

Sem dúvida o pedido de revisão mais popular, essa revisão pede o recalculo do benefício com a inclusão dos salários recebidos antes do início do Plano Real, em 1994. Como a norma atual não considera nenhuma contribuição antes dessa data, segurados que recebiam salários maiores até 1994 tendem a ganhar um aumento considerável no benefício com esse processo. 

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como Negociar dívida Caixa em 2022?

Se você está com alguma dívida na Caixa e não sabe o que fazer, ensinaremos hoje como fazer para negociar! Ficou interessado? Continue a ler o artigo!

Continue lendo
content

Conheça a corretora CM Capital

A CM Capital é uma corretora tradicional que possui mais de 500 opções para você investir em renda fixa e variável. Veja mais sobre ela aqui!

Continue lendo
content

Descubra as vantagens do cartão Riachuelo

Descubra agora mesmo vantagens do cartão Riachuelo, como prorrogar o pagamento da fatura e descontos. Saiba mais vantagens do cartão aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão BRB DUX Visa Infinite

O cartão BRB DUX Visa Infinite é um produto indicado para quem busca benefícios exclusivos numa bandeira internacional. Conheça mais aqui.

Continue lendo
content

Tudo sobre financiamento de veículo

Tem o sonho de possuir o próprio veículo, mas não tem dinheiro para quitá-lo? Confira no post de hoje tudo sobre o financiamento de veículo.

Continue lendo
content

Veja a ordem cronológica dos filmes da Marvel

Se você é fã de filmes de super heróis com certeza conhece o Universo Marvel. Veja aqui a lista da ordem cronológica dos filmes da Marvel!

Continue lendo